Gatos

Gato Somali: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de animais energéticos e muito carinhosos, então vai amar o gato Somali. Eles possuem pelos longos e coloração característica que lembram um animal selvagem. Confira tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato Somali

Conheça a raça de gato Somali. Fonte: Adobe Stock.
Conheça a raça de gato Somali. Fonte: Adobe Stock.

Com uma pelagem bastante característica e personalidade energética, o gato Somali se popularizou rapidamente depois da sua criação. Nesse sentido, ele tem como ancestral o gato da raça Abissínio, possuindo pelos longos que se assemelham a um coelho selvagem ou até a uma pequena raposa.

Ademais, o gato Somali é uma raça relativamente recente no Brasil, mas já conquistou o coração de muitos ao redor do mundo. Isso porque essa é uma raça bastante carinhosa e receptiva, e se dá muito bem em famílias grandes e até com crianças. Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber para ter um gato da raça Somali!

gato embaixo da coberta

10 dicas e cuidados principais com gatos

Confira aqui os principais cuidados que gatos precisam e entenda tudo sobre a personalidade e hábitos dos felinos para cuidar do seu pet!

Qual é o gato Somali?

Mas, afinal, qual é o gato Somali? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, qual é o gato Somali? Fonte: Adobe Stock.

Antes de mais nada, o que mais chama a atenção nessa raça é sua cauda de pelos longos e exuberantes. Aliás, a padronagem dos pelos do gato Somali é bastante exótica e ele com certeza se destaca dos demais.

Nesse sentido, a criação da raça está interligada com a do gato Abissínio. Desenvolvido na Grã-Bretanha, alguns filhotes do Abissínio apresentavam desde pequenos uma pelagem mais longa. No entanto, esse comprimento de pelos não era desejado na época e, portanto, não era perpetuado pelos criadores.

Entretanto, os exemplares de Abissínio de pelos longos foram chamando a atenção de outras pessoas, e foi em 1960 que criadores canadenses decidiram investir no desenvolvimento da raça. Assim, foi apenas em 1979 que ele foi reconhecido como uma raça de gato oficial.

Dessa forma, o gato Somali mantém as características da pelagem de seu ancestral, a cauda sem listras e de ponta escura, típico de animais selvagens. Além disso, ele é um gato robusto e musculoso, com a cabeça de tamanho médio e contornos suaves. Ademais, suas orelhas são idealmente separadas e seus olhos tipicamente cor de âmbar.

Assim, as principais cores do gato Somali são canela, castanho dourado e marrom alaranjado. No entanto, a raça dispõe de 28 cores diferentes de pelagem. Portanto, a escolha da cor acaba interferindo no valor dos filhotes.

Quanto custa um gato dessa raça?

Embora seja uma raça bastante popular nos Estados Unidos, Canadá e Europa, o gato Somali somente chegou ao Brasil em 2012. Desse modo, ainda é raro encontrar um criadouro com filhotes da raça disponíveis para aquisição.

Nesse sentido, é importante encontrar um lugar de confiança para adquirir um exemplar da raça. Isso porque existem criadouros que não respeitam o bem estar dos animais, e ao comprar de locais desconhecidos você pode estar financiando a crueldade animal. Portanto, procure recomendações e conheça o local antes de adotar seu filhote.

Ademais, devido a dificuldade de encontrar o gato Somali no Brasil, o valor dos filhotes da raça costuma ser acima de R$5.000,00. Assim, os preços variam de acordo com sexo e pelagem do gato.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, o gato Somali possui um corpo musculoso, pernas de tamanho médio e um ar majestoso e elegante. Assim, ele é considerado um gato de tamanho mediano, com altura entre 20 centímetros e 25 centímetros e costuma pesar entre 3,5kg e 5kg. Aliás, as fêmeas geralmente são menores que os machos.

