Cachorro

Cachorros em Apartamento: Um Guia Completo

Se você pretende ter cachorro em apartamento, saiba que é perfeitamente possível e dentro da lei! No entanto, é importante ter cuidados corretos para evitar que seu pet fique frustrado ou deprimido. Veja nossas dicas aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 02/12/2021

Ter cachorros em apartamento pode ser um desafio: veja nossas dicas!

Afinal, é possível ter cachorros em apartamento? Fonte: Pexels.
Afinal, é possível ter cachorros em apartamento? Fonte: Pexels.

Embora cachorros tragam alegria e companheirismo para qualquer família, adotar um pet também é sinônimo de responsabilidade. Além disso, tudo pode se complicar mais se você mora em um lugar pequeno. Nesse sentido, ter cachorros em apartamento pode ser um desafio!

Por exemplo, seu cão vai ser feliz em apartamento? A raça que você escolheu vive bem em ambientes menores? Seus vizinhos são do tipo que reclamam do barulho? Pois bem, essas são perguntas primordiais que você precisa pensar antes de adotar seu cão. Então, trouxemos aqui algumas dicas e dúvidas principais sobre cachorros em apartamento. Confira!

Preço de cachorro de raça: qual é a média?

O preço de cachorro de raça pode variar bastante entre eles, dependendo do porte, do tipo, e de vários outros fatores. Veja mais aqui!

Anúncios

É legal proibir cachorros em apartamento?

Antes de mais nada, para saber como lidar com possíveis questionamentos e regras, é importante que você entenda o que diz a lei em relação a cachorros em apartamento. Primeiramente, segundo a Constituição Federal, o cidadão tem o direito de ter animais em casa ou apartamento, desde que ele não atrapalhe a vida de outros moradores.

Portanto, seu condomínio não pode proibir você de ter cachorros ou gatos dentro do seu apartamento. Além disso, é totalmente legal passear com seu pet nas áreas comuns do prédio. Claro, desde que esses passeios não entrem em conflito com a regra acima. Então evite atrapalhar ou colocar em risco a vida dos seus vizinhos.

Ademais, se você receber advertências, ameaças ou qualquer tipo de restrições de uso de áreas comuns do condomínio com seu animal de estimação, saiba que esse tipo de atitude se enquadra em constrangimento ilegal e maus tratos! Dessa forma, é importante passar essa informação adiante ao condomínio se esse for o seu caso.

Quantos cachorros é ideal ter em um apartamento?

Ainda que seja direito do cidadão ter animais de estimação dentro do seu apartamento, a regra que define a quantidade de pets é regional. Por exemplo, de acordo com as regras do estado de São Paulo, o limite de animais de estimação dentro de apartamentos é de 10 animais.

No entanto, caso esse número ameace a integridade e bem estar de outros moradores, as regras podem ser alteradas de acordo com a situação. Portanto, respeite a segurança e saúde dos seus vizinhos. Aliás, caso escolha ter cachorros em apartamento, é importante também respeitar os horários de silêncio impostos pelo condomínio!

Anúncios

Qual raça de cachorro é mais calma e melhor para apartamento?

Pois bem, também é lei a escolha da raça do seu pet que vai morar dentro do apartamento com você. Aliás, sempre respeitando a regra de saúde e bem estar de outros moradores. Portanto, se o seu cão não oferece nenhum risco as outras pessoas, não deve haver restrições de raça e tamanho do seu pet.

No entanto, existem raças de cachorro que são mais calmas e podem dar menos trabalho para viver dentro de um lugar mais fechado como é o caso de um apartamento. Desse modo, trouxemos algumas sugestões de raça que podem ser ideais para esses ambientes.

Yorkshire

Com certeza você deve conhecer essa raça. Nesse sentido, é uma das raças de cachorro mais populares do mundo! Dessa forma, os Yorkshire são cães brincalhões e cheios de energia. Portanto, é importante reservar um tempo para brincar e passear com ele, caso contrário tendem a latir e se estressar!

Lulu da Pomerânia

Antes de tudo, se você procura um cachorro dócil e amoroso, essa pode ser a raça ideal para quem quer ter cachorros em apartamento. Aliás, a raça tende a ser bastante apegada aos seus tutores, e podem ficar doentes se passarem muito tempo sozinhos. Então, tenha a certeza de que poderá fazer companhia para ele antes de adotar.

Poodle

Não importa qual seja a variação, pequeno, mini, médio, o Poodle é uma das melhores raças de cachorros em apartamento. Aliás, essa é uma das raças de cão mais populares no mundo! Além disso, os Poodle são extremamente inteligentes, além de ser cães sociáveis e amorosos.

Shih Tzu

Primeiramente, os cães da raça Shih Tzu são cães silenciosos e fazem ótimas companhias para quem vive em apartamento. No entanto, a falta de socialização pode torna-lo arredio e barulhento na presença de estranhos. Então tenha certeza de dar atenção, carinho e estipule um momento do dia para brincar com ele.

Bichon Maltês

Em primeiro lugar, essa raça é uma das melhores opções para cachorros em apartamento! Isso porque o Bichon Maltês é um cão dócil, agradável e fiel aos seus tutores. Ademais, esses cães tendem a se apegar bastante aos donos e não gostam de serem deixados sozinhos. Então procure dar atenção e carinho suficientes para o seu pet!

