Animais

Escovar dentes de cachorro: como fazer corretamente?

Escovar dente de cachorro é uma tarefa muito importante. Por isso, conheça hoje dicas de como cuidar da dentição do seu cão e da saúde dele!

Anúncios

Descubra como escovar os dentes de um cachorro facilmente

Escovar dente de cachorro
Escovar dente de cachorro

Escovar dente de cachorro é tão importante quanto escovar os dentes humanos. Afinal, o acúmulo de restos de comida também pode gerar bactérias, tártaro e doenças bocais.

Por isso, é essencial que você tenha uma rotina de higiene bocal do seu cão. Isso é importante para manter a saúde e o bem-estar do pet. E, para fazê-lo, são necessários apenas alguns cuidados simples.

Caso você não saiba por onde começar ou quais são os cuidados indispensáveis, não se preocupe. Hoje preparamos um manual com o passo a passo para escovar dente de cachorro. Igualmente, do que usar, quando e como fazer.

Por isso, continue sua leitura e confira tudo sobre a dentição do seu pet. Com as nossas dicas você será capaz de mantê-lo saudável, sem dores ou mau hálito. Portanto, veja abaixo côo cuidas dos dentes dos cães.

É preciso escovar os dentes do cachorro?

Escovar dente de cachorro
Escovar dente de cachorro

Sim. Da mesma forma que humanos precisam de escovações diárias nos dentes, cães também necessitam. Afinal, durante as refeições eles acumulam, nos dentes e gengivas, restos de alimentos. E caso eles ali permaneçam, podem causar o desenvolvimento de bactérias.

Não só delas, mas também de doenças bocais. Dentre as mais comuns e conhecidas estão gengivites, acúmulo de tártaro e formação de placas. Essas, então, podem levar à queda dos dentes, bem como à dor por cáries.

Dessa forma, a solução é, realmente, escovar o dente de cachorro. Somente assim é possível deixar a boca do pet livre de bactérias e de possibilidades de desenvolvimento de doenças. Ainda, é dessa forma que se deixa o seu pet com bom hálito.

Portanto, fica claro que escovar os dentes caninos vai muito além da questão estética. Em verdade, essa é uma forma de manter o bem-estar do seu pet. Igualmente, de livrá-lo de dores e dos riscos de desenvolvimento de doenças.

Abaixo, então, veja como fazer para escovar os dentes do seu pet. Com isso, você garante a higienização bocal e dentária que eles merecem. Da mesma maneira, protege-os e garante grande proveito de cada momento!

Dicas para correr com cachorros

Confira, hoje, algumas dicas para correr com cachorros. Com elas você pode juntar seus exercícios aos do seu pet com segurança!

Pode escovar os dentes de um cachorro com pasta de dente normal?

Não. É essencial que ao escovar os dentes do seu cão você use materiais adequados. Isto é, pasta dental própria para caninos. Em caso contrário poderá causar uma intoxicação, por exemplo. Por isso, é crucial que se usem pasta próprias para cães.

Ainda, a escova de dentes também deve ser própria para as bocas caninas. Com isso, você consegue manipulá-la de melhor forma dentro da boca do pet. Da mesma maneira, garante que ela irá passar por todos os dentes e reentrâncias.

Como escovar dente de cachorro: passo a passo!

Escovar dente de cachorro
Escovar dente de cachorro

Por fim, veja o passo a passo de como escovar os dentes do seu pet de maneira correta. Assim, tenha sucesso ao cuidar da dentição do seu pet e garanta sua saúde e bem-estar.

Escolha um local e horário adequados

Em primeiro lugar, antes de sair escovando os dentes do pet, é preciso se organizar. O horário da escovação é muito importante, pois é necessário garantir que o cão adquira o hábito.Igualmente, que esteja o mais tranqüilo possível para fazer a higienização.

Assim, não se indica usar os horários depois das refeições. Nesses casos, a digestão pode deixá-lo mal humorado. E isso irá atrapalhar (e muito) no controle da inquietação e até mesmo na calma do pet.

