Animais

Alimentos tóxicos para gatos: conheça 10 e proteja seu pet!

Você sabe quais são os alimentos tóxicos para gatos? Pois confira aqui quais são os principais ingredientes que colocam a saúde do felino em risco!

por

Aline Mesquita

Publicado em

ANÚNCIOS

Saiba tudo sobre os alimentos tóxicos para gatos

Alimentos tóxicos para gatos

Existem diversos alimentos tóxicos para gatos. E saber disso é essencial para qualquer tutor. Afinal, isso influencia na saúde, bem-estar e longevidade do felino.

Gatos são animais carnívoros e, por isso, sua dieta se baseia principalmente em proteínas animais. Contudo, isso não significa que outros tipos de alimentos não lhes chamem a atenção. Por exemplo, é natural que um laticínio e outros ingredientes os atraiam e gerem aquele miado conquistador.

Além disso, não raro nós damos aquela fugidinha básica da dieta felina à base de ração para lhes dar um agrado. O que acontece, entretanto, é que esse agradinho pode guardar um perigo ao felino.

Note, então, como os alimentos tóxicos para gatos podem se apresentar de forma completamente despercebida. Para evitá-los e nunca mais correr o risco de intoxicar seu companheiro felino, não deixe de continuar lendo. Abaixo você encontra tudo sobre o assunto!

O que você precisa se atentar sobre alimentos tóxicos para gatos?

Quais são os alimentos tóxicos para gatos

Primeiramente, saiba que existem alguns alimentos que são tóxicos para os felinos em geral. Ou seja, nesse caso todos tendem a passar mal após ingeri-los, de forma mais ou menos grave.

Por outro lado, também existem alimentos tóxicos para gatos que o são em razão de alergias. Ou, ainda, por causa de condições especiais de idade ou doença prévia. Por isso, existe mais de uma forma pela qual o alimento pode fazer mal ao gato.

E como identificar quando algo está prejudicando-o? Além de evitar os alimentos tóxicos para gatos, conforme lista que você encontra no item a seguir, existem outros cuidados. Um dos principais é sempre observar o seu gato.

Felinos são animais que seguem rotinas. Portanto, é muito fácil perceber alterações de comportamentos. Isto é, quando seu gato está “estranho” ao normal. Dentre os principais sinais disso estão miados agudos e constantes, vômitos e diarréia.

Caso isto esteja ocorrendo, não deixe de analisar quais alimentos você ofereceu ao gato nos últimos períodos. Igualmente, consulte o veterinário. Ele poderá identificar alguma condição especial no seu pet por meio de exames e consultas.

Saiba mais sobre alimentos tóxicos para gatos

Portanto, você precisa cuidar em relação aos alimentos tóxicos para gatos que são famosos pelo risco que ofertam. Também, naqueles que eventualmente apresentem perigo ao felino em razão das condições especiais que ele possui.

Em ambos os casos o bem-estar felino encontra-se em risco. Da mesma maneira, isso pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de doenças. Também, à irritação do sistema digestivo, emagrecimento e até anemia felina.

Em outras palavras, entenda que a alimentação do gato está no cerne do bem-estar felino. Caso ela seja prejudicial, seu gato não apenas está sofrendo, mas também encontra risco de vida.

Diante disso, não deixe de conferir nos itens abaixo quais são os alimentos tóxicos para gatos. Assim, você os evita e cuida do seu companheiro da maneira que ele merece!

Conteúdo Recomendado

Alimento na dieta felina

Você conhece a importância de cada alimento na dieta felina? Pois saiba que cada nutriente tem um papel essencial. Continue lendo e veja mais sobre o assunto

Conheça 10 alimentos tóxicos para gatos

Alimentos tóxicos para gatos

São vários os alimentos que podem prejudicar os gatos. Alguns deles são famosos por isso. Outros, contudo, moram no imaginário popular de tal forma que é comum que se ache que eles são próprios para felinos. Veja, então, o risco que isso oferta!

Confira, sem mais delongas, os principais alimentos que fazem mal para o gato e cuide-o de maneira completa!

Chocolate é um dos alimentos tóxicos para gatos que trazem mais malefícios

Chocolate é um dos alimentos tóxicos para gatos que trazem mais malefícios

O primeiro alimento que deve de todas as formas ficar longe do seu gato é o chocolate. Aliás, qualquer achocolatado ou que possua o ingrediente. Esse doce possui uma substância que o faz um dos alimentos que fazem mal para a saúde do gato, assim como para cães.

Leite e derivados

Além disso,você provavelmente já tenha se deparado com uma imagem muito fofa de um gato se deliciando com leite, certo? Pois saiba que aqui está um dos maiores riscos. Essa é uma lenda muito prejudicial à saúde do seu felino.

É verdade que ele se alimenta de leite materno logo após nascer. Contudo, após o desmame que ocorre perto dos 03 meses, ele não deve mais consumir leite. Os gatos se tornam intolerantes a lactose com o passar da idade.

Por isso, tendem a ter reações bastante negativas após o consumo de leite e derivações. Dentre as principais conseqüências estão vômitos, diarréia e gases. Por isso, esqueça dos laticínios!

