Beleza

Esmaltação em gel: o que toda manicure precisa saber?

Você conhece a esmaltação em gel? Ela é uma técnica que permite que as unhas mantenham o esmalte intacto por até 03 semanas. Conheça mais!

Anúncios

por Aline Mesquita

19/05/2021 | Atualizado em 20/05/2021

Descubra tudo sobre a esmaltação em gel

Descubra tudo sobre a esmaltação em gel
Descubra tudo sobre a esmaltação em gel

A esmaltação em gel se tornou uma verdadeira febre entre as mulheres. Por isso, quem quer se destacar no ramo de manicure deve ficar de olho na técnica. Veja tudo sobre, aqui!

Essa é uma técnica que faz uso de esmaltes especiais. Também, utiliza-se de técnicas de secagem por meio de luz LED. Com isso, permite que as unhas fiquem com as cores, sem descascar, por até 03 semanas.

Essa combinação de fatores permite unhas lindas por muito mais tempo. Afinal, os esmaltes tradicionais geralmente duram (com muito cuidado) por 07 dias. Além disso, eles ficam sob o risco de acidentes como amassados e batidas.

É por isso que a esmaltação em gel está ganhando tantas adeptas. Quem não quer ficar com as mãos sempre lindas e com o esmalte em dia, não é mesmo? Mas, cabe lembrar que sua aplicação requer inúmeros cuidados.

Essa forma de esmaltar não se confunde com o esmalte em gel tradicionalmente encontrado na farmácia. Em verdade, possui propriedades diferentes e é para uso profissional. Da mesma maneira, não se confunde com as unhas em gel. Essas são as que possuem alongamentos.

Interessou-se? Então continue lendo para conferir, abaixo, como essa esmaltação ocorre, os cuidados e passo a passo.

Anúncios

Como funciona a esmaltação em gel?

Essa técnica faz uso de produtos diferentes às da manicure tradicional. Seus esmaltes contém compostos químicos com ativação por luz. Esta, então, confere a fixação da coloração na unha, o que lhe permite durar por mais tempo.

Além disso, ela possui alguns pontos prévios. Eles se dedicam ao preparo da unha, com o controle de oleosidade e de pH, por exemplo. Igualmente, necessitam da exposição, ao final, a uma câmara de luz LED ou radiação UV para a secagem.

Desde logo, então, fica claro que essa técnica é bastante diferente das tradicionais. Sua aplicação ganha a cada dia mais procura, eis que ela tornou possível a longevidade da esmaltação.

Nesse sentido, a esmaltação em gel necessita de reparo a cada 20 dias, em geral. O tempo de duração varia de acordo com a velocidade de crescimento da unha de cada cliente. Afinal, com ele há a criação de um espaço entre o final do esmalte e a raiz da unha.

Assim, esse é o tempo médio em que isso começa a ficar mais evidente. Até que isso ocorra, contudo, é possível manter unhas lindas e com esmalte. Durante esse período, atividades como lavar a louça ou contato de água não ofertam perigo à coloração.

Nem à coloração e nem ao brilho da unha, cabe ressaltar. Essa é outra das vantagens que o gel traz. A unha não fica opaca ou com aspecto de descuido. Em verdade, fica viçosa e sempre em dia.

Outro ponto interessante é que é possível utilizar a técnica de esmaltação em gel sobre alongamentos de unhas. E ela se enquadra nos mais diversos modelos, seja de gel, porcelana ou outros. Com isso, a unha natural sofre menos agressão. Da mesma forma, a manicure pode vender mais de um serviço em uma só sessão.

Por fim, ressaltamos que nem tudo são flores. A extração dos produtos, após 20 dias, pode ser um pouco agressiva. Dessa maneira, é imprescindível se certificar quanto à procedência dos produtos. Também, aos cuidados prévios e póstumos.

5 dicas na hora de tirar a cutícula sozinha

Tirar a cutícula é, sim, um procedimento delicado que requer cuidados. Contudo, com as dicas certas é possível tirá-las sem dor de cabeça. Veja como!

Por que não pode encostar o esmalte em gel na cutícula?

image

É essencial que no momento da aplicação da esmaltação em gel as unhas estejam com as cutículas feitas. Em outras palavras, que haja a extração prévia dos excessos dessas peles. Isso é necessário para não atrapalhar a qualidade da esmaltação, inclusive quanto à durabilidade.

