Animais
Cachorro ansioso em viagens: 8 dicas para acalmá-lo!
Seu cachorro é ansioso em viagens? Então confira, hoje, algumas dicas para ajudá-lo a ficar tranquilo durante o trajeto e de forma segura!
Anúncios
Descubra como acalmar um cachorro que fica ansioso em viagens
Relatos de cachorro ansioso em viagens são comuns. Contudo, esse é um problema que tem solução. Ela, aliás, se apresenta de inúmeras formas. Conheça os principais.
As viagens podem ser naturais para nós, humanos. Afinal, estamos acostumados com deslocamentos diariamente. Além disso, ficar horas dentro de um carro não é algo tão incomum para nós. Ou seja, as viagens não nos afetam tanto.
Apesar disso, é claro, existem pessoas com mais sensibilidade ao deslocamento. Nesses casos, tomam remédios para relaxar. Ou, então, fazem exercícios anteriores e tomam precauções para não estragar a viagem.
Ok, esse é o caso dos humanos. Mas o que fazer, então, quando o cachorro é ansioso em viagens? Devemos simplesmente ministrar algum tipo de medicamento? Pois saiba que a solução vai muito além disso. Isso sem falar, é claro, nos cuidados que a medicação animal exige.
Por isso, hoje separamos algumas dicas de como tratar da ansiedade do seu cão durante as viagens. Elas ajudarão você a ficar tranquilo, bem como manter o bem-estar e a saúde do seu companheiro de quatro patas.
Dessa forma, não deixe de continuar a sua leitura e conferir tudo sobre a ansiedade canina nessas situações. Também, o que fazer para acalmar cachorro ansioso em viagens.
O que fazer quando o cachorro fica muito ansioso em viagens? 8 dicas!
Abaixo, separamos algumas dicas que vão ajudar você a acalmar o cachorro ansioso em viagens. Com isso, o passeio se torna agradável a todos os envolvidos. Os momentos, então, tornam-se inesquecíveis e fontes de memórias adoráveis.
Faça associações de passeios e diversões
Em primeiro lugar, você deve acostumar o seu cão aos passeios de carro antes de partir para a viagem. Para isso, uma boa estratégia é fazer com que seu cachorro associe saídas de carro com diversão.
Portanto, considere levá-lo com alguma freqüência para um parque próximo ou para o campo. Com viagens curtas que, em seguida, contam com diversão, ele se mostrará menos avesso a ficar no automóvel.
Além disso, também evite que o cachorro fique ansioso em viagens com a adaptação dele ao carro. Isto é, deixe as portas do seu automóvel abertas e incentive-o a entrar. Porém, não saia com o carro. Assim, o cão começa a se acostumar com o espaço interno e o entende como seguro.
Como lidar com um gato ansioso?
Seu gato não dorme direito? Te arranha por qualquer coisa? Eriça os pelos e mostra os dentes ao menor sinal de contrariedade? Isso pode ser um sinal de ansiedade. Saiba o
Comece com viagens curtas com o cachorro ansioso em viagens
Pois bem. Mesmo depois de ajudar seu cão a associar passeios e diversão, ainda assim é cedo para viagens longas. Por isso, evite o cão ansioso em viagens com a adoção de destinos mais próximos.
Ao invés de escolher aquela viagem para outra região do país, com longas horas de trajeto busque algumas menores. Assim, aumente o tamanho da viagem e do trajeto gradualmente. Dessa forma, ele se acostuma com o movimento, por exemplo.
Escolha lugares petfriendly, para seu cão não ficar sozinho
Não é apenas o trajeto que pode estressar seu pet. Um destino que não tenha locais em que ele possa lhe acompanhar também tende a deixar o cachorro ansioso em viagens. Portanto, não o leve junto apenas para deixá-lo no hotel enquanto você se diverte.
Programe sua viagem de modo que o cão fique sozinho pelo menor espaço de tempo possível. Ainda, busque sempre restaurantes e hotéis que aceitem a presença dos cães. À noite, é claro, a saidinha está liberada, mas lembre-se de garantir que ele está tranquilo.