Além disso, você deve determinar o horário para escovar dentes de cachorro de acordo com sua rotina. Afinal, é preciso usar o mesmo período, diariamente, para realizar a escovação. Isso é importante para que ele entenda a atividade como um hábito.

Por isso, pense na sua rotina e disposição para, todos os dias nesse horário, escovar os dentes do pet. Uma boa tática é usar os horários do começo da noite ou do final da tarde. Nesse momento os cães costumam estar mais cansados e tranqüilos.

Obtenha os materiais necessários para escovar dentes de cachorro

Ainda, antes de começar a escovar o dente do cachorro, obtenha os materiais necessários. Eles correspondem à escova para seu pet. Também, à pasta dental própria para cães. É indispensável usar materiais próprios.

Assim, em caso de ingestão da pasta, pelo pet, isso não oferecerá perigos ao cão. Portanto, pense sempre na segurança do cachorro.

Escove com calma e sem aplicar força

No momento de escovar, aplique uma quantidade pequena de pasta na escova e a umedeça. Depois, vagarosamente, comece a escovar os dentes do cão. É muito importante que você tenha cuidado para não forçar a escova. Em caso contrário, poderá machucar as gengivas e até causar sangramentos.

Além disso, analise o estado da boca do pet. Em alguns casos é melhor, antes de começar a escovar o dente de cachorro em casa, levá-lo ao veterinário. Com isso, o profissional pode analisar a boca do pet.

Também, poderá fazer uma limpeza prévia, para retirada dos tártaros. Igualmente, dar instruções para você cuidar dos dentes do cão no dia a dia. Por isso, lembre-se de ter os materiais diferentes e, ainda, de contar sempre com orientação veterinária.

Use petiscos como formas de parabenizar após escovar os dentes de um cachorro

Por fim, uma boa estratégia é usar, ao final da limpeza dos dentes, um petisco. Com isso, o cão percebe que seu comportamento está sendo recompensado. Ainda, relaciona o momento de escovar os dentes com algo bom.

Dessa forma, faça uso dessa psicologia positiva. O seu cachorro tende a se tornar mais tranqüilo e paciente com o tempo. Mas, ainda, você pode ajudá-lo a acelerar esse costume. Basta, então, relacionar as recompensas com o momento.

Outra questão interessante é que hoje existem vários petiscos dentais. Isto é, ao mesmo tempo em que agradam os pets, ajudam na limpeza dos dentes. Igualmente, na manutenção do bom hálito.

Portanto, aplique essas dicas para escovar dente de cachorro com sucesso. Com elas você mantém seu pet em segurança e, ainda, promove o seu bem-estar. 

Você escova os dentes do seu gato?

Você sabia que gatos precisam escovar os dentes? Um ato de higiene que não se fala muito, mesmo entre os tutores mais dedicados, limpar as presas do seu peludo.

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

5 empresas que oferecem capacitação gratuita em tecnologia

Se está em busca de uma capacitação gratuita em tecnologia, saiba que grandes empresas, como a Nubank, estão oferecendo ótimas oportunidades!

Continue lendo
content

Como assinar Box Petiko?

É muito simples assinar o Box Petiko, todo o processo é através do site. Quer dicas e um passo a passo exclusivo? Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo
content

Doenças que os cachorros podem ter: veja 10 mais comuns

Existem várias doenças que os cachorros podem ter, mas é possível prevenir e evitar que eles contraiam! Por isso, clique aqui e veja mais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Airbnb?

Fazer sua reserva pela Airbnb pode ser bastante simples utilizando os filtros de busca disponíveis no site. Ademais, todo o processo de pagamento é feito pela plataforma de maneira segura e confiável.

Continue lendo
content

Confira agora as principais dicas que vão te fazer viajar mais, pagando menos!

Encontre passagens aéreas promocionais e economize os gastos em suas viagens

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo iziTRAVEL?

Disponível para Android, iOS e até Windows Phone, o aplicativo iziTRAVEL garante uma viagem rica em história e cultura de forma acessível. Veja como baixar e usar.

Continue lendo