Animais

Quantos anos vive um gato? Como dar mais saúde? Veja!

Você sabe quantos anos vive um gato? Isso depende de vários fatores, principalmente em relação aos cuidados e alimentação. Veja mais aqui!

Anúncios

Descubra quantos anos vive um gato e dicas para a saúde do seu pet!

Quantos anos vive um gato?
Quantos anos vive um gato?

Existe uma média de quantos anos vive um gato de acordo com cada raça ou porte do felino. Contudo, é possível aumentar esse tempo de vida com alguns cuidados. Conheça!

Os felinos costumam viver um bom número de anos, quando recebem atenção às suas necessidades. Igualmente, quando se aplicam algumas precauções para evitar que eles se coloquem em perigo, o que é essencial para sua segurança.

Ainda, questões como local em que vive, hábitos e costumes de vida e tratamento também influenciam diretamente sobre quantos anos um gato vive. Dessa forma, observar quais são os fatores que reduzem a expectativa de vida felina é uma forma de aumentar a do seu pet.

Abaixo, então, conheça mais sobre o tempo em que os gatos vivem, em média, bem como garantir que seu gato alcance o máximo possível de vida com a qualidade que ela merece. Continue lendo e confira!

Anúncios

Quantos anos vive um gato?

Quantos anos vive um gato?
Quantos anos vive um gato?

Primeiramente, é impossível saber exatamente quanto um gato irá viver. O que podemos, então, é estipular a média de tempo de vida. No caso dos gatos, isso varia de acordo com uma questão de fatores, mas um dos mais importantes é ao local de moradia.

Isso, pois, gatos caseiros e que não costumam sair de casa vivem, em média, 15 a 20 anos. E não raro encontramos felinos que já passaram dessa idade e continuam saudáveis, sendo que alguns se aproximam dos 40 anos de idade!

Por outro lado, gatos que vivem na rua ou têm acesso irrestrito a ela sofrem impactos na expectativa de vida. Nessas hipóteses, estipula-se que o gato viva em média apenas 06 anos. Note que é uma redução gigante na expectativa dos pequenos!

Por isso, desde já fica o alerta para a necessidade de restringir a circulação do seu felino, como veremos com mais detalhes abaixo. Porém, não é apenas o acesso à rua que pode prejudicar a expectativa de vida dele.

Em verdade, são vários os fatores que podem afetá-la. Mas não se preocupe. Assim como eles existem, também há formas de evitá-los e de proteger o seu pet. Com isso, você pode aumentar o número de quantos anos um gato vive. E isso com muita saúde e diversão.

Nos itens abaixo, então, conheça 05 dicas essenciais para cuidar da saúde do seu gato. Com elas ele não apenas viverá mais, pois também irá viver com quais qualidade e aproveitando muito melhor o tempo de vida!

Gato precisa passear? Tire suas dúvidas aqui!

É comum vermos cães passeando com os donos. Mas e os felinos? Gato precisa passear? Veja a resposta para essa pergunta hoje.

Entenda como cuidar da saúde do seu pet: 5 dicas!

Quantos anos vive um gato?
Quantos anos vive um gato?

Selecionamos 05 dicas que são essenciais quando estamos nos referindo aos cuidados com a saúde felina. Com elas, você poderá se surpreender com quantos anos um gato vive com qualidade e bem-estar!

Anúncios

Impeça a saída do gato à rua

Em primeiro lugar, como brevemente dito acima, gatos sem acesso à rua tem uma expectativa de vida muito maior do que os que nela passeiam ou moram. E isso se deve a inúmeros motivos. Em verdade, a rua corresponde a um amplo catálogo de perigos para os felinos, veja alguns dos principais deles:

  • Violência humana;
  • Brigas com outros animais, principalmente gatos;
  • Atropelamentos;
  • Doenças infecciosas com transmissão por outros animais;
  • Alimentação de má qualidade, etc.

Portanto, um gato sem acesso à rua aumenta sua expectativa de vida. Nesse sentido, busque usar telas em janelas e locais como sacadas, portões e outros tipos de saídas. 

Crie hábitos de sempre deixar a porta de saída para a rua fechada e tenha atenção às rápidas escapadelas ao chegar ou sair de casa. Os bichanos são muito rápidos e curiosos, aliás! Contudo, com o tempo eles se acostumam à limitação de seus espaços.

Castre-o

Outro fator muito importante para aumentar a resposta de quanto tempo vive um gato é a castração. Ela evita doenças como câncer de ovário para as gatinhas e câncer de próstata, para os felinos machos.

Além disso, ela é importante por ajudar a diminuir os impulsos dos gatos para as escapadelas às ruas. Afinal, quando castrados eles não se afetam nem emitem feromônios sexuais de outros gatos. Dessa forma, ao castrá-lo você ajuda no controle da população de gatos de rua, também.

Anúncios

Quantos anos vive um gato? A alimentação de qualidade pode ajudar a prolongá-la!

Assim como para os humanos ou outros animais, a alimentação é essencial aos gatos. E ela também influencia quantos anos um gato vive. O felino deve ter à disposição todos os nutrientes dos quais precisa. Ainda, deve ter uma alimentação equilibrada.

Portanto, apostar em rações premium que contenham todos os nutrientes é essencial. Outro fator importante é cuidar na quantidade, eis que muitos gatos têm propensão à obesidade, que pode lhes causar doenças diversas.

Com isso, cuidado na qualidade e na quantidade de alimentos. Lembre-se de também fazer uso de alimentos úmidos, periodicamente, para ajudar na hidratação do pet.

Visitas periódicas ao veterinário

É claro que as consultas periódicas no veterinário também entram na lista de como aumentar quantos anos um gato vive. Afinal, com isso você garante que ele sempre esteja com a saúde em dia.

Igualmente, que ele esteja com as vacinas em dia. Aqui também entram os fatores preventivos e de tratamento. Os primeiros se referem aos cuidados que sempre são tomados de acordo com a orientação do veterinário para garantir o bem-estar do pet a qualquer momento.

Já os segundos se referem à possibilidade de diagnóstico e tratamento de uma doença. Quando seu gato está com as visitas ao veterinário em dia se torna muito mais fácil diagnosticar algo errado de forma precoce. Isso aumenta, então, as chances do tratamento dar certo.

Brinque!

Por fim, o seu pet também precisa de serotonina, exercícios e carinho. Por isso, brinque com ele, dê atenção e carinho. Quantos anos um gato vive somente é algo relevante quando esse tempo de vida tem qualidade. E ela requer sua companhia. Portanto, faça sua parte!

Criar gato de rua: como fazer?

Criar um gato de rua requer alguns cuidados específicos. Afinal, é preciso checar sua saúde, garantir sua adaptação e lhe dar tempo. Confira dicas!

Em Alta

content

Cursos gratuitos Domestika: conheça e saiba 10 opções!

Os cursos gratuitos Domestika são uma excelente opção para quem está buscando se profissionalizar em novas áreas de atuação! Confira!

Continue lendo
content

As 40 raças de cachorros médio porte mais charmosas!

Confira quais são as raças de cachorros médio porte mais charmosas e escolha qual delas mais combina com a sua personalidade!

Continue lendo
content

Felino mais forte e perigoso do mundo: qual é? Descubra!

Você já teve a curiosidade em descobrir qual é o felino mais forte e perigoso do mundo? Hoje, vamos responder a essa pergunta aqui! Veja.

Continue lendo