Gatos

Banho em gatos: quais os produtos ?

Banho em gatos causa polêmicas. Contudo, eles são necessários e existem maneiras certas de fazê-lo. Veja como banhá-lo de forma correta.

Anúncios

Descubra como dar banho em gatos da forma correta

Banhos em gatos
Banhos em gatos

Os felinos são “auto limpantes” e por isso muitas pessoas evitam o banho em gatos. Entretanto, ele pode e deve ser dado. Confira, hoje, os cuidados necessários.

Embora muitos evitem o banho em gatos e até critiquem esse ato, saiba que ele é necessário. A sua frequência, porém, é bem menor do que a que se aplica aos cães. Da mesma forma, os produtos são específicos.

Mas por que dar banho nos gatos? O fato de eles se lamberem diariamente não é suficiente? Pois bem, essas são dúvidas bastante comuns e pertinentes. É verdade, sim, que os felinos têm costumes higiênicos. Assim, eles se lambem constantemente.

Contudo, isso não é o suficiente para manter todos os parasitas e fungos sobre sua pele e pelos. Dessa forma, um bom e tradicional banho com água e sabonete faz a diferença. Segundo especialistas, ele deve ser de 01 vez por mês, nem mais, nem menos.

Ainda, algumas situações podem exigir o aumento dessa frequência. Por exemplo, situações em que ele se sujou na rua. Ou, ainda, casos em que o gato simplesmente rolou na terra, sujeira, barro e por aí vai.

Mas, de modo geral, o banho em gatos com água e produtos não deve exceder a frequência mensal. Assim, você garante que ele está limpo e longe de parasitas. Contudo, prepare-se para isso.

Primeiramente, como veremos abaixo, é necessário escolher os produtos e materiais certos. Em segundo lugar, saiba que nem sempre esse será um evento tranqüilo. Caso o gatinho não seja acostumado desde a idade de filhote, esse pode ser um verdadeiro cenário de guerra.

Quer saber mais? Então continue lendo. Abaixo você encontra todas as respostas para as principais dúvidas sobre banhos em gatos. Portanto, não deixe de conferir e se prepare para ter sucesso nessa empreitada.

Anúncios

O que posso usar para dar banho em um gato?

Veja como dar banho em gatos
Veja como dar banho em gatos

Para dar banho em gato você pode usar uma série de materiais. Contudo, é imprescindível que eles sejam próprios para a pele e os pelos do seu felino.

Por exemplo, para banhos tradicionais, use xampu para gatos e água em abundância. Porém, caso isso ainda não seja possível por resistência do bichano, você pode apostar em lenços úmidos.

Pentes e escovas para pelos também ajudam a retirar a sujeira e a melhorar a higiene do gatinho.

Alimentação natural felina

A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!

Pode dar banho no gato com sabonete normal?

Não, e isso é muito importante. Um dos motivos pelos quais se evitam banhos em gatos é que eles possuem uma pequena camada de óleo sobre a pele. Ela ajuda na proteção da pele e, também, no isolamento térmico.

Por isso, a retirada dela traz consequências. E isso ocorre quando não se usam os produtos adequados para a pele e para os pelos do gato. Quando não há respeito a tal necessidade, apresentam-se os seguintes riscos:

  • Causar irritação na pele, alergias como dermatites e até feridas;
  • Queda de pelos;
  • Mal-estar.

Anúncios

Posso dar banho no meu gato com xampu normal?

Banho em gatos
Banho em gatos

Assim como você não deve usar seu sabonete normal para lavar seu gato, o mesmo ocorre em relação aos xampus. Eles tendem a retirar a proteção da pele felina. E não só isso.

Os gatos são mais sensíveis aos cheiros, o que pode levar às náuseas ou ao menos muito mau humor.

5 dicas para o banho do seu gato!

Pois bem, você já sabe o que não fazer, certo? Então, agora confira algumas dicas para dar banhos nos gatos sem perigos.

Use xampu próprio para banho em gatos

Primeiramente, não deixe de usar o produto próprio para gatos. Hoje é possível encontrar inúmeros tipos deles nos mercados e nos pet shops. Portanto, jamais opte pelo uso de produtos para a pele e cabelos humanos.

Isso pode causar dermatites e irritações. Ainda, contém cheiro que é desagradável para o felino. Igualmente, não deixe de consultar o veterinário do seu pet. Assim, informa-se quanto à eventual necessidade especial do pelo ou pele do seu gatinho.

Use a água em temperatura morna

Em segundo lugar, lembre-se de conferir a temperatura da água. O ideal é que ela esteja morna. Isso dá conforto térmico ao gato e, ainda, diminui a tensão durante os banhos dos gatos. Ainda, a água quente pode machucar a pele dos animais. Por isso, cuidado com a temperatura!

