Sem Categoria

Você sabe cuidar das unhas do seu gato? Confira dicas para cuidar dessa parte tão importante do seu pet!

por

Lucas Silva

Publicado em

Quem tem um gato sabe: gatos arranham, mas nem sempre é porque estão bravos. Às vezes parece que eles só estão afofando o terreno, outras, é só uma brincadeirinha, ao melhor estilo gato de ser – com muitos arranhões!

As unhas de gatos são tão importantes, que ganharam até uma música, do guitarrista americano Ted Nugent fez a música Cat Scratch Fever (A febre do arranhão de gato).

A verdade, porém, é que, mais do que uma poderosa arma de ataque, a unha do seu gato tem funções essenciais para ele, sabia?

Confira abaixo um pouco sobre essa parte do corpo dele, e nossas dicas, para você cuidar do seu bichano do jeito certo!

ANÚNCIOS

Arma de ataque ou escova de limpeza? Os dois!

Como dissemos em outros artigos, os gatos são animais extremamente higiênicos. Eles enterram o cocô, eles ficam estressados em lugares muito sujos, eles se incomodam com cheiros fortes e eles ficam se lambendo quase que o dia todo.

Mas tem uma coisa que eles fazem pela própria higiene, que muita gente desconhece: se arranham.

Sim, os gatos gostam de se arranhar para tirar sujeiras presas aos pelos, para limparem a pele de carrapatos e pelos velhos… Enfim, para se esfoliar, de alguma forma.

Por isso, as unhas de gatos são tão importantes: elas não só servem para eles atacarem seus eventuais inimigos – também são uma importante forma de o bichano limpar seu corpo e o ambiente a sua volta.

Unhas multifuncionais

Por isso gatos arranham tanto a si mesmos e aos donos, os sofás, cortinas, camas.

Claro que arranhar não é limpar. Da mesma forma que humanos vão à manicure, gatos precisam arranhar para cuidar das unhas também.

Outra coisa que faz seu gato querer arranhar tudo, é ele passar a “assinatura” dele, na casa. Quando ele arranha algum móvel, o gato está deixando um pouco do cheiro dele naquilo, um instinto natural, para passar a ideia de posse e território.

Outro motivo que leva os gatos a arranhar a casa toda (e o sofá, as cortinas, a mesa…) é o tédio. Sim, seu gato pode estar achando tudo muito chato, e aí ele está arrunhando pra passar o tempo.

Outra coisa que leva os gatos a arranhar o ambiente é seu instinto de explorador. As unhas, além de ferramenta de proteção e limpeza, servem, também, como ferramenta para ele “sentir” o ambiente.

E claro, não menos importante, a unha serve para seu bichano se agarrar nos lugares, quando ele vai saltar. Por isso suas unhas precisam estar sempre fortes e bem afiadas.

Muita coisa não é? Por isso, a gente está falando aqui e vai repetir em todo o artigo: cuide das unhas de seu gato. Cortar, lixar e limpar é muito importante para ele ser um animal feliz e saudável.

Isso não significa que você deva sair por aí cortando a unha do seu gato toda a semana, a não ser que o veterinário diga. Você sabia que na unha de seu gato há veias?

Cuidados com o corte de unhas de gato

Diferente de unhas humanas, a unha do gato não é um tecido totalmente morto. Como assim? A unha humana, que cresce para além do dedo, é um tecido que a gente não sente, quando cortamos. Ali não têm veias, nervos e afins.

No caso dos gatos, a situação muda um pouco, porque as unhas dos pets crescem durante toda a sua vida, também, mas uma parte delas, ligada aos dedos, tem veias e terminações nervosas dentro.

Então, cortar a unha na altura errada fará seu gato sentir muita dor. É mais ou menos igual ao dente humano, dentro dele tem um nervo, e quem já fez uma obturação sabe como é isso.

Por esse motivo, nunca tente cortar a unha de seu gato sem você ter certeza absoluta de como fazer. Tem uma linha na unha do gato, que é onde termina a parte sensível e começa a unha que pode ser cortada.

Mas descobrir essa linha exige estudo e conhecimento, porque ela não é tão aparente quanto pode parecer, do jeito que a gente fala aqui.

Na dúvida, já sabe: procure um petshop ou veterinário.

Então, você pode perguntar: se a unha é tão sensível assim, porque eu preciso cuidar dela, pro meu animal?

Higiene e saúde na unha dos gatos

Gatos domésticos são diferentes de gatos selvagens por muitas razões, e uma delas é no que se refere às “mordomias”. Como assim?

Pense no seu gato: ele tem comida numa textura adequada, ele viver cercado de almofadas e travesseiros, ele tem arranhadores e brinquedos fofinhos para agarrar e pular sobre…

Tudo isso são coisas de amor que a gente faz pelos nossos amigos, e eles gostam muito. Na natureza, gatos não têm toda essa mordomia, então, suas unhas se desgastam muito mais rápido.

Assim, gatos domésticos precisam ter suas unhas cuidadas. Além da unha do gato crescer bastante, sobre a unha nova vai se formando uma camada fina de unhas antigas que, se não forem bem aparadas, podem causar muito incomodo pro bichano.

Um arranhador ajuda, mas ir ao veterinário e ao petshop com frequência é ESSENCIAL.

Você acha que um arranhador é só aquele poste de corda, sem graça? Então conheça alguns diferentes, que você e seu gato vão adorar!

Além disso, acostumar ele, com a saúde e os “rituais” de manicura desde filhote é essencial. Como a unha é uma parte com nervos e veias, ela é sensível, e qualquer movimento mais diferente, da sua parte, pode assustar o pet.

