Gatos

Alimentos tóxicos para gatos: conheça 10 e proteja seu pet!

Você sabe quais são os alimentos tóxicos para gatos? Pois confira aqui quais são os principais ingredientes que colocam a saúde do felino em risco!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 01/06/2021

Saiba tudo sobre os alimentos tóxicos para gatos

Alimentos tóxicos para gatos
Alimentos tóxicos para gatos

Existem diversos alimentos tóxicos para gatos. E saber disso é essencial para qualquer tutor. Afinal, isso influencia na saúde, bem-estar e longevidade do felino.

Gatos são animais carnívoros e, por isso, sua dieta se baseia principalmente em proteínas animais. Contudo, isso não significa que outros tipos de alimentos não lhes chamem a atenção. Por exemplo, é natural que um laticínio e outros ingredientes os atraiam e gerem aquele miado conquistador.

Além disso, não raro nós damos aquela fugidinha básica da dieta felina à base de ração para lhes dar um agrado. O que acontece, entretanto, é que esse agradinho pode guardar um perigo ao felino.

Note, então, como os alimentos tóxicos para gatos podem se apresentar de forma completamente despercebida. Para evitá-los e nunca mais correr o risco de intoxicar seu companheiro felino, não deixe de continuar lendo. Abaixo você encontra tudo sobre o assunto!

Anúncios

O que você precisa se atentar sobre alimentos tóxicos para gatos?

Quais são os alimentos tóxicos para gatos
Quais são os alimentos tóxicos para gatos

Primeiramente, saiba que existem alguns alimentos que são tóxicos para os felinos em geral. Ou seja, nesse caso todos tendem a passar mal após ingeri-los, de forma mais ou menos grave.

Por outro lado, também existem alimentos tóxicos para gatos que o são em razão de alergias. Ou, ainda, por causa de condições especiais de idade ou doença prévia. Por isso, existe mais de uma forma pela qual o alimento pode fazer mal ao gato.

E como identificar quando algo está prejudicando-o? Além de evitar os alimentos tóxicos para gatos, conforme lista que você encontra no item a seguir, existem outros cuidados. Um dos principais é sempre observar o seu gato.

Felinos são animais que seguem rotinas. Portanto, é muito fácil perceber alterações de comportamentos. Isto é, quando seu gato está “estranho” ao normal. Dentre os principais sinais disso estão miados agudos e constantes, vômitos e diarréia.

Caso isto esteja ocorrendo, não deixe de analisar quais alimentos você ofereceu ao gato nos últimos períodos. Igualmente, consulte o veterinário. Ele poderá identificar alguma condição especial no seu pet por meio de exames e consultas.

Saiba mais sobre alimentos tóxicos para gatos

Portanto, você precisa cuidar em relação aos alimentos tóxicos para gatos que são famosos pelo risco que ofertam. Também, naqueles que eventualmente apresentem perigo ao felino em razão das condições especiais que ele possui.

Em ambos os casos o bem-estar felino encontra-se em risco. Da mesma maneira, isso pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de doenças. Também, à irritação do sistema digestivo, emagrecimento e até anemia felina.

Em outras palavras, entenda que a alimentação do gato está no cerne do bem-estar felino. Caso ela seja prejudicial, seu gato não apenas está sofrendo, mas também encontra risco de vida.

Diante disso, não deixe de conferir nos itens abaixo quais são os alimentos tóxicos para gatos. Assim, você os evita e cuida do seu companheiro da maneira que ele merece!

Alimento na dieta felina

Você conhece a importância de cada alimento na dieta felina? Pois saiba que cada nutriente tem um papel essencial. Continue lendo e veja mais sobre o assunto.

Anúncios

Conheça 10 alimentos tóxicos para gatos

Alimentos tóxicos para gatos
Alimentos tóxicos para gatos

São vários os alimentos que podem prejudicar os gatos. Alguns deles são famosos por isso. Outros, contudo, moram no imaginário popular de tal forma que é comum que se ache que eles são próprios para felinos. Veja, então, o risco que isso oferta!

Confira, sem mais delongas, os principais alimentos que fazem mal para o gato e cuide-o de maneira completa!

Chocolate é um dos alimentos tóxicos para gatos que trazem mais malefícios

Chocolate é um dos alimentos tóxicos para gatos que trazem mais malefícios
Chocolate é um dos alimentos tóxicos para gatos que trazem mais malefícios

O primeiro alimento que deve de todas as formas ficar longe do seu gato é o chocolate. Aliás, qualquer achocolatado ou que possua o ingrediente. Esse doce possui uma substância que o faz um dos alimentos que fazem mal para a saúde do gato, assim como para cães.

