Beleza

Como montar um salão de beleza com pouco dinheiro? Veja dicas!

Se você quer abrir o seu próprio salão de beleza e não sabe por onde começar, confira nosso conteúdo! Aqui você encontra o passo a passo para abrir seu salão de beleza começando do básico! Confira!

Anúncios

Entenda como montar um salão de beleza passo a passo

Afinal como montar um salão? Fonte: Pexels.
Afinal como montar um salão? Fonte: Pexels.

Então, a área da beleza traz diversas opções de segmento no Brasil. Nesse sentido, se você gosta de lidar com o público e procura sua liberdade financeira, descubra aqui como montar um salão de beleza de maneira simples e acessível!

Aliás, o mercado de beleza brasileiro é o quarto maior do mundo! Ou seja, essa é uma área em constante crescimento e uma das mais fortes para você começar o seu negócio. Portanto, confira aqui nossas dicas e coloque essa ideia em prática!

Melhores cursos de beleza em 2021

Veja aqui os melhores cursos de beleza em 2021 em áreas desde manicure até alongamento de cílios e make. Escolha e se profissionalize!

Anúncios

Como montar um salão do zero?

Se você não tem experiência com salão ou ainda nunca abriu o seu próprio negócio, não se preocupe! Assim, vamos te ensinar aqui como montar um salão de beleza começando do básico.

Primeiramente, saiba que existem diversas opções no mercado, como montar um salão na sua própria casa, por exemplo. Dessa forma, essa é uma boa maneira de economizar com o aluguel do local.

Aliás, você já pensou em criar um salão de beleza móvel? Então, a ideia inovadora consiste em adaptar um veículo como uma van, por exemplo, com todos os aparatos de um salão de beleza. Dessa forma, você pode levar os serviços a qualquer lugar da sua cidade!

No entanto, caso essas opções não sejam possíveis para você, você pode pesquisar um bom lugar na sua cidade com um aluguel mais em conta. Na hora de procurar, tenha em mente que talvez você queira expandir seu negócio, oferecendo cada vez mais tipos de serviços em seu salão de beleza.

Em seguida, é a hora de determinar quais os tipos de serviços que você deseja oferecer no seu salão. Assim, dependendo do tamanho do local que você escolheu para começar, pense nos serviços básicos de um salão de beleza.

Portanto, serviços como corte de cabelo masculino, feminino e infantil são os principais a se pensar. Aliás, você também pode oferecer procedimentos químicos e pintura, manicure, pedicure, entre outros. Tudo vai depender do tamanho do local.

Então, depois de decidido o lugar e os serviços, você deve escolher toda a estrutura e equipamentos do seu salão de beleza. Portanto continue a leitura e descubra mais!

Que equipamento devo comprar para meu salão de beleza?

Então, o que devo comprar? Fonte: Pexels.
Então, o que devo comprar? Fonte: Pexels.

Pois bem, essa é uma questão bastante importante ao decidir como montar seu salão de beleza. Afinal, comprar itens demais pode comprometer o seu orçamento. Da mesma forma, comprar poucas coisas pode gerar desconforto nos seus funcionários e clientes.

Afinal, alguns procedimentos são mais demorados e é importante que seus clientes se sintam confortáveis e acolhidos.

Antes de tudo, pense nos itens mais básicos como:

  • Espelhos
  • Cadeiras de corte
  • Poltronas para área de espera
  • Carrinhos auxiliares
  • Lavatórios
  • Equipamentos profissionais como tesouras, secadores e chapinhas, por exemplo
  • Produtos profissionais para cabelo

Ademais, se possível, pense em adquirir ventiladores ou mesmo um ar-condicionado. Pense que muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo podem deixar o ambiente desconfortavelmente quente. Assim, essa pode ser uma aquisição essencial nos meses de verão.

Aliás, também é importante pensar na área de espera dos clientes. Procure poltronas confortáveis e, se possível, um local para fumantes também é uma boa ideia. Dessa forma, seus clientes ficarão confortáveis na hora de esperar o atendimento ou mesmo durante os procedimentos químicos mais longos.

