Gatos

Como limpar a orelha de gato: veja como fazer certo!

Você sabe como limpar a orelha de gato? Pois saiba que esse é um cuidado crucial para a saúde do seu pet. Aprenda, então, o passo a passo.

Anúncios

por Aline Mesquita

09/07/2021 | Atualizado em 07/12/2021

Descubra como limpar orelha de gato corretamente

Limpar orelha de gato
Limpar orelha de gato

Aprenda, hoje, como limpar a orelha de gato! Com isso, garanta que as orelhinhas do seu felino estarão sempre higienizadas e longe de qualquer problema de inflamações!

Os gatos são seres “auto-limpantes”. Eles levam essa alcunha justamente pelo fato de que são capazes de manter a própria higiene. Não apenas são capazes como também são ávidos entusiastas da limpeza! Por isso, é comum vê-los se lambendo e retirando sujeiras do corpinho.

Contudo, os gatos não alcançam suas próprias orelhas. Isto é, não fazem a limpeza dessa área. E, note, suas orelhinhas são bem abertas. Ou seja, dão espaços para entrada de sujeiras e até de micro-organismos.

Com isso, a ausência da limpeza das orelhinhas felinas cria um cenário perigoso. Primeiramente, porque há acúmulo de cera. Essa, então, pode levar ao desenvolvimento de ácaros e até mesmo de larvas. Isso, somado à porta de entrada para poeiras e sujeiras, cria riscos.

Por isso, é essencial que o tutor se responsabilize por essa limpeza. Em caso contrário, poderá colocar seu felino em perigo de infecções, como otites. Portanto, limpar a orelha de gato é um gesto de carinho.

Além disso, essa limpeza não é nenhum bicho de sete cabeças. Com algumas dicas práticas é possível tornar o momento de higienização muito mais fácil. Ainda, colocando esse cuidado na rotina do felino, ele pode se acostumar com o tempo.

Mas com ou sem esperneio, a limpeza é essencial. E, por isso, separamos algumas dicas cruciais de como limpar as orelhinhas do seu gato. Continue lendo e confira como fazer para deixá-lo livre de riscos de otites. 

Cuidados com gatos filhotes: O que você deve saber

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

Anúncios

Passo a passo para limpar a orelha de um gato da melhor maneira

Veja como limpar orelha de gato
Veja como limpar orelha de gato

Nos itens a seguir você encontra dicas valiosas para limpar as orelhas do seu gatinho. Por isso, não deixe de continuar sua leitura para conferi-las. Também, coloque-as em prática o quanto antes. A saúde e o bem-estar do seu gato agradecem.

Separe os materiais para limpar a orelha de gato

Primeiramente, você precisará separar alguns materiais para proceder à limpeza. Contudo, nem pense em hastes de algodão! Assim como elas não são para a limpeza de orelhas humanas, pois apenas empurram a sujeira, também não servem para gatos.

Por isso, prepare os materiais de acordo com a necessidade da limpeza da orelha felina. São eles:

  • Gaze de algodão;
  • Toalha limpa e umedecida;
  • Xampu próprio para gatinhos.

Anúncios

Mantenha seu gatinho relaxado para evitar acidentes

Além de ter em mãos os materiais corretos para a limpeza, você também precisa saber como manter o felino. Por isso, prepare-o e demonstre aquele momento como próprio para carinho e troca de amor.

Para tanto, escolha um local calmo e silencioso. Também, ao pegar o pet no colo, faça elogios e carinhos. Tenha muita paciência para limpar a orelha do gato. E caso ele não se acalme, postergue a limpeza para quando isso for possível.

Veja como estão as orelhas do gatinho

Limpar orelha de gato
Limpar orelha de gato

Antes de começar a aplicar os produtos de limpeza você precisa analisar as orelhinhas do bichano. Isso é muito importante! Afinal, caso existam feridas, por exemplo, você não deve mexer nelas. Nesse caso, procurar um veterinário é crucial.

A mesma coisa deve acontecer quando há acúmulo exagerado de cera. Ou, então, a existência de odor muito forte na orelhinha do bichano. Esses são sinais de doenças auriculares. Portanto, caso isso ocorra, não mexa na orelha do gato. Apenas o leve ao veterinário.

Por outro lado, na inexistência desses sinais, passe para a fase seguinte. Nessa hipótese você pode iniciar a limpar a orelha do gato.

