Animais

Cremação de Pet: como funciona?

A cremação de pets é uma prática muito sustentável e ideal para quem quer se despedir de seu amigo peludo. Tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento e veja como funciona.

Anúncios

Conheça a cremação de pet: homenageie seu melhor amigo!

Entenda como funciona a cremação de animais de estimação. Fonte: AdobeStock.
Entenda como funciona a cremação de animais de estimação. Fonte: AdobeStock.

A cremação de pet tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo. Isso acontece por ser um método bastante sustentável. Aliás, perder um pet não é um momento fácil para ninguém.

Então, fazer uma cerimônia fúnebre pode ser uma opção saudável para lidar com essa perda trágica. Desde tempos muito antigos a relação entre o ser humano e a morte de seus animais de estimação é impactante.

Veterinários tratando cão

Veja os melhores convênios para o seu pet

Contratar um plano de saúde pet pode resultar em economia no final do mês. Afinal, procedimentos e consultas veterinárias podem sair mais caro do as mensalidades!

No antigo Egito, por exemplo, era comum que os pets fossem mumificados e sepultados junto com os faraós. Contudo, atualmente, existirem algumas formas de se despedir de seu amigo de quatro patas.

Nesse sentido, a cremação é a mais recomendada dentre elas. Vamos descobrir mais sobre essa forma de homenagear seu pet?

Quais as vantagens de realizar a cremação de pet?

Afinal, quais as vantagens de escolher? Fonte: AdobeStock.
Afinal, quais as vantagens de escolher? Fonte: AdobeStock.

Assim, a cremação de pet é uma opção muito vantajosa e positivamente impactante para o meio ambiente.

Por que não enterrar?

Primeiramente, o enterro de pets não é muito recomendável, principalmente aqueles realizados por conta própria. Aliás, isso pode afetar a saúde de outros animais e até de humanos.

Em casos de morte por doenças, o terreno e até mesmo um lençol freático pode ser contaminado. Por exemplo, doenças como, raiva, leptospirose, cinomose, toxoplasmose, entre outras, podem se espalhar.

Além disso, a própria decomposição do corpo pode ser uma grande poluidora do meio ambiente se o enterro não for feito seguindo protocolos sanitários.

Por que cremar?

A cremação é uma ótima opção. Além de ser sustentável, pode ser vantajoso para todos na hora de lidar com a morte de seu pet. Como já comentamos anteriormente, a cremação diminui a chance de contaminação de doenças.

Mas, além disso, a sustentabilidade é a grande motivação por trás da cremação. Os crematórios são adaptados com duas câmaras.

Assim, não há emissão de gases poluentes no meio-ambiente. Ademais, as cinzas são bastante versáteis. Quem quiser, pode deixá-las em casa, para se sentir próximo de seu bichinho.

Mas, quem não quiser, pode espalhar as cinzas em algum lugar que prefira para se lembrar de seu pet.

Qual o valor de uma cremação?

Os valores da cremação de um pet podem variar, indo de R$1.000 a R$5.000. Além disso, você pode procurar uma empresa que realiza o procedimento, e fazer uma despedida personalizada.

Mas, outra opção é entrar em contato com uma clínica veterinária, que leva o corpo de seu pet para você.

Além disso, existe até mesmo o serviço da prefeitura da sua cidade, que podem tanto enterrar quanto cremar seu animal de estimação.

Como funciona uma cremação de pet?

Entenda como funciona. Fonte: AdobeStock.
Entenda como funciona. Fonte: AdobeStock.

Assim, a cremação de pet é muito similar a cremação de humanos. Primeiramente, é realizada uma cerimônia de despedida, como um velório.

Assim, você pode providenciar flores, músicas e fotos do seu animal de estimação para ajudar no momento da cerimônia.

Depois, o corpo do seu animalzinho pode ir direto para a cremação ou ser colocado em um refrigerador para esperar o momento de ser cremado.