Anúncios

Diferentes serviços oferecidos pelos salões

Afinal, quais serviços devo oferecer? Fonte: Pexels.
Afinal, quais serviços devo oferecer? Fonte: Pexels.

Nesse sentido, talvez você tenha dúvida sobre como montar um salão de beleza oferecendo apenas o básico. No entanto, a ideia é que você sempre pode pensar em expandir seu negócio, oferecendo cada vez mais serviços diferenciados.

Portanto, você pode começar com serviços simples como corte de cabelo masculino, feminino e infantil. Além disso, você também pode começar oferecendo alguns tipos de química, pintura, escova e penteados.

Ademais, existem outros tipos de serviços que você pode pensar mais adiante como:

  • Manicure
  • Pedicure
  • Depilação
  • Limpeza facial
  • Massagem
  • Estética corporal
  • Dia de noiva, entre outros.

Aliás, tenha em mente que quanto mais serviços você oferecer, maior deve ser o seu local de trabalho para conseguir comportar confortavelmente todos os clientes e funcionários. Além disso, você também pode oferecer serviços específicos, como um salão de beleza especialmente para crianças, por exemplo.

Contudo, não se esqueça que serviços especializados requerem treinamentos. Assim, investir em cursos profissionais para seus funcionários pode ser uma boa pedida. Lembre-se que um atendimento mais especializado atrai mais clientes.

Dessa forma, existem diversas áreas para expansão que você pode planejar no futuro. Mas não se adiante, comece com o básico e com o que cabe no seu bolso. Do mesmo modo, você poderá se planejar devagar.

Qual a média de lucro de um salão de beleza?

Então, se você está pensando em como montar um salão de beleza, com certeza você também está se perguntando quanto vai ganhar com esse empreendimento.

No entanto, é difícil dizer exatamente quanto você irá lucrar com um salão, pois tudo depende da quantidade de serviços ofertados, dos gastos mensais de cada um deles e, é claro, do fluxo de clientes.

Dessa forma, é importante que você saiba que quanto mais variado for o seu serviço, maior será o seu lucro. De um modo geral, recomenda-se uma margem de lucro de 80% a 120% sobre os serviços e produtos vendidos em seu salão de beleza.

Ademais, não se esqueça de contar com gastos como contador, gastos com cartório, e registro do local que deve ser feito na prefeitura. Assim, você poderá contratar funcionários de forma legalizada e, consequentemente, oferecerá mais serviços.

Por fim, invista em uma boa divulgação e garanta um bom controle financeiro. Salões pequenos podem faturar até cinco dígitos ao final do mês, mas fique de olho nos gastos e no fluxo de clientes! Com certeza você também vai chegar lá!

E se você já pensou em montar uma sala de depilação, mas não sabe por onde começar, confira o nosso conteúdo recomendado a seguir e veja nossas dicas!

Como montar sala de depilação: 5 dicas práticas!

Quer saber como montar uma sala de depilação e não sabe como fazer? Veja aqui e tire suas dúvidas para começar seu negócio o quanto antes!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Curso de estética online: conheça os melhores!

O curso de estética online é ideal para quem está buscando opções para aprimorar seus conhecimentos. Clique aqui e veja mais sobre isso.

Continue lendo
content

Curso Maquiagem na Web 2.0: conheça o curso online!

O curso Maquiagem na Web 2.0 é direcionado para quem está buscando aprender e aprimorar suas técnicas. Veja tudo sobre o curso aqui!

Continue lendo
content

Gato anão: conheça a raça Munchkin

O Munchkin é uma raça doméstica de gato anão. Possui pernas curtas devido à uma mutação genética natural. Se parece com um gato em miniatura.

Continue lendo

Cursos

8 melhores cursos para quem quer ser esteticista!

