Listas

Pet em casa com criança: veja 5 dicas para um bom convívio!

Animais de estimação trazem muitos benefícios para o desenvolvimento de crianças. No entanto, é preciso cuidado e atenção para uma convivência pacífica e saudável. Veja algumas dicas para garantir um bom relacionamento!

Anúncios

Confira como desenvolver um relacionamento saudável entre animais e crianças!

Veja algumas dicas para que a criança e o pet tenham uma boa relação! Fonte: AdobeStock.
Veja algumas dicas para que a criança e o pet tenham uma boa relação! Fonte: AdobeStock.

Embora seja fofo ver crianças e animais juntos, é preciso ensinar a ambos algumas regras para ter um bom convívio. Assim, você pode ter um pet em casa com uma criança e continuar com um ambiente tranquilo e seguro.

Mas, para isso, é preciso ter paciência e dedicação, além de pôr em prática alguns passos que podem te ajudar. Afinal, animais não são brinquedo e é importante que você deixe isso evidente para os pequenos a fim de evitar conflitos.

Cão e gato na grama

A importância do veterinário!

O médico veterinário tem uma ampla área de atuação e sua profissão está ligada tanto à saúde do seu pet quanto à saúde da sociedade de um modo geral. Saiba mais!

Desse modo, poderá aproveitar todos os benefícios de ter um bichinho em casa. Você sabia que ele pode ajudar no desenvolvimento das crianças? Além disso, animais são ótimas companhias, tanto para bebês quanto para adultos.

Então, quer saber como os dois podem conviver em um mesmo ambiente de forma amigável? Continue a leitura para conferir algumas dicas de relacionamento e tenha um pet em casa com criança sem conflitos!

Quais os benefícios de ter um pet em casa?

Afinal, vale a pena ter um pet em casa? Fonte: AdobeStock.
Afinal, vale a pena ter um pet em casa? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, é importante ressaltar que existem inúmeros benefícios no convívio entre crianças e animais. E não estamos falando apenas de responsabilidades e laços de companheirismo entre eles.

Nesse sentido, especialistas e cientistas afirmam que ter animais em casa durante o desenvolvimento da criança pode gerar diversos resultados positivos. Por exemplo, o fortalecimento do sistema imune.

Isso mesmo, animais como cães e gatos contribuem para diminuir os riscos de algumas doenças como rinite, asma e até mesmo estimulam as conexões entre os neurônios! Além disso, os animais também podem contribuir com:

  • Desenvolvimento emocional;
  • Controle do estresse;
  • Socialização;
  • Atividades físicas, entre outros.

Ou seja, ter um pet em casa com criança pequena é uma excelente escolha, tanto para a família quanto para os pequenos. Então, escolha a espécie que mais se enquadra ao perfil da criança e embarque nessa experiência!

É possível ter um bebê e um pet em casa ao mesmo tempo?

Ainda que ter um animal de estimação em casa possa parecer uma ótima ideia para quem tem crianças, essa história pode mudar se você tem um bebê recém-nascido. Isso porque muitos pais têm receio do convívio entre ambos.

No entanto, não há nenhum problema em ter animais e bebês no mesmo ambiente, contanto que haja supervisão. Além disso, é importante ter cuidado caso o bebê tenha menos de 6 meses de vida.

Aliás, se você tem qualquer dúvida, pode entrar em contato com seu médico pediatra e seguir suas orientações. Mas, de um modo geral, a convivência com animais pode acontecer normalmente.

Confira 5 dicas essenciais para uma boa convivência entre pet e criança!

Veja as principais dicas para um bom convívio! Fonte: AdobeStock.
Veja as principais dicas para um bom convívio! Fonte: AdobeStock.

Antes de levar um animal para casa, é imprescindível que todos da família estejam de acordo, tudo bem? Afinal, um pet exige responsabilidade, atenção e muito amor e carinho! Por isso pense bem na sua decisão.

Em contrapartida, essa pode ser a melhor escolha para todos da família! Especialmente em uma casa com criança pequena, ter um pet vai influenciar positivamente em seu desenvolvimento.

Então, veja a seguir algumas dicas para estabelecer uma boa relação entre eles.

Escolha o pet ideal

Ainda que as espécies mais populares para se ter em casa sejam cachorros e gatos, existem outras tantas que você pode escolher como animal de estimação. No entanto, é preciso levar em conta a idade e o perfil dos tutores.

