Animais

Raças de gatos preferidas pelos brasileiros: conheça as 10!

Existem várias raças de gatos espalhadas pelo mundo, mas existem algumas que são mais comuns no Brasil. Conheça algumas agora aqui!

Anúncios

Saiba quais são as raças de gatos mais comuns no Brasil

Raças de gatos preferidas
Raças de gatos preferidas

Os brasileiros estão entre os maiores amantes de pets. Quando o assunto envolve raças de gatos isso não muda em nada. Os lares, no Brasil, contam com inúmeros tipos de bichanos.

A maioria deles possui características físicas bem marcantes. Por exemplo, em relação à cor e ao tipo da pelagem. Também, pelos olhos e formato da face. Seja como for, são inúmeros os tipos de gatinhos que encontramos por aí.

Além disso, eles não possuem apenas características físicas que os diferenciam. Da mesma forma, o comportamento e a personalidade costumam apresentar nuances próprias, de acordo com a raça.

Note, então, que isso pode mudar completamente a sua escolha quanto à raça de gato que deseja adotar. Enquanto alguns são bastante dóceis e carentes, outros preferem manter seu espaço. Assim, as escolhas de um gatinho para criança e para uma pessoa adulta com pouco tempo em casa será diferente.

Dessa forma, torna-se muito importante conhecer mais sobre as raças. Com isso, você não corre o risco de partir o coração de um felino carente ao ficar longe de casa. Da mesma forma, não decepciona a criança que espera um gato ativo e se depara com um ranzinza.

É claro que apesar dos traços de personalidade serem comuns de acordo com a raça, isso não é uma certeza. Em verdade, são probabilidades. Afinal, considere que como seres vivos eles também têm influência do meio e de suas próprias sinapses.

Da mesma forma, hoje é comum que esses gatos (ainda que resguardem as características físicas de uma raça) sejam fruto de misturas. O cruzamento entre raças é muito comum, principalmente nas raças de gato.

Anúncios

Qual é a melhor entre as raças de gatos?

Raças de gatos preferidas
Raças de gatos preferidas

A escolha de um gatinho para acompanhar você e sua família depende de uma série de questões. Por exemplo, o tempo disponível para fazer-lhe companhia diariamente. Igualmente, a existência de crianças no lar ou mesmo de pessoas com alergias.

O local também influencia em muito. Mesmo em casas com gatis ou com parte do terreno telado, os gatos possuem mais liberdade que em apartamentos. E nesses – lembre-se sempre – as telas são indispensáveis para a segurança do felino.

Assim, veja abaixo como escolher a melhor raça de gato para você de acordo com a situação.

Receitas para gato: conheça 5 receitas incríveis!

Veja como enriquecer a alimentação felina com receitas para gatos. Com elas você complementa as refeições e garante o bem-estar do pet.

Melhores raças de gatos para apartamento

Em primeiro lugar, o espaço e a liberdade que o seu felino terá influenciam na escolha da raça. Isso se revela nas questões que se referem ao porte, por exemplo. Existem gatos que chegam aos 13 kg e claramente eles não são as melhores opções para pequenos apartamentos. 

Anúncios

Veja as melhores raças de gatos para ter em apartamento:

  • Ragdoll: bastante confiável e companheiro, é pequeno e tranqüilo, sendo brincalhão sem que isso beire à hiperatividade;
  • Scottish Fold: dócil, pequeno, de fácil adaptação e ama um carinho!;
  • Burmese: inteligente, gosta de brincadeiras e de interação. Por isso, não se incomoda com pequenos espaços.

Raças de gatos mais carinhosas

Procura um gatinho para que ele seja alvo de muito amor e trocas de carinhos? Então pode apostar sem medo nessas raças de gato:

  • Siamês: carinhoso e comunicativo (são muitos “miaus”), tem o costume de esperar seus tutores ao pé da porta. Apesar disso, adoram carinho, mas não são adeptos ao colo;
  • Maine Coon: muito sociável e carinhoso. Tem um bom relacionamento com humanos, especialmente com crianças;
  • Bombain: demonstra muito carinho pelos humanos e é bastante calmo. Seus miados se reservam apenas aos outros felinos.

