Cachorro

Cachorro chorando muito: o que fazer?

Um cachorro chorando muito requer atenção do tutor. Hoje, veja quais são as principais causas e como resolver a situação!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 13/07/2021

Descubra como agir quando um cachorro está chorando muito

Descubra como agir quando um cachorro está chorando muito
Descubra como agir quando um cachorro está chorando muito

Seu cachorro está chorando muito? Então é necessário fazer algumas investigações para descobrir causas e soluções. Aprenda, hoje, o que fazer e como solucionar!

O choro canino pode ter inúmeras causas. Em alguns casos, pode realmente demonstrar que ele está com dor ou problemas emocionais. Porém, também pode ser fruto de uma manipulação do seu cão!

Dessa forma, descobrir o que está acontecendo não é tão simples quanto parece. É necessário investigar as possíveis causas. Também, testar soluções que podem acabar com o choro. Por isso, não deixe de conferir, abaixo, o que pode estar acontecendo.

Igualmente, separamos algumas informações de como solucionar a situação. Dessa forma, continue lendo e confira o que pode estar por trás do choro do seu pet!

Anúncios

O que pode ser quando o cachorro fica chorando?

O que pode ser quando o cachorro fica chorando?
O que pode ser quando o cachorro fica chorando?

São vários os motivos que podem ser a causa do choro canino. Veja algumas delas para, depois, conferir algumas soluções. Dessa forma você garante que está tudo bem com seu pet ao mesmo tempo em que promove o bem-estar dele.

Cachorro chorando muito por dor

Em primeiro lugar, a causa do choro constante do seu cão pode ser dor. Por isso, leve-o a um veterinário para que seja examinado. Com isso é possível identificar alguma alteração física ou doença que esteja levando ao choro.

Anúncios

Pedido de atenção pelo choro

Ainda, muitas vezes um cachorro chorando muito somente quer atenção. Dessa forma, analise se os choros param quando você dá atenção. Saiba, aliás, que isso pode até ser uma forma do seu cão lhe manipular.

Os cachorros são muito inteligentes. Além disso, a maioria deles reconhece que o choro tem, em contrapartida, sua atenção. Dessa forma, cuidado! Faça alguns testes para ver se este é o caso.

Por exemplo, muitos cães choram à noite pela dor ou, então, por medo. Contudo, note, por exemplo, se o choro é automático após algum tipo de interação ou gesto. Ele começa a chorar assim que as luzes desligam? Ao perceber que você está arrumando a cama?

Isso pode indicar que o cachorro chorando muito está, em verdade, manipulando você. Por isso, cuidado com as manhas. Muitos cães manipulam seus tutores por anos até que se perceba que isso está acontecendo.

5 dicas para cuidar do seu gato idoso

O tempo passa para todos. Inclusive para os gatos. E, mesmo se ele não for um ancião de 30 anos, viver mais do que 12 anos já é bastante coisa para um felino.

Fome, sede e afins

Ainda, muitas vezes um cão chorando muito apenas quer algo em troca. Por exemplo, água e comida ou aquela voltinha na quadra para fazer as necessidades. Da mesma maneira, pode ser apenas o pedido de carinho ou de algum brinquedo.

Assim, procure entender o que ele está pedindo. Isso ajuda a lhe tranqüilizar. Afinal, muitas vezes o motivo do choro é mais simples que do imaginamos.

Ansiedade, medo ou saudade

Por fim, outros motivos para o cachorro chorando muito se referem a alguns sentimentos. A saudade da mãe, nos primeiros meses, é bem comum. Também, o medo e a antecipação do sentimento de tristeza por ficar separado do tutor podem causar os choros.

Como fazer um cachorro parar de chorar?

Como fazer um cachorro parar de chorar?
Como fazer um cachorro parar de chorar?

A solução contra o choro constante dependerá do motivo que está levando seu pet a chorar. Como vimos acima, isso pode ter inúmeras causas. Por exemplo, vai desde a possibilidade de manha e manipulação até fome, dor ou medo.