Quando não há a correta extração prévia dos excessos, eles ficam sobre as unhas. Isso, então, atrapalha no resultado final, na beleza. Dessa forma, os excessos requerem extração. Ela deve se limitar a eles, cabe dizer.

Além do aspecto visual do resultado, a durabilidade sofre com a não extração dos excessos de cutículas. Essas peles mortas tendem a se arrepiar ou levantar em razão de ressecamento, calor ou amolecimento. Com isso, podem puxar o gel.

Assim, a coloração em gel pode não cumprir com a durabilidade que promete. O esmalte fica sob o risco de acidentes. Portanto, o cuidado com a cuticulagem acompanha o serviço de cuticulagem com esmaltação em gel. 

Anúncios

Como usar esmalte em gel sem a cabine?

image

Conforme dito acima, a esmaltação em gel exige o uso de uma cabine. Ela contém luz LED para a secagem do esmalte diferente. Mas, o que fazer quando não se tem em mãos uma cabine? Para esses casos existe uma alternativa bastante interessante.

Ela aposta no uso de esmaltes em gel que sejam para duração maior, mas não necessitem de luz para secar. E como reconhecê-los dentre uma infinidade de tipos de esmaltes? Para isso, analise a embalagem.

Ela deve deixar claro que esse esmalte em específico tem efeito gel sem uso de LED ou UV. Isso deve estar bem claro (inclusive a inscrição de que seca sem essas luzes). Com isso, você garante que ele permite a esmaltação em gel com a mesma qualidade.

Então, após a aplicação do esmalte aplique um spray de secagem rápida sobre as unhas. Depois, espirre sobre as unhas spray de óleo de canola. Após 10 minutos, coloque as unhas dentro de um recipiente com água gelada por 03 minutos. Por fim, espere que elas sequem por 01 hora.

Portanto, fica claro que a esmaltação em gel sem a cabine é muito mais demorada.

Como fazer esmaltação em gel na unha?

Confira, por fim, como aplicar a técnica completa! A esmaltação em gel segue essa ordem:

  • Primeiramente, há a cuticulagem normal, bem como corte e uso de lixas;
  • Após, há a aplicação de produtos que protegem a unha e auxiliam na desidratação e no controle de oleosidade;
  • Então, há o balanceador de pH e uma base em gel;
  • Logo depois, inicia-se a esmaltação, com 2 ou 3 camadas de cor e 1 camada de gel. Após cada camada, há a passagem pela cabine por 30 segundos. 

Aprenda como fazer suas unhas passo a passo

Aprender como fazer unhas em casa é uma forma de economizar e garantir mãos sempre bonitas. Aprenda hoje como fazê-las e dicas especiais.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Proteger o gato de fugir: 8 dicas práticas!

Proteger o gato de fugir é muito importante, para evitar que ele seja exposto a diversos riscos, inclusive de morrer! Por isso, veja aqui,

Continue lendo
content

Cachorro fazendo xixi fora do lugar: o que fazer?

O cachorro fazendo xixi fora do lugar pode indicar diversas questões, inclusive problemas de saúde. Portanto, veja as dicas a seguir!

Continue lendo
content

Como fazer o curso de Auto Maquiagem da Bruna Couto?

Se você quer aprender a se maquiar com técnicas atualizadas, veja nosso passo a passo para fazer o Curso Auto Maquiagem de Bruna Couto!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Primetour Viagens?

A Primetour Viagens oferece atendimento personalizado e exclusivo, agradando os clientes mais exigentes. Com roteiros privilegiados voltados ao luxo, o planejamento é completo, então veja aqui como comprar com ela!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Delta Airlines: veja antes de viajar!

A Delta Airlines oferece o check-in digital para facilitar a vida dos clientes na hora de embarcar. No entanto, o passageiro também poderá comparecer ao guichê da companhia para realizar o check-in com um atendente.

Continue lendo
content

Como comprar pacote de viagem na CVC?

Buscando opções para viajar? Então confira hoje como comprar pacote de viagem e passagens aéreas e rodoviárias pela CVC e inicie seus planos de descanso e férias com o pé direito!

Continue lendo