Beleza

Alongamento de unhas faz mal? Tudo o que precisa saber!

O alongamento de unhas faz mal caso não se apliquem os cuidados necessários. Veja, abaixo, como evitar problemas com a técnica!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 21/07/2021

Descubra se o alongamento de unhas faz mal

Alongamento de unhas faz mal?
Alongamento de unhas faz mal?

O alongamento de unhas faz mal? Essa é uma pergunta que muitas mulheres que sonham com unhas longas levantam. Afinal, a unha também requer cuidados.

Os alongamentos se tornaram muito comuns nos últimos tempos. E isso não é à toa. Hoje existem diversos tipos deles. Por exemplo, os de gel, acrílico e porcelana. Cada um deles faz uso de uma técnica específica e age sobre a unha de um modo específico.

Contudo, a maioria deles exige o lixamento da unha, o que a torna porosa. Igualmente, a aplicação de materiais que podem dar brechas pra fungos e microorganismos. Por isso, é necessário conhecer cada uma delas, vantagens e desvantagens.

O alongamento de unhas faz mal quando feito sem os cuidados necessários. Em alguns casos, inclusive, requerem atenção quanto à frequência. Abaixo, então, confira os perigos e como evitá-los e, também, se é possível ter unhas longas sem contraindicação.

Anúncios

Colocar alongamento de unhas pode fazer mal?

Alongamento de unhas faz mal
Alongamento de unhas faz mal

Sim. Para início de conversa, nem todas as pessoas podem fazer o alongamento. Algumas condições, como doenças ou tratamentos, tornam as técnicas perigosas para essas pessoas.

É necessário ter em mente que essas técnicas geralmente requerem o afinamento da unha. E isso, então, retira alguns componentes, assim como as deixa porosas. E, com isso, podem ser a porta de entrada para microorganismos nocivos.

Além disso, caso a aplicação dos materiais não ocorra de forma correta, pode deixar ar e espaços. Igualmente, pode levar ao deslocamento da aplicação sobre a unha. Tudo isso pode gerar problemas.

Abaixo, então, confira quais são as desvantagens que os alongamentos de unhas podem causar. Dessa forma, saiba se essa é a melhor escolha para você, como evitar os riscos e garantir sua saúde.

Esmaltação em gel

Você conhece a esmaltação em gel? Ela é uma técnica que permite que as unhas mantenham o esmalte intacto por até 03 semanas. Conheça mais!

Qual a desvantagem do alongamento de unhas?

Existem diversos riscos que o alongamento de unhas acompanha. Entretanto, quando há a escolha de uma boa profissional, eles são minimizados. Além disso, é essencial que haja o uso de bons materiais. Igualmente, a manutenção constante e os cuidados após a aplicação.

Porém, quando esses cuidados não se apresentam, existem os seguintes riscos de o alongamento de unhas fazer mal:

  • Alergias: pessoas com alergia aos materiais de adesivo das unhas postiças podem sofrer o desenvolvimento de doença na pele e nas unhas;
  • Perca da queratina da unha original: na extração dos alongamentos;
  • Enfraquecimento da unha;
  • Deslocamento da unha;
  • Proliferação de bactérias, fungos e outros microorganismos pela abertura de poros, pela existência de ar entre os materiais e as unhas. 

Anúncios

Qual tipo de alongamento de unha danifica menos?

Alongamento de unhas faz mal
Alongamento de unhas faz mal

O alongamento de unhas realmente faz mal quando os cuidados não são tomados. Igualmente, quando existem alergias ou doenças de pele ou nas unhas. Da mesma forma, em caso de uso de técnicas que não são ideais ao seu tipo de unha.

Abaixo, então, conheça as principais técnicas e veja qual é o tipo que danifica menos. Isto é, quais apresentam menores chances de efeitos negativos.

Unhas de porcelana

Primeiramente, trazemos as unhas de porcelana. Elas são as unhas de acrílico, outro nome que as identifica. Ela apresenta, dentre todas as técnicas, maior resistência e durabilidade. Isso, pois, elas se quebram ou deslocam raramente.