Cebola e alho

Esses temperos naturais estão dentre os alimentos tóxicos para gatos. E não só para os felinos, pois os cães também se prejudicam do consumo desses ingredientes. Isso decorre dos sulfóxidos e dissulfetos que estão presentes nesses vegetais. Eles podem destruir glóbulos vermelhos e causar anemia animal.

Cafeína

A cafeína presente no café e nos chás é igualmente prejudicial aos felinos. Ela faz deles alimentos tóxicos para gatos em razão da presença de alcaloides neurotóxicos. Eles podem causar alterações cardíacas nos pets, bem como cerebrais.

Uvas e passas

Ainda não se sabe exatamente o que as uvas e passas possuem que afetam aos felinos. Contudo, essa é uma verdade: elas são tóxicas aos gatos e devem ficar longe da comida.

Gordura animal

Embora seja possível dar alimentos naturais aos gatos, como carnes cozidas, eles não reagem bem às gorduras. Por isso, sempre dê preferência para carnes magras. Também, evite a carne de porco a qualquer custo.

Alimento com sal estão na lista de alimentos tóxicos para gatos

Os gatos têm pré-disposição para reter líquidos. Também, ao desenvolvimento de problemas e doenças renais. Dessa forma, tem-se que o sal é um dos alimentos que fazem mal para a saúde do gato. Assim, jamais lhes dê alimentos salgados ou com temperos.

Xilitol

O xilitol é um tipo de adoçante que está presente em inúmeros doces. E ele é tóxico para gatos, de forma que você deve evitá-lo. Ele está presente em pães, gomas de mascar e balas.

Abacate

O abacate é uma fruta que também deve ficar bem longe do felino. Pela alta presença de gordura, ela pode causar reações intestinais e estomacais negativas. Dentre as principais estão vômitos e diarréia. Também, estimulam a obesidade felina.

Conteúdo Recomendado

Alimentação para gatos: 5 perguntas importantes!

A alimentação para gatos necessita de cuidados especiais. Por isso, hoje trouxemos 05 principais perguntas e suas respostas sobre a dieta felina!

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Sem Categoria

15 produtos criativos para seu pet

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Foi-se o tempo em que bastava um chinelo, um graveto ou uma meia velha.

Hoje gatos e cachorros parecem estar iguais aos seus donos, querendo sempre produtos diferenciados e originais.

Seja para brincar, dormir ou comer, o mercado de produtos para pets está cada vez mais diversificado e cheio de coisas originais para seus amigos de quatro patas.

Sejam arranhadores, brinquedos ou roupinhas, originalidade é a palavra-chave para agradar esse membro da família que late ou mia e está sempre pronto para dar amor e carinho pra todo mundo.

Você vai adorar esses produtos do mercado pet, e o primeiro lugar vai te surpreender!

15 -  Brinquedos de pelúcia

Superfofos, brinquedos de pelúcia dos pets são cada vez mais originais e resistentes e parecem até brinquedos de criança.

São macaquinhos com braços longos e elásticos, porquinhos de algodão super fofos, e até leãozinho com jubas felpudas e antialérgicas que seu cachorro ou gato vai adorar morder e abraçar.

São brinquedos tão legais que provavelmente até você vai querer um!

Compre aqui

14 – Mordedor com cheiro de comida

Para inspirar seu cachorro ou gato a comer mais, o que poderia ser melhor do que... um mordedor com cheio? Isso mesmo!

Em formatos diferenciados, e feitos de látex lavável e super resistente, esses mordedores vão deixar seu animal superfeliz.

São aromatizados artificialmente com substâncias seguras pros seus amigos peludos e tem cheiros como banana, ração e carne.

Seu pet vai ficar entretido por horas!

Compre aqui

13 – Capa de chuva

Perfeito para seu cachorro passear naqueles dias que está garoando, as capas de chuva são feitas em material resistente a água, e permite que seu cão se mova com liberdade e continue sequinho, quando chegar em casa.

Além disso, as capas têm estampas originais que fazem o seu amigo arrasar no visual.

Compre aqui

12 – Bolinhas texturizadas

Animais adoram morder coisas. Principalmente os cães.

Isso acontece porque é mordendo que nossos amigos sentem o mundo. Outra razão é que mordendo, pets estimulam seus dentes, limpam eles se exercitam.

Aí, por que não dar várias opções de mordida?

São bolinhas de látex e outros materiais não-alérgicos com diversas texturas, e tamanhos para seu cão e seu gato nunca de cansar dos brinquedos – e deixar em paz seus chinelos!

Compre aqui

11 – Varal de gatos

Gatos adoram tomar sol. Quem tem um sabe, eles comem, deitam bem preguiçosamente onde tiver o sol, e lá ficam horas.

O problema é que às vezes esse lugar é algum móvel que eles não deveriam estar – tipo o seu computador – ou um móvel que vai encher de pelos, tipo seu sofá.

A solução é bem simples: um varal de parede – para gatos. Você prende a grade na janela e aguarda. Seu pet vai adorar!

