Gatos

Você escova os dentes do seu gato? Saiba tudo sobre essa prática!

Uma pergunta importante sobre a higiene do seu bichano: você escova os dentes do seu gato? Pois saiba que a prática é muito importante para manter a saúde bucal do seu animal. Saiba mais aqui!

Anúncios

Descubra como cuidar dos dentes do seu gato

Mas, afinal, você escova os dentes do seu gato?
Mas, afinal, você escova os dentes do seu gato?

Você escova os dentes do seu gato? Um ato de higiene que não se fala muito, mesmo entre os tutores mais dedicados, mas limpar as presas do seu peludo é superimportante para manter a saúde dele.

Muita gente não desconfia que cães e gatos precisam ter seus dentes escovados. Se a gente parar e pensar, vai parecer que faz sentido: na natureza eles não escovam os dentes, não é verdade?

A coisa muda quando a gente descobre um problema de saúde que não vemos nas séries de TV e filmes: a cárie dos gatos. Além disso, gatos selvagens têm uma expectativa de vida menor do que a dos gatos domésticos – justamente porque, em casa, os felinos têm a nós, para cuidar deles.

Então, quais são os cuidados que devemos ter com a boca dos gatos? Quais são os problemas? Descubra aqui, e ajude seu gato a não ter mais “bafo de onça”.

Comunicação felina: tudo sobre a linguagem de gato

A comunicação felina é repleta de sinais e sons que os gatos emitem quando querem dar alguma mensagem. Conheça mais sobre ela aqui!

Anúncios

A arcada dentária dos felinos

Antes de falarmos em doenças e escovação dos dentes de um gato, vamos falar sobre a arcada dentária dos gatos. Você sabe quantos dentes tem um gato? Quando aparecem os dentes?

Os dentes de um gato costumam surgir por volta de três semanas, após o nascimento. Com mais ou menos oito semanas, a boca do peludo contará com 26 dentes. E, mais ou menos com três meses, esses dentes de leite começam a cair, para dar lugar aos 30 dentes que compõem a boca de um gato adulto.

Com 30 dentes, já dá pra imaginar que seu gato deverá querer morder muitas coisas, não é verdade? Por isso, muitos veterinários destacam a importância de escovar.

Além de deixar os dentes limpos e mais fortes, na escovação, você estará removendo sujeiras que poderão acumular bactérias, e causar infecções para além da boca.

Gatos, como seres humanos e cachorros, podem ter diversos problemas, no caso de uma limpeza de dentes inadequada. Dos mais leves – tipo mau-hálito – aos mais graves – a extração dos dentes.

Outro fator que influencia bastante a saúde bucal de seus gatos é a alimentação. Comidas humanas, ou de só um tipo, podem desregular a acidez da boca do felino, atacar o esmalte dos dentes, causar mais ou menos salivação e tártaro…

Parecem várias coisas para serem pensadas. Mas a verdade é que cuidar dos dentes de seu gato é muito mais simples do que parece.

A cárie dos gatos

Quando falamos acima em cárie dos gatos, nos referimos a um problema que ataca dos felinos, mas que não é, exatamente, uma cárie, da mesma forma que são as cárie humanas.

O problema tem um nome um pouco confuso, Lesão de Reabsorção Odontoclástica Felina (LROF). A má notícia é que, provavelmente, seu gato será afetado por ela, quando for mais velho – alguns veterinários falam que 60% dos gatos, em algum momento da vida, terão LROF.

Entretanto, a escovação correta vai garantir que o LROF não seja um problema tão grave.

O que acontece é que, com o tempo, os dentes dos gatos vão sofrendo pequenas erosões. Essas erosões vão sendo cobertas com a gengiva, causando dor e gengivite nos animais.

A origem dessa erosão não é totalmente conhecida. Mas alterações na dieta, na imunidade do felino, e infecções como gengivite e periodontite costumam estar associadas ao LROF.

Assim, é essencial que o tutor escove, sempre, os dentes de seu gato. E que ele escove com pasta anti-bacteriana própria para pets, vale ressaltar.

