Dicas

O que é preciso para fazer as unhas em casa?

Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 12/05/2021

Descubra tudo o que precisa para fazer as unhas bem e em casa

Cuidados em casa com as unhas
Cuidados em casa com as unhas

Você pode fazer as unhas sem sair do conforto do seu lar e sem gastar para isso. Contudo, isso exige algum preparo e conhecimento das ferramentas e técnicas.

Muitas mulheres evitam gastos no salão de beleza com manicure, ao fazê-las em casa. Com isso, podem mantê-las sempre em dia.

No entanto, até mesmo podem arrumar algum estrago da unha feita com profissional antes da secagem completa.

Seja como for, conhecer formas corretas de como fazer as unhas pode ajudar bastante. Você pode usar os conhecimentos para apresentar mãos sempre bonitas para qualquer ocasião. Para isso, entretanto, são necessários alguns materiais.

Apesar de serem vários os instrumentos importantes para fazer as unhas, a grande maioria é barata. Por outro lado, os de valor maior também apresentam grande durabilidade. De qualquer forma, não deixe de conferir se o seu kit para fazer as unhas está completo.

Para providenciar seu kit de manicure e cuidar delas com qualidade, continue lendo. Abaixo você encontra todas as informações para tirar de letra essa tarefa. Com nossas dicas você aprende como fazer as unhas em casa e garante mãos bonitas e asseadas!

Anúncios

Como fazer bem as unhas?

Para fazer bem as unhas é imprescindível a adoção de uma série de cuidados. Eles dizem respeito à higiene dos materiais, às condições em que eles se encontram e aos métodos de aplicação.

Por exemplo, é indispensável que seus materiais estejam limpos. Especialmente o alicate, que é responsável pela retirada das cutículas e pode causar algum tipo de corte. Além disso, o ideal é que somente você faça uso dessas ferramentas, sem compartilhamento.

À higiene se soma a necessidade de extrema atenção. Ao fazer as unhas você lida com diversos materiais. Alguns deles são afiados e pontiagudos. Por isso, sua segurança está em jogo. A concentração, assim, é imprescindível.

Igualmente, é necessário que você conte com bons materiais. Não adianta apenas tê-los e mantê-los limpos. O alicate deve ser afiado. A mesma coisa ocorre em relação às tesouras e cortadores. A lixa deve ser capaz de aparar as unhas. 

Contudo, a qualidade dos demais produtos também importa. É preferencial o uso de removedores de esmalte do que de acetona. Também, de esmaltes hipoalérgicos que não ofereçam risco de alergias e reações na sua pele e unhas.

Qual a melhor maneira de cuidar das unhas?

Pintando as unhas em casa como uma manicure
Pintando as unhas em casa como uma manicure

Primeiramente, o cuidado com as unhas exige inúmeras ações.

Igualmente, que se evitem alguns hábitos. São desde cuidados internos, como referentes à alimentação, quanto externos, como a hidratação.

Contudo, é a soma desses cuidados que permite que você tenha unhas de dar inveja. Afinal, lembre-se de que não basta apenas saber fazê-las em casa. O aspecto, força e comprimento são essenciais para a beleza delas.

Confira, então, algumas dicas que separamos. Com elas você pode conquistar as unhas dos seus sonhos.

E, para isso, não são necessários procedimentos caros ou produtos que fujam da sua capacidade financeira. Nossas dicas são efetivas e simples!

Sobrancelha de henna vale a pena?

A sobrancelha de henna já foi febre. Apesar de encontrar hoje outras concorrentes com o mesmo fim, ainda é uma opção interessante. Conheça mais.

Anúncios

Não roa suas unhas

Em primeiro lugar, caso você ainda roa unhas, saiba que já passou do tempo de parar. Esse hábito abre portas para infecção na região das unhas e cutículas, além do enfraquecimento. Igualmente, leva você à ingestão de microorganismos presentes nelas.

Mantenha suas unhas secas e longe da umidade

Primeiramente, caso você ainda as roa, saiba que já passou do tempo de parar. se hábito abre portas para infecção na região das unhas e cutículas, além do enfraquecimento.

Igualmente, leva você à ingestão de microorganismos presentes nas mesmas.

