Dicas

5 dicas e truques na hora de tirar a cutícula sozinha!

Tirar a cutícula é, sim, um procedimento delicado que requer cuidados. Contudo, com as dicas certas é possível tirá-las sem dor de cabeça. Veja como!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 13/05/2021

Saiba como tirar a cutícula bem sozinha

Cutilando as unhas sozinha
Cutilando as unhas sozinha

O processo de cuidados das unhas envolve tirar a cutícula. Entretanto, muitas não se sentem seguras para fazê-lo sozinhas por medo de cortes. Hoje, então, viemos ajudá-las!

Você pode, sim, fazer suas unhas em casa. E, para isso, não precisa deixar de retirar o excesso de cutículas. Afinal, isso é algo que faz parte do embelezamento das unhas. Em caso contrário, atrapalha o resultado final, com aquela pelezinha sobrando sobre o esmalte.

Existem alguns truques que podem tornar o procedimento de tirar as cutículas mais simples. Isso se refere à segurança. Também, à rapidez do processo e à certeza de que se está retirando apenas o que está sobrando ali.

Essas dicas, então, podem ajudar você de inúmeras formas. Primeiramente, para garantir unhas sempre bonitas e em dia. Ao mesmo tempo, para economizar, pois dispensa a ida até uma profissional da área.

Além disso, esses truques são interessantes para quem está começando a trabalhar na área. É natural que haja insegurança no começo. Não à toa, eis que se está cuidando das unhas de outra pessoa. Portanto, evitar acidentes é imprescindível.

Diante disso, não deixe de continuar lendo. Abaixo você encontra essas dicas esperar para tirar as cutículas sem problemas. Dessa maneira, você se livra dos “bifes” que doem e podem inflamar. Também, mantém as unhas sempre bonitas!

Anúncios

Como tirar uma cutícula perfeita e rápida?

Veja o passo a passo para tirar a cutícula sem erros:

  • Aplique o amolecedor de cutícula sobre a unha limpa, ao redor dela, ao longo da raiz. Adicione sobre ele um algodão úmido ou luva de hidratação, de plástico;
  • Após 3 a 5 minutos, retire o algodão ou luva e descarte-os. Então, passe a espátula delicadamente da ponta da unha em direção às raízes;
  • Por fim, retire a pele que levantar. Comece por uma ponta da unha em direção à outra extremidade. Faça movimentos firmes, tenha cuidado com a raiz e certifique-se de que o alicate está com fio.

Faz mal tirar as cutículas das unhas?

Aprendendo a tirar cutículas perfeitas
Aprendendo a tirar cutículas perfeitas

Depende. Retirar os excessos de cutícula que se projetam sobre a unha, para fora do dedo, não é prejudicial. Contudo, é preciso ter limites, pois o verdadeiro perigo está em retirá-las em excesso.

Explica-se: a cutícula age como uma proteção. Ela é uma camada que protege a entrada nas unhas e dos seus dedos. Esses locais são de fácil infecção, pois costumam portar muitos microorganismos.

A cutícula, então, é a responsável por proteger a região. É ela que impede que microorganismos se alojem ali. Dessa maneira, tirar as cutículas faz mal apenas se for em excesso. E esse excesso geralmente se ilustra por sangramentos, por exemplo.

Por outro lado, a retirada dos excessos não é prejudicial. Afinal, ela se projeta para fora do dedo, sobre a unha. Assim, nada mais é do que um pedaço de pele morta que não exerce mais funções. Entretanto, isso somente se aplica aos excessos!

Aprenda como fazer suas unhas passo a passo

Aprender como fazer unhas em casa é uma forma de economizar e garantir mãos sempre bonitas. Aprenda hoje como fazê-las e dicas especiais.

Anúncios

Quando tirar a cutícula?

Tirar as cutículas é um processo meticuloso que requer cuidados. E estes não se referem apenas aos materiais e à quantidade. Também influenciam os intervalos entre uma retirada e outra.

Os especialistas da área de manicure indicam que a remoção dos excessos só inicie a partir dos 14 anos de idade. Após isso, ela deve ocorrer sempre que a pele que se sobrepõe às unhas esteja incomodando.

Isso pode variar de pessoa para pessoa. Afinal, cada uma tem um ritmo de crescimento de unhas e cutículas. Da mesma forma, o que para algumas pessoas pode incomodar, para outras pode sequer chamar a atenção.

Porém, há um intervalo mínimo entre uma remoção e outra. Ele é de 07 dias, sendo o ideal de ao menos 15 dias. Além disso, especialistas indicam que os intervalos sejam os maiores possíveis. Portanto, quanto mais puder postergar de tirar a cutícula, melhor!

Como tirar cutícula perfeita: 5 dicas e truques

Tirando cutículas sem machucados
Tirando cutículas sem machucados

Trouxemos algumas dicas especiais para você garantir cutículas sempre lindas e livres de corte. Confira quais são elas abaixo!

Use um amolecedor de cutículas

Primeiramente, use sempre um amolecedor de cutículas ao invés do pote de água com hidratante. Essa é a maneira correta segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Por isso, esse é o método que dá regularidade ao profissional da manicure.

Além disso, ele hidrata as suas unhas ao mesmo tempo em que amolece suas cutículas. Com ele, basta passar a espátula e depois retirar a parte de pele morta que levantou. Ou seja, acelera e melhora o seu processo de tirar as cutículas.

Evite removedores

Nossa segunda dica é evitar o uso de removedores. Eles se diferenciam dos amolecedores por não amolecerem apenas a pele morta. Eles soltam-na completamente da unha, como se a derretesse.

Contudo, existem inúmeros relatos de acidentes. Dentre eles, alergias nas mãos, ardência e vermelhidão e inchaço da área. Isso se deve ao fato de que esse produto para tirar cutícula tem materiais bastante fortes. Eles, por sua vez, prejudicam a pele humana.

Hidrate suas cutículas

Outra dica é sempre hidratar as suas cutículas. Isso auxilia no embelezamento das mãos e das unhas. Também, facilita na retirada posterior dessas peles. Por isso, sempre passe óleos vegetais hidratantes ou cremes na região e massageie bem.

Retire somente o que levantar com a espátula

Ainda, é essencial que não haja “bifes” na hora de tirar a cutícula, não é mesmo? Para isso, além de usar um amolecedor, atenha-se à parte que soltar da unha. Ou seja, primeiramente passe a espátula em região à raiz da unha. Depois, retire apenas o que está solto, para cima.

Com isso você não puxa pelezinhas que não estão mortas. Também, evita “escavar” na sua unha e retirar partes indevidas.

Higienize o alicate mesmo quando para uso caseiro

Por fim, o alicate deve estar sempre em dia com a higienização. Profissionalmente, isso exige o uso de uma estufa ou outro aparelho esterilizador. Em casa, porém, basta atê-lo para o uso pessoal. Também, lavar com água corrente e sabão neutro e secar com papel toalha.

O que é preciso para fazer as unhas em casa?

Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Duolingo: conheça esse aplicativo para aprender inglês!

Conheça o aplicativo Duolingo, o app gratuito que pode te ajudar a aprender inglês e outras línguas de forma fácil e interativa!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso de manicure Instituto Universal?

Veja o passo a passo para fazer o curso de manicure Instituto Universal e tenha acesso a 60 horas de conteúdo, além de apostilas completas!

Continue lendo
content

Como funciona o aplicativo Speekoo para aprender inglês?

Você conhece o aplicativo Speekoo? Confira aqui como esse app para aprender novas línguas funciona e veja se o Speekoo vale a pena!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Pão de Açúcar Mais Gold?

Se você quer aproveitar todos os benefícios do cartão Pão de Açúcar Mais Gold, confira todas as formas de solicitar esse produto incrível do banco Itaú. Assim, você pode começar a acumular pontos o quanto antes!

Continue lendo
content

Latam Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Latam Linhas Aéreas é a maior empresa de segmento aéreo no Brasil. Com aeronaves modernas e serviço diferenciado, ela pode fazer a diferença nas suas viagens, então conheça-a e saiba ainda como fazer o check-in!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Viracopos: veja antes de viajar!

O aeroporto de Viracopos é um dos principais terminais aéreos do Brasil e movimenta cada vez mais passageiros. Além de estar recém reformado e com novos serviços, você pode economizar com voos que saem de lá!

Continue lendo