Segundo especialistas, crianças de até 5 anos pode se dar bem com animais como os porquinhos da Índia, que não exigem muita atenção e manutenção. Além disso, são animais resistentes e sociáveis.

Preserve o espaço do bichinho

Assim como já mencionamos, animais de estimação exigem muita responsabilidade. É necessário limpar o espaço onde ele fica como gaiolas, caminhas, caixas de areia e tapetes higiênicos.

Além disso, é essencial que o pet tenha um local seguro e confortável para ficar, longe das crianças pequenas. Dessa forma, ele poderá descansar e aproveitar seu tempo sozinho em um ambiente limpo e bem cuidado.

Animais diferentes para ter em casa: conheça 15!

Que tal escolher animais diferentes para ter em casa na hora de adotar um pet? Hoje existem diversas opções, então conheça algumas!

Atividades em família

Uma dica de ouro para melhorar o convívio entre o pet em casa com a criança pequena é fazer brincadeiras junto com toda a família. Nesse sentido, vale fazer passeios, usar brinquedos e até ensinar comandos.

No entanto, é essencial ter um adulto por perto nessa etapa para estimular o convívio seguro e ensinar a criança como tratar o animal de estimação. Fique de olho para que os pequenos respeitem os pets!

Tarefas

Não é só de brincadeiras e companhia que vivem os animais de estimação. Embora crianças pequenas não possam ser totalmente responsáveis por cuidar dos pets, é importante que eles participem das tarefas.

Aliás, aproveite para ensiná-los sobre responsabilidade e cuidados fazendo com que participem na hora de colocar comida para o animal, escovação, limpeza e passeios. Isso vai estreitar os laços entre a criança e o pet.

Supervisão e respeito

Muitos ainda pensam que, após a primeira introdução, as crianças podem ficar sozinhas com os pets. No entanto, isso pode não ser uma boa ideia! Aliás, é essencial ensinar sobre respeito e comportamento com os bichinhos.

Lembre-se que animais não são brinquedos, e é importante ficar de olho nas crianças e supervisionar seu comportamento com o pet. Desse modo, você vai sempre promover uma relação segura e saudável entre eles.

Nesse sentido, se você quer educar seu pet de forma eficaz, existem profissionais que vão te ajudar com comandos e técnicas, como Henrique Perdigão. Treinador de cães profissional, ele tem um curso para você adestrar seu cãozinho!

Assim você evita comportamentos indesejados do animal e pode deixar o convívio com as crianças um tanto mais seguro. Quer saber mais sobre como o curso funciona e como fazer para ter acesso? É só conferir a seguir!

Logo do programa Meu Filho Cão

Como fazer o Programa Meu Filho Cão?

Através do curso Programa Meu Filho Cão você terá acesso a passos essenciais para melhorar o comportamento do seu cachorro. Desse modo, você verá seu cão mais carinhoso.

Em Alta

content

As 20 raças de gato mais caras do mundo!

Você sabe quais são as raças de gato mais caras do mundo e quanto elas podem custar? Pois confira nossa lista e escolha seu bichano favorito!

Continue lendo
content

Programa Jovem Aprendiz Caixa 2022: o que é e como funcionam as vagas?

No programa Jovem Aprendiz Caixa, estudantes conseguem capacitação profissional e têm direito a benefícios completos! Conheça-o aqui.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com cosméticos naturais?

Para aprender como ganhar dinheiro com cosméticos naturais criamos um artigo especial, para aprender o uso das redes sociais e muito mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zarpo ou Trivago: qual a melhor para viajar?

Existem muitas opções de agências de turismo online no mercado. Então, se você está em dúvida entre Zarpo ou Trivago, confira aqui as principais características e o que cada uma tem a oferecer para fazer a melhor escolha para você!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Tania Elisa Viagens?

Com a agência Tania Elisa Viagens você poderá comprar roteiros já disponíveis ou mesmo fazer um trajeto personalizado para você ou seu grupo. O passo a passo é simples e a forma de pagamento é acessível.

Continue lendo
content

Viagens internacionais baratas: conheça top 8 destinos!

Viagens internacionais baratas não existem, certo? Errado! Existem muitos destinos fora do país que cabem no bolso e são incríveis. Confira 8 opções deles!

Continue lendo