Gatos

Criar gato de rua: como fazer? Veja 8 dicas simples!

Criar um gato de rua requer alguns cuidados específicos. Afinal, é preciso checar sua saúde, garantir sua adaptação e lhe dar tempo. Confira dicas!

Anúncios

Descubra como fazer para criar gato de rua

Criar gato de rua
Criar gato de rua

Muitas pessoas resolvem ter um pet ao criar gato de rua. Nesses casos, encontram-nos abandonados e, assim, os adotam e levam para casa. Porém, isso requer cuidados.

Adotar um gato pode ser motivo de muita alegria. Contudo, ele precisa de atenção quanto a alguns aspectos, principalmente quando falamos de gatos de rua. Nesse caso não estamos nos referindo aos de ONG ou aos que estão à venda, mas aos em situação de abandono.

E é muito comum que a população de gatos de rua seja alta, por maior que seja o trabalho de ONG. Isso ocorre por inúmeros motivos:

  • Abandono do pet à rua;
  • Situações em que o gato sai de casa e não encontra o caminho de volta;
  • Em razão da rápida gestação felina, que dura apenas 02 semanas.

Assim, existem situações em que o gato de rua nunca teve contato com humanos. Em outros, até teve, mas não foram bons. Ainda, existem o casos em que eles tinham uma boa relação, mas que acabou por morte do tutor, fuga do pet e outros.

Por isso, criar um gato de rua requer alguns cuidados específicos. Especialmente porque até então eles estavam expostos aos perigos da rua. Enquanto alguns são visíveis, outros são inimigos invisíveis.

Dessa forma, a checagem da saúde do pet é essencial. Ainda, não basta isso. Afinal, o pet precisa de tempo para se adaptar e lhe conferir confiança. Raramente isso se dá à primeira vista, mas existem truques que ajudam na aproximação.

O que se deve ter em mente é que os gatos de rua tendem a ser mais ariscos. Eles desconhecem o contato humano ou guardam más impressões deles. Além disso, o instinto de autoproteção também entra em alerta nesses momentos.

Com isso, nem sempre os primeiros dias ou semanas serão às mil maravilhas. Contudo, com alguns cuidados e truques é possível melhorar as chances de aproximação e adaptação. Isso permite criar um ambiente amoroso. Igualmente, garantir o bem estar do pet.

Anúncios

8 dicas para ajudar nos cuidados para criar gato de rua

Criar gato de rua
Criar gato de rua

Como vimos acima, a adaptação dos gatos de rua em um lar pode encontrar alguns percalços. Contudo, existem truques que ajudam a amenizá-los ou até mesmo os eliminam. Ainda, ajuda você a demonstrar confiança ao gato e, com isso, conquistá-lo.

Portanto, confira nos itens abaixo 08 dicas de como criar gato de rua sem maiores problemas. Com isso, você ganha um pet, uma companhia e muita alegria pro seu lar. Ao mesmo tempo, garante que ele ganhará muito carinho e uma vida de qualidade!

Certifique-se de que ele realmente é de rua

Em primeiro lugar, antes de sair adotando qualquer gato que veja na rua como seu, certifique-se de que ele realmente não tem dono. Muitas vezes os pets fogem e se perdem. Com isso, saiba que em algum lugar há um tutor em aflição em busca do seu gatinho.

Assim, em primeiro lugar, leve-o para casa e deixe-o em um cômodo tranqüilo. Enquanto isso, entre em contato com ONG do local. 

Igualmente, fale com a vizinhança e procure saber se alguém estava em busca de um gato com as características do que você encontrou. Somente depois, então, caso não apareça um dono, tome-o como seu. 

Anúncios

Leve-o ao veterinário

Para criar um gato que era de rua é imprescindível levá-lo ao veterinário para um check-up total. Afinal, a rua é um espaço com muitos perigos. Mesmo que à primeira vista o pet não pareça ter pulgas ou feridas, ele pode ter outras condições.

A primeira coisa a se fazer é um teste sanguíneo para definir se o pet é FELV ou FILV positivo. Nesses casos, ele precisará de cuidados especiais. O principal deles é somente conviver com outros pets igualmente positivos para tais doenças.

Igualmente, nesse momento é possível que o veterinário faça outros exames. Ainda, que defina a idade do pet, aplique as vacinas necessárias e o antipulgas e vermífugo. Isso é muito importante para o bem-estar do gatinho.

É possível criar gatos e pássaros juntos?

É possível criar gatos e pássaros juntos? Embora pareça incomum, não é impossível. Conheça hoje, então, algumas dicas para criá-los conjuntamente.

Garanta espaço para o pet na sua casa

Continuando a saga para criar gato de rua, lembre-se de ter os equipamentos dos quais ele precisa. Dentre eles estão:

  • Ração de qualidade correspondente à idade do pet;
  • Caixa de areia limpa e em local tranqüilo;
  • Um cantinho para ele dormir, preferencialmente com cobertor ou almofada.