Promova a limpeza com uma escovinha

É importante mantê-las secas. Portanto, aposte em uma escovinha para limpá-las embaixo. Elas retiram a sujeira e não ofertam perigos de cortes, por exemplo. Faça a limpeza diariamente, no banho e ao lavar as mãos. Também, antes de esmaltá-las.

Melhore a sua alimentação e inclua nutrientes importantes para a saúde das unhas

Outra dica para fazer as unhas ficarem sempre fortes e bonitas diz respeito à alimentação. O fortalecimento depende da ingestão de uma série de nutrientes essenciais. Portanto, dê preferência à ingestão de frutas, legumes e verduras diariamente.

Além disso, aposte em alimentos com vitamina C, complexo B, proteínas, zinco e outros nutrientes. Castanhas, amêndoas, carne de frango e peixes, carne vermelha magra, frutas e folhas escuras são ótimas fontes!

O que não pode faltar para uma manicure?

Cuidado com as unhas das mãos e pés
Cuidado com as unhas das mãos e pés

Agora que você já tem em mãos dicas incríveis para fazê-las, não pode deixar de conferir o que uma manicure precisa. Conforme já dissemos anteriormente, são vários os itens.

Contudo, a grande maioria é barata e, por isso, acessível. Veja:

  • Lixa de unha para dar forma a ela;
  • Espátula para empurrar e/ou levantar as cutículas;
  • Cortador de unhas (ou tesoura ou alicate específico para isso) para a diminuição do comprimento;
  • Alicate removedor de cutículas;
  • Amolecedor de cutículas ou pote com água e sabonete líquido para amolecê-las;
  • Removedor de esmalte;
  • Algodão para aplicação do removedor;
  • Palito próprio para unhas para retirar excessos de esmalte nos dedos e laterais;
  • Base e esmaltes para brilho e cor;
  • Lixa para os pés ou esfoliante próprio para os pés;
  • Lava pés, entre outros.

Com esses equipamentos você poderá deixá-las sempre belas. Eles são de fácil manipulação. Os mais complicados são, sem sombra de dúvidas, os alicates. Porém, conforme já dito, basta dedicação e treino.

Em pouco tempo você perceberá evolução nas suas técnicas de como fazer unhas em casa. Afinal, basta querer e repetir os processos. Ainda, você pode aperfeiçoar seus métodos com o auxílio de cursos.

Alguns deles estão presentes no YouTube ou em plataformas online próprias de forma gratuita. Com isso, você pode aprender com profissionais sem gastar para isso.

Portanto, não perca essas oportunidades para fazê-las com qualidade e sem sair de casa.

5 melhores opções de curso de manicure

Um curso de manicure pode ser o passo inicial de uma carreira profissional de sucesso! Então, não perca tempo e confira aqui tudo sobre a área.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Empreender na área da beleza: como fazer? Veja 8 dicas!

Empreender na área da beleza pode parecer desafiador. No entanto, é mais simples do que você imagina. Clique e saiba mais sobre isso.

Continue lendo
content

Gato Bombaim: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Bombaim é um felino que muito se assemelha ao leopardo preto da Índia, mas com personalidade carinhosa e amável. Veja tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Curso de Massagem Relaxante Udemy: veja se vale a pena fazer online!

O Curso de Massagem Relaxante da Udemy conta com 16 aulas completas e vale a pena para aprender novas manobras de massagem! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como um idoso pode viajar de graça de ônibus? Nós explicamos!

Previsto em Lei, a regra de gratuidade para passagens de ônibus interestaduais garante duas vagas em cada carro para idosos de 60 anos ou mais em todos os horários. Aproveite essa oportunidade e vá viajar!

Continue lendo
content

Aplicativo CheckMyBus: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo CheckMyBus é uma plataforma gratuita que busca e compara opções de passagens ao redor do mundo. Aliás, você pode filtrar de acordo com preço, rodoviária, aeroporto, e muito mais!

Continue lendo
content

10 viagens nacionais para passar a lua de mel

Você e seu amor não precisam ir longe e nem gastar rios de dinheiro para aproveitarem a lua de mel perfeita. Afinal, o Brasil tem destinos incríveis para quem quer viajar a dois! Veja opções para escolher e aproveitar!

Continue lendo