Gatos

Alimentos proibidos para gatos: Conheça os 5 principais!

Existem alimentos proibidos para gatos que devem ter atenção dos tutores. Afinal, eles colocam em risco a vida do bichano. Conheça, abaixo, quais são.

Anúncios

Saiba aqui os principais alimentos proibidos para gatos 

Saiba aqui os principais alimentos proibidos para gatos 
Saiba aqui os principais alimentos proibidos para gatos 

Você sabia que existem alimentos proibidos para gatos? E muitas vezes eles podem enganar e parecer perfeitos para os bichanos. Por isso, é preciso cuidado.

Seja em razão de mitos populares ou de lendas, não raro relacionamos os gatinhos com alimentos que não são ideais para eles. Note, então, como isso pode ser um perigo! A ingestão de produtos sem indicação pode levar ao desenvolvimento de doenças e até ao óbito. Portanto, é algo que requer muita atenção.

Os gatos possuem diversas restrições. Isso se deve à presença de pré-disposição para o desenvolvimento de algumas doenças. Igualmente, pela reação que seus organismos apresentam perante algumas substâncias.

Por isso, a alimentação deve seguir alguns passos cruciais. Da mesma forma, deixar de fora alguns produtos que podem minar todos os demais cuidados que você dedica ao gatinho.

Contudo, não há motivo para desespero! Hoje já conhecemos de maneira bem profunda o organismo e a saúde dos gatinhos. Isso inclui, também, os alimentos que lhes beneficiam ou não. Por isso, existem diversos métodos de alimentação, bem como dietas específicas.

Com elas, você evita a ingestão de alimentos proibidos para gatos. Ao mesmo tempo, trabalha para a promoção da saúde e do bem-estar do seu parceiro. Interessou-se? Então não deixe de continuar a sua leitura para conhecer mais sobre o assunto.

Separamos, abaixo, uma série de informações cruciais à saúde do seu gatinho. Elas incluem dicas de alimentação, com alimentos benéficos. Também, apontam quais alimentos devem ficar longe da tigela do seu gatinho. 

Quais alimentos gatos podem comer?

Hoje existem diversos tipos de rações industriais no mercado. Elas se tornaram populares e muito mais acessíveis nos últimos anos. Contudo, a pluralidade também se reflete na composição de cada uma delas.

Enquanto algumas apresentam equilíbrio, outras exageram no sódio, nos conservantes e corantes. Além disso, não raro nos deparamos com uma ração que divulga uma composição que não se reflete na realidade.

Mas o que fazer, então? Hoje os especialistas são uníssonos quanto ao fato de que o alimento seco (ração) não deve ser único na dieta felina. A ração não é um alimento proibido para gatos, mas também não deve ser o único.

E como, então, complementar a alimentação para enriquecer a dieta felina? Como falamos anteriormente, a alimentação para gatos encontra problemas até mesmo nos mitos sociais. Isso se ilustra, por exemplo, pela concessão de leite para os bichanos. Entretanto, há contraindicação para isso, eis que é nocivo ao organismo do pequeno!

Da mesma forma, existem outros alimentos que são do dia a dia humano e que podem compor a alimentação do gato. O cuidado, então, deve ser em relação ao que é ou não compatível com o organismo dos felinos.

E existem diversos produtos, principalmente naturais, que podem enriquecer a dieta felina. Por exemplo, carnes ricas em ferro, como miúdos, moela, coração e fígado. O cuidado, aqui, é que sempre haja o prévio cozimento do alimento.

Da mesma forma, você pode apostar em carne de frango ou de peixe. Em relação a esta última, lembre-se de tirar os espinhos antes de servir. De outro lado, contudo, saiba que a carne de porco é um alimento proibido para gatos. Ela é tóxica para eles.

Além disso outros alimentos que possuem indicação para gatos são ovos cozidos. Juntam-se a eles algumas frutas como banana, morango, melão e melancia.

Alimentação natural felina

A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!

O que faz mal para os gatos?

image

Como dissemos anteriormente, existem diversos alimentos proibidos para gatos. E a proibição decorre da toxidade que ofertam. Ou, ainda, pelas reações alérgicas ou pela impossibilidade de digestão pelo organismo felino. 

