Cachorro

Cachorro Pinscher Alemão: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O Pinscher Alemão é um cachorro dócil e com forte instinto de proteção. Além disso, é um cão energético e brincalhão que pode ser uma excelente companhia para você e sua família! Conheça mais sobre ele!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 26/05/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Pinscher Alemão

Conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Embora os cachorros do tipo Pinscher tenham fama de serem animais não muito amigáveis, o cachorro Pinscher Alemão é um pet sociável e carinhoso. Aliás, essa raça é bastante dócil e amável, com um excelente instinto de proteção. Ainda que não seja um cão de tamanho grande, ele fará de tudo para cuidar de sua família humana.

No entanto, esses cães não são muito populares e pode ser difícil de encontrar exemplares a venda no Brasil. Então, quer conhecer mais sobre o cachorro Pinscher Alemão? Pois é só continuar a leitura para descobrir suas características principais como saúde, história e personalidade. Confira!

Dois cachorros Standard Schnauzer

Cachorro Standard Schnauzer: saiba tudo sobre ele!

Famoso pelo seu bigode característico, o cachorro Standard Schnauzer é uma excelente companhia para famílias. Conheça a raça!

Anúncios

Qual é o cachorro Pinscher Alemão?

Embora existam registros dessa raça que datam de quase 6 séculos no passado, suas origens ainda seguem incertas. Nesse sentido, esses cães sempre foram as escolhas de nobres da Alemanha e França, razão pela qual esses animais aparecem em muitas pinturas da época.

Ademais, especialistas apontam que a raça tenha se originado a partir de uma mistura com cães Schnauzer. No entanto, informações mais específicas quanto sua ancestralidade permanece desconhecidas. Aliás, muito acreditam erroneamente que o cachorro Pinscher Alemão seja descendente de cães como o Dobermann ou o Pinscher zero.

Entretanto, o caso é exatamente o contrário! Ou seja, foram os Dobermann e o Pinscher miniatura que vieram do Pinscher Alemão. Durante a Segunda Guerra, no entanto, a raça praticamente desapareceu! Nesse sentido, foi graças a um amante desses cães, Werner Jung, que o Pinscher Alemão não se tornou um cão extinto.

Ainda que seja uma raça famosa em sua região de origem, levou muito anos para que migrasse para outros países. Assim, acabou sendo reconhecida oficialmente apenas em meados de 1870 e seus padrões estabelecidos apenas mais de um século depois, na década de 1980.

De acordo com documentos oficiais, esse cachorro deve apresentar um corpo proporcional, de constituição quadrada. Ou seja, altura e comprimento são quase iguais. Além disso, são animais musculosos e fortes com cauda ereta e fina. Enquanto isso, suas orelhas são triangulares e de pontas dobradas. Vale lembrar que é proibido o corte das orelhas desses animais.

Por fim, sua pelagem deve ser lisa e fina. De acordo com os registros oficiais, as cores variam entre preto, marrom e pardo, combinado com um tom avermelhado nas extremidades do corpo. Seus olhos também são escuros e muitas vezes acompanham o tom de seus pelos.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, é importante não confundir o cachorro Pinscher Alemão com outros do tipo Pinscher como o miniatura e o zero, por exemplo. Nesse sentido, esses últimos são cães bastante populares no Brasil, o que significa que você encontrará canis e criadouros facilmente caso tenha interesse em adquirir um desses animais.

Entretanto, pode ser um verdadeiro desafio encontrar um canil legítimo e confiável da raça Pinscher Alemão. Aliás, muitos oferecem um Pinscher Médio como sendo o Alemão, mas isso não é verdade. Portanto, é importante ficar atento e exigir o Pedigree da raça antes de comprar seu filhote.

Aliás, procure visitar o canil ou criadouro para se certificar de que os ancestrais seguem o padrão da raça. De um modo geral, um filhote de cachorro Pinscher Alemão no exterior possui um preço médio de cerca de US$2.000,00. Então evite valores muito abaixo disso, e não compre sem nenhuma garantia. Fique atento!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Como já mencionamos, o Pinscher Alemão é uma raça diferente do Pinscher zero ou miniatura. Ou seja, seu tamanho também é diferente de seus outros parentes, sendo um animal bem maior. Nesse sentido, esses são cachorros de porte médio, de patas mais longas e corpo mais robusto que as outras variações.

