Gatos

Gato Manx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Além de ter aparência bastante exótica, o gato Manx chama a atenção dos humanos graças à sua personalidade encantadora. Nesse sentido, ele gosta de seguir seu humano preferido pela casa e é bastante dócil e carinhoso.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 17/03/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Manx

Então, conheça tudo sobre a raça de gato! Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre a raça de gato! Fonte: AdobeStock.

Também conhecido como gato Manês, a principal característica dos gatos dessa raça é a ausência do rabo. Além disso, são animais dóceis, carinhosos e podem ser ótimos companheiros para seus tutores. Aliás, a raça de gato Manx tem um jeito típico de caminhar, despertando a curiosidade das pessoas.

Embora existam diversas lendas quanto a origem dessa raça, tudo indica que o gato Manx tem origem britânica e é uma das mais antigas do mundo. Então, está curioso e quer conhecer tudo sobre esse pet amoroso? É só continuar a leitura para descobrir todas as suas características.

Gato Somali fundo branco

Gato Somali: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de animais energéticos e muito carinhosos, então vai amar o gato Somali. Confira tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

Qual é o gato Manx?

Embora suas origens ainda não tenham sido confirmadas, a teoria mais aceita é que os gatos dessa raça tenham vindo da ilha de Man na Grã-Bretanha, razão pela qual seu nome é gato Manx. Aliás, algumas pessoas dizem que esse gatinho acabou perdendo o rabo na Arca de Noé, enquanto outros acreditam que ele seja resultado do cruzamento entre um gato e um coelho.

No entanto, tudo não passa de lenda e falácia, e a teoria mais aceita até então é que as características marcantes do Manx vem de uma mutação genética. Nesse sentido, vale lembrar que a mutação natural causadora da ausência da cauda não traz nenhum benefício a esse animal, podendo inclusive ser causadora de outros problemas de saúde.

Ademais, devido sua personalidade encantadora e aparência exótica, os moradores da ilha acabaram por continuar a espécie, tornando-a muito popular na região. Além de ser um animal dócil e fofo, seus olhos são grandes e expressivos e sua cabeça arredondada.

Entretanto, o gatinho é famoso também por seu andar peculiar, causado pelas patas traseiras que são mais longas. Juntamente a sua ausência de rabo, essas são as principais características do gato Manx. Aliás, esses felinos possuem um buraco no lugar da cauda, também conhecido como rumpy.

Nesse sentido, eles podem ser classificados pelo seu tamanho e profundidade, e quando apresenta um pequeno rabo, este não pode ultrapassar 3 centímetros. Por fim, a pelagem desse pet pode ser bastante variada e muitas cores são aceitas. Além de pelos cinza, preto, marrom, bege, os malhados também são comuns nessa raça.

Quanto custa um gato dessa raça?

Afinal, qual o valor? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual o valor? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, é importante que você saiba que a raça de gato Manx não é muito popular fora de sua região. Nesse sentido, esse pet pode apresentar alguns problemas de saúde justamente devido a sua alteração genética que causa a ausência de rabo.

Assim, ele pode apresentar problemas na coluna, bem como outras alterações em sua anatomia. Portanto, pode ser bastante difícil encontrar um exemplar para comprar aqui no Brasil. Aliás, essa mutação genética precisa ser acompanhada de perto, de modo que é de extrema importância que você visite o gatil ou criadouro de onde vai adquirir o filhote.

Assim, você poderá checar se os ancestrais do seu pet são saudáveis e se apresentam alguma doença mais grave. Além disso, muitos criadouros não respeitam o bem-estar dos animais e, ao adquirir um filhote desses locais, você poderá estar financiando a crueldade animal.

Dito isso, o valor de um filhote Manx pode variar entre R$200,00 e R$800,00 atualmente. Vale lembrar que a descendência do animal, Pedigree e seu sexo podem interferir na variação de preço. Então, pesquise bastante antes de comprar seu pet.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Ainda que o gato Manx seja mais conhecido por sua mutação genética causadora da ausência de rabo, é dela que partem também outros problemas que podem afetar sua saúde gravemente. Dessa forma, seu gatinho pode apresentar deformações na coluna vertebral, e é importante acompanhar seu crescimento de perto.