Outro comportamento vital, para a saúde bucal felina, são as visitas ao veterinário. Esse profissional vai determinar se o gato está começando a ter LROF ou não, e então determinar o melhor tratamento.

Anúncios

Gatos vão ao dentista?

Mas, afinal, gatos vão ao dentista?
Mas, afinal, gatos vão ao dentista?

O melhor profissional para atender seu gato, nas questões de saúde bucal, é um veterinário. Veterinários generalistas vão saber examinar os dentes, recomendar rações, dizer qual é a melhor pasta de dente e a melhor escova.

Para alguns tratamentos, entretanto, você talvez terá de procurar um veterinário com especialização em ortodontia animal. Porém, esses são casos mais extremos.

No check-up periódico de seu pet, o veterinário vai dizer o que você precisa fazer pela saúde bucal de seu gato.

Entretanto, não espere esse profissional falar: você deve começar a escovar os dentes de seu gato desde o primeiro diz que ele entrar em sua casa.

A escova de dente, num primeiro momento, pode ser uma para dentes humanos, desde que seja com cerdas bem macias. Já a pasta, deve ser exclusivamente para gatos (ou a genérica para animais).

Vale ressaltar, entretanto, que essa pasta, você só encontrará em petshops.

Qual o melhor momento para começar a escovar os dentes do seu gato?

Pois bem, com qual idade você deve começar a escovar os dentes de seu gato?

O melhor momento é começar nos primeiros meses, logo que seu pet começar a comer alimentos sólidos.

Contudo, gatos adultos e idosos que nunca passaram pelo processo, também devem receber esse cuidado. Nunca é tarde para você começara ter esse cuidado.

A vantagem de gatos menores, é que para eles tudo está sendo uma experiência muito nova. Então eles não terão um susto tão grande, quando você começar.

Gatos mais velhos vão se assustar, e mesmo te arranhar e morder. Mas você deve resistir às dores e protestos, ter paciência e cuidar de seu amigo. Será muito importante, para ele, esse cuidado.

Escovando os dentes do seu gato

Mas, afinal, você escova os dentes do seu gato?
Mas, afinal, você escova os dentes do seu gato?

Assim, para começar, é fundamental que o gato entenda a escovação, de alguma forma, como uma brincadeira. Deixe ele relaxado, procure fazer carinhos nas costas e nuca. E claro, negocie com brinquedos e petiscos.

Ele não precisa estar deitado de costas, mas precisa estar bem “abraçado”, para evitar uma “fuga” imprevista.

Se no início, o gato estranhar muito a escova, faça com seu dedo enrolado em uma gaze. O mais importante é nunca esquecer da pasta, pois esse produto ajudará a combater bactérias causadores de mau-hálito e tártaro.

A frequência varia de gato para gato, mas o ideal seria fazer a escovação 3 vezes por semana, no mínimo. Se o seu gato permitir, escove todos os dias.

E, se o seu gato for do tipo que sai para caçar ratos, passarinhos ou insetos, aí escovar os dentes terá uma dupla importância.

Por serem animais selvagens, em contato direto com a natureza e com lixo urbano, ratos, passarinhos e insetos se tornam vetores de bactérias e parasitas. Se seu gato morde eles, essas bactérias e parasitas se tornam um problema a mais na saúde bucal de seu bichano.

Conclusão

Agora você já sabe: quem escova os dentes do seu gato não está praticando apenas um ato de higiene. É um ato de amor para e com ele! E você, certamente, ama seu gato. Por isso, não tenha medo de segurar ele, com carinho e fazer o que for necessário. Arranhões fazem parte.

Seu gato vai até mesmo aprender a sorrir, só pra te agradecer!

E se você quer mais dicas sobre como cuidar do seu bichano, confira o nosso conteúdo recomendado abaixo!

Cuidados com pelo do gato: veja 8 dicas!

Existem vários cuidados com o pelo do gato que você precisa saber para que seu felino se mantenha saudável e muito bem cuidado! Veja aqui.