Criança brincando com gato

Pet em casa com criança: veja 5 dicas

Animais de estimação trazem muitos benefícios para o desenvolvimento de crianças. No entanto, é preciso cuidado e atenção para uma convivência pacífica e saudável.

No procedimento em si, o corpo do pet é colocado em um forno específico para cremações.  A temperatura média é de 1000°C e o corpo do animal pode ficar em torno de duas horas dentro do forno.

Aliás, o tempo é relativo ao tamanho e peso do corpo do animal em questão. Mas, ao fim do processo, os pedaços maiores de osso que não foram queimados, são peneirados e triturados. 

Assim, eles são misturados com o restante das cinzas, que são, então, enviadas ao dono.

O que fazer com as cinzas?

Os restos mortais são colocados dentro de uma urna e entregue ao dono. Você pode escolher o modelo e tipo de urna que preferir. Assim, pode deixar sua urna onde preferir, para lembrar-se e honrar seu pet.

Outra opção é não escolher nenhuma urna caso você queira espalhar as cinzas do pet em um local de sua escolha. Se você decidir espalhar as cinzas, você pode escolher um espaço que seu pet amava muito.

Ademais, você recebe o certificado de óbito de seu bichinho. Esse é um passo importante, pois também assegura que todo o processo da cremação do pet foi realizado seguindo a legislação.

Ou seja, que está de acordo com as normas de não emissão de poluentes.

Cremação coletiva

Alguns crematórios oferecem esta possibilidade mais barata, que é a cremação coletiva. Assim, nessa situação, mais de um pet são cremados no mesmo forno. Em seguida, o crematório espalha as cinzas em seu próprio jardim.

Assim, você pode visitar seu amigo sempre que quiser. Vale a pena conferir os crematórios que oferecem esse espaço. Visite e cheque todas as informações antes de se decidir.

Ademais, o certificado de óbito também é fornecido garantindo a transparência da operação. Acha que a cremação é a opção ideal para você e seu pet? Afinal, esse pode ser um procedimento que te ajuda com o processo do luto.

Aliás, também é importante cuidar do seu pet em vida para que ele tenha uma saúde de ferro. E que tal fazer o plano de saúde pet NoFaro para cuidar do seu amigo peludo e do seu bolso? Veja a seguir como contratar e economize!

Logo NoFaro azul

Como fazer o plano pet NoFaro?

Você pode fazer o seu plano de saúde pet com a NoFaro sem precisar sair de casa, o processo é 100% online. Veja o passo a passo e contrate de forma simples e rápida.

Em Alta

content

Alimentos proibidos para gatos: Conheça os 5 principais!

Saiba que existem alimentos proibidos para gatos, como leite e algumas frutas. Confira mais sobre isso aqui, evitando adoecer seu gato!

Continue lendo
content

Cuidar de cachorro em apartamento: veja 10 dicas!

Cuidar de cachorro em apartamento é bem simples, mas é necessário algumas adaptações para conforto do seu melhor amigo. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Criar gato de rua: como fazer? Veja 8 dicas simples!

Criar um gato de rua é muito desafiador para os tutores, já que ele possui hábitos preestabelecidos, e que precisa se adaptar a nova vida,

Continue lendo

Você também pode gostar

content

7 dicas importantes para fazer um mochilão!

Fazer um mochilão é uma grande aventura. Mas é preciso se planejar com antecedência para ter uma viagem bem sucedida do começo ao fim. Veja dicas essenciais e saiba por onde começar.

Continue lendo
content

Precisa de visto para a Europa?

Com as novas exigências para turistas na Europa, muitos estão em dúvida se precisa de visto para o Velho Continente. Entenda o que é o ETIAS e como ele pode afetar sua viagem.

Continue lendo
content

Turismo em Bonito no Mato Grosso do Sul: melhor época para viajar e o que fazer

Bonito é a principal cidade turística do Mato Grosso do Sul e foi eleita mais de 16 vezes a melhor cidade para ecoturismo no Brasil. Saiba esse local, dicas de planejamento para ir para lá e programe sua viagem!

Continue lendo