Desse modo, podem medir entre 43 centímetros a 50 centímetros de cernelha, sem diferenças entre machos e fêmeas. Enquanto isso, essa raça é bastante esbelta e musculosa. Portanto, seus exemplares costumam pesar entre 13kg e 18kg. Mas fique de olho para alguns exemplares que podem ficar obesos ao longo da vida.

Aliás, esses cães costumam apresentar algumas doenças que são características da raça. Por exemplo, a doença de von Willebrand é um problema de saúde que afeta diretamente a coagulação do sangue. Além disso, cães com idade mais avançada também pode apresentar displasia coxofemoral e catarata. Ou seja, é muito importante manter as consultas veterinárias regulares.

Além do mais, exames de rotina também podem ajudar a detectar essas doenças precocemente. Embora a maioria não tenha cura, o tratamento permite que o animal leve uma vida normal e saudável. Quando bem cuidado, o cachorro Pinscher Alemão pode viver até cerca de 14 anos.

Como criar um cachorro Pinscher Alemão?

Então, veja como cuidar desse cão. Fonte: AdobeStock.
Então, veja como cuidar desse cão. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, se você está interessado em adquirir um filhote dessa raça, prepare-se para ter um animal energético e inteligente! Ou seja, você precisará ter tempo e disposição para leva-lo passear diariamente, ou correrá o risco de ter um cão entediado em casa. Nesse sentido, o cachorro Pinscher Alemão poderá desenvolver comportamentos indesejados.

Ademais, essa raça é bastante inteligente, o que significa que você poderá treiná-lo ou mesmo ensinar truques facilmente para o seu pet. Mas fique de olho, o Pinscher Alemão pode ser um animal teimoso e rebelde, então procure sempre a orientação de um profissional para não desenvolver uma dinâmica errada com seu cãozinho.

Enquanto isso, essa raça possui um forte instinto protetor. Portanto, ele costuma estar sempre próximo de sua família humana, sendo um animal carinhoso e companheiro. Além do mais, eles gostam de crianças de todas as idades, com personalidade brincalhona e amorosa, podem ser ótimos cães para famílias grandes.

E que tal conhecer mais sobre uma das variações mais famosas do Pinscher Alemão, o cachorro Pinscher zero? De estatura muito menor que seu antecessor, essa raça é bastante popular no Brasil. Aliás, pode ser mais fácil encontrar um canil com exemplares a venda desse cãozinho. Portanto, acessa a seguir e confira todas as características desse pet!

Pinscher 0: saiba tudo sobre essa raça de cachorro

Conhece a raça de cachorro Pinscher 0? Pois veja tudo sobre ela, hoje, em detalhes, e entenda porque esse é o cão de pequeno porte favorito do Brasil!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Caspa em gatos: o que pode ser e como cuidar?

A caspa em gatos pode ser causada por vários fatores, inclusive estresse, já que os bichanos podem ter oscilações de humor. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

4 melhores cursos online para quem é menor de 18 anos!

Veja algumas opções de cursos online para menor de 18 anos nas áreas de Marketing, Informática e mais e invista no seu futuro!

Continue lendo
content

Maquiagem para debutante: veja o passo a passo!

A maquiagem para debutante deve ser pensada com cuidado, pois ela precisa fazer sentido para a escolha do vestido e principalmente do tema!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Lady Driver: veja se vale a pena utilizar!

O app Lady Driver é um aplicativo de transporte incrível para uso exclusivo do público feminino. Tanto usuárias quanto motoristas podem se sentir mais seguras nas viagens, então saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Como comprar o curso Mapa da Viagem Internacional?

O curso Mapa da Viagem Internacional vai te possibilitar planejar uma viagem para o exterior de forma organizada e segura, evitando dores de cabeça durante o passeio. Então, veja aqui o passo a passo de como fazer a compra do conteúdo pela Hotmart!

Continue lendo
content

15 ideias de viagens curtas de final de semana em SP!

Existem diversas viagens curtas de final de semana em SP. Portanto, com elas é possível se divertir sem gastar horrores e sem perder muitas horas na estrada. Veja opções!

Continue lendo