Gatos

Arranhadores para gatos: 8 melhores opções em 2021!

Os arranhadores para gatos são essenciais para esses bichinhos e para os móveis da sua casa. Veja quais são os melhores modelos!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 28/05/2021

Saiba quais são os melhores arranhadores para gatos

Arranhadores para gatos
Arranhadores para gatos

Embora muitos vejam os arranhadores para gatos como brinquedos, eles são uma espécie de garantia de sobrevivência dos móveis. Veja como escolher o melhor para seu pet!

Os gatos têm necessidades de arranhar e isso acontece algumas vezes ao longo do dia. Seja após uma refeição gostosa ou ao se espreguiçar, as garrinhas encontram lugares para se enfiar. E isso não muda quando um arranhador não está por perto.

Ou seja, os felinos simplesmente buscam lugares compatíveis à necessidade de arranhar. Assim, eles não se importam se aquilo é um arranhador próprio, um colchão, sofá ou cadeira. O perigo fica claro, não é mesmo?

Além disso, não basta comprar arranhadores para gatos. Eles devem ser capazes de atrair o seu felino. Ou, ao menos, de exercer mais atração do que os móveis. Aprenda hoje, então, quais são os melhores modelos, dentre inúmeros.

Também, veja como evitar que o seu gato dê preferência aos móveis e não ao arranhador. Com isso, sua casa, seu bolso e seu pet agradecem. Livre-se de qualquer perigo de estresse e garanta uma boa convivência com seu felino!

Anúncios

Para que serve o arranhador de gatos?

Os arranhadores para gatos servem justamente para arranhar. Ou seja, eles são um espaço em que está liberado colocar as garrinhas de fora. Isso, é claro, longe do seu sofá e de suas cadeiras, pois um gato pode fazer um estrago e tanto!

Mas, o que causa essa necessidade de arranhar? Em verdade, os gatos o fazem por inúmeros motivos. Desde o alongamento até a limpeza das unhas, isso é algo natural e necessário.

Veja, então, as principais serventias dos arranhadores para gatos para os felinos:

  • Alongar o corpo: É natural que ao se alongar o gato escolha um local em que possa firmar as patas dianteiras. E ele o faz com as unhas, enfiando-as em superfícies. Ao fazê-lo, o felino consegue arquear as costas e alongá-las, bem como às patas. Isso o livra de tensões e deixa a musculatura mais confortável;
  • Afiar as unhas: Os gatos são caçadores e precisam de suas unhas. Você pode, é claro, cortá-las. Contudo, isso se limite apenas às pontinhas e não mais que isso. Assim, o felino precisa afiar suas garrinhas, que volta e meia possuem lascas ou desgastes;
  • Marcar território: Outra das serventias dos arranhadores para gatos é a marcação de território. Os felinos adoram fazer isso e (ainda bem!) não recorrem à urina. Mesmo quando não há outros gatos na mesma casa, eles costumam marcar seus territórios. Geralmente, para isso, esfregam o corpo em móveis. Porém, também arranham coisas (preferencialmente o arranhador), para deixar sua marca e cheiro.

Uma vez que não é possível lutar contra a natureza e os instintos dos felinos, o jeito é adotar os arranhadores para gatos.

Como educar seu gato?

Muitos tutores de felinos têm dúvidas sobre como educar seu gato. Porém, existem truques para ajudar no sucesso dessa empreitada. Confira alguns!

Qual é o melhor tipo de arranhador para gatos?

Melhores arranhadores para gatos
Melhores arranhadores para gatos

Hoje existem diversos modelos de arranhadores para gatos. Enquanto alguns são mais simples, outros contam até mesmo com estruturas como nichos e brinquedos. Por isso, são inúmeras as alternativas.