Sobre o autor

Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Em Alta

content

Curso de Maquiagem Profissional online e gratuito

Um curso de maquiagem profissional online e gratuito é ótimo para aprender e se tornar uma profissional competente e destacada. Saiba mais!

Continue lendo
content

Hotel para pet: tudo que você precisa saber sobre!

O hotel para pet é uma solução muito interessante, caso você queira viajar mas não possa levar seu pet e não tenha com quem deixar! Entenda!

Continue lendo
content

Alimento na dieta felina: qual a importância de cada?

Cada alimento na dieta felina tem sua importância e seu valor para manter o gato saudável! Por isso, veja aqui as recomendações.

Continue lendo

Gatos

Arranhadores para gatos: 8 melhores opções em 2021!

Os arranhadores para gatos são essenciais para esses bichinhos e para os móveis da sua casa. Veja quais são os melhores modelos!

Saiba quais são os melhores arranhadores para gatos

Embora muitos vejam os arranhadores para gatos como brinquedos, eles são uma espécie de garantia de sobrevivência dos móveis. Veja como escolher o melhor para seu pet!

Os gatos têm necessidades de arranhar e isso acontece algumas vezes ao longo do dia. Seja após uma refeição gostosa ou ao se espreguiçar, as garrinhas encontram lugares para se enfiar. E isso não muda quando um arranhador não está por perto.

Ou seja, os felinos simplesmente buscam lugares compatíveis à necessidade de arranhar. Assim, eles não se importam se aquilo é um arranhador próprio, um colchão, sofá ou cadeira. O perigo fica claro, não é mesmo?

Além disso, não basta comprar arranhadores para gatos. Eles devem ser capazes de atrair o seu felino. Ou, ao menos, de exercer mais atração do que os móveis. Aprenda hoje, então, quais são os melhores modelos, dentre inúmeros.

Também, veja como evitar que o seu gato dê preferência aos móveis e não ao arranhador. Com isso, sua casa, seu bolso e seu pet agradecem. Livre-se de qualquer perigo de estresse e garanta uma boa convivência com seu felino!

Para que serve o arranhador de gatos?

Os arranhadores para gatos servem justamente para arranhar. Ou seja, eles são um espaço em que está liberado colocar as garrinhas de fora. Isso, é claro, longe do seu sofá e de suas cadeiras, pois um gato pode fazer um estrago e tanto!

Mas, o que causa essa necessidade de arranhar? Em verdade, os gatos o fazem por inúmeros motivos. Desde o alongamento até a limpeza das unhas, isso é algo natural e necessário.

Veja, então, as principais serventias dos arranhadores para gatos para os felinos:

  • Alongar o corpo: É natural que ao se alongar o gato escolha um local em que possa firmar as patas dianteiras. E ele o faz com as unhas, enfiando-as em superfícies. Ao fazê-lo, o felino consegue arquear as costas e alongá-las, bem como às patas. Isso o livra de tensões e deixa a musculatura mais confortável;
  • Afiar as unhas: Os gatos são caçadores e precisam de suas unhas. Você pode, é claro, cortá-las. Contudo, isso se limite apenas às pontinhas e não mais que isso. Assim, o felino precisa afiar suas garrinhas, que volta e meia possuem lascas ou desgastes;
  • Marcar território: Outra das serventias dos arranhadores para gatos é a marcação de território. Os felinos adoram fazer isso e (ainda bem!) não recorrem à urina. Mesmo quando não há outros gatos na mesma casa, eles costumam marcar seus territórios. Geralmente, para isso, esfregam o corpo em móveis. Porém, também arranham coisas (preferencialmente o arranhador), para deixar sua marca e cheiro.

Uma vez que não é possível lutar contra a natureza e os instintos dos felinos, o jeito é adotar os arranhadores para gatos.

Como educar seu gato?

Muitos tutores de felinos têm dúvidas sobre como educar seu gato. Porém, existem truques para ajudar no sucesso dessa empreitada. Confira alguns!

Qual é o melhor tipo de arranhador para gatos?

