Gatos

Adestrar um gato: Veja 10 dicas e truques!

Adestrar um gato pode ser uma solução interessante para inúmeras situações. Veja, hoje, dicas e truques para ensinar o seu gatinho!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 05/06/2021

Saiba como adestrar um gato da melhor forma

Adestrar um gato
Adestrar um gato

Uma solução para maus comportamentos felinos é adestrar um gato. E não apenas para isso, mas também para ajudá-lo a socializar e mesmo a brincar. Aprenda como, hoje.

Os gatos são animais bastante independentes e com personalidade forte. Esses dois fatores fazem com que muita gente acredite que gatos não possam ser adestrados. Isso, contudo, é uma grande mentira.

Os felinos, bem como os cães, aprendem respostas e comandos. Para isso, é claro, é necessário ter paciência. Além disso, os gatos possuem alguns comportamentos que são aproveitados no momento de adestramento.

Por exemplo, gatos amam atenção. Ela se dá principalmente pelo reconhecimento e concessão de carinho e de um biscoito especial. E isso é exatamente o que se foca ao adestrar gato. Ou seja, os ensinamentos atrelam brincadeiras e recompensas.

Com isso, a probabilidade de chamar a atenção do gato, bem como de ensiná-lo, aumenta. Assim, não deixe de continuar lendo para conferir, abaixo, dicas especiais para adestrar seu felino doméstico com sucesso.

Por que adestrar um gato?

O adestramento de gatos pode ser uma solução interessante para essas situações:

  • Maus comportamentos, como arranhões nos móveis, xixi fora do lugar ou mordidas;
  • Falta de habilidade para socializar e dificuldade com visitas;
  • Para ensiná-lo truques e brincar.

É difícil adestrar um gato?

Pois bem, fácil não é. Em verdade, o que temos é que em nível de comparação com os cães, os gatos demoram mais para aprender. Por isso, requerem mais paciência e também atenção e tempo.

Entretanto, isso não significa que eles não sejam capazes de aprender. Os gatos são animais que gostam de rotina. Por isso, podem adotar comportamentos e respostas rotineiros aos comandos.

Dessa forma, com as dicas certas e uma boa dose de paciência, torna-se possível adestrar um gato. Para saber como, continue sua leitura e confira as dicas especiais abaixo!

O que não fazer ao adestrar um gato?

Como adestrar um gato
Como adestrar um gato

Adestrar um felino requer alguns cuidados. Por exemplo, jamais grite com ele, embora a repreensão de um comportamento exija um tom de voz firme. Da mesma forma, nunca parta para a violência, que não terá resultado prático além do estresse e medo.

Ainda, principalmente se o ato de adestrar o gato seja para evitar maus comportamentos, analise o espaço ao seu redor. De nada adianta adestrá-lo para não arranhar os móveis se ele não tem à disposição um arranhador de qualidade. Também, o adestramento para evitar xixi fora do lugar vai por água abaixo diante de uma caixa de área suja e fedida.

Como educar seu gato? Veja 5 truques

Muitos tutores de felinos têm dúvidas sobre como educar seu gato. Porém, existem truques para ajudar no sucesso dessa empreitada. Confira alguns!

10 dicas para quem pretende adestrar o seu gato em casa!

Adestrar gato
Adestrar gato

Agora, veja 10 dicas essenciais para que o adestramento do seu gato obtenha sucesso. Com isso você melhora a convivência com o felino e pode até diverti-lo, e muito.

Spray de água para evitar comportamentos ruins

Primeiramente, uma dica que costuma ter sucesso em desencorajar o felino a alguns comportamentos é o spray de água. Por exemplo, quando ele subir em um lugar no qual não deve. Ou, então, ao tentar atacar a comida do seu prato nas refeições.

Use um spray com água pura e limpa. Assim, quando ele se aproximar espirre um pouco de água no focinho. Outra forma de fazê-lo é com uma garrafa pet e grãos até sua metade. Assim, você não o molha, apenas o assusta com o barulho.

Lembre-se somente de usar esse tipo de represália caso o flagre fazendo algo. Usar a tática após o estrago não adianta de nada e o gato não vai entender. Ainda, sempre dê um comando de “Não” em voz clara e firme para afastá-lo de algo indevido.