Ainda, nos primeiros dias deixe ele em um canto próprio, como um cômodo que você não utiliza tanto. Deixe-o explorar a casa, mas também garanta que ele tenha um local para se esconder quando quiser.

Aproxime-se aos poucos

Aproxime-se aos poucos. Para criar gato de sua você precisa ganhar a confiança dele. Por isso, não o toque nos primeiros dias. Deixe que ele vá até você. Ainda, ajude-o a encontrar a caixa de areia e interaja com brinquedos.

Tenha paciência – faz parte do processo de criar gato de rua

Criar gato de rua
Criar gato de rua

É essencial ter paciência para criar um gato de rua. Como falamos anteriormente, ele pode ter más experiências anteriores com humanos. Ou, então, desconhecer esse contato. Assim, dê a ele o tempo necessário.

Não faça a Felícia e não saia agarrando seu gatinho. Deixe que ele encoste em você quando quiser. Aos poucos ele se aproximará e se tornará um pet muito amoroso, tenha certeza!

Castre o pet

Castrar os gatos é essencial para evitar doenças, fugas e o descontrole natal de felinos. Por isso, castrá-lo é um ato de cuidado e isso não afetará negativamente sua saúde.

Elimine possibilidades de fugas

Como se trata de um gatinho de rua, lembre-se de evitar que ele tenha acesso à rua. Mantenha portas fechadas e tele os portões, em casa, ou janelas, em caso de apartamentos. 

Busque ajuda de ONG para criar gato de rua

Por fim, criar um gato de rua pode ser trabalhoso, embora recompensador. Caso ele se mostre ferino ou arisco demais, considere chamar uma ONG para lhe ajudar e dar instruções.

Hoje existem várias que se dedicam aos gatos e que estão em todas as regiões do Brasil.

Proteger o gato de fugir: como fazer?

Proteger o gato de fugir é algo essencial para a segurança do pet. E, também, para sua tranquilidade! Então, confira aqui algumas dicas práticas.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Recomendador Senhor Gato – Conheça o Curso SPA Plástica nos Pés

O curso SPA Plástica nos Pés oferece acesso a conteúdo exclusivo e vitalício para você se especializar na área de cuidado dos pés! Confira!

Continue lendo
content

Curso de maquiagem Instituto Krizek: conheça o curso!

Conheça o curso de maquiagem Instituto Krizek e descubra seus benefícios, como aulas particulares de altíssima qualidade. Veja mais detalhes!

Continue lendo
content

Curso de estética online: conheça os melhores!

O curso de estética online é ideal para quem está buscando opções para aprimorar seus conhecimentos. Clique aqui e veja mais sobre isso.

Continue lendo

Dicas

Como usar coturnos: 5 dicas para incluí-lo no seu look!

Saber como usar coturnos é uma maneira de ir além do usual e arrasar no estilo. Hoje, aprenda dicas de como usar esse item que está em alta.

Descubra como você pode usar coturnos e fazer combinações

Hoje existem diversos modos de como usar coturnos. Foi-se o tempo, então, que eles se limitavam ao inverno ou aos eventos de rock ‘n roll.

Os coturnos representam uma das peças que mais se destaca atualmente. Ele é uma tendência inegável. E isso se deve, em muito, por uma nova visão que o abarca. Hoje ele é visto como um calçado que se encaixa nas mais diversas combinações.

Ou seja, não mais se limita ao uso com jaquetas de couro e lugares escuros. Ele é uma peça que admite cores e combinação com roupas leves e pesadas. Além disso, deve continuar em alta por muito tempo e levando em consideração looks diversos.

Por isso, aprender como usá-lo é uma forma de estar na moda. E não é só isso! Ao aprender como usar coturnos você vai além do feijão com arroz e aposta em novas combinações.

Então, que tal aprender hoje como usar os seus coturnos de uma maneira mais plural?

Para aprender como, veja algumas combinações inusitadas e perfeitas para usá-lo! Na sequência você encontra, também, outras dicas que vão lhe ajudar a tirar esse calçado do armário. Aliás, saiba desde já: você não vai mais querer retirá-lo dos pés.

Dicas para usar os coturnos

1. Coturno e shorts

Para começar, temos uma combinação que vem arrasando. A junção entre o coturno e o shorts é uma forma inteligente de usar essa calçado versátil. Uma peça leve e outra pesada permite que você brinque com estilos. Ainda, você pode fechar o look com uma simples camiseta e arrasar!

2. Coturno e vestido

Outra combinação de como usar coturnos que ganha a cada dia mais adeptas são com os vestidos. Novamente isso permite com que se brinque com estilos, pois se tem uma peça leve e outra pesada.

Vestidos médios, nos joelhos e midi ficam perfeitos para essa combinação. Ainda, você pode trazer uma jaqueta jeans ou de couro para somar ao look e deixá-lo ainda mais especial e descontraído.

