Beleza

Como montar um salão de beleza com pouco dinheiro? Veja dicas!

Se você quer abrir o seu próprio salão de beleza e não sabe por onde começar, confira nosso conteúdo! Aqui você encontra o passo a passo para abrir seu salão de beleza começando do básico! Confira!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 21/10/2021

Entenda como montar um salão de beleza passo a passo

Afinal como montar um salão? Fonte: Pexels.
Afinal como montar um salão? Fonte: Pexels.

Então, a área da beleza traz diversas opções de segmento no Brasil. Nesse sentido, se você gosta de lidar com o público e procura sua liberdade financeira, descubra aqui como montar um salão de beleza de maneira simples e acessível!

Aliás, o mercado de beleza brasileiro é o quarto maior do mundo! Ou seja, essa é uma área em constante crescimento e uma das mais fortes para você começar o seu negócio. Portanto, confira aqui nossas dicas e coloque essa ideia em prática!

Melhores cursos de beleza em 2021

Veja aqui os melhores cursos de beleza em 2021 em áreas desde manicure até alongamento de cílios e make. Escolha e se profissionalize!

Anúncios

Como montar um salão do zero?

Se você não tem experiência com salão ou ainda nunca abriu o seu próprio negócio, não se preocupe! Assim, vamos te ensinar aqui como montar um salão de beleza começando do básico.

Primeiramente, saiba que existem diversas opções no mercado, como montar um salão na sua própria casa, por exemplo. Dessa forma, essa é uma boa maneira de economizar com o aluguel do local.

Aliás, você já pensou em criar um salão de beleza móvel? Então, a ideia inovadora consiste em adaptar um veículo como uma van, por exemplo, com todos os aparatos de um salão de beleza. Dessa forma, você pode levar os serviços a qualquer lugar da sua cidade!

No entanto, caso essas opções não sejam possíveis para você, você pode pesquisar um bom lugar na sua cidade com um aluguel mais em conta. Na hora de procurar, tenha em mente que talvez você queira expandir seu negócio, oferecendo cada vez mais tipos de serviços em seu salão de beleza.

Em seguida, é a hora de determinar quais os tipos de serviços que você deseja oferecer no seu salão. Assim, dependendo do tamanho do local que você escolheu para começar, pense nos serviços básicos de um salão de beleza.

Portanto, serviços como corte de cabelo masculino, feminino e infantil são os principais a se pensar. Aliás, você também pode oferecer procedimentos químicos e pintura, manicure, pedicure, entre outros. Tudo vai depender do tamanho do local.

Então, depois de decidido o lugar e os serviços, você deve escolher toda a estrutura e equipamentos do seu salão de beleza. Portanto continue a leitura e descubra mais!

Que equipamento devo comprar para meu salão de beleza?

Então, o que devo comprar? Fonte: Pexels.
Então, o que devo comprar? Fonte: Pexels.

Pois bem, essa é uma questão bastante importante ao decidir como montar seu salão de beleza. Afinal, comprar itens demais pode comprometer o seu orçamento. Da mesma forma, comprar poucas coisas pode gerar desconforto nos seus funcionários e clientes.

Afinal, alguns procedimentos são mais demorados e é importante que seus clientes se sintam confortáveis e acolhidos.

Antes de tudo, pense nos itens mais básicos como:

  • Espelhos
  • Cadeiras de corte
  • Poltronas para área de espera
  • Carrinhos auxiliares
  • Lavatórios
  • Equipamentos profissionais como tesouras, secadores e chapinhas, por exemplo
  • Produtos profissionais para cabelo

Ademais, se possível, pense em adquirir ventiladores ou mesmo um ar-condicionado. Pense que muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo podem deixar o ambiente desconfortavelmente quente. Assim, essa pode ser uma aquisição essencial nos meses de verão.

Aliás, também é importante pensar na área de espera dos clientes. Procure poltronas confortáveis e, se possível, um local para fumantes também é uma boa ideia. Dessa forma, seus clientes ficarão confortáveis na hora de esperar o atendimento ou mesmo durante os procedimentos químicos mais longos.

Anúncios

Diferentes serviços oferecidos pelos salões

Afinal, quais serviços devo oferecer? Fonte: Pexels.
Afinal, quais serviços devo oferecer? Fonte: Pexels.