De um modo geral, esse gato é forte e robusto, mas embora ele possua uma boa saúde existem algumas predisposições genéticas a algumas doenças. Primeiramente, a deficiência do piruvato quinase pode afetar até 30% dos gatos da raça Somali. Nesse sentido, a falta da enzina piruvato quinase pode causar anemias.

Ademais, o gato Somali também pode desenvolver atrofia progressiva da retina, uma doença hereditária que afeta a visão do gatinho. Além disso, é importante levar seu gato ao veterinário para consultas regulares e manter a rotina de vacinação. Com bons cuidados e saúde em dia, a expectativa de vida do Somali é longa, podendo ultrapassar os 15 anos.

Como criar um gato Somali?

Então, como criar um gato Somali? Fonte: Adobe Stock.
Então, como criar um gato Somali? Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, se você pretende ter um gato dessa raça é importante que você tenha tempo e disposição para o seu pet. Isso porque o gato Somali possui bastante energia e gosta muito de brincar, correr e pular. Aliás, o enriquecimento ambiental é essencial para que ele tenha uma vida saudável e feliz.

Então invista em prateleiras, arranhadores e torres para que o gato tenha espaço para saltar e se entreter. Ademais, essa raça é bastante inteligente e você pode ensinar truques facilmente para o seu pet. Também é importante disponibilizar jogos e atividades que desafiem a curiosidade e o intelecto desses gatos, que por serem muito espertos podem ficar entediados com facilidade.

Além do mais, é importante manter uma boa rotina de escovação do gato Somali. Nesse sentido, a raça é característica de pelos mais longos. Portanto, é interessante escová-lo pelo menos duas vezes na semana com escovas específicas para seu tipo de pelos.

Embora ele seja um gato bastante agitado e energético, a raça também costuma ser comilona. Ou seja, procure manter a alimentação do seu gato Somali balanceada com rações de qualidade que ofereçam boa quantidade de proteínas. Além disso, tenha uma rotina regrada de refeições, pois a raça tem propensão a obesidade.

Por fim, o gato Somali vai exigir de você aquilo que todo pet exige, amor, atenção e muito carinho! Aliás, quer conhecer outra raça de gato que é bastante carinhosa e costuma se apegar ao dono? Então confira nosso conteúdo a seguir e descubra tudo sobre o gato Scottish Fold.

Filhote de Scottish Fold

Gato Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça

Conheça o gato Scottish Fold, um animal dócil e amoroso com as características orelhas dobradas. Com certeza, você vai se encantar com a raça!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Como fazer o Programa Meu Filho Cão?

Para ajudar no comportamento e qualidade de vida do seu pet, é essencial fazer o Programa Meu Filho Cão e contar com apoio profissional!

Continue lendo
content

5 Minutos de Yoga: aumente sua energia e melhore sua postura!

Mantenha sua mente e corpo em equilíbrio com o aplicativo 5 Minutos de Yoga. As aulas são personalizadas para níveis iniciantes e experientes!

Continue lendo
content

Como fazer o curso Maquiagem na Web?

Quer saber como fazer o curso Maquiagem na Web? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas, e se inscreva hoje mesmo para se profissionalizar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

7 dicas para organizar sua mala de viagem a trabalho!

Em uma mala de viagem de negócios existem algumas diferenças de organização para que você evite prejuízos e não deixe nada para trás. Veja algumas dicas de como se planejar para otimizar sua bagagem!

Continue lendo
content

Voepass é confiável? Confira a experiência de viajar com a companhia aérea

Descubra a experiência de voar com a Voepass Linhas Aéreas! Mergulhe em nossa análise detalhada e saiba se a companhia é confiável, quais serviços oferece e como encontrar as melhores ofertas de passagens.

Continue lendo
content

É obrigatório ter Seguro Viagem para sair do país?

O Seguro Viagem garante assistência médica completa e até Seguro Bagagem dependendo do plano. Mas é preciso analisar com cuidado para encontrar a melhor seguradora para seu perfil!

Continue lendo