Gatos

Visão dos gatos: como ela é realmente? Veja aqui!

A visão dos gatos é famosa por ser potente e, também, pelo seu poder mesmo no escuro. Mas o que é verdade e o que é lenda? Veja, aqui!

Anúncios

Descubra como funciona a visão dos gatos

Visão dos gatos
Visão dos gatos

A visão dos gatos se cerca de lendas e mitos. Ou, pelo menos, de grandes exageros. Hoje, veja tudo sobre ela e sobre como realmente funciona e sua potência!

Os olhinhos dos gatos sempre chamam a atenção. Coloridos, são grandes e fazem até a mais dura das pessoas se derreter. Mas eles não são apenas belos. Eles também são especiais e, por isso, chamam atenção.

A visão dos felinos é algo que dá fama aos gatos. Muitos, por exemplo, acreditam que os gatos vejam no escuro. Por outro lado, não há como negar o fascínio que causa um gato visível apenas pelos olhos que brilham no breu.

Tudo isso, então, atua para que os mitos e as lendas sobre os olhos felinos surjam. E são muitas histórias, acredite! A maioria, aliás, passa bem longe do que os olhos deles realmente são capazes de fazer.

Abaixo, confira tudo sobre a visão dos gatos. Veja como ela funciona, a potência e as cores que reconhece. Também, se ela realmente funciona no escuro e outras curiosidades felinas. Assim, conheça ainda mais seu pet!

O que é a visão do gato? É diferente da nossa?

Saiba mais sobre a visão dos gatos
Saiba mais sobre a visão dos gatos

A visão do gato é diferente da visão humana. Contudo, saiba que em termos gerais a nossa visão é melhor do que a felina. E isso pode ser surpreendente, uma vez que os pequenos caçadores têm fama de enxergar bem.

Entretanto, não é bem assim. Primeiramente, eles sequer enxergam todas as cores. Mas, calma lá! Também não enxergam apenas cinza, como muitos acreditam. Os gatos, em verdade, são capazes de assimilar as cores violeta, azul, verde e amarelo.

E isso, por si só, limita os detalhes que eles são capazes de enxergar. Assim, por não ter um espectro de tons tão rico quanto o humano, a visão felina é de menor qualidade. O que ocorre, então, é que eles não têm capacidade de reconhecer detalhes.

Por outro lado, eles têm uma visão panorâmica mais completa que a humana. Nós, humanos, temos capacidade de enxergar em 180. Por outro lado, a visão dos gatos é de 200ºC. E é isso que lhes ajuda a reconhecerem facilmente movimentos no ambiente.

Não só isso, é claro. Ainda, há a soma do olfato poderoso e dos bigodes, essenciais para a segurança do bichano. Mas, voltando à visão temos que não é ela, exatamente, quem faz dos felinos bons caçadores.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Você sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos? Pois isso é uma maneira de mensurar a idade do filhote. Aprenda mais, hoje.

Como é a visão dos gatos à noite?

Pois bem, outra fama da visão dos gatos diz respeito à capacidade de enxergar no escuro, à noite. Mas e isso é mito ou verdade? Essa é uma afirmação que tem seu fundo de verdade embora seja um tanto quanto exagerada.

Mas o que acontece, então? Os gatos realmente enxergam melhor que os humanos à noite ou em locais escuros. Contudo, eles necessitam de alguma fonte de luz. Ou seja, eles não enxergam no absoluto breu. É essencial que tenha algum tipo de luz, ainda que fraca.

Assim, a visão dos gatos é melhor à noite ou no escuro. Contudo, não é absoluta. Isso é possível porque eles contam com mais bastonetes do que os humanos. Com isso, a visão felina é de 6 a 8 vezes melhor do que a humana. 

Portanto, os gatos possuem a capacidade de maximizar uma luz no ambiente escuro. E, assim, conseguem se locomover e se localizar melhor, mesmo que haja pouca luz.