O ramo de estética vem crescendo cada dia mais no Brasil. Desse modo, a competitividade no mercado também aumentou. Portanto, se tornar uma profissional especializada pode fazer a diferença no seu currículo. Confira aqui 8 opções de cursos para ser esteticista!

Descubra quais são as melhores opções de cursos para atuar como esteticista

Um esteticista pode ser um profissional graduado em curso superior de Estética, ou ainda um curso técnico na área, embora com um leque menor de atividades. Além disso, um esteticista cuida da saúde e bem-estar dos seus clientes através de tratamentos para o corpo humano. Portanto, se você tem interesse na área e quer saber quais os cursos para ser esteticista, então continue a leitura!

Melhores cursos de beleza em 2021

Veja aqui os melhores cursos de beleza em 2021 em áreas desde manicure até alongamento de cílios e make. Escolha e se profissionalize!

O que é preciso para fazer curso de Estética?

Antes de mais nada, se você deseja realizar um curso superior na área, será necessário ter concluído o ensino médio. Ademais, existem também opções de cursos técnicos que te permitem trabalhar no ramo, oferecendo alguns procedimentos. Para esses casos, as exigências mudam de acordo com a instituição e o tipo de curso oferecido.

Dessa forma, confira a seguir algumas opções de cursos para ser esteticista e escolha a que melhor atende seu perfil profissional.

Top 8 cursos para empreender como esteticista: confira!

Então, o mercado de trabalho tem crescido e se expandido cada vez mais, principalmente na área da beleza. Assim sendo, com o desenvolvimento da tecnologia, a procura por procedimentos estéticos tem sido cada vez maior. Portanto, essa é uma excelente área profissional para você investir. Confira aqui 8 opções de cursos para ser esteticista!

UNIP

Primeiramente, o curso de Estética e Cosmética da UNIP tem duração de 3 anos e você pode optar por realizá-lo no modo presencial ou flex. Ou seja, no modo flex você terá tanto aulas presenciais quanto a distância. Para realizar o curso você precisa ter concluído o ensino médio, já que ele oferece certificação aprovada pelo MEC.

Ademais, um profissional esteticista formado pela UNIP poderá trabalhar na manutenção e recuperação da saúde humana na área da estética. Suas atividades principais incluem tratamento estético facial, acompanhamento de seus clientes, indicar e utilizar equipamentos e produtos estéticos, entre outros tópicos.

SENAC

Antes de mais nada, o curso de esteticista do SENAC é um curso Técnico em Estética. Ou seja, essa não é uma graduação de ensino superior. No entanto, você poderá atuar em inúmeras áreas assim como um profissional esteticista graduado.

Pois bem, para realizar esse curso você precisa ser formado no ensino médio, ou pelo menos estar cursando o segundo ano do ensino médio. Além disso, você também precisa ser maior de 18 anos. O curso Técnico em Estética tem duração de 1200 horas e você pode optar por cursá-lo à distância.

Assim, os profissionais formados pelo curso do SENAC devem ser capazes de fazer procedimentos faciais, corporais e capilares, fazer atividades administrativas da área além de relacionamento com o cliente. Portanto, essa também é uma ótimo opção para quem pretende ingressar na área.

UNINOVE

Dentre os cursos para ser esteticista, o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNINOVE também se destaca. Nesse sentido, o curso tem duração de 5 semestres, e oferece certificação de ensino superior na área. Ademais, as aulas da UNINOVE são presenciais, oferecidas em 3 campos a sua escolha.

Além do mais o curso oferece prática laboratorial e clínica, com uma infraestrutura de qualidade. Dessa forma, o curso conta com módulos como:

  • Eletroestética
  • Terapias redutoras
  • Gestão em estética
  • Estética corporal e facial, entre outros módulos relevantes.

Portanto, o curso da UNINOVE é uma opção de qualidade para quem pretende ingressar na área de estética já com um certificado de ensino superior. Assim, pode ser uma boa ideia investir nesse curso.

