Gatos

Adestrar um gato: Veja 10 dicas e truques!

Adestrar um gato pode ser uma solução interessante para inúmeras situações. Veja, hoje, dicas e truques para ensinar o seu gatinho!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 05/06/2021

Saiba como adestrar um gato da melhor forma

Adestrar um gato
Adestrar um gato

Uma solução para maus comportamentos felinos é adestrar um gato. E não apenas para isso, mas também para ajudá-lo a socializar e mesmo a brincar. Aprenda como, hoje.

Os gatos são animais bastante independentes e com personalidade forte. Esses dois fatores fazem com que muita gente acredite que gatos não possam ser adestrados. Isso, contudo, é uma grande mentira.

Os felinos, bem como os cães, aprendem respostas e comandos. Para isso, é claro, é necessário ter paciência. Além disso, os gatos possuem alguns comportamentos que são aproveitados no momento de adestramento.

Por exemplo, gatos amam atenção. Ela se dá principalmente pelo reconhecimento e concessão de carinho e de um biscoito especial. E isso é exatamente o que se foca ao adestrar gato. Ou seja, os ensinamentos atrelam brincadeiras e recompensas.

Com isso, a probabilidade de chamar a atenção do gato, bem como de ensiná-lo, aumenta. Assim, não deixe de continuar lendo para conferir, abaixo, dicas especiais para adestrar seu felino doméstico com sucesso.

Anúncios

Por que adestrar um gato?

O adestramento de gatos pode ser uma solução interessante para essas situações:

  • Maus comportamentos, como arranhões nos móveis, xixi fora do lugar ou mordidas;
  • Falta de habilidade para socializar e dificuldade com visitas;
  • Para ensiná-lo truques e brincar.

É difícil adestrar um gato?

Pois bem, fácil não é. Em verdade, o que temos é que em nível de comparação com os cães, os gatos demoram mais para aprender. Por isso, requerem mais paciência e também atenção e tempo.

Entretanto, isso não significa que eles não sejam capazes de aprender. Os gatos são animais que gostam de rotina. Por isso, podem adotar comportamentos e respostas rotineiros aos comandos.

Dessa forma, com as dicas certas e uma boa dose de paciência, torna-se possível adestrar um gato. Para saber como, continue sua leitura e confira as dicas especiais abaixo!

Anúncios

O que não fazer ao adestrar um gato?

Como adestrar um gato
Como adestrar um gato

Adestrar um felino requer alguns cuidados. Por exemplo, jamais grite com ele, embora a repreensão de um comportamento exija um tom de voz firme. Da mesma forma, nunca parta para a violência, que não terá resultado prático além do estresse e medo.

Ainda, principalmente se o ato de adestrar o gato seja para evitar maus comportamentos, analise o espaço ao seu redor. De nada adianta adestrá-lo para não arranhar os móveis se ele não tem à disposição um arranhador de qualidade. Também, o adestramento para evitar xixi fora do lugar vai por água abaixo diante de uma caixa de área suja e fedida.

Como educar seu gato? Veja 5 truques

Muitos tutores de felinos têm dúvidas sobre como educar seu gato. Porém, existem truques para ajudar no sucesso dessa empreitada. Confira alguns!

10 dicas para quem pretende adestrar o seu gato em casa!

Adestrar gato
Adestrar gato

Agora, veja 10 dicas essenciais para que o adestramento do seu gato obtenha sucesso. Com isso você melhora a convivência com o felino e pode até diverti-lo, e muito.

Spray de água para evitar comportamentos ruins

Primeiramente, uma dica que costuma ter sucesso em desencorajar o felino a alguns comportamentos é o spray de água. Por exemplo, quando ele subir em um lugar no qual não deve. Ou, então, ao tentar atacar a comida do seu prato nas refeições.

Use um spray com água pura e limpa. Assim, quando ele se aproximar espirre um pouco de água no focinho. Outra forma de fazê-lo é com uma garrafa pet e grãos até sua metade. Assim, você não o molha, apenas o assusta com o barulho.

Lembre-se somente de usar esse tipo de represália caso o flagre fazendo algo. Usar a tática após o estrago não adianta de nada e o gato não vai entender. Ainda, sempre dê um comando de “Não” em voz clara e firme para afastá-lo de algo indevido.