Respeite a ordem das coisas

Outro ponto importante é respeitar a ordem das coisas nos banhos para gatos. Primeiro, umedeça os pelos do bichano. Logo depois, esfregue delicadamente com xampu neutro e próprio para felinos.

Ainda, lembre-se de ter cuidado com os olhos, nariz e orelhas do bichano. Lembre-se de proteger estas últimas com chumaços de algodão. Isso evita eventuais inflamações no ouvido que pode causar muita dor ao pet.

Depois é a vez do condicionador felino. Isso somente será necessário em caso de pelos mais longos. Os que possuem pelos curtos podem dispensar essa fase. Enxágue o gatinho e o envolva em uma toalha.

Seque-o delicadamente e, depois, passe para o secador. O uso ideal dele você confere abaixo. Após secá-lo, passe à escovação. Pronto! 

Tenha ajuda para banhos de gatos ariscos

Ainda, para gatos mais ariscos é crucial ter ajuda no momento do banho. Também, tomar medidas de segurança. Assim, antes de começar o banho, certifique-se de que as unhas do bichano estão aparadas.

Também, caso precise, esteja com outra pessoa durante o banho do felino. Peça para que ela segure as patas do animal. Isso facilita a limpá-lo.

Use o secador da maneira correta no banho em gatos

Por fim, nossa última dica é para encerrar os banhos dos gatos. Eles possuem muitas camadas de pelos, de forma que secá-los com secador de cabelo é crucial. Porém, saiba que o barulho tende a assustá-los. Por isso, novamente, o segure.

Também, muito cuidado com o uso do aparelho. Ele deve ficar com a temperatura em grau médio. Ainda, deve sempre ficar a pelo menos 30 cm do corpo do gato para não queimá-lo. Com essas dicas, então, os banhos ficam mais tranquilos e seu gatinho sempre limpo!

Cuidados com pelo do gato

Felinos de pelagem requerem cuidados com o pelo do gato. Por isso, não deixe de conferir como deixar seu gato com os pelos em dia!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Alongamento de unhas faz mal? Tudo o que precisa saber!

O alongamento de unhas faz mal? Essa é uma pergunta muito comum para quem não está acostumada ao uso. Clique aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Cortes de cabelo para rosto redondo: 12 opções incríveis!

Existem vários cortes de cabelo para rosto redondo! Está procurando por opções? Clique aqui e veja várias opções para o seu tipo de rosto.

Continue lendo

Beleza

Produto vegano ou cruelty free: qual a diferença?

Você quer saber a diferença entre os produtos veganos e cruelty free? Pois ambos beneficiam os animais, mas não são exatamente iguais. Veja a seguir!

Entenda um pouco mais sobre produto vegano ou cruelty free e suas particularidades

Atualmente, há muitos termos novos por aí que muitos de nós não compreendemos e precisamos dar aquela espiada na internet e no google para entender melhor do que se trata. Um desses termos é o cruelty free.

Para começo de conversa, precisamos, primeiro, entender o que é um produto vegano e o que é o cruelty free, para aí sim, sabermos a diferença entre essas duas coisas.

O produto vegano já é algo conhecido no mundo de hoje, e é um termo que muitos falam sobre e que, inclusive, já está em alta. São produtos que criados para uso em todo corpo, com diversos fins.

Trata-se, especialmente, de produtos que não contêm ingredientes de origem animal, ou seja, o produto não oferece mel, leite e muito mais, salvando animais e deixando de explorá-los. Além disso, o produto não pode ter sido testado em nenhum animal.

Já o cruelty free, que traduzindo, fica, “livre de crueldade”, é mais um produto que não apoia o teste em animais e não compram outros produtos que contêm origem animal. Em resumo, o produto vegano e o cruelty free, lutam pela mesma causa.

Produtos cruelty free: o que são? Veja aqui!

Hoje muito se fala em produtos cruelty free. Mas você sabe exatamente o que são eles? Conheça hoje e veja as vantagens e porque usá-los

Descubra qual a diferença entre um produto vegano ou cruelty free

Ainda que produtos veganos e o famoso cruelty free não andem lado a lado, eles lutam pela mesma causa.

Isso é, essas duas coisas são totalmente contra testes em animais e a exploração com eles, colocando em produtos (como maquiagem e creme de cabelo) ingredientes que vêm desses animais.

Todo produto vegano é cruelty free? A recíproca é verdadeira?

Na verdade, o termo vegano é algo bem antigo e que foi surgido há muito tempo, lá em 1900 e pouquinho, e ele foi criado especialmente para proteger animais e acabar com a exploração relacionada a eles, envolvendo alimento, roupa ou até mesmo cosméticos.

Parece sim, ser um assunto complexo, mas na verdade, é muito simples de entender.