Hoje existem diversos modelos de arranhadores para gatos. Enquanto alguns são mais simples, outros contam até mesmo com estruturas como nichos e brinquedos. Por isso, são inúmeras as alternativas.

Dentre as principais estão:

  • Arranhador vertical: um dos mais comuns, conta com uma estrutura na vertical que pode ser de sisal ou de papelão.
  • Horizontal: tapete arranhador, que permite que o gato arranhe na horizontal, especialmente ao se espreguiçar;
  • De canto: esse modelo de arranhador para gato permite encaixe em outros móveis, como sofá. Ótimo para gatos que já tem fissura por esse local e, assim, encontram uma alternativa mais viável;
  • Torre: são os arranhadores para gato mais diferentões. Eles contam com estruturas como tocas, casinhas e plataformas. Assim, o gato o usa para arranhar, brincar e dormir.

Diante de tantas alternativas pode haver confusão na escolha do melhor arranhador para o seu gato. Porém, não se preocupe. Abaixo, separamos as 08 melhores opções. Com elas você garante a felicidade do pet e a integridade da sua casa e móveis.

8 ótimas opções de arranhadores para gatos em 2021

Confira agora mesmo quais são os melhores arranhadores para o seu felino!

Arranhador de sofá

Um dos melhores arranhadores que existem são os de sofá. Eles seguem o modelo “de canto” e protegem, então, o canto do seu móvel. Além disso, escoram-se nele, ficando firmes e discretos.

Arranhador de parede

A segunda opção de arranhadores para gato que trouxemos é o de parede. Nesse caso, você o fixa na parede e ele funciona de modo vertical. Protege paredes e portas e pode ser um item de decoração.

Arranhadores para gatos de papelão com CatNip

Esses são os arranhadores para gatos mais simples. Ao invés de corda de sisal, eles são de papelão. Assim, tendem a se desmanchar com o passar do tempo. Um dos atrativos é que ele conta com CatNip (erva-do-gato), que auxilia a atrair o bichano.

Arranhador Super Interativo de castelo

Essa alternativa é aquela em que o arranhador acompanha outras estruturas. Nesse caso, a de um castelo. Por isso, é uma das de maior elaboração. O castelinho, afinal, depende de várias estruturas para ser considerado como tal. O brinquedo conta com torres, nichos e plataformas com palanques e vigas em sisal.

Arranhador com design de casa

É bastante semelhante à opção anterior em relação à concessão de um nicho. Nesse caso, contudo, ele permanece no chão. Ou seja, não há espaço para seu gato escalar. Afinal, estamos falando de uma casa e não de um castelo. Ao lado do nicho fica o arranhador vertical.

Arranhador de tapete

Esse é um dos tipos de arranhadores para gatos. Ele representa o modelo horizontal. Mais simples, pode ser bastante efetivo. Ele é composto por um tapete discreto de sisal.

Arranhadores para gatos com brinquedo

Ainda, existem diversos tipos de arranhadores que contam com brinquedos para chamar a atenção dos felinos. Dentre os mais comuns estão as molas ou barbantes com bola, pelúcia ou pena.

Arranhadores para gatos duplo

Por fim, o último dos arranhadores para gato que trouxemos é o duplo. Nesse caso, ele conta com duas estruturas verticais de sisal. Uma é menor a outra é maior. Ideal para o uso desde a infância felina até sua idade adulta pela variação de tamanho que oferta.

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

Você também pode gostar

content

Alongamento de cabelo faz mal? Tudo o que precisa saber!

O alongamento de cabelo faz mal? Pois isso irá depender do tipo de técnica e da saúde do seu cabelo! Saiba mais em nosso post.

Continue lendo
content

Nanopigmentação de lábios: o que é? Veja aqui!

A nanopigmentação de lábios é um processo inovador, que está transformando o mercado de estética. Clique aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Alimentos permitidos para gatos e cachorros!

Veja quais são os alimentos permitidos para os gatos e cachorros, para que possa proporcionar uma boa alimentação ao seu pet! Saiba mais aqui.

Continue lendo