Beleza

Cuidados com as unhas: saiba 10 dicas sobre isso!

Os cuidados com as unhas são essenciais para manter suas mãos sempre bonitas. Além disso, auxiliam na manutenção da saúde. Veja dicas!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 29/05/2021

Conheça quais são os cuidados com as unhas essenciais

Conheça quais são os cuidados com as unhas essenciais
Conheça quais são os cuidados com as unhas essenciais

Você sabe como manter os cuidados com as unhas? Elas dizem muito sobre você e, por isso, merecem atenção. Seja por questões estéticas ou de saúde, são partes importantes.

Tanto as unhas dos pés quanto das mãos merecem esses cuidados. Elas são estruturas importantes que protegem os dedos. Além disso, elas tem disposição ao desenvolvimento de doenças caso não haja a atenção necessária.

Considere, por exemplo, que as unhas das mãos ficam expostas. Assim, ficam à mercê de acidentes, de contato com produtos nocivos e de infecções. 

Por outro lado, as unhas dos pés também têm suas condições especiais. Principalmente em razão do uso de calçados fechados. Caso os cuidados não estejam presentes, o ambiente é propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Além disso, é importante ressaltar que os cuidados com as unhas são importantes para homens e mulheres. Afinal, todos possuem essas estruturas queratinosas, independentemente do sexo.

Abaixo, então, confira dicas essenciais para cuidar das suas unhas. Com elas você garante que elas estejam sempre saudáveis e, também, fortes. Além disso, permite que você as deixe crescer e evite problemas comuns nessas regiões.

Anúncios

Cuidados com as unhas

Os cuidados com as unhas são inúmeros. Eles dizem respeito à limpeza das estruturas, à hidratação e ao não contato com substâncias lesivas. Também, ao corte e ao lixamento.

Tudo isso é essencial para que a saúde das unhas.

Conheça os principais cuidados com higiene e hidratação das unhas

  • Sempre lave com sabão e água em abundância suas mãos e as unhas. Para limpá-las bem, faça movimentos como se estivesse coçando a palma da mão com as unhas da outra mão;
  • Certifique-se de que secou, após a higienização, entre os dedos e sobre as unhas. Isso é essencial especialmente para as unhas dos pés. Evite colocar meias e calçados fechados logo após o banho e deixe seus pés arejarem. Caso necessário, seque seus pés com auxílio de um secador de cabelo;
  • Quando as unhas estiverem secas, aplique um hidratante sobre elas e massageie bem. Passe por toda a superfície das unhas, nas cutículas e na pele ao redor;
  • Use um palito próprio para unhas para limpar a parte lateral das dos pés. Passe-o com muito cuidado entre a unha e a pele.

Cuidados com as unhas: Tamanho e formato

  • Corte a extensão da sua unha com uma tesoura ou cortador próprio, cuidando para não forçar a unha para baixo. 
  • Nas mãos você pode deixar suas unhas compridas, desde que sempre aparadas (em relação às saliências pontudas). Igualmente, higienizadas. Já em relação aos pés, mantenha-as sempre curtas. Isso evita machucados e garante a higiene;
  • Use uma lixa própria para unhas para aparar saliências e evitar acidentes como cortes;
  • Retire apenas os excessos de cutícula. Ou seja, aqueles que soltam de cima da unha. Não “cavoque” em seu dedo.

Aprenda como fazer suas unhas passo a passo

Aprender como fazer unhas em casa é uma forma de economizar e garantir mãos sempre bonitas. Aprenda hoje como fazê-las e dicas especiais.

Anúncios

O que fazer para ter unhas bonitas e fortes?

image

Sonha em ter unhas lindas, compridas e fortes para exigir esmaltes de tirar o fôlego? Então não deixe de ver nossas dicas de como fortalecê-las. Assim, você não se preocupa mais com unhas sem vida e quebradiças. Confira:

  • Cuidados com as unhas requerem cuidados com a alimentação. Por isso, mantenha uma dieta equilibrada e rica em nutrientes;
  • Consuma colágeno hidrolizado, um complemento protéico que atua em favor das suas unhas e da pele;
  • Não roa unhas, isso tende a enfraquecê-las;
  • Use bases fortificantes;
  • Lembre-se de deixar suas unhas arejarem entre uma esmaltação e outra;
  • Não use suas unhas como ferramentas! Elas não servem para raspar rótulos ou abrir embalagens. Por isso, use as ferramentas corretas e deixe suas unhas fora disso.