Assim, se você não estiver se sentindo seguro em fazer a higiene, leve o seu amigo num petshop ou veterinário de sua confiança.

Para além das lixas e tesouras: conheça as unhas sintéticas para gatos

Outra coisa que pode ajudar, no cuidado com as unhas do seu gato, são as unhas sintéticas.

Normalmente, são feitas de silicone, e algumas até podem ter cores diferentes. Mas são, primeiramente, um produto que serve para manter a limpeza, crescimento adequado e textura correta.

Só não é recomendado comprar qualquer unha sintética, da mesma forma que você não deve usar um cortador de unha humana. A tecla que a gente têm batido aqui é sempre: vá ao veterinário, que esse profissional vai sempre ter as melhores dicas e orientações sobre a unha de seu gato.

Cuidar da unha de um gato, a princípio, pode parecer difícil. Muitas coisas precisam ser pensadas. Mas não se assuste!

Cuidar da unha de seu gato é muito importante para a saúde dele, e é bem mais simples do que parece, e se você der um petisco depois de cada sessão, tenha certeza, seu gato vai adorar, quando for dia de manicure!


E você, já cortou a unha do seu gato? Achou difícil? Fácil? Conte para nós como foi essa experiência! E sobre produtos para unha, você conhece algum? Recomenda? Faltou falarmos alguma coisa? Escreva nos comentários.

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Dicas

Os 10 melhores acessórios para seu gato em 2020

por

Senhor Gato

Publicado em

| Atualizado em

Cuidar de um gato parece simples, mas requer esforço da parte do seu dono para mantê-lo sempre saudável e com uma rotina de atividades que exercite as partes física e mental, aumentando o seu bem-estar. Pensando nisso, criamos uma lista com alguns acessórios essenciais para permitir que seu gato tenha tudo isso garantido. São produtos tanto para suas necessidades básicas como para a parte de brincadeiras, proporcionando a diminuição do estress, aumento do conforto e garantindo um felino feliz!

1. Arranhador rampa

Além de ser adorado por muitos gatos, um arranhador pode te ajudar também a preservar os seus móveis. É natural do gato querer arranhar coisas, seja para desestressar, afiar as unhas, ou simplesmente para marcar território. Portanto, ter um produto que proporcione ao felino fazer tudo isso sem danificar seu sofá, é de grande ajuda.

2. Banheiro Sanitário

O banheiro sanitario felino é fechado com uma porta móvel e conta com um filtro que neutraliza possíveis odores e mantém o local ventilado.

3. Almofada Sonora

Uma almofada de pelúcia que reproduz o som de ronronar dos gatos. Além disso, contribui para acalmar o seu bichinho e serve perfeitamente para que o mesmo possa tirar uma deliciosa soneca. Analogamente, esta almofada pode dar a sensação de companhia para o seu gato, não permitindo que ele se sinta sozinho.

4. Labirinto cubos

Estes cubos, feitos de papel kraft, quando unidos formam um divertido labirinto para o seu gato brincar. Sabemos que caixas de papelão são itens muito adorados pelos felinos, portanto ter este brinquedo em casa é uma ótima ideia. Além disso, mudando o labirinto de lugar vez ou outra, ele se torna uma nova atração para o seu gatinho.

5. Túnel Kong

Para os gatinhos que são ativos e adoram brincar, os túneis são uma ótima pedida. O túnel da Kong oferece um esconderijo e, ao mesmo tempo, um local para seu gato descansar. Ele possui sons e aberturas que estimulam brincadeiras de esconder e pegar, além de dispor de alguns brinquedos com catnip em seu interior, e outros que estimulam o instinto de caça do seu bichinho.

6. Anchova catnip de pelúcia

Brinquedos com catnip são muito apreciados pelos gatos, pois a erva possui um cheiro forte e aromático que estimula os felinos a se soltarem mais e ficarem alegres. Esta pelúcia em forma de Anchova proporcionará momentos divertidos e pode servir, inclusive, para que o gato alivie o estress e fique relaxado.

7. Circuito ondulado

O circuito ondulado é uma ótima forma de estimular o instinto de caça do seu gatinho. Ele possui uma bolinha interna que se movimenta rapidamente, atraindo a atenção do felino e possibilitando que o mesmo exercite corpo e mente. Além do mais, é uma ótima maneira de gastar energia e mantê-lo longe dos seus móveis.

8. Vara com rato de algodão

As varas com cordão são brinquedos clássicos para entreter gatos. É o tipo de brinquedo que proporciona momentos divertidos entre os donos e seus bichinhos, sem contar que estimula a parte física e mental do felino, possibilitando a sensação de que o mesmo está capturando uma presa. E no caso desse brinquedo, um ratinho de algodão.

9. Balanço Kong

Semelhantemente à vara com cordão, este balanço possui um rato de brinquedo na ponta, porém não necessita de interação humana, seu gato poderá se divertir de maneira independente. Os movimentos são produzidos imprevisivelmente por meio de imãs e reproduz sons, estimulando os instintos naturais do felino e o entretendo por um longo período de tempo.

10. Fonte de água

Com o intuito de manter seu gato sempre hidratado e mais saudável, essa fonte de água possui grande capacidade e é ideal para manter a água agradável por mais tempo para o seu bichinho. Sendo assim, evita que eles sofram com problemas urinários e renais, bebendo uma água corrente sempre oxigenada, filtrada e fresca.

Continuar Lendo

Em Alta