Gatos

Sinais que um gato ou cachorro está doente: conheça 8!

Você reconhece os sinais que gato ou cachorro está doente? Pois existem formas de notá-los e, assim, buscar tratamento e cura desde logo.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 12/07/2021

Descubra quais são os sinais de que um gato ou cachorro está doente

Sinais que gato ou cachorro está doente
Sinais que gato ou cachorro está doente

Existem inúmeros sinais de que gato ou cachorro está doente. Contudo, muitos deles são sutis, o que pode dificultar o reconhecimento. Hoje, confira os principais deles!

Você já parou para se perguntar como os gatos ou cachorros demonstram dor ou desconforto? Afinal, para nós é simples. Basta sentir dor e, então, comunicá-la. Ou, então, notamos diferenças no nosso corpo e, a partir disso, buscamos ajuda.

Mas como fazer para reconhecer que algo está errado com gato ou cachorro? Eles não falam, assim como muitas vezes sequer miam ou latem em razão da dor. Para isso, é necessário estudar os sinais de doença.

Os animais podem ser bem discretos quando algo está acontecendo. Assim, os sinais que gato ou cachorro está doente são geralmente pequenos. E o reconhecimento deles requer que você também conheça bem o seu pet.

Isso é essencial, principalmente porque os sinais mais gritantes aparecem já quando a coisa está grave. Referimo-nos, por exemplo, à magreza extrema por desnutrição, aos vômitos ou até mesmo à erupção de feridas.

Esses sinais, que são claros de que algo não está certo, geralmente se apresentam apenas quando a doença já está avançada. E isso, por sua vez, diminui as chances de curar seu pet, ou, então, de garantir seu bem-estar.

Portanto, é indispensável reconhecer quais são os sinais sutis que seu pet está doente. E existem vários deles. Por isso, aprenda a observá-lo e quais são as mudanças, ainda que pequenas, que podem indicar que algo está errado.

Abaixo, confira algumas dicas para reconhecer algum tipo de doença no seu pet. Com isso, garanta rápido tratamento para busca da cura e, também, do conforto. Esses cuidados são essenciais para o seu bem-estar e o do seu companheiro!

Anúncios

Como saber se o pet está doente?

Veja quais são os sinais que gato ou cachorro está doente
Veja quais são os sinais que gato ou cachorro está doente

Primeiramente, cabe ressaltar que os pets são mais resistentes à dor do que os humanos. Isto é, demoram mais para demonstrar que estão com dores. E, em comparação entre felinos e caninos, estes últimos demoram ainda mais para dar sinais de dor.

Por isso, a maioria dos sinais que gato ou cachorro está doente se refere ao comportamento deles. Mais uma vez, então, faz-se necessário conhecer os hábitos do seu pet. Da mesma forma, o comportamento normal e reações naturais.

Quando elas apresentam alterações, ainda que pequenas, isso é um sinal de alerta. A partir de então, é crucial notar todos os comportamentos. Ainda, buscar logo ajuda. Afinal, um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença quando o assunto é curar e cuidar do pet.

Mas quais são os sinais comportamentais que os pets dão? Abaixo, veja alguns dos principais indícios de que algo não está certo com seu gato ou cão. Dessa forma, veja como se preparar para qualquer situação, tendo sempre em vista a segurança do seu amigo!

Quais são as doenças que atacam os gatos?

Antigamente, quando não existiam vacinas, humanos e animais ficavam sujeitos ao risco constante de contraírem doenças, e morrerem.

8 sinais que gato ou cachorro está doente: veja quais são!

Sinais que gato ou cachorro está doente
Sinais que gato ou cachorro está doente

Abaixo, confira quais são os principais sinais de que gato ou cachorro está doente. Com elas, então, garanta todos os cuidados que o seu pet merece.

Anúncios

Morder-se, coçar-se ou lamber-se

Em primeiro lugar, o aparecimento de comportamentos como se lamber, se morder ou se coçar constantemente merece atenção. É verdade que os gatos, em sua higiene diária, reproduzem algumas dessas ações. Contudo, elas são rápidas e naturais.

O que deve dar um sinal de alerta são, por exemplo, mordidas insistentes e focadas em um só lugar. Além disso, cachorros que começam a tomar esse tipo de comportamento também demonstram que algo está errado.

Por isso, nesses casos, faça uma avaliação da pele do pet. Veja se existem feridas, ausência de pelos em regiões. Também, se há vermelhidão. Leve-o ao veterinário para analisar eventual alergia ou parasita.

Isolamento é um dos principais sinais que gato ou cachorro está doente

Isso é mais comum com os gatos do que com os cachorros. Os felinos, ao sentirem dor ou desconforto, tendem a se isolar em cantos na casa. Por isso, caso você note o seu gato mais quieto e mais isolado, atente-se! Esse é um dos sinais que gato ou cachorro está doente.