Anúncios

Raças de gatos mais calmas

Agora, se a sua intenção é adotar um companheiro adepto à calmaria, não deixe de conferir essas raças:

  • Pelo curto americano: muito paciente e dócil, perfeito para crianças;
  • Birmanês: passa horas dormindo e é sinônimo de calmaria.

As 10 raças de gatos mais populares entre os brasileiros

Veja as raças de gatos preferidas
Veja as raças de gatos preferidas

Que tal conhecer, por fim, as raças de felinos mais comuns e populares no Brasil? Veja quais são os tipos que mais encontramos pelos lares brasileiros. Você vai se surpreender de como os felinos variam.

British Shorthair (Raça de gatos britânico de pelo curto)

Essa raça volta e meia aparece na televisão e nos cinemas. Bastante famosa, também é uma das queridinhas dos brasileiros.

Ragdoll

Raça consideravelmente recente, que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos a partir de cruzamentos entre outras raças. Carinhoso, confia prontamente nos humanos e pode ser até mesmo carente.

Siamês

Caracteriza-se pelas extremidades (rosto, orelhas, patinhas a rabos) em tons escuros. O restante da pelagem, contudo, varia entre o branco e o castanho claro. Muito famoso nos lares brasileiros, é carinhoso, brincalhão e muito curioso. Energia é o que não falta aqui!

Apesar de não ser adepto ao colo, adora “conversar” com humanos em miados bem insistentes. Igualmente, pede e dá muito carinho.

Maine Coon 

Esse é o gigante entre os gatos. Com pelagem comprida e face angulosa, é gentil, calmo e muito carinhoso. Além, é claro, de ser enorme. É comum que ele ultrapasse os 10 kg e se mantenha na média de 13 kg. Chega facilmente a 100 cm de comprimento.

Sphynx

Esse é aquele famoso gato sem pelos, de olhos grandes e orelhas pontudas. A sua aparência engana, pois é muito carinhoso, curioso e brincalhão. Também, são fiéis. Ainda, podem ser perfeitos para quem sonha em ter um felino, mas sofre com alergias.

Persa

Essa raça de gato é clássica. Pequenos, mas com pelagem bastante grande e comprida (o que engana), são dóceis e tranquilos.

Siberiano

Esse espécime assume ares de majestade. Com pelo longo, volumoso e grosso, tem origem russa. Bastante carente, necessita de lares em que não fique sozinho por longos períodos.

Angorá

Com pelos fartos e olhos claros, são ótimas companhias para crianças. Bastante brincalhões, também são pacientes e carinhosos.

Raças de gatos do Himalaia

Outra raça recente, da década de 1950, surgiu do cruzamento entre siameses e persas. Assim, resguardam as cores dos primeiros e o corpo peludo dos segundos.

Burmese

É o gato “bochechudo”, com rosto arredondado. Bastante inteligentes, são tranqüilos. Apesar disso, são carentes e, por isso, requerem atenção, brincadeiras e carinhos constantes.

As 15 raças de gatos mais carinhosas

Todos os gatos são especiais, e cada um apresenta uma personalidade. Pensando nisso, nós montamos uma lista das 15 raças de gatos mais carinhosas!

Em Alta

content

Cachorros mais fofos de todas as raças: veja aqui!

Os cachorros mais fofos de todas as raças podem variar de acordo com cada pessoa, podem ser o beagle, o poodle, o lulu, entre outros. Veja!

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com design de sobrancelhas?

Se você está querendo ganhar dinheiro com design de sobrancelhas é preciso saber ténicas, divulgação e materiais! Veja nossas dicas aqui.

Continue lendo
content

Conheça 15 Cursos de Modelagem e Confecção Eduk!

Os cursos de modelagem e confecção Eduk são indicados para quem deseja atuar na área de criação de novos modelos ou ter sua própria confecção.

Continue lendo