Gatos

Dietas para felinos: saiba tudo sobre os diferentes tipos

Você é um tutor de gato? Então precisa ficar de olho nas dietas para felinos e nos nutrientes essenciais para seu pet. Conheça mais sobre o assunto!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 22/05/2021

Descubra todos os tipos de dietas para felinos e seus benefícios

Dietas para felinos
Dietas para felinos

Cada gato possui uma necessidade nutricional diferente, isso pode variar por diversos fatores, incluindo fatores comportamentais, raça e região onde habitam. Logo, as dietas para felinos devem atender a todas as necessidades.

E por isso, é necessário entender quais são os tipos de dietas disponíveis para os felinos, de forma que o alimente, e mantenha-o saudável.

Anúncios

Diferentes tipos de dietas para felinos

Quando falamos em dietas para felinos não nos referimos apenas àquelas para controle de peso. Em verdade, elas dizem respeito à alimentação equilibrada, essencial para gatos!

Logo, existem diferentes tipos de alimentos que auxiliam na saúde do seu gato. Por isso, elas não são importantes apenas quando ele está com algum problema. Ou seja, elas são essenciais ao bom desenvolvimento em todas as fases da vida.

Contudo, a dieta ideal para o seu gato depende das condições de saúde dele.

Em termos gerais, ele necessita de proteínas, gorduras saudáveis (Ômega 3 e 6) e carboidratos. As proteínas são as substâncias mais importantes dentre essas três.

Porém, é possível que essa alimentação precise de outros cuidados. Isso ocorre quando o seu gato possui algum tipo de restrição, como em caso de alergias.

Igualmente, no caso de obesidade felina. Da mesma forma, por problemas gastrointestinais ou urinários.

Assim, dentre os tipos de dietas para felinos estão:

  • Alimentação natural;
  • Alimentos naturais combinados com industrializados;
  • Dietas especiais com restrição de substâncias em razão de alergias;
  • Alimentação com restrição de gorduras e com base em proteínas para emagrecimento.

Dessa forma, essa pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, com a orientação correta e com os cuidados essenciais, você pode tirar isso de letra!

Por isso, abaixo, encontre dicas que vão ajudar você a encontrar o equilíbrio perfeito para a alimentação do seu gato!

Como escolher uma areia de gato adequada?

Quem é tutor de gatos, sabe que a caixinha de areia dos gatos é uma das coisas mais importantes para se ter em casa. Descubra como escolher a areia de gato mais adequada!

Qual a dieta ideal para gatos?

Tipos de dietas para felinos
Tipos de dietas para felinos

A dieta para felinos dependerá de cada gato. Afinal, condições de saúde trazem variações quanto aos alimentos e proporções de nutrientes essenciais.

Atualmente, existem diversos tipos de dietas para gatos. Isso decorre da pluralidade dos tipos de alimentos para os felinos. Veja quais são os principais tipos deles:

  • Alimentos secos: os alimentos secos são as rações e os petiscos. Eles contêm baixo teor de gordura e geralmente incluem ingredientes como peixes, vitaminas e outras proteínas. Não deve ser o único tipo de alimento nas dietas para gatos. Muitas das marcas pesam a mão nos corantes e conservantes, o que pode ser prejudicial;
  • Semi-secos: são os alimentos de mais difícil conservação e também mais caros. Eles contêm bastante nutrientes;
  • Úmidos: são os saches e enlatados. Eles se destacam principalmente pela hidratação que promovem. Isso é interessante pela baixa ingestão de água pelos felinos. Contudo, possuem muitos conservantes, de forma que devem ter controle;
  • Alimentação natural: por fim, também existem os alimentos naturais. Eles são os produtos in natura, como carnes, legumes, tubérculos e outros. Nesse caso, há o cozimento dos alimentos para os felinos, sem adição de sal ou qualquer tipo de tempero. Podem dar mais trabalho, mas também oferecem o maior equilíbrio alimentar quando feitas corretamente.

Contudo, diante da pluralidade de alimentos, também temos a diversidade de dietas para felinos. Elas podem se pautar no uso de todos os tipos de alimentos ou de dois deles. Para entender como funciona, confira os itens que se seguem!

Anúncios

É melhor dar ração ou comida para gatos?

Até há alguns anos atrás era comum que os pets fossem alimentados com comida caseira. Nesse caso, os mesmos alimentos que iam ao prato dos humanos iam, também, para a tigela dos gatos e cães.

