Gatos

Sinais que um gato ou cachorro está doente: conheça 8!

Você reconhece os sinais que gato ou cachorro está doente? Pois existem formas de notá-los e, assim, buscar tratamento e cura desde logo.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 12/07/2021

Descubra quais são os sinais de que um gato ou cachorro está doente

Sinais que gato ou cachorro está doente
Sinais que gato ou cachorro está doente

Existem inúmeros sinais de que gato ou cachorro está doente. Contudo, muitos deles são sutis, o que pode dificultar o reconhecimento. Hoje, confira os principais deles!

Você já parou para se perguntar como os gatos ou cachorros demonstram dor ou desconforto? Afinal, para nós é simples. Basta sentir dor e, então, comunicá-la. Ou, então, notamos diferenças no nosso corpo e, a partir disso, buscamos ajuda.

Mas como fazer para reconhecer que algo está errado com gato ou cachorro? Eles não falam, assim como muitas vezes sequer miam ou latem em razão da dor. Para isso, é necessário estudar os sinais de doença.

Os animais podem ser bem discretos quando algo está acontecendo. Assim, os sinais que gato ou cachorro está doente são geralmente pequenos. E o reconhecimento deles requer que você também conheça bem o seu pet.

Isso é essencial, principalmente porque os sinais mais gritantes aparecem já quando a coisa está grave. Referimo-nos, por exemplo, à magreza extrema por desnutrição, aos vômitos ou até mesmo à erupção de feridas.

Esses sinais, que são claros de que algo não está certo, geralmente se apresentam apenas quando a doença já está avançada. E isso, por sua vez, diminui as chances de curar seu pet, ou, então, de garantir seu bem-estar.

Portanto, é indispensável reconhecer quais são os sinais sutis que seu pet está doente. E existem vários deles. Por isso, aprenda a observá-lo e quais são as mudanças, ainda que pequenas, que podem indicar que algo está errado.

Abaixo, confira algumas dicas para reconhecer algum tipo de doença no seu pet. Com isso, garanta rápido tratamento para busca da cura e, também, do conforto. Esses cuidados são essenciais para o seu bem-estar e o do seu companheiro!

Anúncios

Como saber se o pet está doente?

Veja quais são os sinais que gato ou cachorro está doente
Veja quais são os sinais que gato ou cachorro está doente

Primeiramente, cabe ressaltar que os pets são mais resistentes à dor do que os humanos. Isto é, demoram mais para demonstrar que estão com dores. E, em comparação entre felinos e caninos, estes últimos demoram ainda mais para dar sinais de dor.

Por isso, a maioria dos sinais que gato ou cachorro está doente se refere ao comportamento deles. Mais uma vez, então, faz-se necessário conhecer os hábitos do seu pet. Da mesma forma, o comportamento normal e reações naturais.

Quando elas apresentam alterações, ainda que pequenas, isso é um sinal de alerta. A partir de então, é crucial notar todos os comportamentos. Ainda, buscar logo ajuda. Afinal, um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença quando o assunto é curar e cuidar do pet.

Mas quais são os sinais comportamentais que os pets dão? Abaixo, veja alguns dos principais indícios de que algo não está certo com seu gato ou cão. Dessa forma, veja como se preparar para qualquer situação, tendo sempre em vista a segurança do seu amigo!

Quais são as doenças que atacam os gatos?

Antigamente, quando não existiam vacinas, humanos e animais ficavam sujeitos ao risco constante de contraírem doenças, e morrerem.

8 sinais que gato ou cachorro está doente: veja quais são!

Sinais que gato ou cachorro está doente
Sinais que gato ou cachorro está doente

Abaixo, confira quais são os principais sinais de que gato ou cachorro está doente. Com elas, então, garanta todos os cuidados que o seu pet merece.

Anúncios

Morder-se, coçar-se ou lamber-se

Em primeiro lugar, o aparecimento de comportamentos como se lamber, se morder ou se coçar constantemente merece atenção. É verdade que os gatos, em sua higiene diária, reproduzem algumas dessas ações. Contudo, elas são rápidas e naturais.

O que deve dar um sinal de alerta são, por exemplo, mordidas insistentes e focadas em um só lugar. Além disso, cachorros que começam a tomar esse tipo de comportamento também demonstram que algo está errado.

