Animais

Os 10 animais brasileiros ameaçados de extinção: saiba quais são e os proteja!

Com a evolução do mundo e do modus operandi dos homens, diversos animais correm riscos de extinção, uma vez que seu habitat não existe mais em suas características originais. Veja quem são eles!

Anúncios

por Priscila B.

19/11/2020 | Atualizado em 09/09/2021

Descubra os 10 animais brasileiros que estão ameaçados de extinção

Descubra os 10 animais brasileiros que estão ameaçados de extinção
Descubra os 10 animais brasileiros que estão ameaçados de extinção

Não é novidade para ninguém que há diversos animais brasileiros ameaçados de extinção. Mas pudera! Afinal, como prevenir esta situação se não há esforços para mitigar a destruição do nosso meio ambiente? Veja o caso do Pantanal, que está há meses pegando fogo e nenhuma medida efetiva para sanar o problema.

Aquele ditado do “aqui se faz, aqui se paga” é 100% verdadeiro. No entanto, a curto prazo, quem mais sentem são os animais, vítimas desta situação insustentável que o homem causou à natureza. Já nós, um dia sentiremos na pele as consequências desta destruição desenfreada.

Como falamos no nosso texto sobre os animais mais raros do mundo, os seres humanos sempre foram fascinados pela vida selvagem. Infelizmente, o seu fascínio pelo poder em detrimento do meio ambiente fala mais alto e, agora, temos que lidar com o fato de que temos animais do nosso Brasil correndo riscos de extinção graças à nossa negligência. Para saber quem são eles, então continue a ler o nosso texto.

Animais mais raros do mundo: conheça 10 espécies

Há uma variedade de animais que são super raros, sendo difícil alguém de nós termos a oportunidade de apreciar as suas peculiaridades e belezas raras. Confira aqui!

Anúncios

10. Ararajuba

Para começar a nossa lista dos animais brasileiros ameaçados de extinção, vamos daquela que estampa nosso texto: a ararajuba. Também conhecida como Guaruba, este pássaro, que leva o Brasil em suas penas verdes e amarelas, vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma.

Segundo o Livro Vermelho do ICMBio (2016), a ararajuba se encontra em risco vulnerável de extinção. Isto significa que, se não preservarmos o seu habitat, logo podemos considerá-la extinta. Parar agravar ainda mais a situação, sua espécie vive na Amazônia e, por isto, pouco se sabe sobre seus hábitos, o que torna ainda mais difícil sua conservação.

09. Ariranha

A ariranha já apareceu duas vezes no nosso blog nos textos sobre os animais mais raros do mundo e sobre os animais fofos que podem matar, sendo esta a terceira vez que consta aqui. Poderia, então, pedir música no Fantástico? Se sim ou se não, fato é que o melhor seria não essa situação não existisse, já que o motivo da ariranha em estar na lista não é nada bom, uma vez que só está aqui por ser um dos animais brasileiros ameaçados de extinção.

Assim como a ararajuba, o Livro Vermelho do ICMBio (2016) classificou a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, em ameaçada de extinção em risco vulnerável. Isto porque este animal é alvo de pesca predatória e caça ilegal, além de sofrer bastante com poluição dos rios do Pantanal e da Amazônia, regiões em que habita.

Anúncios

08. Baleia-franca-do-sul

Baleia-franca-do-sul
Baleia-franca-do-sul

Quando pensamos nos animais brasileiros ameaçados de extinção, um dos últimos que vem à cabeça é a baleia, já que ela é bem incomum no nosso território. Quer dizer, quase incomum, pois nós temos a Baleia-franca-do-sul, que, infelizmente, também está correndo risco de ser extinta.

A baleia-franco-do sul, também conhecida como baleia franca austral, habita o litoral brasileiro. Por sofrer bastante com a caça, a pesca, bem como a poluição das águas dos nossos mares, o Livro Vermelho do ICMBio (2016) a classificou como em perigo de extinção, que é um grau mais preocupante que as duas primeiras.

07. Boto cor-de-rosa: um dos mais famosos animais brasileiros ameaçados de extinção

Boto cor-de-rosa
Boto cor-de-rosa

Impossível quem nunca tenha escutado falar no boto-cor-de-rosa! Afinal, este animal possui uma lenda para chamar de sua, a qual diz que ele, nas noites de lua cheia, transforma-se em um jovem belo e elegante que seduz moças solteiras. Pois bem, até o boto cor-de-rosa, animal inteligente e semelhante ao golfinho que vive nas águas amazônicas, está correndo perigo de extinção.

Considerado o maior golfinho de água doce, o boto-cor-de-rosa vem diminuindo com o passar do tempo no que diz respeito ao número populacional. Isto porque usam a espécie como isca para pesca e, mais atualmente, sofre com a construção de hidrelétricas, além de ser constante alvo de exploração animal para o turismo. Então, já sabe: se for conhecer esta região do Brasil, evite os passeios que envolvem nadar com o boto, pois ele sofre com este comércio.

06. Cervo-do-Pantanal

Cervo-do-Pantanal
Cervo-do-Pantanal

Em sexto lugar na lista dos 10 animais brasileiros ameaçados de extinção, está o cervo-do-pantanal, cujo nome científico é Blastocerus dichotomus. Trata-se do maior cervídeo da América da Sul, vivendo no Pantanal, além da Amazônia e do Cerrado.

De acordo com informações sobre declínio populacional passado e projeção de declínio populacional futuro, o ICMBio classificou o cervo-do-pantanal como ameaçado de extinção. Embora seu declínio populacional está 50% menor do que nos últimos 18 anos, ainda é maior que 30%. O principal motivo para este fator são o desmatamento e a caça ilegal, além da construção de hidrelétricas na bacia do Rio Paraná.