Isso se devia ao alto preço das rações industriais. Igualmente, à falta de conhecimento sobre as melhores formas de tratar o pet. Contudo, hoje o cenário é outro. O mais comum, agora, é o uso dos alimentos secos e industrializados.

Contudo, qual é o melhor para as dietas para felinos? Isso dependerá de cada caso. Primeiramente, a comida caseira para gatos, do mesmo estilo de consumo dos humanos, não é uma alternativa.

Além disso, não é possível compartilhar os mesmos alimentos. Afinal, nós consumimos temperos, sal e gorduras diversas. Já os felinos não devem consumir essas substâncias, que podem lhes causar problemas irreversíveis.

Porém, isso não significa que a alimentação caseira não seja possível para as dietas para gatos. Em verdade, a alimentação feita em casa é possível, mas deve ser natural, longe de sal e de adição de gorduras.

O melhor, a princípio, é equilibrar as dietas para felinos com ração e alimentação caseira, caso não seja possível manter apenas a segunda opção. Com isso, eles absorvem todos os nutrientes essenciais para o organismo saudável e pelos fortes e brilhantes!

5 dicas para uma boa dieta para felinos

Dietas para felinos
Dietas para felinos

Veja, por fim, 05 dicas para desenvolver para o seu pet um cardápio completo. Com as dietas para gatos você melhora a saúde do seu gatinho e garante longevidade e qualidade de vida.

1. Promova a alimentação natural nas dietas para felinos

Primeiramente, considere a alimentação natural como uma via para promover a saúde do seu gato. Ela consiste no preparo de alimentos em casa, seguindo uma dieta com proporções exatas.

Para isso, consulte o médico veterinário sobre as suas opções. Caso não seja possível adotar integralmente as dietas para gatos com alimentação natural, ao menos a use em conjunto com os alimentos secos.

2. Invista em proteínas de qualidade

Outra dica essencial para as dietas para felinos é utilizar proteínas de qualidade. Esse é o principal nutriente na alimentação dos gatos.

Ademais, é importante que sejam ricas em ômega 3 e 6. Também, o controle quanto à gordura. Assim, ótimas opções são ovos cozidos e carnes magras cozidas.

3. Cuidado com as frutas

Portanto, ao procurar a alimentação natural, tenha cuidado com as frutas. Pois algumas, como abacate e uva, são contraindicadas. Elas causam problemas gastrointestinais pelo excesso de gordura e reação urinária,

4. Jamais dê chocolate ao seu gato

Ademais, nunca dê chocolate ao seu gato. As dietas para felinos excluem os doces de forma completa, sendo que os chocolates são os principais perigos.

Contudo, eles são tóxicos para os gatos.

5. Hidratação é essencial

Por fim, saiba que as dietas para gatos exigem cuidado com a hidratação. Esses felinos tendem a tomar pouca água. Uma forma de promover maior consumo é mantendo os potes sempre limpos.

Ou, ainda, investir em uma fonte elétrica, eis que eles preferem água corrente.

Recomendações importantes para a dieta felina

A saúde dos gatos depende do respeito às recomendações para dieta felina. Conheça, abaixo, as principais delas para o bem-estar dos bichanos.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Problemas de saúde felina: veja 8 dicas importantes

Existem problemas de saúde felina, como a imunodeficiência felina, que podemos evitar com vacinação e idas ao veterinário. Saiba mais dicas!

Continue lendo
content

Segredos de beleza das francesas: conheça-os agora!

Você quer saber quais são os segredos de beleza das francesas? Separamos as principais dicas e segredinhos. Veja aqui e aproveite.

Continue lendo
content

Curso Auto Maquiagem com Bruna Couto: vale a pena?

Veja se o Curso Auto Maquiagem de Bruna Couto vale a pena para aprender técnicas avançadas de olho esfumado e tipos de pele e se inscreva!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas de como viajar de avião com bebê: fuja de imprevistos!

Viajar com uma criança ou bebê é apresentar uma nova experiência a eles. No entanto, é preciso ter paciência e se preparar com antecedência para se organizar e proporcionar a melhor experiência possível.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Caixa Elo Mais e saiba se vale a pena!

Se você quer um cartão de fácil solicitação e que ofereça benefícios incríveis e programa de pontos excelente, então o cartão CAIXA Elo Mais é para você. Saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo CheckMyBus?

Sabia que ao baixar e usar o app CheckMyBus é possível encontrar ofertas de passagem com até 70% de desconto? Aliás, ele funciona em diversos países pelo mundo, então saiba como comprar sua passagem!

Continue lendo