Por isso, nesses casos, faça uma avaliação da pele do pet. Veja se existem feridas, ausência de pelos em regiões. Também, se há vermelhidão. Leve-o ao veterinário para analisar eventual alergia ou parasita.

Isolamento é um dos principais sinais que gato ou cachorro está doente

Isso é mais comum com os gatos do que com os cachorros. Os felinos, ao sentirem dor ou desconforto, tendem a se isolar em cantos na casa. Por isso, caso você note o seu gato mais quieto e mais isolado, atente-se! Esse é um dos sinais que gato ou cachorro está doente.

Cães também tomam esse comportamento. Contudo, no caso dos caninos, eles demoram mais a se isolar. Assim, quando o fazem geralmente a doença já está avançada. Portanto, a qualquer sinal disso procure seu veterinário.

Perda de apetite

A perda de apetite é um dos sinais mais claros de que algo está errado. Principalmente para cães e gatinhos gulosos. Porém, isso pode ser tão somente um momento de alimentação seletiva. No entanto, caso persista por mais que um ou dois dias, procure o veterinário.

Sede em demasia

A sede em exagero também é um sinal de que algo não está correto. Nesse caso, ela aparece sem aparente motivo. Por exemplo, sem que o dia esteja muito quente ou sem exercícios físicos prévios. 

Pressionar a cabeça contra paredes e móveis

Pressionar a cabeça contra móveis e paredes é um dos sinais que gato ou cachorro está doente. E esse é um alerta bastante grave. Afinal, esse é um comportamento que se apresenta principalmente devido às desordens neurológicas.

Xixi fora do lugar

Outro dos sinais que gato está doente é o xixi fora do lugar. Esse se aplica mais aos felinos, principalmente pelo fato de que são organizados com seus dejetos. Eles sempre os enterram e fazem no local correto.

Porém, a dificuldade de chegar até o banheirinho e de segurar o xixi pode ser um sinal. Ele indica problemas urinários. Por isso, leve-o até o veterinário. Ainda, nesse caso, considere antes de tudo a recorrência do comportamento. Também, se havia algum obstáculo físico até o banheirinho. Nesses casos, não é doença, mas uma questão de organização.

Mudança no aspecto de fezes e urina

A mudança na cor da urina e das fezes, bem como da textura destas últimas, também são sinais que gato ou cachorro está doente. Assim, não deixe de levá-lo ao veterinário para exame.s

Dificuldade de locomoção pode ser um dos sinais que gato ou cachorro está doente

A dificuldade de locomoção, com tremedeiras, falta de equilíbrio e movimentos estranhos também deve chamar atenção e requer uma consulta veterinária.

Apatia

Por fim, caso seu pet se mostra apático, pode estar dando sinais que gato ou cachorro está doente. Isso se revela na falta de resposta aos estímulos, sono constante e isolamento.

Tudo sobre xixi de gato

Gatos, como todos os animais, fazem xixi para liberar as substâncias que passam pelos rins, mas não são úteis organismo.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorros em Apartamento: Um Guia Completo

É perfeitamente possível ter cachorros em apartamento, mas seja responsável e dê uma boa qualidade de vida ao pet! Veja nossas dicas!

Continue lendo
content

Cachorro Water Spaniel Irlandês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça tudo sobre o cachorro Water Spaniel Irlandês, o cão leal, companheiro e com franja encaracolada! Veja tudo sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Programa Jovem Aprendiz Renner 2022: o que é e como funcionam as vagas?

Com o programa Jovem Aprendiz Renner, jovens poderão alcançar o primeiro emprego e desenvolver seu perfil profissional! Veja como participar.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Next Milhas?

Além da plataforma digital, a Next Milhas possui um app exclusivo para você não perder nenhuma promoção de passagem. Veja como comprar com ela e ache os melhores preços em voos e passagens rodoviárias!

Continue lendo
content

Qual o maior e mais movimentado aeroporto do mundo?

O aeroporto é o lugar em comum que todos os amantes de viagem têm entre si. Então, como curiosidade, veja aqui alguns dos maiores aeroportos do mundo em fluxo de passageiros e área!

Continue lendo
content

Ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha: veja como comprar

Se você está querendo fazer uma viagem e não tem companhia, então precisa conhecer o ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha de Lu Leal para se tornar independente e começar a organizar sua viagem imediatamente. Veja o passo a passo para adquirir o conteúdo!

Continue lendo