Cães também tomam esse comportamento. Contudo, no caso dos caninos, eles demoram mais a se isolar. Assim, quando o fazem geralmente a doença já está avançada. Portanto, a qualquer sinal disso procure seu veterinário.

Perda de apetite

A perda de apetite é um dos sinais mais claros de que algo está errado. Principalmente para cães e gatinhos gulosos. Porém, isso pode ser tão somente um momento de alimentação seletiva. No entanto, caso persista por mais que um ou dois dias, procure o veterinário.

Sede em demasia

A sede em exagero também é um sinal de que algo não está correto. Nesse caso, ela aparece sem aparente motivo. Por exemplo, sem que o dia esteja muito quente ou sem exercícios físicos prévios. 

Pressionar a cabeça contra paredes e móveis

Pressionar a cabeça contra móveis e paredes é um dos sinais que gato ou cachorro está doente. E esse é um alerta bastante grave. Afinal, esse é um comportamento que se apresenta principalmente devido às desordens neurológicas.

Xixi fora do lugar

Outro dos sinais que gato está doente é o xixi fora do lugar. Esse se aplica mais aos felinos, principalmente pelo fato de que são organizados com seus dejetos. Eles sempre os enterram e fazem no local correto.

Porém, a dificuldade de chegar até o banheirinho e de segurar o xixi pode ser um sinal. Ele indica problemas urinários. Por isso, leve-o até o veterinário. Ainda, nesse caso, considere antes de tudo a recorrência do comportamento. Também, se havia algum obstáculo físico até o banheirinho. Nesses casos, não é doença, mas uma questão de organização.

Mudança no aspecto de fezes e urina

A mudança na cor da urina e das fezes, bem como da textura destas últimas, também são sinais que gato ou cachorro está doente. Assim, não deixe de levá-lo ao veterinário para exame.s

Dificuldade de locomoção pode ser um dos sinais que gato ou cachorro está doente

A dificuldade de locomoção, com tremedeiras, falta de equilíbrio e movimentos estranhos também deve chamar atenção e requer uma consulta veterinária.

Apatia

Por fim, caso seu pet se mostra apático, pode estar dando sinais que gato ou cachorro está doente. Isso se revela na falta de resposta aos estímulos, sono constante e isolamento.

Tudo sobre xixi de gato

Gatos, como todos os animais, fazem xixi para liberar as substâncias que passam pelos rins, mas não são úteis organismo.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Quantas raças de cachorros existem no mundo?

Você sabe atualmente quantas raças de cachorros existem? Não?! Por isso, preparamos um artigo especial para você matar a curiosidade!

Continue lendo
content

Saiba tudo sobre as opções de curso de pedicure online e gratuito

Um curso de pedicure online e gratuito poderá facilitar a sua profissionalização e ensinar técnicas sem você sair de casa. Conheça mais aqui!

Continue lendo

Dicas

Como montar estúdio de sobrancelhas? Veja aqui!

Você quer saber como montar um estúdio de sobrancelhas? Pode ser até em casa, e gastando pouco. Veja algumas dicas e tire suas dúvidas.

Descubra como montar um estúdio de sobrancelhas facilmente

Primeiramente, eu sei o quanto você, mulher, deseja ser mais independente, mais ainda, sei o quanto você deseja ser valorizada e elogiada por aquilo que você faz! Por isso, quer aprender como montar um estúdio de sobrancelhas em casa!

Há algumas oportunidades de mercado para trabalho, mas com certeza, uma das grandes oportunidades é trabalhar com outras mulheres.  Como isso você pode ter realização pessoal e claro, retorno financeiro.

Essa pode ser a sua realidade! Eu eu estou aqui para tirar você do apenas “sonho” e mostrar como transformar isso em realidade!

Como montar um curso online de maquiagem?

Use a internet e seus conhecimentos para lucrar! Aprenda aqui como montar um curso online de maquiagem e ganhar dinheiro o ano todo.

Como montar um estúdio de design de sobrancelhas?

A princípio todo negócio, precisa de um plano de negócio, um estúdio de design de sobrancelhas é um empreendimento e também precisa. 

Ainda assim, fazer um plano de negócios parece um tanto complicado, e talvez você nunca tem ouvido falar essa palavra na vida! No entanto, pode não ser tão complicado.

Por isso, vou facilitar para você: o plano de Negócios é uma ferramenta usada para desenhar como é será o seu empreendimento. Nele você vai entender qual tipo de serviço você vai prestar, qual valor de investimento, que tipo de cliente você vai atender e muito mais…

Enfim, com um plano de negócios em mãos você terá informações detalhadas do setor em que atua, produtos e serviços, clientes, concorrentes e fornecedores.

Tenha um plano de negócios

Para início de conversa você pode ficar um pouco perdida, mas não se preocupe, vou te explicar tudo aqui. O seu plano de negócios é dividido nas seguintes partes:

Descrição do negócio

Aqui você vai descrever como será o seu estúdio:

  • Será em casa? Vai alugar um local? Como é esse local? Qual a localização dele?
  • Quais tipos de serviço você vai prestar no seu estúdio?
  • Pretende contratar funcionários? Quantos? Para qual função?
  • Qual faixa de valor está os serviços do seu estúdio?