Use água com cascas de frutas cítricas para afastar o gato de plantas

É possível adestrar seu gato para ficar longe das suas plantas (que algumas vezes são tóxicas para os felinos). Para isso, deixe cascas de limão e/ou laranja em água. Depois de algumas horas, borrife essa água sobre as folhas.

Use recompensas

Como falamos anteriormente, gatos simplesmente amam recompensas. Além disso, adoram atenção. Por isso, dar a eles recompensas ao ensiná-los ou quando eles repetem corretamente um ato é uma maneira de incentivá-los.

Carinho também ajuda

Não apenas o lanchinho especial é um incentivo. O mesmo ocorre com carinhos diversos. Mostre sua alegria e o agrade para que ele entenda que aquele é um comportamento positivo.

Use brinquedos para adestrar gato

Outra ferramenta do kit para adestrar gato com sucesso diz respeito aos brinquedos. Use principalmente aqueles com barulhos ou cacarecos que chamem a atenção do felino.

Não se deixe vencer pelo cansaço

O gato irá exigir uma parcela considerável da sua atenção e, principalmente, da sua paciência. Contudo, resista, pois é possível concluir com sucesso a tarefa de adestrar gato. Por isso, não se deixe vencer pelo cansaço. Insista no seu objetivo!

Experimente ignorar comportamentos negativos

Em alguns casos usar a psicologia reversa pode auxiliar. Gatos gostam realmente de atenção. Dessa forma, não raro os comportamentos negativos são fruto de tentativas de chamar a sua atenção.

E, ao responder (sair correndo, falar com ele, tirá-lo do local), ele terá a sua atenção. Assim, podem tender a repetir o ato negativo sabendo que, em contrapartida, ganham a atenção. Dessa forma, experimente ignorar alguns comportamentos.

Ensine-o o quanto antes

Quanto antes você começar as atividades para adestrar o gato, maiores são as chances de ele aprender. Ainda, o aprendizado tende a ser mais rápido. Como citamos rapidamente, gatos gostam de organização, rotina e disciplina.

Treine comandos específicos

Uma boa forma de treinar os comandos e adestrar o seu gato é com a escolha de palavras específicas para cada coisa. Por exemplo, existem os tradicionais “Senta”, “Deita” e “Dá a pata”. Porém, use essa lógica para outras questões, como para chamá-lo para alimentação ou brincadeiras.

Repita as atividades com frequência

O ensino depende do treinamento. Por isso, repita as atividades do adestramento por várias vezes e em diversos dias. Com o tempo seu gato responderá de forma espontânea.

Comportamentos que gato não gosta

Você sabia que existem comportamentos que o gato não gosta? Eles podem estressá-los e irritá-los, o que é indesejável. Veja quais são a seguir.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Armazenamento de alimento para gatos: como fazer?

O armazenamento de alimento para gatos faz toda a diferença no sabor, durabilidade e segurança dele. Confira dicas para armazenar!

Continue lendo
content

Programa Beleza Renovada com Eliana: Conheça e veja como participar

Conheça tudo sobre o Programa Beleza Renovada da Eliana que cuida da saúde e beleza de suas candidatas. Veja como funciona!

Continue lendo
content

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Atacadão 2022?

Confira o passo a passo para fazer a sua inscrição para o programa Jovem Aprendiz Atacadão 2022 e aprimore seu perfil profissional!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Passagem aérea em promoção na 123 Milhas: opções por até metade do preço!

Além de oferecer outros serviços de turismo, você encontra passagem aérea em promoção na 123 Milhas. Veja como conseguir até 50% de desconto e reduzir os custos da viagem.

Continue lendo
content

Gontijo Passagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Gontijo é uma empresa de transportes que surgiu na década de 1950 e já recebeu diversos prêmios como a melhor do país no ramo. Então, saiba como planejar sua viagem com ela e veja se vale a pena para você!

Continue lendo
content

TOP 8 países mais baratos para se viajar pela Europa!

Você sabia que é possível viajar gastando pouco por alguns países da Europa? Então confira aqui nossa lista de 8 países que você pode viajar barato e inclua Polônia, Portugal, entre outros destinos no seu roteiro.

Continue lendo