3. Coturno e saia

A lógica aqui é bem parecida de como usar coturnos com vestido. As saias trazem leveza ao look e a terceira peça pode ser uma camiseta ou blusinha simples. A máxima da jaqueta para fechar a combinação também cabe aqui.

4. Coturno e calça

Essa é uma das combinações mais conhecidas. Contudo, saiba que você pode usar coturnos com diferentes tipos de calça. Isto é, vá além das calças jeans ou pretas.

Pense em calças com couro e pantacourts, por exemplo. O único cuidado, nesse caso, é que menos é mais: quanto mais pesadas as roupas que acompanham o coturno, maiores chances de parecer uma fantasia.

Curso de estilo online

A imagem pessoal é algo muito importante. Por isso, um curso de estilo online pode ser perfeito para realmente passar a imagem que se deseja.

Como começar a usar coturnos sem errar?

Caso você ainda não tenha o costume de usar coturnos, não se preocupe. Para começar, leve sempre a ideia de que menos é mais. Por exemplo, calças e camiseta branca ou preta são perfeitas para usar o calçado.

Além disso, você pode levar outras peças pesadas, como jaquetas de couro, ao look. Contudo, lembre-se de deixar a leveza em uma das peças, como na escolha de uma camiseta branca de algodão.

Igualmente, para mandar bem na tarefa de como usar coturnos, arrisque-se aos poucos. Da mesma forma, esqueça o que você sabia até então sobre o calçado. Ele vai muito além do que se imagina e hoje ocupa todos os espaços.

Pode usar coturno de dia?

Essa dúvida é muito comum! Embora muitas pessoas acreditem que os coturnos se limitam aos ambientes noturnos, isso não é real. Aliás, ficou claro com nossos exemplos acima de peças para combinar, não?

O coturno pode combinar com peças leves e, por isso, caminha nas mais diversas ocasiões e horários. Por isso, não tenha medo de usá-lo de dia. Aqui vão algumas apostas certeireas para tirá-lo do armário à luz do dia:

  • Coturno e vestido;
  • Ou coturno, shorts e camiseta;
  • Coturno, saia midi e camiseta;
  • Outra combinação pode ser a do coturno e macacão;
  • Coturno colorido, dando um ponto de cor ao look e deixando o look mais diurno.

5 dicas práticas de como usar coturnos no seu look

Por fim, veja 05 dicas infalíveis de como usar coturnos da maneira certa e arrasar no look e no estilo. Assim, confira e as replique, com certeza você vai adorar!

Misture estilos

Primeiramente, uma das melhores formas de como usar coturnos é com a mistura de estilos. Por exemplo, peças leves e pesadas. Igualmente, peça de alfaiataria e coturno. Essa é uma moda que está em alta e, por isso, permite que você solte a imaginação.

Coturno de salto

Possui um evento mais formal? Então, nesse caso, pense no coturno com salto. Aliás, ele fica perfeito com meia calça e vestido ou saia.

Coturnos coloridos

Os coturnos coloridos são ótimos para sair do lugar comum das botas pretas. Hoje existem várias cores deles que estão em alta. Dentre as principais estão as cores branca, vermelha e azul.

Por isso, pense em usar o coturno como uma forma de colorir o seu look. Além disso, ele ajuda a demonstrar a sua personalidade através das suas roupas. Uma boa forma de usá-lo, por exemplo, é escolhendo um acessório ou blusa da mesma cor.

Igualmente, você também pode apostar nele como um ponto de cor para o look. Por exemplo, sabe aquela combinação clássica de calças e blusa preta? O coturno colorido pode ser perfeito para dar um toque fashionista.

Como usar coturnos com calças

Embora a combinação entre coturnos e calças seja clássica, ainda gera dúvidas. Pois saiba que existem diversas formas de usá-los conjuntamente. 

Por exemplo, ao mesmo tempo em que há a opção de usá-lo por cima da calça, também considere dobrar a barra dela, deixando-a um pouco acima da bota para não amarrotar. Ainda, nesse último caso não deixe de brincar com meias coloridas.

Alongando a silhueta com coturno

Caso você seja baixinha e não saiba como usar coturnos sem parecer ter a silhueta achatada, não se preocupe. Nesse caso, uma boa ideia é combiná-lo com meia calça. Outras boas opções são as leggings pretas, que ajudam a alongar seu corpo.

Estilo Hi-lo: o que é?

Você já se sentiu deslocada para não quebrar o dress-code? Pois o estilo Hi-lo pode ser perfeito para você e, de quebra, acabar com tal desconforto.

Você também pode gostar

content

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Continue lendo
content

Proteger o gato de fugir: 8 dicas práticas!

Proteger o gato de fugir é muito importante, para evitar que ele seja exposto a diversos riscos, inclusive de morrer! Por isso, veja aqui,

Continue lendo
content

Raças de cachorro raras: veja 20 mais raras do mundo!

Hoje não vamos falar sobre as raças mais conhecidas, vamos falar sobre as raças de cachorro raras de encontrar! Quer saber mais? Veja mais!

Continue lendo