Learncafe

Antes de tudo, a Learncafe é uma plataforma de ensino à distância que oferece mais de 96 cursos livres de especialização em diferentes áreas. Nesse sentido, é uma ótima opção que oferece cursos para ser esteticista. Dessa forma, ela não faz exigências de escolaridade, uma vez que oferece cursos livres apenas.

No entanto, a Learncafe tem uma lista bastante variada de cursos na área da estética. Assim, mesmo que você seja iniciante no ramo, poderá agregar conhecimento ao seu perfil profissional. Então, a plataforma oferece cursos de massagem modeladora, drenagem linfática, estética natural, entre outros tantos conteúdos relacionados.

Portanto, pode ser uma boa saída para quem não pretende fazer um curso mais longo como é o caso do ensino superior, já que os cursos livres da Learncafe têm duração bem menor.

Cruzeiro do Sul Virtual

Primeiramente, a Universidade Cruzeiro do Sul Virtual é especializada em ensino superior à distância. Portanto, você encontrará um ensino de qualidade ao escolher o curso de Estética e Cosmética da Cruzeiro do Sul, que oferece aulas semipresenciais.

Nesse sentido, o curso está disponível nas modalidades tecnólogo e bacharelado, podendo ter até 3 anos de duração dependendo da sua escolha. Assim como os cursos da área, os alunos formados poderão atuar na saúde e bem estar estético de seus clientes. Desse modo, poderão realizar procedimentos estéticos corporais, faciais e até capilares.

Anhanguera

Acreditar na saúde e promover o bem estar dos seus clientes são prioridades para quem busca cursos para ser esteticista. Dessa forma, a Anhanguera oferece o curso de Tecnólogo em Estética e Cosmética, formando profissionais de qualidade.

Aliás, a Anhanguera também tem aulas na modalidade semipresencial, onde o aluno deve comparecer a unidade de ensino uma vez na semana. Durante o curso você deverá aprender assuntos como:

  • Química capilar
  • Estética e saúde
  • Cosmetologia
  • Anatomia e Fisiologia, entre outros módulos importantes.

Desse modo, esse pode ser um bom investimento para quem deseja se tornar um profissional de sucesso. Ademais, você pode escolher entre diversos campos da Anhanguera para realização do curso.

UNOPAR

Pois bem, a UNOPAR também oferece a opção de curso superior de Tecnólogo em Estética e Cosmética. Nesse sentido, o curso tem duração de 3 anos e meio, além de ser oferecido em formato EAD (à distância).

Ademais, o curso conta com disciplinas como visagismo, terapias alternativas, técnicas aplicadas à estética facial, corporal e capilar, cosmetologia, entre outros assuntos. Dessa forma, você será um profissional bem preparado para o mercado de trabalho competitivo dessa área. Portanto, esse curso pode ser um ótimo investimento.

FAMESP

Nossa última opção dentre os cursos para ser esteticista é o Técnico em Estética da FAMESP. Nesse sentido, o curso tem carga horária de 18 meses com aulas presenciais 4 vezes na semana, e uma aula à distância.

Dessa forma, os alunos formados pela FAMESP possuem conhecimento em procedimentos faciais, corporais e saúde capilar. Assim, os alunos aprendem durante o curso:

  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Estética Facial
  • Patologia Aplicada
  • Cosmetologia Aplicada
  • Estética Corporal
  • Nutrição Estética, entre outros tópicos da área.

Portanto, o curso de Técnico em Estética da FAMESP é um curso completo de qualidade. Embora sua certificação não seja a de um ensino superior, você poderá realizar a maioria dos procedimentos estéticos em seus clientes.

Então, são diversas opções interessantes para você se especializar na área de Estética, não é mesmo? E se você quer conhecer mais cursos de beleza, confira o nosso conteúdo a seguir!

10 cursos para empreender na área de beleza

Se você está pensando em fazer cursos online e gratuitos na área de beleza, confira aqui opções para investir como Design de cílios e Massagem.

Você também pode gostar