4 curiosidades sobre a visão dos gatos

Visão dos gatos
Visão dos gatos

Para terminar, que tal conferir algumas curiosidades sobre a visão felina? Elas vão além da desconstrução dos mitos sobre a visão noturna, cinza ou perfeita. Assim, é uma forma de conhecer ainda mais seu pet e a forma como ele vê o mundo.

Gato não é míope

Primeiramente, vamos desconstruir outro mito que envolve a visão dos gatos. Muitos acreditam que eles são míopes. Entretanto, não é que eles tenham essa doença. Eles apenas enxergam de forma embaçada.

Míope é quem tem miopia, uma condição que atrapalha a visão. Contudo, os gatinhos não têm essa condição. O normal deles é, realmente, não enxergar as coisas completamente nítidas da mesma forma como humanos fazem.

Todos os gatos nascem com olhos azuis

Os gatinhos nascem todos de olhos azuis. É como se fosse um azul um pouco mais brilhante e leitoso natural da primeira infância. Porém, os olhos mudam de cor. Por isso que você já viu gatinhos com todas as cores de olhos por aí.

Isso não afeta a visão felina. Apenas é uma fase pela qual passam nas primeiras semanas de vida, quando o corpo está terminando sua formação.

Gatos não enxergam até completarem 02 semanas de vida

A visão dos gatos inexiste até que completem 02 semanas de vida! É isso mesmo, eles só passam a enxergar após cerca de 15 dias. Dessa forma, eles não contam com o sentido da visão até completarem esses dias de vida.

Além disso, nos primeiros dias elas também não ouvem. Contudo, possuem outros sentidos nesse início da vida, como olfato e paladar.

Gatos usam os olhos para se comunicar

Outro fator muito interessante sobre a visão dos gatos é que seus olhinhos têm outras funções além de enxergar. Os felinos usam muito os olhos para se expressar e se comunicar e isso é muito fofo.

Sabe aquelas piscadinhas que seu gato dá, primeiro com um olho, depois com ambos (ou ao contrário) virando a cabecinha pro lado? Pois saiba que isso é uma forma de ele demonstrar carinho e amor.

E muitos tutores replicam esses gestos, para os gatos, como resposta. E aí, que tal tentar com o seu pet? Isso pode ser bastante interessante e divertido, além de aproximar você e o bichano.

Agora que você já sabe tudo sobre a visão dos gatos pode entender melhor, também, como seu gato vê o mundo. Assim, livre-se dos mitos e seja o verdadeiro expert felino que seu pet merece!

Mitos sobre gatos: conheça os 5 mais famosos!

Existem muitos mitos sobre os gatos. Conheça hoje os principais deles, bem como as origens e a verdade por trás e cada um.

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Aplicativo CPF Digital: o que é e como funciona?

Com o aplicativo do CPF digital você pode consultar seu documento e até tirar dúvidas do seu Imposto de Renda. Confira!

Continue lendo
content

Opções de aplicativo gratuito para acompanhar o desenvolvimento do bebê!

Existem várias opções de aplicativo gratuito para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê. Assim, fique atenta para cuidar do seu filho!

Continue lendo
content

Como educar seu gato? Veja 5 truques para te ajudar!

Como educar seu gato é uma pergunta muito comum, e você pode fazer isso sem bater ou gritar, mas com comandos. Veja mais algumas dicas aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Voos EasyJet: saiba como é voar com a companhia aérea de baixo custo

Confira como é a experiência de aproveitar os voos baratos da EasyJet. Ao final do artigo, confira onde e como garantir os melhores valores nas suas passagens aéreas.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Taidê Turismo?

Além de oferecer atendimento personalizado, você também pode aproveitar e comprar os serviços da Taidê Turismo diretamente pela plataforma digital. Então veja aqui mais detalhes de como fazer

Continue lendo
content

Como comprar pela Fully Viagens?

A Fully Viagens surgiu em 2006 e já é uma referência quando se trata de experiências incríveis de viagem. Então veja o passo a passo detalhado de como fazer sua reserva com a agência e aproveite você também!

Continue lendo