Cachorro

Cachorro de raça ou vira lata: prós e contras ao escolher seu pet!

Quer decidir entre um cachorro de raça e um cão vira lata? Descubra quais são os prós e os contras ao escolher seu animal de estimação com nosso guia detalhado!

Anúncios

Escolha o melhor animal de estimação para o seu estilo de vida: cachorro de raça ou vira-lata? 

Entenda a seguir qual bichinho mais combina com você. Fonte: Pexels.
Entenda a seguir qual bichinho mais combina com você. Fonte: Pexels.

Adotar um animal de estimação é frequentemente uma grande decisão. Então, quando você for escolher seu novo amigo peludo, é importante considerar se quer trazer para casa um cachorro de raça ou um adorável vira-lata. 

Mão dando pedaço de alimento para cachorro

Cachorro pode comer manga? Descubra a verdade!

Embora a manga seja uma fruta cheia de vitaminas, é preciso ter atenção se você pensa em oferecer para seu cachorro. Saiba quais os cuidados e restrições!

Ambos oferecem benefícios fantásticos, mas algumas diferenças importantes podem ajudá-lo na hora de tomar uma decisão. Neste post, nós esclarecemos os prós e os contras entre os dois tipos. Continue lendo para mais informações!

Qual animal adotar: vira-lata ou cachorro de raça?

Tome a melhor decisão para cuidar do seu amigo peludo com carinho. Fonte: Pexels.
Tome a melhor decisão para cuidar do seu amigo peludo com carinho. Fonte: Pexels.

Adotar um animal de estimação é uma grande decisão, e você deve pensar sobre as diferenças entre cães de raça pura e vira-latas. Conheça abaixo os benefícios de cada um antes de fazer a sua escolha!

Vantagens ao adotar um vira-latas

Pois bem, escolher um vira-lata muitas vezes tem algumas vantagens particularmente atraentes. Por serem geralmente amigáveis e companheiros, são cães 

Desde salvar a vida de um animal necessitado até te proporcionar a oportunidade de um amor incondicional inesperado, sua decisão pode ser benéfica tanto para você quanto para seu novo amigo peludo. 

Continue lendo para aprender sobre todos os lados positivos de trazer para casa um cão de abrigo – especificamente um sem pedigree!

1 – Não causam danos

Então, uma outra vantagem ao adotar um vira-lata em vez de um cachorro de raça é que você pode escolher um cão adulto. 

Isso ajuda a evitar os estragos associados aos filhotes, que frequentemente arranham móveis, escavam no jardim e geralmente causam desordem!

Cachorro sendo examinado por veterinários

Vacinas para cachorro: quais são as essenciais?

Além de vacinas essenciais para o seu pet, existem outras opcionais que também podem ser importantes de acordo com a vivência do seu cão.

Dependendo de suas preferências e estilo de vida, optar por um cão adulto pode proporcionar mais controle sobre como será sua nova vida. Eles já podem ser treinados em casa e menos exigentes que um filhote de cachorro. 

Em resumo, ao considerar adotar um animal de estimação, vale a pena lembrar que um cachorro adulto pode proporcionar algumas vantagens inestimáveis.

2 – É mais fácil de cuidar

Com menos exigências de cuidados especializados e dietas especiais, os vira-latas são fáceis de cuidar com dieta básica e exigências de exercícios. 

Além disso, eles são frequentemente mais sociáveis que os de raça, devido à sua maior variabilidade genética. 

Sendo assim, eles podem se adaptar mais facilmente a diferentes ambientes e estilos de vida. Em outras palavras, um vira-lata pode acabar sendo o seu novo melhor amigo!

3 – Não tem custo

Adotar um vira-lata pode ser uma ótima maneira de conseguir um animal de estimação sem precisar pagar por isso, ao contrário do cachorro de raça que costuma custar caro.

Felizmente, a falta de papéis de um vira-lata não reflete a grande companhia que eles fazem; eles são tão amorosos, brincalhões e leais quanto um animal de raça. 

Portanto, levar um vira-lata para casa é certamente uma das melhores decisões que qualquer amante de animais pode tomar.

4 – É mais resistente a doenças

Então, os vira-latas tendem a ser mais resistentes a doenças, uma vez que eles têm diversidade genética. 

Além disso, como normalmente eles possuem uma combinação de múltiplas raças diferentes, também desfrutam de uma grande variedade de temperamentos, ao contrário de outras raças mais limitadas. 

Em resumo, se você está procurando um animal que é saudável e diversificado em termos de personalidade, o humilde vira-lata pode ser a sua combinação perfeita.

5 – Se adaptam melhor ao novo lar

Um cachorro vira-lata é uma mistura única de pedigrees, por isso eles possuem os pontos fortes de cada raça. Esta mistura faz com que eles se adaptem mais rapidamente ao seu novo lar. 

Enquanto várias raças diferentes têm seu próprio conjunto de características, tais como inteligência e níveis de energia, um vira-lata frequentemente exibe qualidades de todos os seus ancestrais hereditários. 

6 – Demonstram afeto e gratidão

Um cão vira-lata, por ter sofrido na rua ou nos abrigos, frequentemente demonstra seu afeto e gratidão. 

Sempre que você volta para casa depois de estar longe, ele o cumprimenta avidamente com o rabo abanando, entusiasmado e enchentes de adoração. 