Dentre as principais estão:

  • Arranhador vertical: um dos mais comuns, conta com uma estrutura na vertical que pode ser de sisal ou de papelão.
  • Horizontal: tapete arranhador, que permite que o gato arranhe na horizontal, especialmente ao se espreguiçar;
  • De canto: esse modelo de arranhador para gato permite encaixe em outros móveis, como sofá. Ótimo para gatos que já tem fissura por esse local e, assim, encontram uma alternativa mais viável;
  • Torre: são os arranhadores para gato mais diferentões. Eles contam com estruturas como tocas, casinhas e plataformas. Assim, o gato o usa para arranhar, brincar e dormir.

Diante de tantas alternativas pode haver confusão na escolha do melhor arranhador para o seu gato. Porém, não se preocupe. Abaixo, separamos as 08 melhores opções. Com elas você garante a felicidade do pet e a integridade da sua casa e móveis.

Anúncios

8 ótimas opções de arranhadores para gatos em 2021

Arranhadores para gatos
Arranhadores para gatos

Confira agora mesmo quais são os melhores arranhadores para o seu felino!

Arranhador de sofá

Um dos melhores arranhadores que existem são os de sofá. Eles seguem o modelo “de canto” e protegem, então, o canto do seu móvel. Além disso, escoram-se nele, ficando firmes e discretos.

Arranhador de parede

A segunda opção de arranhadores para gato que trouxemos é o de parede. Nesse caso, você o fixa na parede e ele funciona de modo vertical. Protege paredes e portas e pode ser um item de decoração.

Arranhadores para gatos de papelão com CatNip

Esses são os arranhadores para gatos mais simples. Ao invés de corda de sisal, eles são de papelão. Assim, tendem a se desmanchar com o passar do tempo. Um dos atrativos é que ele conta com CatNip (erva-do-gato), que auxilia a atrair o bichano.

Arranhador Super Interativo de castelo

Essa alternativa é aquela em que o arranhador acompanha outras estruturas. Nesse caso, a de um castelo. Por isso, é uma das de maior elaboração. O castelinho, afinal, depende de várias estruturas para ser considerado como tal. O brinquedo conta com torres, nichos e plataformas com palanques e vigas em sisal.

Arranhador com design de casa

É bastante semelhante à opção anterior em relação à concessão de um nicho. Nesse caso, contudo, ele permanece no chão. Ou seja, não há espaço para seu gato escalar. Afinal, estamos falando de uma casa e não de um castelo. Ao lado do nicho fica o arranhador vertical.

Arranhador de tapete

Esse é um dos tipos de arranhadores para gatos. Ele representa o modelo horizontal. Mais simples, pode ser bastante efetivo. Ele é composto por um tapete discreto de sisal.

Arranhadores para gatos com brinquedo

Ainda, existem diversos tipos de arranhadores que contam com brinquedos para chamar a atenção dos felinos. Dentre os mais comuns estão as molas ou barbantes com bola, pelúcia ou pena.

Arranhadores para gatos duplo

Por fim, o último dos arranhadores para gato que trouxemos é o duplo. Nesse caso, ele conta com duas estruturas verticais de sisal. Uma é menor a outra é maior. Ideal para o uso desde a infância felina até sua idade adulta pela variação de tamanho que oferta.

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas?

Veja como fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas e encontrar inúmeras oportunidades para ganhar dinheiro e garantir agenda cheia o ano inteiro!

Continue lendo
content

Curso de Marketing Digital para o Empreendedor Sebrae: veja se vale a pena fazer online!

Vale a pena se inscrever no curso de Marketing Digital para Empreendedor do Sebrae para aprender a usar as redes sociais para vender!

Continue lendo
content

Cachorro Pastor dos Pirineus: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor dos Pirineus é uma das raças de cão pastor mais antigas e remotas do mundo. Confira tudo sobre ele aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hurb: saiba como funciona e se é confiável!

Se você já conhece o Hurb, então sabe que ele oferece pacotes com valores incríveis que até parecem mentira. Então, fica a dúvida se ele é realmente confiável. Confira aqui todas as informações para tirar essa dúvida!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo
content

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas e viajar tranquilamente.

Continue lendo