Use água com cascas de frutas cítricas para afastar o gato de plantas

É possível adestrar seu gato para ficar longe das suas plantas (que algumas vezes são tóxicas para os felinos). Para isso, deixe cascas de limão e/ou laranja em água. Depois de algumas horas, borrife essa água sobre as folhas.

Use recompensas

Como falamos anteriormente, gatos simplesmente amam recompensas. Além disso, adoram atenção. Por isso, dar a eles recompensas ao ensiná-los ou quando eles repetem corretamente um ato é uma maneira de incentivá-los.

Carinho também ajuda

Não apenas o lanchinho especial é um incentivo. O mesmo ocorre com carinhos diversos. Mostre sua alegria e o agrade para que ele entenda que aquele é um comportamento positivo.

Use brinquedos para adestrar gato

Outra ferramenta do kit para adestrar gato com sucesso diz respeito aos brinquedos. Use principalmente aqueles com barulhos ou cacarecos que chamem a atenção do felino.

Não se deixe vencer pelo cansaço

O gato irá exigir uma parcela considerável da sua atenção e, principalmente, da sua paciência. Contudo, resista, pois é possível concluir com sucesso a tarefa de adestrar gato. Por isso, não se deixe vencer pelo cansaço. Insista no seu objetivo!

Experimente ignorar comportamentos negativos

Em alguns casos usar a psicologia reversa pode auxiliar. Gatos gostam realmente de atenção. Dessa forma, não raro os comportamentos negativos são fruto de tentativas de chamar a sua atenção.

E, ao responder (sair correndo, falar com ele, tirá-lo do local), ele terá a sua atenção. Assim, podem tender a repetir o ato negativo sabendo que, em contrapartida, ganham a atenção. Dessa forma, experimente ignorar alguns comportamentos.

Ensine-o o quanto antes

Quanto antes você começar as atividades para adestrar o gato, maiores são as chances de ele aprender. Ainda, o aprendizado tende a ser mais rápido. Como citamos rapidamente, gatos gostam de organização, rotina e disciplina.

Treine comandos específicos

Uma boa forma de treinar os comandos e adestrar o seu gato é com a escolha de palavras específicas para cada coisa. Por exemplo, existem os tradicionais “Senta”, “Deita” e “Dá a pata”. Porém, use essa lógica para outras questões, como para chamá-lo para alimentação ou brincadeiras.

Repita as atividades com frequência

O ensino depende do treinamento. Por isso, repita as atividades do adestramento por várias vezes e em diversos dias. Com o tempo seu gato responderá de forma espontânea.

Comportamentos que gato não gosta

Você sabia que existem comportamentos que o gato não gosta? Eles podem estressá-los e irritá-los, o que é indesejável. Veja quais são a seguir.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Golden Retriever: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Uma das raças mais amadas pelo mundo todo, o cachorro Golden Retriever é amoroso, companheiro e muito inteligente. Conheça tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Os 10 animais brasileiros ameaçados de extinção: saiba quais são e os proteja!

Com a destruição do habitat do nosso ambientes, temos uma seleção de animais brasileiros ameaçados de extinção. Confira quais são eles aqui!

Continue lendo
content

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas

Se você mora em apartamento ou casa pequena e quer ter um amigo peludo, confira aqui dicas de raças de cachorro pequeno populares e fofas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Através da Portal Trip Turismo, você poderá conferir roteiros incríveis com passeios e aventuras. Ademais, a agência tem como objetivo incentivar seu público a viajar, facilitando o acesso aos pacotes e formas de pagamento.

Continue lendo
content

Como comprar hospedagem na Trivago?

A Trivago é um site buscador e comparador de hospedagem que tem mais de 400 sites de hotéis cadastrados e está presente em 190 países. Portanto, veja aqui como fazer sua reserva através da Trivago!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Decolar Santander Visa Gold: pontos para quem vive viajando!

Se você costuma viajar com frequência, ou apenas quer aproveitar descontos em pacotes de viagem Decolar, precisa conhecer o Decolar Santander Visa Gold. Veja como ele funciona e confira os pontos positivos e negativos do produto!

Continue lendo