Compre aqui

10 – Varinha com unicórnio

Gatos e cachorros adoram brincar de perseguir coisas. Aí, nada mais prático do que uma varinha – uma vareta longa e às vezes de mola, com uma corda na ponta e uma “isca”.

Agora, que tal dar uma incrementada no brinquedo do seu amigo e fazer ele ficar ainda mais fofo? Isso é possível com a varinha de unicórnio! Vai ser horas de diversão pra você e seu pet!

Compre aqui

9 – Pião com varinha

Cansado de ficar brincando “de pesca” com a varinha do seu gato? Até seu cachorro não acha mais graça naquela isca toda mordida da varinha dele?

Bem, temos uma solução: um peão com uma varinha no meio!

Você solta o peão pela sala e enquanto ele gira, a varinha fica balançando, fazendo seu pet brincar por horas, até se cansar!

Compre aqui

8- Fantasias

Querendo mudar o look do seu bichinho, mas não sabe como?

Que tal uma saia e body da Mulher Maravilha? Uma fantasia de pirata que faz seu gato parecer um marujo miniatura? Um casaco de dragão por seu cachorro, que quase solta fogo pela boca?

São milhares de opções.

Vai ser impossível você escolher só uma pro seu pet!

Compre aqui

7- Cerveja

Quase todo mundo gosta de, no fim de uma semana cansativa de trabalho, sentar na frente da TV, beber uma lata de cerveja e relaxar, não é verdade?

Mas e quanto aos pets? Quem pensa neles? Ser cachorro também é um trabalho duro!

Então, por que não dar esse prazer pro seu amigo?

Feita com ingredientes adequados para animais, e sem álcool, a cerveja canina é o momento de você e seu amigão terem uma noitada dos amigos!

Só não vale exagerar hein? Uma garrafa é mais do que suficiente para um cachorro sênior grande.

Compre aqui

6- Arranhador com rede de praia

Quem gosta de verão sabe: não tem nada melhor do que deitar numa rede e sentir o vento, tomando água de coco.

Bem, seu gato também sabe disso.

É por isso que esse arranhador com rede será o maior sucesso. Seu pet sente o balanço e descansa de mais um dia “duro” de trabalho!

Compre aqui

5 – Observador de pássaros

Gatos são caçadores naturais. Está no sangue deles, se infiltrar nos cantos da casa, ou entre as plantas do jardim, como se fossem tigres e ficar espreitando passarinhos.

O problema é que as aves, que não são bobas, fogem.

Mas agora, tem um jeito dele fazer isso sem ser percebido: com um alimentador de ventosa e um filme espelhado de um lado só.

O alimentador tem dois tubos, onde você põe sementes, e essas caem numa bandeja.

Atrás dos tubos têm ventosas que você gruda na janela. Depois, é só ir do outro lado, colar o filme espelhado.

Assim, você e seu gato podem ver os passarinhos comendo, sem serem observados.

Compre aqui

4 – Brinquedo com bolinha em um caminho

Cachorro gosta de perseguir coisas? Seu gato gosta de mexer em bolinhas e perseguir elas pela casa? Então esse brinquedo é perfeito para eles!

É uma tábua com um caminho, e, dentro dele, uma bolinha interativa permite o pet ficar mexendo ela com a pata ou focinho, assim, desenvolvendo, ainda, noções espaciais no animal, a inteligência dele.

Seu amigo de quatro patas vai amar!

Compre aqui

3 – Jogo da velha

Que tal fazer a hora da refeição mais divertida para o seu animal?

Com esse jogo da velha com copos, onde você pode esconder um petisco, seu amigo vai se distrair, se alimentar melhor e, você e ele vão ter horas de diversão!

Compre aqui

2- Brinquedo de alimentação interativa

É hora do jantar do seu pet e ele espalha ração pela casa toda? Seu cachorro fica atrás de você, procurando migalhas, quando você está comendo? Pois essa bola com alimentador é a solução!

A bola de plástico resistente é oca, e tem uns furinhos por onde vão sair alguns grãos de ração, mas para isso, a bola precisa rolar pela casa.

Seu bichinho vai adorar brincar com a comida, e você fica tranquilo, sem ração por todo canto da casa.

Compre aqui

1- Roleta de encaixe

Se você tem um cão tipo beagle ou poodle você já sabe: eles são animais super curiosos, querem mexer em tudo! Parecem que nuca se cansam!

Com esse brinquedo, porém, eles ficaram horas, se divertindo.

Na tábua de baixo, tem pequenas aberturas onde você coloca os copos, mas esses copos ficam presos, porque se encaixam na tabua e só saem pela abertura principal.

Ai, chega a parte divertida: no meio da tábua, tem uma “roleta”, que só permite que saia um copo de cada vez. Então, debaixo de cada copo você esconde um petisco. Seu pet vai adorar!

Compre aqui

E você, sentiu falta de algum brinquedo? Conhece algum item curioso de pet shop? Escreva para nós nos comentários e nos siga para mais dicas sobre gatos e cachorros!

Continuar Lendo

Em Alta