Os doces, em geral, têm contraindicação. Portanto, nada de adoçar o prato do bichano.Da mesma maneira, existem algumas frutas benéficas aos bichanos. Ao mesmo tempo, algumas espécies são tóxicas e até letais. 

Igualmente, a carne de porco, como apontado acima, é nociva para os gatinhos. Assim, torna-se outro alimento proibido para gatos.

Diante disso, veja como é complexa a alimentação do seu gato. Porém, é possível mapear os alimentos proibidos para garantir o equilíbrio alimentar do felino. Veja os principais deles, abaixo, e garanta o bem-estar do seu gatinho!

O que o gato não pode comer? Saiba 5 alimentos proibidos para gatos!

image

Para ajudar você na tarefa de garantir a longevidade e o bem-estar do seu gato, não deixe de continuar lendo. Nós separamos 05 alimentos proibidos aos felinos. Dessa maneira, você não corre o risco de servi-los na melhor das intenções.

1. Chocolate

Muitas pessoas sabem que o chocolate é nocivo aos cães. Porém, sequer imaginam que ele também seja um alimento proibido para gatos. Por isso, jamais deixe à disposição do seu gatinho esse tipo de doce.

O chocolate possui uma toxina que é nociva aos bichanos. Ela pode causar reações adversas e bastante preocupantes.

2. Leite e produtos lácteos

Em segundo lugar, esqueça da imagem de um gato fofo se deliciando com uma tigela de leite. Esse é apenas um mito popular que, aliás, pode ser bastante nocivo. Os gatos não devem consumir leite após o desmame.

Durante o crescimento os gatinhos desenvolvem intolerância à lactose. Dessa maneira, o leite é um alimento proibido para gatos. O mesmo ocorre em relação aos seus derivados.

3. Uva

A uva também está proibida para o consumo de gatos. Embora os especialistas não tenham mapeado o que, exatamente, faz mal na fruta, sabemos que os felinos tem reações negativas após o consumo.

4. Alimentos com sal

Gatos têm tendência ao desenvolvimento de doenças renais e urinárias. Portanto, o sal é um alimento proibido para gatos, que já possuem retenção de líquidos. Assim, é muito importante que você jamais salgue alimentos (mesmo carnes) que irá oferecer a ele.

5. Abacate

Por fim, o abacate também deve ficar longe da dieta felina. Isso se deve ao fato de que a fruta é bastante gordurosa. Assim, afeta o sistema intestinal do felino, além de auxiliar na tendência à obesidade.

Recomendações importantes para a dieta felina

A saúde dos gatos depende do respeito às recomendações para dieta felina. Conheça, abaixo, as principais delas para o bem-estar dos bichanos.

Em Alta

content

Cursos online Buzzero: conheça as opções e veja se valem a pena!

A Buzzero é um portal com diversos cursos incríveis. Quer conferir como funciona e se os cursos online Buzzero valem a pena? Veja aqui!

Continue lendo
content

Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos: saiba como evitar!

As pulgas, carrapatos e parasitas em gatos precisam ser combatidos, para que não se tornem uma ameaça para a saúde do seu felino. Veja aqui!

Continue lendo
content

Adoção de gatos: conheça 15 ONGs para adotar

A adoção de gatos não é apenas um resgaste, pois quem faz a adoção terá uma vida muito mais alegre! Veja algumas ONGs para adotar um gatinho!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Agoda é confiável? Conheça a plataforma!

Descubra por que a Agoda é confiável e a escolha preferida de milhões de viajantes em todo o mundo. Saiba mais sobre nossos serviços e avaliações de clientes satisfeitos. Confie na Agoda para suas próximas reservas de viagem

Continue lendo
content

Pacotes de viagem são mais convenientes? Veja dicas para aproveitar!

Pacotes de viagem podem ser a solução para quem quer transferir a responsabilidade de organização de viagem para uma agência, por exemplo. Assim, você pode adquirir um combo de serviços em um só lugar, o que facilita bastante na hora de programar suas férias. Confira!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Tripr?

Com a Tripr Viagens você aproveita as melhores promoções de passeios de apenas um dia, ou viagens bate e volta para fazer nos finais de semana. A inscrição é fácil e rápida e você garante os melhores preços.

Continue lendo