Análise do mercado

Já neste ponto, você vai analisar como está o mercado de Design de sobrancelhas na sua cidade ou bairro.

Tente descobrir como está a sua concorrência, quais valores eles tem cobrado, quais tipos de serviço tem oferecido, qual a localização.

Sobretudo, nessa parte você poderá tentar achar um diferencial para o seu estúdio. Afinal, todo negócio precisa trazer algo de inovador! Qual será o seu?

Gerenciamento do negócio

Aqui você vai informar como será o seu negócio, qual tipo de regulamentação ele terá:

  • Qual o seu tipo de CNPJ?
  • Será um MEI ou uma EI?  

Use um organograma para definir como é a estrutura organizacional do seu estúdio. E mostre também quais categorias de tributos você está submetido. Qual será o seu alvará de funcionamento e outros documentos específicos que varia de cidade para cidade.

Serviço prestado

Nesse espaço você vai “desenhar” o modelo de serviço prestado por você. Afinal, há muitos estúdios de Design de sobrancelha, mas o seu será inovador, vai trazer oportunidades novas de serviço.

Por isso, vale a pena detalhas exatamente como será o atendimento ao cliente, e quais benefícios ele terá com o seu serviço.

Marketing

Hoje com as redes sociais, o Marketing tornou-se um item indispensável. Nesse espaço você vai colocar como será as suas estratégias de Marketing. Capriche!

Ou seja, use as redes sociais e as diversas ferramentas de marketing digital disponíveis.

Investimento

Por fim, nesse local você vai anotar qual o valor em dinheiro custará o seu estúdio. Nesse sentido, tente orçar desde a estrutura física, até os produtos e materiais que você vai precisar comprar.

Quanto custa para montar seu espaço?

Não existe uma resposta fixa para essa pergunta, no entanto, você poderá responder de acordo com o seu plano de negócios e também da sua localidade.

No entanto, alguns itens fazem parte da lista de orçamento pra entender qual o valor do seu investimento: 

  • Aluguel
  • Cursos profissionalizantes
  • Móveis
  • Itens de Ventilação
  • Itens de decoração
  • Instrumentais de trabalho
  • EPIs e materiais de esterilização.
  • Poltrona de atendimento
  • Cosméticos
  • Outros.

Com essa lista de itens já é possível ter um orçamento bem completo. E com ele será possível se planejar para montar o seu estúdio. 

Como montar estúdio de sobrancelhas em casa? 

Em conclusão, é com planejamento que você conseguirá abrir o seu estúdio de design de sobrancelhas. Por isso, não importa onde você faça, o seu plano de negócios será o seu guia. 

Contudo, é muito possível e viável que você deseje montar um espaço de sobrancelha em casa. E sim! Você poderá ser independente com um espaço em casa! Vá em frente!

Para um espaço em casa, você vai seguir o mesmo passo a passo do plano de negócios, mas focalizando no ambiente que você tem em casa. 

Além disso, um ponto muito importante do estúdio em casa é: Marketing. Afinal, trabalhando de casa você não será tão vista quanto um estúdio na rua principal da cidade, logo, você precisa “pegar pesado” no Marketing. 

Aqui vão algumas dicas: 

  • Trabalhe a identidade visual da sua rede social e a organize para ser a vitrine do seu estúdio
  • Faça promoções e eventos para promover o engajamento das suas redes 
  • Aprenda sobre tráfego pago e tráfego orgânico
  • Atenda influencers que possam divulgar o seu trabalho
  • Faça colabs com outros parceiros do ramo de beleza. 
  • Produza conteúdo de qualidade sobre cuidados de beleza. 

Sobretudo, o que fará o sucesso do seu negócio é a sua capacidade de montar estratégias! Por isso, não tenha medo de ousar! 

Em conclusão, você tem tudo para montar um estúdio de sucesso! Você é capaz e poderá alcançar a sua independência! Boa sorte! Vai dar certo! 

Curso de manicure, maquiagem e sobrancelha

Fazer um curso de manicure, maquiagem e sobrancelha é ótimo para quem busca um caminho profissional na área da beleza, que mais cresce no Brasil. Veja aqui algumas boas o

Você também pode gostar

content

Proteger o gato de fugir: 8 dicas práticas!

Proteger o gato de fugir é muito importante, para evitar que ele seja exposto a diversos riscos, inclusive de morrer! Por isso, veja aqui,

Continue lendo
content

Saiba tudo sobre a micropigmentação de sobrancelhas

A micropigmentação de sobrancelhas é uma técnica muito popular para dar mais preenchimento às sobrancelhas com pigmentos. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Spitz Alemão: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O Spitz Alemão é uma raça de cão com pelagem longa e pode variar entre as cores de caramelo, preto e branco. Veja mais sobre a raça aqui!

Continue lendo