Além disso, alterações na coluna podem afetar outros órgãos no animal, causando por exemplo a incontinência urinária em alguns pets. Aliás, 20% dos Manx apresentam o que chamamos de Síndrome de Manx. Nesse sentido, esse nome é dado aos animais que apresentam essas doenças e deformidades.

Embora esse gatinho possa apresentar tantos problemas de saúde, sua expectativa de vida é bastante próspera, podendo chegar a viver até 18 anos. No entanto, um bom acompanhamento com um médico veterinário, com exames e consultas regulares, pode ajudar a prolongar uma vida mais saudável para seu gato Manx.

Ademais, esse pet possui um corpo bastante robusto, ainda que sua altura não ultrapasse os 25 centímetros de cernelha. Na verdade suas costas são pequenas e seu peito é mais largo e esse gato pertence a categoria de porte médio. Além disso, não há muita variação entre machos e fêmeas quanto ao tamanho, e seu peso pode chegar a 5,5kg.

Como criar um gato Manx?

Então, como cuidar desse gato? Fonte: AdobeStock.
Então, como cuidar desse gato? Fonte: AdobeStock.

Como você pode ver, os gatinhos dessa raça são peculiares e chamam a atenção das pessoas por onde quer que passem. No entanto, não é apenas por sua aparência exótica que ele encanta seus tutores. Nesse sentido, o gato Manx é conhecido por ser um animal muito dócil e carinhoso, e aprecia muito a companhia de sua família humana.

Aliás, esse animal tende a escolher seu membro preferido da família e costuma segui-lo pela casa, tentando chamar sua atenção. Esse também é uma excelente opção de animal de estimação para quem tem crianças em casa ou mesmo outros animais. Por ser muito amoroso, ele gosta de carinho e é um gato paciente e brincalhão.

Além disso, esse é um gato bastante inteligente. Portanto, é interessante oferecer um bom enriquecimento ambiental, além de jogos interativos que desafiem sua capacidade mental. Vale lembrar que gatos entediados podem desenvolver comportamentos indesejados, por isso é tão importante brincar com seu pet.

Ademais, as principais preocupações com esse animal é que ele desenvolve facilmente irritações em seus olhinhos. No entanto, não há com que se preocupar, já que na maioria das vezes uma boa limpeza na região pode resolver o problema. Aliás, lembre-se de levar seu pet para consultas regulares ao veterinário, e mantenha as vacinas em dia.

Então, gosta de gatos de aparência exótica? Pois além do gato Manx, existem outras raças interessantes com características únicas, como é o caso do Sphynx. Quer saber mais sobre esse gato sem pelos? É só acessar nosso conteúdo a seguir para descobrir tudo sobre ele!

gato Sphynx no colo

Gato Sphynx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos carinhosos, brincalhões e exóticos, então vai se encantar com o gato Sphynx. Veja mais sobre ele!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Aprenda a baixar e usar o PLEX app!

Confira o passo a passo em detalhes para aprender a baixar e usar o PLEX app para curtir entretenimento em filmes, séries e muito mais!

Continue lendo
content

Cursos gratuitos no SENAC: conheça algumas opções!

O ano começou e você pode entrar com o pé direito investindo no seu perfil profissional! Confira os cursos gratuitos do SENAC 2022 e escolha!

Continue lendo
content

Viajar com gatos: é possível? Como?

Tomando alguns cuidados especiais, é possível sim viajar com o seu gato de forma tranquila e saudável para vocês dois. Confira nossas dicas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qatar Airways é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Qatar Airways é a melhor companhia aérea do mundo segundo a Skytrax. Além de uma Primeira Classe inigualável, a empresa oferece atendimento diferenciado, então conheça-a e veja como fazer check-in!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Top Travel?

A Top Travel tem a missão de oferecer o melhor atendimento possível aos seus clientes. Por isso oferece diversos canais para solicitar um orçamento e montar roteiros personalizados! Veja como fazer!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Travel and Fun Viagens?

Se você está procurando destinos incríveis com passeios completos, confira o passo a passo detalhado para fazer sua compra pela Travel and Fun e aproveitar sua viagem com um atendimento de qualidade.

Continue lendo