Nesse sentido, talvez você tenha dúvida sobre como montar um salão de beleza oferecendo apenas o básico. No entanto, a ideia é que você sempre pode pensar em expandir seu negócio, oferecendo cada vez mais serviços diferenciados.

Portanto, você pode começar com serviços simples como corte de cabelo masculino, feminino e infantil. Além disso, você também pode começar oferecendo alguns tipos de química, pintura, escova e penteados.

Ademais, existem outros tipos de serviços que você pode pensar mais adiante como:

  • Manicure
  • Pedicure
  • Depilação
  • Limpeza facial
  • Massagem
  • Estética corporal
  • Dia de noiva, entre outros.

Aliás, tenha em mente que quanto mais serviços você oferecer, maior deve ser o seu local de trabalho para conseguir comportar confortavelmente todos os clientes e funcionários. Além disso, você também pode oferecer serviços específicos, como um salão de beleza especialmente para crianças, por exemplo.

Contudo, não se esqueça que serviços especializados requerem treinamentos. Assim, investir em cursos profissionais para seus funcionários pode ser uma boa pedida. Lembre-se que um atendimento mais especializado atrai mais clientes.

Dessa forma, existem diversas áreas para expansão que você pode planejar no futuro. Mas não se adiante, comece com o básico e com o que cabe no seu bolso. Do mesmo modo, você poderá se planejar devagar.

Qual a média de lucro de um salão de beleza?

Então, se você está pensando em como montar um salão de beleza, com certeza você também está se perguntando quanto vai ganhar com esse empreendimento.

No entanto, é difícil dizer exatamente quanto você irá lucrar com um salão, pois tudo depende da quantidade de serviços ofertados, dos gastos mensais de cada um deles e, é claro, do fluxo de clientes.

Dessa forma, é importante que você saiba que quanto mais variado for o seu serviço, maior será o seu lucro. De um modo geral, recomenda-se uma margem de lucro de 80% a 120% sobre os serviços e produtos vendidos em seu salão de beleza.

Ademais, não se esqueça de contar com gastos como contador, gastos com cartório, e registro do local que deve ser feito na prefeitura. Assim, você poderá contratar funcionários de forma legalizada e, consequentemente, oferecerá mais serviços.

Por fim, invista em uma boa divulgação e garanta um bom controle financeiro. Salões pequenos podem faturar até cinco dígitos ao final do mês, mas fique de olho nos gastos e no fluxo de clientes! Com certeza você também vai chegar lá!

E se você já pensou em montar uma sala de depilação, mas não sabe por onde começar, confira o nosso conteúdo recomendado a seguir e veja nossas dicas!

Como montar sala de depilação: 5 dicas práticas!

Quer saber como montar uma sala de depilação e não sabe como fazer? Veja aqui e tire suas dúvidas para começar seu negócio o quanto antes!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Aplicativo Singu: o seu delivery de serviços de beleza!

O aplicativo Singu vale a pena para quem quer trabalhar por conta própria, fazendo sua agenda e seus horários! Veja como o app funciona!

Continue lendo
content

Como fazer Curso de Automaquiagem Make Poderosa?

Veja o passo a passo para fazer o Curso de Automaquiagem Make Poderosa e aprenda hoje mesmo sobre preparação de pele, pincéis e mais!

Continue lendo
content

Como escolher o protetor solar? Veja as dicas!

Como escolher protetor solar é uma dúvida muito comum entre as pessoas, pois é preciso pensar no FPS e no seu tipo de pele. Veja como aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

eDestinos é confiável? Veja antes de comprar!

O eDestinos está presente em diversos países do mundo e oferece diversos serviços de turismo. Veja aqui como planejar sua viagem facilmente utilizando as ferramentas da plataforma e economizando tempo e dinheiro!

Continue lendo
content

Senator Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Senator Turismo é uma agência com atendimento online e presencial que oferece um leque extenso de serviços. As opções vão desde pacotes nacionais e internacionais até ingressos de atrações. Veja como funciona.

Continue lendo
content

LogiTravel: saiba como funciona e se é confiável!

A LogiTravel é uma agência de turismo espanhola que está no Brasil desde 2010 com vendas focadas em cruzeiros. Então, se você quer saber como ela funciona e se é confiável, veja nosso conteúdo sobre a LogiTravel!

Continue lendo