Quais são os cuidados com as unhas? Confira 10 dicas!

image

Achou que tinha acabado? Pois para garantir que as suas unhas estão sob os corretos cuidados, trouxemos mais dicas. Com elas suas unhas ficam fortes e bonitas. Além disso, permanecem longe de manchas, doenças e infecções.

Use luvas para tarefas domésticas

Primeiramente, adote o costume de fazer tarefas domésticas com luvas de borracha. Com isso, suas unhas não entram em contato com produtos fortes e nocivos.

Troque a acetona por removedor de esmaltes

Dê preferência ao removedor de esmaltes em lugar da acetona. Ele possui componentes hidratantes que auxiliam a unha. Além disso, não é tão agressivo quanto a acetona, que pode prejudicar a saúde das unhas.

Alimentação saudável

A alimentação saudável caminha junto aos cuidados com as unhas. Afinal, elas dependem dos nutrientes que você ingere diariamente. Portanto, invista em uma dieta rica em proteínas e vitaminas.

Cuidado com batidas

Ainda, sempre tenha cuidado com qualquer tipo de ação que você faz com as mãos e que possam prejudicar as unhas. Por exemplo, caso você digite por longas horas, o melhor talvez não sejam as unhas grandes. Afinal, elas sofrem constantes impactos.

Sempre hidrate suas cutículas

Use creme, diariamente, nas unhas e cutículas e sempre as massageie para estimular a circulação de sangue. Isso também ajuda com que a unha cresça.

Cuidado com as unhas para não aparecer micoses e fungos

Sempre esteja atenta ao surgimento de indícios de doenças. As mais comuns são micoses entre os dedos ou fungos nas unhas. Há produtos que atuam contra essas condições. Quanto antes começar o tratamento, melhor, pois assim o fungo não se espalhará.

Não leve as unhas à boca

Deixe as unhas vem longe da sua boca. Além dos microorganismos que estão na mão, roer unhas as enfraquece. Da mesma forma, os cuidados com a unha requerem que você não morda cutículas. Isso é uma porta de entrada para infecções. Portanto, largue esse hábito!

Proteja suas unhas na esmaltação

Ao esmaltar suas unhas, use sempre produtos de qualidade. Além disso, prefira aplicar, entre a unha e o esmalte, uma camada de base fortalecedora. Assim sua unha fica em isolamento e proteção.

Em um dos cuidados com as unhas mais importantes é não tirar toda a cutícula

Como falamos anteriormente, tire apenas os excessos de cutículas e as tire com uma freqüência pequena. As cutículas ajudam a proteger as unhas contra infecções e microorganismos.

Hidrate-se

A sua própria hidratação tem muita influência na saúde das unhas. Por isso, consuma ao menos 2 litros de água diariamente.

Como fazer a unha crescer rápido? Veja aqui!

Seu sonho é ter unhas longas e fortes? Então não deixe de conferir aqui como fazer a unha crescer. Continue lendo e veja dicas especiais!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como baixar o aplicativo Busuu?

Confira como baixar o aplicativo Busuu no seu celular Android ou iOS e comece a aprender um novo idioma hoje mesmo!

Continue lendo
content

Micropigmentação labial: tudo sobre essa técnica!

A micropigmentação labial é um procedimento pouco invasivo, que ajuda a dar mais cor aos lábios e reforça os contornos naturais. Veja aqui!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Happymod?

Não perca mais tempo e veja como baixar o aplicativo Happymod para aproveitar seus apps e jogos favoritos de forma melhorada!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem e pacotes na Havan?

Aprenda, em poucos passos, como comprar passagem com a Havan. Assim, comece a dar forma à viagem dos seus sonhos e prepare as malas.

Continue lendo
content

TripAdvisor: saiba como funciona e se é confiável!

O TripAdvisor é uma plataforma prática, na qual você encontra serviços de turismo, além de feedbacks de usuários reais. Assim, você pode descobrir se o estabelecimento que procura vale a pena ou não. Então, confira se o TripAdvisor é confiável!

Continue lendo
content

5 países que já abriram as fronteiras para turistas brasileiros em 2022

Depois de tanto tempo sem viajar e curtir novos destinos, a retomada do setor de turismo traz empolgação aos brasileiros amantes de viagem! Veja países que reabriram suas fronteiras e comece a se planejar novamente!

Continue lendo