Dessa forma, elas precisam de um bom fixador. Elas se moldam sobre as unhas naturais com a aplicação de um acrílico em pó. Dentre os perigos que apresenta, o que permite que o alongamento de unhas faça mal, estão:

  • Alergias, a depender da sensibilidade pessoal de cada um;
  • Fraqueza após a retirada dos materiais, embora não precise ocorrer sempre, bastando a manutenção a cada  dias;
  • Possibilidade de criação de umidade entre o acrílico e a unha, o que permite a proliferação de fungos.

Unhas de gel

O alongamento de unhas faz mal quando feito de gel? Pois bem, vejamos. Nesse caso, a unha natural recebe uma lixa sobre ela. Depois, há a aplicação de um gel especial que seca por uma câmara de luz.

A manutenção ocorre a cada 15 a 20 dias, a depender da velocidade de crescimento delas. Dentre as desvantagens desse tipo de alongamento estão:

  • Enfraquecimento da unha pela extração do esmalte, que é prejudicial ao agredi-la;
  • Ainda, há outro tipo de enfraquecimento que aparece pela manutenção demasiada do material sobre a unha. Afinal, ela não consegue respirar;
  • Riscos de infecção por fungos e bactérias.

Unhas de acrigel

Outro tipo de unha é o acrigel. Mas o alongamento de unhas faz mal nessa hipótese? Aqui, é preciso considerar que a aplicação une as técnicas de alongamento em gel e em acrílico (ou porcelana).

Ela oferece os mesmos perigos que as anteriores, portanto. Contudo, todos eles podem ser afastados quando a manutenção e a aplicação se dão de forma correta. Por isso, considere sempre contratar um bom profissional.

Unhas de vidro

Por fim, temos as unhas de vidro. Esse é o tipo mais novo de alongamento, ou seja, a técnica teve desenvolvimento mais recentemente. Sua manutenção deve ocorrer a cada 15 dias. Novamente, a retirada pode extrair, também, a queratina natural da unha.

Da mesma forma, pode levar ao desenvolvimento de fungos e de bactérias. E isso pode levar ao aparecimento de manchas ou tornar o próprio material de aplicação frágil.

Qual é o tipo de alongamento de unhas que faz menos mal?

Isso dependerá da sua unha original. Por isso, busque profissionais de qualidade que possam analisar a sua unha e tomar a melhor solução. Ainda, considere consultar uma dermatologista que possa ajudar você na escolha. Essa profissional pode ajudá-la no exame das unhas.

Assim, por exemplo, no caso de doenças de pele ou nas unhas, o alongamento é impensável. Por outro lado, uma unha saudável ou mesmo levemente frágil pode aceitar os alongamentos.

Para isso, portanto, conte com profissionais de qualidade. Como vimos, o alongamento de unhas faz mal quando não há a correta aplicação ou cuidados. Assim, garantir uma boa profissional e material de aplicação evita a maioria dos riscos.

Cuidados com as unhas

Os cuidados com as unhas são essenciais para manter suas mãos sempre bonitas. Além disso, auxiliam na manutenção da saúde. Veja dicas!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Micropigmentação labial: tudo sobre essa técnica!

A micropigmentação labial é um procedimento pouco invasivo, que ajuda a dar mais cor aos lábios e reforça os contornos naturais. Veja aqui!

Continue lendo
content

Feromônio para gatos: o que é e quando usar?

O feromônio para gatos pode ser utilizado em várias situações, mas sempre com acompanhamento veterinário e indicações clínicas! Veja mais.

Continue lendo
content

Gato Manx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Dócil, carinhoso e inteligente, o gato Manx pode ser uma ótima opção de gatinho para você ou sua família. Veja mais sobre a raça dele aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guia de Cruzeiros: 7 dicas para primeira viagem!

Fazer um cruzeiro tem se tornado uma das modalidades preferidas dos viajantes pelo mundo. Afinal, esses hotéis flutuantes oferecem tudo para uma viagem completa! Veja algumas dicas para seu primeiro passeio!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito American Express Platinum?

Através do cartão American Express Platinum, você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Isso porque ele oferece benefícios exclusivos como concierge, pontos Livelo que nunca expiram, além de acesso a sala VIP em aeroportos. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Aplicativo Trafi: veja como funciona e se vale a pena!

Você pode utilizar o aplicativo Trafi para se deslocar facilmente em grandes cidades pelo mundo! A plataforma oferece horários e rotas de transporte público em tempo real. Saiba como funciona e como vale a pena acessar!

Continue lendo