Dicas

Dicas para correr com cachorros: veja 5 as principais aqui!

Confira, hoje, algumas dicas para correr com cachorros. Com elas você pode juntar seus exercícios aos do seu pet com segurança!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 12/07/2021

Descubra a melhor forma de correr com cachorros 

Descubra a melhor forma de correr com cachorros 
Descubra a melhor forma de correr com cachorros 

Existem algumas importantes dicas para correr com cachorros. Isto é, para aliar seus exercícios físicos aos do seu cão e, de quebra, ter uma ótima companhia no passeio.

Cada vez mais pessoas se interessam por exercícios físicos ao ar livre. E a corrida é um dos principais deles, que exige menos equipamentos ou mesmo gastos. Ela é perfeita, ainda, para aproveitá-la para o passeio com seu pe.t

Afinal, cães precisam se movimentar. Independentemente se moram em apartamentos ou casas, é importante para eles se mexer. O que ocorre é que muitas vezes a rotina corrida de seus tutores impede que ele brinque e se exercite.

Por isso, aliar seus próprios exercícios físicos com o do cão é uma maneira inteligente de ocupar seu tempo e cuidar do pet. Contudo, é essencial que sejam seguidas algumas dicas para correr com cachorros. São elas que poderão fazer da atividade algo realmente benéfico. Além disso, auxiliam a manter seu pet em segurança e a prepará-lo para os exercícios.

Para conhecer essas dicas, continue lendo. Abaixo, trouxemos uma série delas, bem como alguns cuidados que são imprescindíveis para correr com seu cachorro. Seja na praia, na rua ou no parque, veja como se divertir em segurança!

Anúncios

Pode correr com cachorro?

Pode correr com cachorro?
Pode correr com cachorro?

Sim, pode. E cada vez mais pessoas aderem a essa modalidade de exercício com essa companhia de luxo. Contudo, para que a atividade realmente seja segura e conceda bem-estar, alguns cuidados são necessários.

Assim como os humanos, os pets também devem ser avaliados antes de começarem exercícios como esses. Afinal, considere que as atividades de corrida exigirão de sua musculatura e articulações. Também, das articulações e sistemas respiratórios e cardíacos.

Tudo isso exige que algumas precauções sejam tomadas. Em primeiro lugar, filhotes somente podem sair à rua para corridas após a vacinação completa. E, mesmo assim, é necessário aguardar ao menos 10 dias entre a última vacina e sua exposição a ambiente público.

Além disso, a consulta veterinária deve preceder o início dos exercícios físicos. Por isso, lembre-se de conversar com o veterinário responsável por seu cão. Ainda, não deixe de conferir com ele mais dicas para correr com cachorros.

Outro ponto importante é que nem todas as raças têm condições de correr. Por exemplo, Bolldog (francês e inglês), Pug, Shih Tzu e cães como esses têm dificuldade de respiração, o que contraindica a corrida. Por outro lado, cães maiores costumam ser aptos. Entretanto, isso não é uma constante. Considere, pois, que os Boxers, cães grandes, também apresentam dificuldade de respiração.

Alimentos permitidos para gatos e cachorros!

A dieta felina e canina se aproxima em vários pontos. Conheça alimentos permitidos para gatos e cachorros e saiba como alimentar seus pets!

Esses são os cuidados iniciais. Outras questões, como veremos abaixo, dizem respeito aos locais e aos horários. Tudo isso é importante para que você mantenha e promova o bem-estar do seu pet e do seu!

Quanto tempo posso correr com meu cachorro?

Isso varia muito com o condicionamento físico do cão. Por exemplo, nas primeiras saídas com esse fim é importante que o exercício seja curto. Também, que não seja intenso. Por isso, caminhadas e trotes são importantes para acostumar o cão.

São importantes dicas para correr com cachorros aumentar a intensidade e o tempo gradativamente. Isso, é claro, sempre observando a reação do cão. O surgimento de salivação intensa ou o cansaço intenso são sinais de alerta. Caso apareçam, contate o veterinário e suspenda o exercício.

Ainda, sempre observe seu cão. Em geral, quando já estão acostumados a correr, o cachorros agüentam corridas de 3 km. Mas isso pode variar para mais ou para menos, sempre dependendo do organismo do pet.