Limpe primeiro a área externa

A efetiva limpeza começa agora. E ela deve iniciar na parte externa da orelhinha. Essa é parte que possui pelos, tanto na parte de trás quanto no início do ouvido felino. Assim, adicione um pouco de xampu para gatos na toalha umedecida.

Devagar, com calma e muita delicadeza, vá passando a toalha pela parte externa da orelha. Também, use o pano para retirar resíduos do produto. Depois que acabar essa parte, é hora de passar à limpeza interna da orelhinha felina. Aprenda como fazer no item a seguir.

Veja como limpar a orelha de gato sem riscos à saúde do pet

Agora iremos passar para a parte mais delicada dessa operação. A parte interna da orelha felina é mais sensível. Por isso, requer cuidados para que não se machuque a região ou comprometa a audição do pet.

Ainda, lembre-se de que você somente irá fazer essa limpeza na inexistência de feridas. Igualmente, na ausência de outros indícios de machucados e feridas. Feitas tais ressalvar, vamos ver como limpar a orelha do gato, internamente.

Para isso, basta enrolar uma gaze limpa no seu dedo. Então, insira o dedo “encapado” na orelha do gatinho. Isso, é claro, sem empurrar demais, para não machucá-lo. Gire o dedo rapidamente e puxe-o para fora.

Isso deve ser o suficiente pra concluir a limpeza da orelha do gatinho. A cera tende a grudar na gaze, mesmo que ela esteja seca. Dessa forma, a orelhinha do seu pet fica um brinco, tão limpa quanto o resto do corpinho dele.

Dicas de como limpar a orelha do gato

Para terminar, trouxemos algumas outras dicas que podem ajudar em como limpar orelha de gato. Afinal, isso é importante para a saúde dele e para o seu bem-estar. Dessa forma, necessita ser efetivo e com o menor estresse possível.

Em primeiro lugar, tenha uma rotina de limpeza da orelha felina. Com isso, você mantém a estrutura sempre limpa. Também, afasta os perigos de otites e outros tipos de doenças auriculares.

Por outro lado, busque fazer essa limpeza desde que o gato é filhote. Por serem rotineiros, gatos gostam de hábitos. E caso ele veja a atividade de limpeza da orelha como rotina, irá se adaptar mais rápido.

Por fim, considere oferecer petiscos e elogios ao felino após o término da atividade de limpar orelha de gato. Assim, ele tende a ficar mais dócil e menos irritado com essa atividade.

Xixi de gato: dicas para limpar

Quem tem um felino doméstico provavelmente já se irritou com o cheiro do xixi do gato. Aprenda, hoje, como lidar com isso!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Ensaio de fotos com amigas: dicas e ideias para vocês arrasarem juntas!

Se você tem amigas especiais e gostaria de eternizar as memórias que tem com elas, confira como funciona para fazer um ensaio com amigas.

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Gravidez +?

Entenda como baixar e ter acesso ao aplicativo Gravidez + e registre passo a passo sua gravidez, além de compartilhar com seu médico!

Continue lendo
content

Como fazer curso gratuito Autoliderança na Construção de Imagem Profissional SENAC?

Quer saber como fazer o curso gratuito de Autoliderança na Construção de Imagem Profissional do SENAC? Confira o passo a passo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Usar milhas para ganhar dinheiro: veja os benefícios e como funciona!

Comercializar milhas aéreas é uma forma legal de ganhar dinheiro extra. Aliás, é preciso usá-las antes que elas expirem e para você não perder dinheiro. Saiba benefícios desse comércio e como acumular mais milhas!

Continue lendo
content

Viagens pós-quarentena: dicas dos 10 melhores destinos para 2022!

Embora ainda estejamos vivendo resquícios da pandemia, o mercado de turismo já começa a aquecer novamente. No entanto, se ainda está receoso de viajar, trouxemos dicas de lugares com menos aglomeração para você aproveitar as viagens pós-quarentena. Confira!

Continue lendo
content

Melhores sites para comprar pacotes e passagens: conheça 8!

Conheça os melhores sites para comprar pacotes de viagens, passagens aéreas, reservar hotéis e até ingressos de passeios! Então, descomplique sua forma de fazer viagens e compre tudo em um só lugar!

Continue lendo