Algumas pessoas escolhem o vegetarianismo, ou seja, não consomem carne e nada que tenha origem animal, nem ovos, leite, manteiga, absolutamente nada.

Para simplificar, muitos confundem vegetarianismo com veganismo. Sempre bom lembrar: o veganismo é aquele que não consome e ainda luta pela causa.

Já o cruelty free, que tem o significado parecido com o produto vegano, é diferente por alguns detalhes. No mundo do mercado, eles têm uma diferença entre si.

O cruelty free representa aquele produto que não trabalhou com animais ou nenhum derivado dele, seja no desenvolvimento do produto ou no teste dele, e isso se aplica a muitas coisas, como maquiagem e produtos para cabelo.

Em resumo, todos os produtos veganos serão cruelty free, mas o cruelty free não necessariamente é vegano, pois nele, não existem testes.

O que é considerado um produto vegano?

Quando queremos fazer a diferença, é difícil saber por onde começar, e é por isso que separamos uma lista de produtos totalmente veganos. Confira:

  • Leite Vegetal
  • Pão Francês
  • Pão Sírio
  • Macarrão Integral
  • Bolacha Maisena
  • Chocolate com mais cacau

Aliás, quem diz que vegano não se alimenta bem, está mentindo. Na verdade, essas pessoas conseguem se alimentar muito bem e de uma forma muito mais saudável.

Quer saber mais? Entenda por que é importante usar produtos veganos.

  • Salvam muitas vidas
  • Evita usar ingredientes não confiáveis
  • O corpo fica muito mais saudável com produtos naturais
  • Produtos de beleza contêm muito mais nutrientes
  • A embalagem do produto vegano é mais saudável para o meio ambiente
  • Os preços são mais baratos

O que é considerado um produto cruelty free?

Certamente, muitos ainda têm dúvidas sobre o que significa o cruelty free, mas como já foi citado, é basicamente quem é contra a exploração de animais, quem luta contra e quem não consome, nem compra, nem vende para empresas que não apoiam a causa.

No Brasil, o cruelty free já está sim, muito em alta, e há muitas campanhas quanto a isso, defendendo, protegendo, chamando pessoas para esse lado que salva vidas e faz bem para todos, sem exceção.

Há muitos produtos que são cruelty free. Muitos mesmo, incluindo protetor solar, maquiagem, produtos para cabelo, para unhas, perfumes, desodorantes, para higiene bucal, repelentes, produtos para homens e para crianças também.

Em resumo, não há como fugir. Existem muitas possibilidades para salvar o mundo e os animais de uma forma ou de outra.

Qual a diferença entre produtos veganos ou cruelty free?

No mercado em geral, seja no shopping, supermercado, ou qualquer lugar que ocorra vendas, todos já devem ter percebido certos selos em alguns produtos, indicando que são veganos e cruelty free, o que é ótimo.

Isso porque mostra que é algo que está crescendo no nosso país e que, apesar de não ser debatido o suficiente, há pessoas que estão fazendo a diferença, escolhendo esses produtos naturais que são muito mais saudáveis e baratos do que imaginamos.

O veganismo é, na realidade, um estilo de vida, porque, a partir dele, a sua vida muda. E não estamos falando somente de alimentos, estamos falando de produtos. Tudo muda, da alimentação ao consumo. Roupas, sapatos e muito mais. É uma reviravolta.

O importante é: consumir algo que não tenha nada a ver com exploração de animais ou testes com eles.

Os produtos com o cruelty free, que não têm uma relação direta com alimentos, são os produtos que trazem um selo com um coelho, indicando determinada marca que não faz teste nenhum com animais e nem vendem o seu produto para empresas que compactuam com isso.

Infelizmente, muitas empresas estão focadas demais no próprio marketing e na própria imagem, e acabam usando o cruelty free apenas para mostrar que se preocupam com a causa, o que muitas vezes, não é verdade.

Nesses momentos, é importante entrar em contato com os fornecedores e entender como funciona a fabricação e todo o trabalho por trás que ninguém sabe.

A diferença entre o produto vegano e cruelty free não é tanta, mas a diferença que ambas fazem no mundo é gigante.

Marcas cruelty free

Você sabe quais são as marcas cruelty free? Então confira a lista completa e saiba com quem comprar sem que isso cause prejuízos aos animais.

Você também pode gostar

content

Gato Peterbald: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos exóticos e que não precisam de muita manutenção, então conheça o gato Peterbald, uma raça recente e carinhosa!

Continue lendo
content

Curso de Confecção de vestidos infantis Eduk

O Curso de Confecção de vestidos infantis Eduk é muito interessante para quem está buscando aprender uma nova profissão. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Criar um cachorro calmo: veja aqui 7 dicas!

Para criar um cachorro calmo, o ambiente e os cuidados contam bastante! Por isso, veja as dicas que separamos aqui para você!

Continue lendo