05. Cuxiú-preto: pouco conhecido, é um dos animais brasileiros ameaçados de extinção

Cuxiú-preto
Cuxiú-preto

Chegamos à metade da nossa lista dos animais brasileiros ameaçados de extinção e quem vai levar a honra (no caso, está mais para desonra, não é mesmo?) de estar em quinto lugar é Cuxiú-preto. Para quem não o conhece, é uma espécie de macaco que habita na Amazônia.

Infelizmente, o Cuxiú-preto, este macaquinho tão engraçado que parece que passou no barbeiro, vem sofrendo com a caça predatória e, principalmente, com desmatamento do seu habitat. Por consequência desta destruição, seus alimentos passaram a ficar escassos, já que, com a queda das árvores, os frutos tão fundamentais para sua sobrevivência estão cada vez mais raros.

04. Gato-maracajá

Gato-maracajá
Gato-maracajá

Quem é gateiro vai, com certeza, ficar triste ao descobrir que uma espécie de gato selvagem também está correndo risco de extinção. Neste caso, trata-se do gato-maracajá, que durante décadas com a caça para a venda de sua pele.

Encontrado nos biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, o gato-maracajá está, atualmente, sofrendo muito mais com o desmatamento do seu lar do que com a caça. Com a destruição de seu habitat natural, a espécie tornou-se vulnerável à extinção, conforme apontado pelo Livro Vermelho do ICMBio (2016).

03. Jacutinga

Jacutinga
Jacutinga

Você já escutou falar da jacutinga? Se não, então vamos te apresentar. Este animal é uma ave da família dos cracídeos que habita as florestas virgens das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, principalmente da Mata Atlântica. Até as décadas de 1950 e 1960, a jacutinga era relativamente comum nesse habitat. Pois é, era!

Infelizmente, nos tempos atuais, esta ave vem sofrendo demais com a caça e perda do habitat, o que reduziram drasticamente as suas populações. Não à toa, é classificada como um dos animais brasileiros ameaçados de extinção. Inclusive, em alguns estados como Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ela já foi extinta, sendo possível encontrá-la somente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

02. Lobo-guará

Lobo-guará
Lobo-guará

Encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas, o Lobo-Guará, chamado cientificamente de Chrysocyon brachyurus, é considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha. Hoje, ele foi escolhido para simbolizar a cédula de duzentos reais.

Todavia, o que se espera é que o lobo-guará não fique apenas na nota de 200 reais, mas que consiga sobreviver ao perigo de extinção que enfrenta. A espécie está ameaçada principalmente por conta da destruição do cerrado para ampliação da agricultura, além de atropelamentos, caça e doenças advindas dos cães domésticos. No entanto, é adaptável e tolerante às alterações provocadas pelo ser humano. Por exemplo, hoje, o lobo-guará ocorre em áreas de Mata Atlântica já desmatadas, onde não ocorria originalmente.

01. Mico-leão-dourado: o símbolo dos animais brasileiros ameaçados de extinção

Mico-leão-dourado
Mico-leão-dourado

Por fim, para encerrar a nossa lista de animais brasileiros ameaçados de extinção, temos o mico-leão-dourado, a primeira espécie que aprendemos que corre risco de não existir mais nas nossas aulas de biologia da quinta série. Pois bem, este animal, que tanto estudamos, habita a Mata Atlântica e sofreu durante décadas com o desmatamento e o seu tráfico, o que resultou na eliminação quase total da espécie.

Hoje, os poucos indivíduos que existem são restritos aos remanescentes de florestas do estado do Rio de Janeiro. Mas nem tudo é notícia ruim! Felizmente, com o apoio de projetos nas unidades de conservação onde se encontram, a situação tende a melhorar. Aliás, poderia muito bem ter esta expectativa positiva para os demais, não é? Não seria nada ruim!

Agora, que tal conferir uma lista sobre os animais de estimação no Brasil? Então, confira a seguir as raças de gatos preferidas pelos brasileiros!

10 raças de gatos preferidas pelos brasileiros

Você conhece as principais raças de gatos que encontramos no Brasil? Pois se você ama bichinhos não deixe de conferir, abaixo, as mais comuns!

Sobre o autor

Priscila B.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o curso de Manicure e Pedicure Abeline

O curso de manicure e pedicure abeline é online, preço que cabe no bolso e te ajuda a aprender uma nova profissão. Saiba mais a seguir!

Continue lendo
content

Conheça as principais raças de cachorros pequenos!

Existem raças de cachorros pequenos que são mais populares que outros, como o Lulu da Pomerânia, Shih Tzu, entre outros. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Sobrancelha de henna vale a pena?

Há um tempo a sobrancelha de henna era febre, todo mundo queria fazer, mas pode ou não valer a pena dependendo do seu objetivo. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir uma agência de viagens: passo a passo prático!

Com sinais de controle da pandemia e de aumento da vacinação da população, saber como abrir uma agência de viagens pode ser um ótimo negócio. Veja dicas de como fazer.

Continue lendo
content

Azul ou Max Milhas: qual a melhor para viajar?

Antes de escolher a melhor agência para fechar sua viagem, é importante entender como ela funciona, além de pesar os prós e contras das suas opções. Portanto, confira nosso conteúdo comparativo entre Azul ou Max Milhas antes de escolher!

Continue lendo
content

Aplicativo Lady Driver: veja se vale a pena utilizar!

O app Lady Driver é um aplicativo de transporte incrível para uso exclusivo do público feminino. Tanto usuárias quanto motoristas podem se sentir mais seguras nas viagens, então saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo