Dicas
5 dicas e truques na hora de tirar a cutícula sozinha!
Tirar a cutícula é, sim, um procedimento delicado que requer cuidados. Contudo, com as dicas certas é possível tirá-las sem dor de cabeça. Veja como!
Anúncios
Saiba como tirar a cutícula bem sozinha
O processo de cuidados das unhas envolve tirar a cutícula. Entretanto, muitas não se sentem seguras para fazê-lo sozinhas por medo de cortes. Hoje, então, viemos ajudá-las!
Você pode, sim, fazer suas unhas em casa. E, para isso, não precisa deixar de retirar o excesso de cutículas. Afinal, isso é algo que faz parte do embelezamento das unhas. Em caso contrário, atrapalha o resultado final, com aquela pelezinha sobrando sobre o esmalte.
Existem alguns truques que podem tornar o procedimento de tirar as cutículas mais simples. Isso se refere à segurança. Também, à rapidez do processo e à certeza de que se está retirando apenas o que está sobrando ali.
Essas dicas, então, podem ajudar você de inúmeras formas. Primeiramente, para garantir unhas sempre bonitas e em dia. Ao mesmo tempo, para economizar, pois dispensa a ida até uma profissional da área.
Além disso, esses truques são interessantes para quem está começando a trabalhar na área. É natural que haja insegurança no começo. Não à toa, eis que se está cuidando das unhas de outra pessoa. Portanto, evitar acidentes é imprescindível.
Diante disso, não deixe de continuar lendo. Abaixo você encontra essas dicas esperar para tirar as cutículas sem problemas. Dessa maneira, você se livra dos “bifes” que doem e podem inflamar. Também, mantém as unhas sempre bonitas!
Como tirar uma cutícula perfeita e rápida?
Veja o passo a passo para tirar a cutícula sem erros:
- Aplique o amolecedor de cutícula sobre a unha limpa, ao redor dela, ao longo da raiz. Adicione sobre ele um algodão úmido ou luva de hidratação, de plástico;
- Após 3 a 5 minutos, retire o algodão ou luva e descarte-os. Então, passe a espátula delicadamente da ponta da unha em direção às raízes;
- Por fim, retire a pele que levantar. Comece por uma ponta da unha em direção à outra extremidade. Faça movimentos firmes, tenha cuidado com a raiz e certifique-se de que o alicate está com fio.
Faz mal tirar as cutículas das unhas?
Depende. Retirar os excessos de cutícula que se projetam sobre a unha, para fora do dedo, não é prejudicial. Contudo, é preciso ter limites, pois o verdadeiro perigo está em retirá-las em excesso.
Explica-se: a cutícula age como uma proteção. Ela é uma camada que protege a entrada nas unhas e dos seus dedos. Esses locais são de fácil infecção, pois costumam portar muitos microorganismos.
A cutícula, então, é a responsável por proteger a região. É ela que impede que microorganismos se alojem ali. Dessa maneira, tirar as cutículas faz mal apenas se for em excesso. E esse excesso geralmente se ilustra por sangramentos, por exemplo.
Por outro lado, a retirada dos excessos não é prejudicial. Afinal, ela se projeta para fora do dedo, sobre a unha. Assim, nada mais é do que um pedaço de pele morta que não exerce mais funções. Entretanto, isso somente se aplica aos excessos!
Aprenda como fazer suas unhas passo a passo
Aprender como fazer unhas em casa é uma forma de economizar e garantir mãos sempre bonitas. Aprenda hoje como fazê-las e dicas especiais.
Quando tirar a cutícula?
Tirar as cutículas é um processo meticuloso que requer cuidados. E estes não se referem apenas aos materiais e à quantidade. Também influenciam os intervalos entre uma retirada e outra.
Os especialistas da área de manicure indicam que a remoção dos excessos só inicie a partir dos 14 anos de idade. Após isso, ela deve ocorrer sempre que a pele que se sobrepõe às unhas esteja incomodando.
Isso pode variar de pessoa para pessoa. Afinal, cada uma tem um ritmo de crescimento de unhas e cutículas. Da mesma forma, o que para algumas pessoas pode incomodar, para outras pode sequer chamar a atenção.
Porém, há um intervalo mínimo entre uma remoção e outra. Ele é de 07 dias, sendo o ideal de ao menos 15 dias. Além disso, especialistas indicam que os intervalos sejam os maiores possíveis. Portanto, quanto mais puder postergar de tirar a cutícula, melhor!
Como tirar cutícula perfeita: 5 dicas e truques
Trouxemos algumas dicas especiais para você garantir cutículas sempre lindas e livres de corte. Confira quais são elas abaixo!
Use um amolecedor de cutículas
Primeiramente, use sempre um amolecedor de cutículas ao invés do pote de água com hidratante. Essa é a maneira correta segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Por isso, esse é o método que dá regularidade ao profissional da manicure.
Além disso, ele hidrata as suas unhas ao mesmo tempo em que amolece suas cutículas. Com ele, basta passar a espátula e depois retirar a parte de pele morta que levantou. Ou seja, acelera e melhora o seu processo de tirar as cutículas.
Evite removedores
Nossa segunda dica é evitar o uso de removedores. Eles se diferenciam dos amolecedores por não amolecerem apenas a pele morta. Eles soltam-na completamente da unha, como se a derretesse.
Contudo, existem inúmeros relatos de acidentes. Dentre eles, alergias nas mãos, ardência e vermelhidão e inchaço da área. Isso se deve ao fato de que esse produto para tirar cutícula tem materiais bastante fortes. Eles, por sua vez, prejudicam a pele humana.
Hidrate suas cutículas
Outra dica é sempre hidratar as suas cutículas. Isso auxilia no embelezamento das mãos e das unhas. Também, facilita na retirada posterior dessas peles. Por isso, sempre passe óleos vegetais hidratantes ou cremes na região e massageie bem.
Retire somente o que levantar com a espátula
Ainda, é essencial que não haja “bifes” na hora de tirar a cutícula, não é mesmo? Para isso, além de usar um amolecedor, atenha-se à parte que soltar da unha. Ou seja, primeiramente passe a espátula em região à raiz da unha. Depois, retire apenas o que está solto, para cima.
Com isso você não puxa pelezinhas que não estão mortas. Também, evita “escavar” na sua unha e retirar partes indevidas.
Higienize o alicate mesmo quando para uso caseiro
Por fim, o alicate deve estar sempre em dia com a higienização. Profissionalmente, isso exige o uso de uma estufa ou outro aparelho esterilizador. Em casa, porém, basta atê-lo para o uso pessoal. Também, lavar com água corrente e sabão neutro e secar com papel toalha.
O que é preciso para fazer as unhas em casa?
Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.
Em Alta
Plano de saúde Pet Mais Vida: como fazer para seu pet?
O plano de saúde Pet Mais Vida é uma opção bem interessante para os tutores que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pets!
Continue lendoCurso de Micropigmentação do Instituto Bioderme: conheça e saiba se vale a pena!
O curso de Micropigmentação do Instituto Bioderme vale a pena para quem quer aprender sobre sobrancelhas com aulas teóricas e práticas!
Continue lendoApps para medir glicose: fique de olho na sua saúde!
Apps para medir a glicose podem ser uma mão na roda na luta contra a diabetes, use-os de maneira gratuita e prática!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como baixar e usar o aplicativo Gipsyy?
Já são mais de 44 destinos disponíveis na Europa para você conhecer através do aplicativo Gipsyy, e a plataforma continua crescendo! Veja como fazer o download do app para o seu celular e compre suas passagens em minutos!
Continue lendoAplicativo FlixBus: veja como funciona e se vale a pena!
Um dos aplicativos de transporte rodoviário mais famosos no mundo chegou ao Brasil e oferece passagens com preços incríveis para quem quer economizar. Entenda como ele funciona e veja se vale a pena de verdade!
Continue lendoVoos EasyJet: saiba como é voar com a companhia aérea de baixo custo
Confira como é a experiência de aproveitar os voos baratos da EasyJet. Ao final do artigo, confira onde e como garantir os melhores valores nas suas passagens aéreas.
Continue lendo