Dicas

Quem pode ministrar curso de pilates? Saiba tudo aqui!

Quem pode ministrar curso de pilates, você sabe? Essa é a primeira pergunta que quem quer trabalhar na área deve se fazer. Veja, aqui, a resposta.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 04/09/2021

Descubra quem pode ministrar curso de pilates e como fazer!

Quem pode ministrar curso de pilates
Quem pode ministrar curso de pilates

Quem pode ministrar curso de pilates e quem não pode? Aprenda hoje quais são os requisitos para trabalhar com esse tipo de atividade e como alcançá-los.

Nas últimas décadas, com maior força nos últimos anos, o pilates ganhou muitos adeptos. No mundo todo, assim como no Brasil, pessoas se apaixonaram pelas técnicas que combinam força e equilíbrio. Afinal, ele não só define músculos, mas ajuda na postura e contra dores.

Igualmente, o pilates aumentou a sua influência sobre o público justamente pelo fato de que várias novas modalidades dele surgiram. Hoje, por exemplo, existe o pilates combinado a artes circenses. Da mesma forma, os que usam ou dispensam aparelhos.

Dessa maneira, multiplicaram-se academias e estúdios que oferecem esse tipo de aula. Muitas pessoas, então, passaram a ver a área como uma possibilidade de profissionalização e de ganhar dinheiro. Mas quem pode ministrar curso de pilates? Continue lendo e confira.

Curso de pilates: saiba mais sobre ele

O curso de pilates se popularizou pelo país nos últimos anos. Com ele, é possível fortalecer a musculatura e ganhar equilíbrio. Conheça mais aqui!

Anúncios

Quem pode ministrar e o que é necessário para dar curso de Pilates?

Muitas pessoas acreditam que para ministrar um curso de pilates basta fazer uma especialização na área e pronto. Contudo, não é bem assim que funciona. Em verdade, o exercício da profissão de professor na área é bem limitado.

Isso, pois, a atividade têm regulamentação no Brasil. Assim, os conselhos nacionais de fisioterapia e educação física estipulam que somente profissionais com formação nessas áreas podem ministrá-los. Isto é, apenas educadores físicos e fisioterapeutas.

Assim, somente pode ministrar curso de pilates quem tem formação acadêmica. Ou seja, diploma em ensino superior. Apesar disso, hoje está em trâmite no Senado Federal um Projeto de Lei que procura criar o Conselho Nacional de Pilates.

Segundo o projeto 6469/2019, de Soraya Thronicke, ainda haveria a criação de cursos de ensino superior específicos para a área do pilates. Contudo, isso ainda é bastante abstrato. Primeiramente, porque a proposta recebeu baixa adesão popular.

Em segundo lugar, porque sequer existe, hoje, uma faculdade específica de pilates que tenha reconhecimento pelo Ministério da Educação. Por isso, no momento ainda se aplicam as restrições impostas pelos conselhos nacionais de fisioterapia e de educação física.

Quanto tempo dura o curso de formação em Pilates?

Quem pode ministrar curso de pilates
Quem pode ministrar curso de pilates

Primeiramente, apenas pode ministrar curso de pilates quem tem formação na graduação de educação física. Também, quem é formado em fisioterapia. Por isso, antes de qualquer tipo de especialização maior, é necessário obter o diploma em uma dessas graduações.

Quem optar pela graduação em Fisioterapia precisará enfrentar 04 ou 05 anos de curso, a depender da instituição. Por outro lado, pode ministrar curso de pilates quem tem graduação em Educação Física. Nesse caso, o curso regular geralmente tem duração de 04 anos.

Em ambos os casos, então, é possível realizar pós-graduações e especializações que se voltem ao pilates. Igualmente, torna-se possível fazer cursos livres voltados à área. Seja como for, é o diploma de graduação que permite ao profissional ministrar curso de pilates.

Por isso, não é qualquer um que pode dar aulas de pilates, mas apenas quem conquistou o diploma nessas graduações.

Anúncios

Quanto é o salário de um instrutor de Pilates?

Quem pode ministrar curso de pilates
Quem pode ministrar curso de pilates

Um instrutor de pilates ganha, em média, R$ 3.040 no Brasil. Contudo, o valor irá variar de acordo com diversas questões específicas. Por exemplo, com a região do país em que se dá aulas. Igualmente, com o tempo de dedicação à atividade.