Passeie com o cão antes de pegar a estrada
Outra dica para ajudar o cachorro ansioso em viagens é passear com ele antes de pegar a estrada. Isto é, aproveite os minutos que antecedem a partida para caminhar com ele. Você pode até mesmo usar objetos e jogá-los para ele correr e se movimentar bastante.
Com isso, o cão tende a iniciar a viagem já cansado. E, dessa forma, tende a dormir durante boa parte do trajeto, o que evita estresse e ansiedade. Por isso, aposte nos exercícios e passeios antes de iniciar sua viagem!
Faça paradas estratégicas
Os cães necessitam de pequenas paradas ao longo da viagem. Assim, lembre-se de que o tempo de deslocamento fica um pouco maior. Porém, esses intervalos são essenciais para ajudar o cachorro ansioso em viagens.
Mesmo que ele já tenha se acostumado, é comum que de tempos em tempos se agite. Portanto, parar para esticar as pernas, andar um pouco e beber água ajuda muito o cão. Esse tipo de atividade permite que ele recobre a tranquilidade e paciência para terminar o trajeto.
Nunca o deixe sozinho no carro
Jamais – em hipótese alguma! – deixe seu cão sozinho no carro. Isso faz com que o cachorro fique ainda mais ansioso em viagens. Por isso, nem dê espaço ao sentimento de abandono ou medo. Sempre mantenha alguém com ele.
Mesmo quando precisar entrar em estabelecimentos que não aceitem animais, o ideal é que um dos viajantes fique com o cão. Assim, mais uma vez é preciso pensar os locais de parada. Também, se realmente haverá alguém disponível para acompanhar o cão.
Teste feromônios
Os feromônios são ótimos aliados no tratamento de condições animais. Eles correspondem aos cheiros que remetem sentimentos ou sensações aos cães e gatos. Por exemplo, de segurança, de território e outros.
Existem diversos feromônios sintéticos e você pode usar um deles para manter o seu cão tranquilo. Para isso, procure um pet shop e orientações de qual é o melhor produto. Igualmente, de como usá-lo corretamente.
Busque medicamento específico com o veterinário
Por fim, você pode usar remédios animais para ajudar o cachorro ansioso em viagens. Porém, jamais faça isso sem orientação veterinária. Da mesma forma, nunca manipule medicamento humano para seu pet.
Existem, hoje, vários medicamento próprios para cachorro ansioso em viagens. Também, para aqueles que sofrem com enjoos e passam mal no trajeto. Contudo, independentemente da situação, o uso deles somente deve ocorrer após aval veterinário.
Viajar com gatos: é possível? Como?
Vai viajar com seu gato? Não sabe o que levar na mala? Não sabe que documentos são necessários? Descubra tudo isso aqui, e prepare-se pras férias da sua vida!
Em Alta
Como baixar o aplicativo Flockr: fácil e rápido!
Quer saber como baixar o aplicativo Flockr? É bem fácil e rápido, basta acessar a loja de apps e fazer seu cadastro de forma gratuita!
Continue lendoComo fazer o Curso de Sobrancelha A Nossa Escola?
O curso de sobrancelha A Nossa Escola oferece conteúdo online de qualidade para você ingressar no mercado da beleza. Veja como se inscrever!
Continue lendoVeja os melhores convênios para o seu pet e proteja seu amigo peludo
Conheça os melhores convênios para o seu pet, tipos de coberturas, valores e escolha a opção ideal para você e seu bolso!
Continue lendoVocê também pode gostar
Passagem de avião com muita antecedência: vale mesmo a pena comprar?
A passagem aérea é um dos maiores gastos em uma viagem. Mas comprar muito antes não ajuda a economizar! Descubra outros mitos sobre o preço dos voos e dicas para pagar menos.
Continue lendoAplicativo inDrive: veja como funciona e se vale a pena!
Com origens na Sibéria, o aplicativo inDrive funciona em 47 países pelo mundo. Descubra como funciona a plataforma que te permite escolher o valor do seu transporte para ter muito mais liberdade!
Continue lendoPassagem Submarino Viagens: saiba como usar
Confira agora nosso conteúdo e descubra como usar suas passagens da Submarino Viagens. Aqui você encontra dicas importantes, como fazer check-in online, por exemplo.
Continue lendo