Animais

Alimentos permitidos para gatos e cachorros!

A dieta felina e canina se aproxima em vários pontos. Conheça alimentos permitidos para gatos e cachorros e saiba como alimentar seus pets!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 01/07/2021

Descubra quais são os alimentos permitidos para os gatos e cachorros

Alimentos permitidos para os gatos e cachorros
Alimentos permitidos para os gatos e cachorros

Existem vários alimentos permitidos para gatos e cachorros. Assim, quem tem felinos e cães em casa pode apostar neles e facilitar o momento de alimentá-los.

A alimentação de animais pode ser feita tanto com alimentos naturais quanto industriais. Os primeiros se referem aos ingredientes que encontramos na natureza. Por exemplo, carnes, ovos, frutas, verduras e legumes. Já o segundo grupo se refere às rações.

Embora as rações sejam industriais, existem boas marcas que realmente garantem equilíbrio de nutrientes. Além disso, nada impede que elas sejam complementadas por alimentos naturais.

Mas, para isso, é preciso saber quais são os alimentos permitidos para cães e gatos. Afinal, assim como existem os proibidos, também há os que não os afetam. Pelo contrário, promovem sua saúde.

Abaixo, confira uma lista completa com alguns alimentos que são benéficos ao organismo de cães e gatos. Assim, veja como é possível naturalmente introduzir mais saúde na vida dos seus companheiros.

Anúncios

Quais os principais ingredientes utilizados em dietas para cães e gatos?

Veja os alimentos permitidos para os gatos e cachorros
Veja os alimentos permitidos para os gatos e cachorros

As rações variam de uma para outra, mas alguns ingredientes se repetem. Afinal, existem alguns nutrientes que necessariamente precisam estar presentes nos alimentos. Assim, eles geralmente provêm das mesmas fontes. 

A ração dos alimentos para gatos e cachorros geralmente conta com esses ingredientes:

  • Carnes (peixes, carne vermelha e frango);
  • Cereais e grãos (trigo, milho, feijão, linhaça, arroz ou soja);
  • Frutas;
  • Farinha de ossos e outros órgãos de animais;
  • Raízes de verduras;
  • Aditivos de vitaminas.

Ração úmida ou ração seca: qual escolher?

O que é melhor para os pets: ração úmida ou ração seca? Essa é uma dúvida bastante comum e, por isso, pode causar confusão. Veja como fazer.

Quais são os alimentos permitidos para gatos e cachorros?

Alimentos permitidos para os gatos e cachorros
Alimentos permitidos para os gatos e cachorros

Confira abaixo, então, quais são os alimentos que são permitidos tanto para felinos quanto para os caninos. Assim, garanta que os seus pets sempre contarão com os melhores ingredientes. Ainda, é claro, com todos os nutrientes dos quais precisam!

Anúncios

Ração seca

Primeiramente, é claro, os cães e gatos podem comer reações secas. Elas são as rações industriais que você encontra no petshop e em supermercados. Contudo, é claro, as rações de gatos e de cães se distinguem. Por isso, é importante comprar a específica para o tipo do seu pet.

Igualmente, a compra de rações demanda outros cuidados importantes, veja:

  • Idade do animal;
  • Peso;
  • Se está ou não castrado;
  • Quantidade ideal diária;
  • Necessidades especiais em razão de doença;
  • Indicação veterinária.

Ração úmida

Outro dos alimentos permitidos para gatos e cachorros é a ração úmida. Ela é conhecida, também, como sache. Existem rações úmidas próprias para felinos e outras próprias para caninos. Ambas são boas para a saúde do seu pet. Além disso, valem como petisco!

As rações úmidas são bons alimentos pelo fato de que possuem bastante água. Assim, elas auxiliam a promover a hidratação do seu pet. Ou seja, com elas, eles consomem líquidos. Isso é importante para a saúde do bichinho, especialmente de seus rins.

Carnes magras e cozidas

Agora vamos aos alimentos permitidos para gatos e cachorros de ordem natural. Os primeiros ingredientes que podem complementar a tigela do seu pet são as carnes. As principais são as de frango, peru, rã e peixe. Também, carne vermelha, mas deve ser magra. Por outro lado, a carne de porco é nociva para seu pet. Por isso, não ofereça. 

Veja quais são os cuidados essenciais ao servir carnes pra seu cachorro ou gato:

  • Nunca ofereça a carne crua;
  • Cozinhe sem a adição de temperos, sal ou óleo;
  • Apresente o alimento morno;
  • Tire qualquer resquício de espinhas ou ossos. Além de oferecerem perigos de machucados, eles também podem aumentar o nível de cálcio no sangue e afetar os rins.