Aulas em grupo são mais lucrativas, eis que é possível atender diversos alunos ao mesmo tempo. Por outro lado, é possível apostar em algumas outras áreas e formas de ganhar dinheiro, além das aulas tradicionais e presenciais.

Veja algumas ideias, abaixo, e veja como aumentar ainda mais o valor que se ganha enquanto instrutor de pilates.

Crie seu curso de pilates online

Primeiramente, uma ótima forma de quem pode ministrar curso de pilates ganhar dinheiro é com a criação de um curso online. Nesse caso, estamos nos referindo aos cursos livres. Eles ficam disponíveis em plataformas que são acessíveis mediante pagamento e compra das aulas.

Note que nesse caso você pode montar o seu curso uma única vez. Ao mesmo tempo, pode vender o mesmo conteúdo inúmeras vezes, o ano todo! Assim, você pode escolher algumas técnicas específicas ou exercícios caseiros e vendê-los dessa maneira.

Dê aulas remotas

Outra possibilidade para quem pode ministrar curso de pilates lucrar ainda mais é ir além das aulas presenciais. Com a pandemia o público se voltou com força aos cursos online com o objetivo de aprender novas coisas, inclusive como cuidar de si mesmo.

E além dos cursos gravados, muitos buscam aulas que tenham a atenção do professor em tempo real. Isto é, uma aula normal, ao vivo, contudo com o aluno e o professor em ambientes diferentes. Assim, você pode mostrar exercícios, dar instruções e dar aulas remotas.

Assim como no caso das aulas presenciais, estas podem ser para grupos pequenos ou uma só pessoa. Seja como for, é imprescindível ter muita atenção à postura dos alunos e à forma como eles executam cada um dos exercícios.

Use as redes sociais para atrair mais alunos

Por fim, além de criar novas formas de vender suas aulas e conteúdos, quem pode ministrar um curso de pilates também pode usar as redes sociais para divulgá-los. Nesse sentido, pense em como elas são uma vitrine para profissionais.

Para isso, comece desenvolvendo conteúdos sobre pilates. Traga curiosidades, informações concisas e tire dúvidas. Ainda, convide o público a conhecer mais do seu trabalho, com links para seus cursos online ou contato para contratar suas aulas presenciais.

Da mesma forma, use para mostrar sua experiência e para que o público passe a vê-la como uma expert do assunto no mercado. Com o tempo isso reflete positivamente no aumento da demanda por seus conteúdos, aulas e cursos.

Por isso, quem pode ministrar curso de pilates encontra várias opções de ganhar dinheiro. Para isso, entretanto, é imprescindível antes de tudo obter diploma em educação física ou fisioterapia.

Curso de baby pilates

O curso de baby pilates é uma ótima opção para quem já trabalha na área e quer modernizar seu estúdio. Conheça mais sobre o assunto!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Boykin Spaniel: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de cães companheiros, afetuosos e inteligentes, então venha conhecer a raça de cachorro Boykin Spaniel e veja como cuidar de um!

Continue lendo
content

Curso gratuito de aquarela Domestika: conheça aqui!

O curso gratuito de aquarela Domestika é uma opção incrível para quem está buscando aprender um pouco mais sobre a técnica. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Saiba tudo sobre as opções de curso de pedicure online e gratuito

Um curso de pedicure online e gratuito poderá facilitar a sua profissionalização e ensinar técnicas sem você sair de casa. Conheça mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo Yandex Translate?

Com o app Yandex Translate você não precisa nem de uma conexão ativa com a internet para usar suas ferramentas. Ou seja, ele é a solução para você se comunicar em qualquer lugar do globo! Veja como baixar e usar e aproveite!

Continue lendo
content

8 agências de viagem mais confiáveis!

Uma boa e confiável agência de viagem pode ser a chave para um passeio bem sucedido. Veja algumas sugestões de agências e dicas infalíveis para comprar de forma segura o seu próximo pacote!

Continue lendo
content

Aplicativo KM de Vantagens: veja como funciona e se vale a pena!

Os Postos Ipiranga oferecem um programa de fidelidade incrível para os clientes, e para participar é só baixar o aplicativo KM de Vantagens. Através dele você junta pontos e troca por benefícios exclusivos!

Continue lendo