Confira a disposição de alimentos e água

Em primeiro lugar, confira se o cão tem à disposição o que ele necessita. Isto é, comida, água e um cantinho confortável. Também, um brinquedo ajuda em muito. Assim, analise o ambiente e se está tudo nos conformes.

Leve-o ao veterinário

Levar um cachorro chorando muito ao veterinário é essencial. Com isso, você pode garantir que ele está bem. Muitas vezes o choro está associado à dor ou à antecipação dela. Ainda, pode até mesmo ser um sinal de depressão ou ansiedade.

E ninguém melhor do que o médico veterinário para analisar a situação e o que realmente está ocorrendo. Dessa forma, certifique-se de levar seu pet a uma consulta para exames e análises.

Brinque e dê atenção

Também, brinque com seu cachorro e lhe dê atenção. Caso isso resolva a situação por si só, já é possível entender o choro. Aqui, então, ele está relacionado com a atenção. Mas, também, com a manha.

Essa é uma situação bem comum quando os tutores estão saindo de casa. Afinal, o cão fará o possível para fazer você desistir da saída. Aqui, ele antecipa o sentimento de solidão e de saudades. Por isso, procure brincar com ele antes de se ausentar. Da mesma forma, deixe à disposição dele brinquedos para se distrair.

Adestramento pode ser a solução para um cachorro chorando muito

O adestramento é uma ótima solução para cachorro chorando muito. Especialmente em casos de ansiedade, medo ou de manha. Aqui, o profissional ajuda você a lidar com o cão e a eliminar os choros constantes.

Com isso, você passa a entender melhor o seu cão. Também, evitar que ele o manipule, bem como afastar preocupação e motivos que tiram a sua tranqüilidade.

O adestramento é ótimo para inúmeras questões e isso também diz respeito o comportamento e mesmo reações automáticas do cão. Ao perceber que você dá atenção durante o choro, por exemplo, aumenta a tendência de que ele repita esse comportamento constantemente.

Seja como for, saiba que essa é uma maneira inteligente de tratá-lo. Com o adestramento o cachorro que estava chorando muito tende a abandonar os hábitos antigos e nocivos. Para isso, não se esqueça de repetir diariamente os exercícios para ensiná-lo.

Gaste a energia!

Por último, nossa dica é gastar o máximo de energia do cão, diariamente. Com isso ele tende a dormir melhor e a relaxar, deixando de lado os choros. Assim, brinque muito com ele, dê caminhadas diárias e ajude-o a se mexer!

Com essas dicas você acaba com o problema de cachorro chorando muito e, de quebra, ainda garante o bem-estar do pet! Por isso, não deixe de colocá-las em prática para melhorar ainda mais a convivência entre você e seu cão.

Gato chorando: o que fazer?

Um gato chorando causa, além de dó, muita preocupação. Afinal, ele está tentando falar algo e pode estar triste, com dor ou fome. Veja como identificar.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato American Wirehair: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos exóticos, mas ao mesmo tempo carinhosos e companheiros, então precisa conhecer o gato American Wirehair. Confira!

Continue lendo
content

O que vender para ganhar dinheiro rápido e fácil? 5 dicas!

O que vender para ganhar dinheiro rápido e fácil é uma pergunta de fácil resposta, pode ser alimentos, tortas, produtos digitais, make! Veja.

Continue lendo
content

Óleo de coco nos cabelos: 3 benefícios para uma hidratação poderosa!

Veja alguns dos benefícios do óleo de coco nos cabelos e aprenda a utilizar esse produto barato para uma hidratação poderosa!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!

A viagem de trem de Prada a Berlim é um passeio quase que obrigatório para quem vai para o Leste Europeu. Com paisagens imperdíveis e um trajeto agradável, você vai se arrepender se não aproveitar esse passeio turístico.

Continue lendo
content

Guichê Virtual é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com o Guichê Virtual, você compra passagens de ônibus de forma prática e fácil, sem precisar sair de casa! Então, confira se a empresa é confiável para fazer as suas viagens.

Continue lendo
content

Michelle Tour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de turismo, a agência Michelle Tour oferece pacotes nacionais e internacionais para viagens corporativas ou a lazer. Conheça-a e veja como comprar com ela!

Continue lendo