Ovos cozidos é um dos alimentos permitidos para os gatos e cachorros

Outros dos alimentos permitidos para gatos e cachorros são os ovos. Eles são uma ótima fonte de ômega 3 e de proteínas. Contudo, também requerem cuidados, pois jamais devem ser servidos crus. Afinal, em caso contrário dão brechas para intoxicações bacterianas.

Frutas (Melancia, Melão, Banana e Morango)

Os animais também podem comer algumas frutas. Por isso, elas também estão entre os alimentos permitidos para gatos e cachorros. Contudo, cuidado! Não saia oferecendo qualquer fruta para seu pet. Algumas são tóxicas e podem levá-lo à morte!

As frutas permitidas na tigela do seu companheiro são:

  • Banana (em poucas quantidades, uma vez que contém muita frutose);
  • Morango;
  • Melancia (sem semente);
  • Melão (sem semente).

Por outro lado, existem frutas que são proibidas aos animais. Por isso, em hipótese alguma deixa à disposição do pet frutas como uva (mesmo em passas) e abacate.

Legumes

Por fim, os alimentos permitidos para gatos e cachorros também abarcam os legumes. Novamente, não são todos que são bem-vindos. Alguns podem ser nocivos. Contudo, basta seguir a nossa lista para ver quais são benéficos e acertar na escolha. Veja:

  • Cenoura: auxilia na limpeza dos dentes e deixa a pelagem mais bonita e brilhante;
  • Chuchu: ajuda na hidratação, por conter muita água;
  • Abobrinha: fortalece os ossos e ajuda o sistema imunológico contra doenças e parasitas;
  • Beterraba: é ótima contra inflamações, ajuda a fortalecer o coração dos pets;
  • Vagem: ajuda a reforçar os músculos e ajuda no sistema intestinal.
  • Brócolis: esse é um alimento famoso entre os cachorros, que costumam amá-lo. Ele é ótimo por diminuir o colesterol.

Por isso, existem formas de levar alimentos naturais e saudáveis para o prato do seu pet. Isso, aliás, mesmo ele sendo cão ou gato, pois os alimentos que listamos servem a ambos.

Mas como iniciar a alimentação natural para os pets? 

Para isso, existem alguns cuidados especiais. Por exemplo, jamais troque a ração industrial completamente pela natural antes de falar com o veterinário. Ele deverá analisar seu pet e as necessidades específicas dele.

Com isso, poderá lhe dar instruções de uma dieta especial. Esta pode ser parte com alimentos naturais e parte com alimentos industriais. Ou, então, inteiramente natural. Contudo, saiba que isso requer cuidados e tempo para preparar toda a alimentação dos pets.

Curso de alimentação natural para pets

Um curso de alimentação natural para pets é uma ótima forma de promover o bem-estar do seu companheiro. Conheça, hoje, algumas opções.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como limpar a orelha de gato: veja como fazer certo!

Como limpar orelha de gato? Pois é preciso ter esses cuidados com os ouvidos dos felinos, para evitar infecções. Descubra a melhor maneira!

Continue lendo
content

Curso SPA Plástica nos Pés: conheça o curso online!

Quer aprender como tratar e recuperar pés ressecados e rachados? Então, conheça o Curso SPA Plástica nos Pés e veja as técnicas! Confira!

Continue lendo
content

Curso gratuito Autoliderança na Construção de Imagem Profissional SENAC: conheça e saiba se vale a pena!

Confira aqui se o curso gratuito de Autoliderança na Construção de Imagem Profissional do SENAC vale a pena para você e veja como funciona!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Airbnb é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A empresa Airbnb surgiu em 2008 e hoje já é a maior do mundo no seu segmento. Além disso, ela oferta hospedagens em mais de 190 países e possui uma plataforma simples e intuitiva para uso.

Continue lendo
content

Como usar um cupom de desconto da Submarino Viagens?

Se você quer ganhar mais descontos nos seus pacotes de viagens, então confira aqui como usar cupom da Submarino Viagens! Assim, você pode pagar ainda mais barato nas suas viagens e serviços!

Continue lendo
content

Diárias de Hotel: o que é e como funciona?

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre diárias de hotel. Dessa forma, descubra como são calculadas, além dos horários de check in e check out. Assim, você poderá aproveitar ao máximo sua viagem!

Continue lendo