Leite e derivados

Além disso,você provavelmente já tenha se deparado com uma imagem muito fofa de um gato se deliciando com leite, certo? Pois saiba que aqui está um dos maiores riscos. Essa é uma lenda muito prejudicial à saúde do seu felino.

É verdade que ele se alimenta de leite materno logo após nascer. Contudo, após o desmame que ocorre perto dos 03 meses, ele não deve mais consumir leite. Os gatos se tornam intolerantes a lactose com o passar da idade.

Por isso, tendem a ter reações bastante negativas após o consumo de leite e derivações. Dentre as principais conseqüências estão vômitos, diarréia e gases. Por isso, esqueça dos laticínios!

Cebola e alho

Esses temperos naturais estão dentre os alimentos tóxicos para gatos. E não só para os felinos, pois os cães também se prejudicam do consumo desses ingredientes. Isso decorre dos sulfóxidos e dissulfetos que estão presentes nesses vegetais. Eles podem destruir glóbulos vermelhos e causar anemia animal.

Cafeína

A cafeína presente no café e nos chás é igualmente prejudicial aos felinos. Ela faz deles alimentos tóxicos para gatos em razão da presença de alcaloides neurotóxicos. Eles podem causar alterações cardíacas nos pets, bem como cerebrais.

Uvas e passas

Ainda não se sabe exatamente o que as uvas e passas possuem que afetam aos felinos. Contudo, essa é uma verdade: elas são tóxicas aos gatos e devem ficar longe da comida.

Gordura animal

Embora seja possível dar alimentos naturais aos gatos, como carnes cozidas, eles não reagem bem às gorduras. Por isso, sempre dê preferência para carnes magras. Também, evite a carne de porco a qualquer custo.

Alimento com sal estão na lista de alimentos tóxicos para gatos

Os gatos têm pré-disposição para reter líquidos. Também, ao desenvolvimento de problemas e doenças renais. Dessa forma, tem-se que o sal é um dos alimentos que fazem mal para a saúde do gato. Assim, jamais lhes dê alimentos salgados ou com temperos.

Xilitol

O xilitol é um tipo de adoçante que está presente em inúmeros doces. E ele é tóxico para gatos, de forma que você deve evitá-lo. Ele está presente em pães, gomas de mascar e balas.

Abacate

O abacate é uma fruta que também deve ficar bem longe do felino. Pela alta presença de gordura, ela pode causar reações intestinais e estomacais negativas. Dentre as principais estão vômitos e diarréia. Também, estimulam a obesidade felina.

Alimentação para gatos: 5 perguntas importantes!

A alimentação para gatos necessita de cuidados especiais. Por isso, hoje trouxemos 05 principais perguntas e suas respostas sobre a dieta felina!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 melhores cursos de marketing digital online e grátis: divulgue seu negócio!

Se você deseja se tornar um profissional de sucesso, confira nossa lista de cursos de marketing digital online grátis e faça sua inscrição!

Continue lendo
content

Como fazer os cursos online e gratuitos da Bradesco?

Veja como fazer os cursos online e gratuitos do Bradesco e comece a investir no seu futuro! Escolha entre administração, tecnologia e mais.

Continue lendo
content

Dicas para ganhar sorteio no Instagram: aumente suas chances de conseguir um prêmio!

Quer ter mais chances de ganhar prêmios incríveis? Então confira nossas dicas para ganhar sorteio no Instagram e participe!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zarpo Viagens: saiba como funciona e se é confiável

Conheça a Zarpo Viagens, uma agência inovadora e criteriosa que oferece descontos exclusivos em diárias de hotéis de alta categoria. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo
content

Viagens de cruzeiro valem a pena? Veja vantagens e desvantagens!

As viagens de cruzeiro valem a pena, realmente? É isso que nos propusemos a responder hoje. Portanto, continue lendo e veja tudo sobre essa opção turística!

Continue lendo
content

Brother’s Trip é confiável? Veja como funciona antes de comprar

As viagens bate e volta estão cada vez mais populares, já que oferecem passeios divertidos, mas que são realizados em apenas um final de semana. Então, a Brother’s Trip é uma agência especializada nesse tipo de passeio e oferece um serviço confiável e de qualidade. Conheça!

Continue lendo