É importante que esse trajeto acompanhe algumas pausas, bem como hidratação. Para conferir mais dicas para correr com cachorros, continue sua leitura. Abaixo estão 05 dicas e cuidados que vão ajudar você e seu cão durante e depois dos exercícios!

Anúncios

5 dicas para correr com cachorros e se exercitar com ele!

5 dicas para correr com cachorros e se exercitar com ele!
5 dicas para correr com cachorros e se exercitar com ele!

Para finalizar e se dar bem nos planos de correr com seu cão, veja nossas dicas! Assim, você conquista um momento de bem-estar e saúde!

Corridas requerem cuidados com horário

Primeiramente, é essencial que haja cuidado com os horários de corrida, especialmente em dias quentes. O ideal é que elas ocorram no início da manhã ou, então, ao final da tarde. Horários de pico do sol são muito desgastantes para o pet.

Isso sem falar nos perigos de queimar suas patinhas no chão quente. Por isso, escolha sempre horários que não ofereçam perigo nesse sentido. Além disso, crie o hábito de aplicar no seu pet o protetor solar veterinário.

Opte pela guia adaptada na cintura é uma das melhores dicas para correr com cachorros

É crucial que o seu pet fique preso a você durante a corrida. Isso evita acidentes e fugas que podem ser letais. Para a corrida, então, nossa dica para correr com cachorros é a opção por uma guia adaptável na cintura.

Com ela você mantém a postura correta para os exercícios. Igualmente, mantém seu pet seguro e sem riscos de acidentes.

Use sinalização fluorescente para corridas noturnas

Para corridas com cachorros em horários noturnos é essencial que você e o pet estejam sinalizados. Hoje existem diversas camisetas e acessórios fluorescentes, tanto para cães quanto para humanos.

Por isso, não deixe de usá-las. Quando a luz de um automóvel tocar em você e no seu cão, a roupa ou acessório refletirá. Isso é imprescindível para a segurança e é uma das mais importantes dicas para correr com cachorros.

Faça pausas na sombra

Como falamos brevemente, as corridas com cães exigem pausas para descanso. Por isso, não deixe de fazê-las em um local à sombra. Você pode determinar um tempo ou, então, parar quando perceber que ele começa a demonstrar sede ou cansaço.

Assim, pare, respire e só depois retome os exercícios. Isso é importante para a recuperação do pet.

Evite corridas na areia

Por fim, embora correr na praia seja muito prazeroso, não é uma boa idéia quando se pretende ter a companhia do cão. Primeiramente, porque muitas praias contam com leis que proíbem a presença do pet ali.

Ainda, porque a areia esconde perigos para as patas e o sistema digestivo dos pets. Por isso, elas podem causar uma infecção, caso haja a presença de parasitas. Assim, se for correr na praia com seu cachorro, lembre-se: faça isso longe da areia. Nesses casos, prefira o calçadão ou a rua que contorna a faixa litorânea.

Ideias de nomes para cachorros: veja 20 opções!

Se você busca ideias de nomes para cachorros, achou! Confira aqui 20 inspirações de tipos de nomes e muitas inspirações para dar um nome ao seu cão!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Duck Tolling Retriever da Nova Escócia: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Duck Tolling Retriever da Nova Escócia é obediente e tem porte médio; conheça mais sobre a personalidade dele aqui!

Continue lendo
content

Gato Himalaio: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Himalaio é um dos felinos mais encantadores no mundo. Com pelos fartos e personalidade dócil, ele é ideal para crianças. Conheça!

Continue lendo
content

Curso de bijuterias: tudo sobre + 5 opções para fazer!

O curso de bijuterias é uma excelente opção para quem está buscando obter uma renda extra. Os cursos são gratuitos e online. Conheça.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer reserva pelo Booking?

Se você conhece o Booking, já sabe que essa é uma plataforma segura e eficaz, além de estar presente em mais de 70 países. Portanto, veja o passo a passo para fazer sua reserva com o Booking!

Continue lendo
content

Melhores agências de viagens online: veja 8!

As melhores agências de viagens online oferecem vários benefícios para os consumidores. Então, se você quer conhecer o país de seus sonhos, vale a pena saber quais são os melhores prestadores desse tipo de serviço. Confira!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção no ViajaNet: conheça e aproveite!

A plataforma do ViajaNet oferece serviços diversos de turismo, dentre eles passagens aéreas. Nesse sentido, a agência realiza constantes promoções que podem ajudar o viajante a enxugar o orçamento.

Continue lendo