Dessa forma, o vira-lata não apenas mostra uma devoção constante, mas também uma profunda compreensão por suas emoções, seja ela felicidade ou tristeza. 

7 – Soltam menos pelo

Geralmente, os vira-latas possuem pelagem mais curta. Com isso, soltam menos pelo, tornando mais fácil manter os móveis, tapetes e roupas mais limpos. 

Para as pessoas que precisam ou preferem não limpar muito pelo ao redor da casa, conseguir um vira-lata pode ser uma escolha sábia.

Gato e cachorro na grama

Gato ou cachorro: qual a escolha ideal para você?

Tanto o gato quanto o cachorro têm seu lado positivo e negativo quando se trata de animais de estimação. Sendo assim, confira aqui tudo sobre eles!

Então, há muitas vantagens em possuir um vira-lata em vez de um cachorro de raça, como você já viu. Desse modo, eles podem viver mais tempo e geralmente têm menos preocupações com a saúde do que os cães de raça.

Além disso, eles vêm com amor incondicional, junto com uma aparência e personalidades interessantes e são fáceis de encontrar em abrigos.

Portanto, ao adotar um vira-lata, você está trazendo um animal necessitado para sua família e ajudando esses animais a encontrar um lar!

Vantagens de ter um cão de raça

Pois bem, adotar um cão de raça também traz as suas vantagens, como:

1 – Previsibilidade

Possuir um cão de raça tem muitas vantagens, tais como a sua previsibilidade. Diferentes raças de cães têm características e comportamentos típicos, que os donos podem aprender e entender ao longo do tempo. 

Assim, muitos cães de raça são indicados para crianças, pois são companheiros leais, amigáveis e dedicados. Portanto, quando se trata de confiabilidade e previsibilidade, possuir um cão de raça é muitas vezes uma ótima opção!

2 – Padrões de raça

Os padrões da raça são importantes, se você quiser garantir sua saúde e bem estar ideais. 

Ter cães aderindo ao padrão da raça aumenta seu potencial de sucesso no ringue de exposição ou como animais de trabalho, devido ao seu temperamento e estrutura sólidos. 

Em geral, a adesão estrita a estes critérios resultará em cães mais saudáveis e felizes!

3 – Saúde

Assim, algumas raças possuem tendência genética para determinadas doenças, como catarata ou problemas de coração.

Portanto, possuir um cachorro de raça permite que você faça uma prevenção para minimizar os riscos dos eventuais problemas de saúde, ao contrário do vira-lata. 

4 – Riqueza de informações

Então, os cães de raça vêm com uma riqueza de dados sobre sua filiação, tornando possível aos especialistas prever os comportamentos comuns, atributos físicos e até mesmo problemas de saúde que um cão pode ser predisposto a ter. 

Com o devido cuidado e atenção veterinária, você pode assegurar que seu animal tenha uma vida longa e feliz, apesar de qualquer problema herdado ou doença.

Pessoa ensinando cão

Cachorros em apartamento: um guia completo

Se você pretende ter cachorro em apartamento, saiba que é perfeitamente possível e dentro da lei! No entanto, é importante ter cuidados corretos!

Em conclusão, adotar um vira-lata ou um cão de raça pura pode ser uma experiência alegre, dependendo de seu estilo de vida, expectativas e de quanto tempo você está disposto a dedicar. 

De qualquer forma, você receberá muito amor e carinho em troca, ao tomar uma decisão tão importante como a de adotar um cão. 

Com estes fatores em mente, faça algumas pesquisas e veja qual deles parece ser o mais adequado para sua casa. Assim, você não ficará desapontado, não importa o que aconteça! E, saiba a seguir mais sobre esse assunto!

Mulher olhando para gato

6 motivos para adotar um pet: veja a lista!

Ser pai de pet é ótimo. Mas, melhor ainda é ter a possibilidade de adotar um animal de estimação! Veja algumas dicas para te ajudar a tomar sua decisão!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Top 6 cursos online para 2023!

Quer conhecer o nosso top 6 plataformas de cursos online para 2023? São diversas opções pagas e gratuitas para você aprender mais em casa.

Continue lendo
content

Apps para baixar vídeos do TikTok: veja 4!

Os melhores apps para baixar vídeos do TikTok oferecem opções com ou sem marca d’água para você salvar e compartilhar por aí!

Continue lendo
content

Existe gato de pelo enrolado? Descubra se é mito ou verdade

Será que existe gato de pelo enrolado? A resposta é sim! Conhecidos como gatos-ovelhas, existem quatro raças de bichanos de pelos cacheados.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Decolar Santander Visa Gold: pontos para quem vive viajando!

Se você quer aproveitar descontos em pacotes de viagem Decolar, precisa conhecer o Decolar Santander Visa Gold. Veja como ele funciona e confira os pontos positivos e negativos do produto!

Continue lendo
content

Tania Elisa Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Focada em roteiros de viagens nacionais e internacionais só para mulheres, a Tania Elisa Viagens é uma agência confiável; conheça e veja como encontrar o roteiro dos seus sonhos!

Continue lendo
content

É hora de arrumar sua mala de viagem: veja como com o curso Sua Mala Organizada

Se você costuma viajar com frequência e continua tendo dificuldades para organizar sua bagagem, então precisa conhecer o curso Sua Mala Organizada de Iara Restini. Entenda como ele funciona e se vale a pena comprar!

Continue lendo