Jack Russel Terrier

Então, essa é uma das raças mais leais e divertidas para se ter. Além disso, o Jack Russel Terrier é um cão de caráter ativo e brincalhão, então reserve um horário para passear com ele! Ademais, sua personalidade divertida e alerta faz dele um ótimo cão de guarda, mesmo para apartamento.

Buldogue Francês

Outra das raças mais populares no mundo, o Buldogue Francês conquista a todos com seu jeitinho paciente, amoroso e gentil. Dessa forma, é uma opção perfeita para cachorros em apartamento e tendem a serem cães muito companheiros e apegados aos tutores.

Shiba Inu

Pois bem, essa é uma raça de origem japonesa que pode ser ideal para quem vive em apartamentos devido ao seu tamanho pequeno. Embora seja um cachorro desconfiado e que não se dê muito com estranhos, ele tem uma personalidade ativa e independente.

Border Collie

Embora não seja uma raça pequena, os cães Border Collie são ótimos cachorros em apartamento! Isso porque são cachorros calmos e equilibrados, além de muito obedientes. No entanto, é um cão que precisa ser levado para passear todos os dias para gastar suas energias.

Labrador

Ainda que seja um cão bastante energético, o Labrador é uma ótima companhia e vai com certeza trazer muita alegria para sua família. Assim, é um cão paciente e leal, e se dá muito bem com crianças. Mas cuidado com a sua alimentação, pois essa raça é propensa a obesidade!

Como cuidar de um cachorro em um apartamento? Veja dicas essenciais!

Então, agora que você já sabe que é totalmente possível ter cachorros em apartamento, é importante que você seja um tutor responsável e ofereça uma boa qualidade de vida ao seu pet. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de cuidados com cães que moram em apartamento. Confira!

Passeios diários

Passeie diariamente com seu cão. Fonte: Pexels.
Passeie diariamente com seu cão. Fonte: Pexels.

Não importa qual a raça escolhida para ser seu cão companheiro, todos eles precisam de passeios todos os dias. Aliás, fechar os cachorros dentro de apartamentos ou casas, pode deixar os animais deprimidos, irritados e estressados. Além disso, levar seu cão para passear é uma ótima maneira de evitar que ele faça muita sujeira dentro de casa!

Ambiente enriquecido

Nesse sentido, um ambiente pequeno como um apartamento pode ser entediante para um cachorro, especialmente os mais ativos e inteligentes. Portanto, enriqueça o ambiente com brinquedos que estimulem seus instintos, bolinhas, comedouro interativos, entre outras atividades. Assim você vai mantê-lo entretido e feliz!

Adestre seu cão

Então, ensine seu cão. Fonte: Pexels.
Então, ensine seu cão. Fonte: Pexels.

Essa é uma regra de ouro para quem quer ter cachorros em apartamento! Dessa forma, é importante consultar um adestrador profissional para evitar que o cãozinho faça necessidades fora do local estipulado, destrua móveis ou tenha qualquer tipo de comportamento que possa incomodar os vizinhos. Portanto, procure ajudar de um adestrador para treinar seu cão dentro do apartamento.

Brinque com seu cão

Então, como mencionamos aqui, cães precisam socializar e brincar todos os dias! Assim, é muito importante que você reserve um tempo do seu dia para dar atenção ao seu pet e passar um tempo com ele. Reserve uma atividade para fazerem juntos e dedique-se a dar carinho e amor para o seu cachorro.

Ademais, quer ver mais raças de cachorros pequenas que podem ser ideais para quem mora em apartamento? Então, confira a seguir nosso conteúdo sobre raças fofas e populares que vão encantar você!

cachorro branco correndo na grama

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares

Se você mora em apartamento ou casa pequena e quer ter um amigo peludo, confira aqui dicas de raças de cachorro pequeno populares e fofas!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Alimentos tóxicos para gatos e cachorros: conheça 10!

Os alimentos tóxicos para gatos e cachorros podem prejudicar bastante a saúde dos pets, levando à graves problemas de saúde. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Veja como assinar o Disney Plus: filmes e séries premiadas disponíveis até offline!

Veja como assinar a Disney Plus e aproveite todo o catálogo Marvel, FOX, Pixar e mais subsidiárias, além de todo o conteúdo Disney!

Continue lendo
content

Como educar seu gato? Veja 5 truques para te ajudar!

Como educar seu gato é uma pergunta muito comum, e você pode fazer isso sem bater ou gritar, mas com comandos. Veja mais algumas dicas aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 Dicas de filmes sobre viagens

Buscando dicas de filmes sobre viagens? Pois não se preocupe. Hoje trouxemos 10 opções para você viajar do sofá de sua casa e viver grandes aventuras!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Max Milhas?

A Max Milhas é uma plataforma que oferece passagens com descontos imperdíveis. Além disso, você também pode vender seus pontos e milhas aéreas. Confira o passo a passo de como comprar no site!

Continue lendo
content

Tania Elisa Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Focada em roteiros de viagens nacionais e internacionais só para mulheres, a Tania Elisa Viagens é uma agência confiável; conheça e veja como encontrar o roteiro dos seus sonhos!

Continue lendo