Gatos

Criar gato de rua: como fazer? Veja 8 dicas simples!

Criar um gato de rua requer alguns cuidados específicos. Afinal, é preciso checar sua saúde, garantir sua adaptação e lhe dar tempo. Confira dicas!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 29/07/2021

Descubra como fazer para criar gato de rua

Criar gato de rua
Criar gato de rua

Muitas pessoas resolvem ter um pet ao criar gato de rua. Nesses casos, encontram-nos abandonados e, assim, os adotam e levam para casa. Porém, isso requer cuidados.

Adotar um gato pode ser motivo de muita alegria. Contudo, ele precisa de atenção quanto a alguns aspectos, principalmente quando falamos de gatos de rua. Nesse caso não estamos nos referindo aos de ONG ou aos que estão à venda, mas aos em situação de abandono.

E é muito comum que a população de gatos de rua seja alta, por maior que seja o trabalho de ONG. Isso ocorre por inúmeros motivos:

  • Abandono do pet à rua;
  • Situações em que o gato sai de casa e não encontra o caminho de volta;
  • Em razão da rápida gestação felina, que dura apenas 02 semanas.

Assim, existem situações em que o gato de rua nunca teve contato com humanos. Em outros, até teve, mas não foram bons. Ainda, existem o casos em que eles tinham uma boa relação, mas que acabou por morte do tutor, fuga do pet e outros.

Por isso, criar um gato de rua requer alguns cuidados específicos. Especialmente porque até então eles estavam expostos aos perigos da rua. Enquanto alguns são visíveis, outros são inimigos invisíveis.

Dessa forma, a checagem da saúde do pet é essencial. Ainda, não basta isso. Afinal, o pet precisa de tempo para se adaptar e lhe conferir confiança. Raramente isso se dá à primeira vista, mas existem truques que ajudam na aproximação.

O que se deve ter em mente é que os gatos de rua tendem a ser mais ariscos. Eles desconhecem o contato humano ou guardam más impressões deles. Além disso, o instinto de autoproteção também entra em alerta nesses momentos.

Com isso, nem sempre os primeiros dias ou semanas serão às mil maravilhas. Contudo, com alguns cuidados e truques é possível melhorar as chances de aproximação e adaptação. Isso permite criar um ambiente amoroso. Igualmente, garantir o bem estar do pet.

Anúncios

8 dicas para ajudar nos cuidados para criar gato de rua

Criar gato de rua
Criar gato de rua

Como vimos acima, a adaptação dos gatos de rua em um lar pode encontrar alguns percalços. Contudo, existem truques que ajudam a amenizá-los ou até mesmo os eliminam. Ainda, ajuda você a demonstrar confiança ao gato e, com isso, conquistá-lo.

Portanto, confira nos itens abaixo 08 dicas de como criar gato de rua sem maiores problemas. Com isso, você ganha um pet, uma companhia e muita alegria pro seu lar. Ao mesmo tempo, garante que ele ganhará muito carinho e uma vida de qualidade!

Certifique-se de que ele realmente é de rua

Em primeiro lugar, antes de sair adotando qualquer gato que veja na rua como seu, certifique-se de que ele realmente não tem dono. Muitas vezes os pets fogem e se perdem. Com isso, saiba que em algum lugar há um tutor em aflição em busca do seu gatinho.

Assim, em primeiro lugar, leve-o para casa e deixe-o em um cômodo tranqüilo. Enquanto isso, entre em contato com ONG do local. 

Igualmente, fale com a vizinhança e procure saber se alguém estava em busca de um gato com as características do que você encontrou. Somente depois, então, caso não apareça um dono, tome-o como seu. 

Anúncios

Leve-o ao veterinário

Para criar um gato que era de rua é imprescindível levá-lo ao veterinário para um check-up total. Afinal, a rua é um espaço com muitos perigos. Mesmo que à primeira vista o pet não pareça ter pulgas ou feridas, ele pode ter outras condições.

A primeira coisa a se fazer é um teste sanguíneo para definir se o pet é FELV ou FILV positivo. Nesses casos, ele precisará de cuidados especiais. O principal deles é somente conviver com outros pets igualmente positivos para tais doenças.

Igualmente, nesse momento é possível que o veterinário faça outros exames. Ainda, que defina a idade do pet, aplique as vacinas necessárias e o antipulgas e vermífugo. Isso é muito importante para o bem-estar do gatinho.

É possível criar gatos e pássaros juntos?

É possível criar gatos e pássaros juntos? Embora pareça incomum, não é impossível. Conheça hoje, então, algumas dicas para criá-los conjuntamente.

Garanta espaço para o pet na sua casa

Continuando a saga para criar gato de rua, lembre-se de ter os equipamentos dos quais ele precisa. Dentre eles estão:

  • Ração de qualidade correspondente à idade do pet;
  • Caixa de areia limpa e em local tranqüilo;
  • Um cantinho para ele dormir, preferencialmente com cobertor ou almofada.

Ainda, nos primeiros dias deixe ele em um canto próprio, como um cômodo que você não utiliza tanto. Deixe-o explorar a casa, mas também garanta que ele tenha um local para se esconder quando quiser.

Aproxime-se aos poucos

Aproxime-se aos poucos. Para criar gato de sua você precisa ganhar a confiança dele. Por isso, não o toque nos primeiros dias. Deixe que ele vá até você. Ainda, ajude-o a encontrar a caixa de areia e interaja com brinquedos.

Tenha paciência – faz parte do processo de criar gato de rua

Criar gato de rua
Criar gato de rua

É essencial ter paciência para criar um gato de rua. Como falamos anteriormente, ele pode ter más experiências anteriores com humanos. Ou, então, desconhecer esse contato. Assim, dê a ele o tempo necessário.

Não faça a Felícia e não saia agarrando seu gatinho. Deixe que ele encoste em você quando quiser. Aos poucos ele se aproximará e se tornará um pet muito amoroso, tenha certeza!

Castre o pet

Castrar os gatos é essencial para evitar doenças, fugas e o descontrole natal de felinos. Por isso, castrá-lo é um ato de cuidado e isso não afetará negativamente sua saúde.

Elimine possibilidades de fugas

Como se trata de um gatinho de rua, lembre-se de evitar que ele tenha acesso à rua. Mantenha portas fechadas e tele os portões, em casa, ou janelas, em caso de apartamentos. 

Busque ajuda de ONG para criar gato de rua

Por fim, criar um gato de rua pode ser trabalhoso, embora recompensador. Caso ele se mostre ferino ou arisco demais, considere chamar uma ONG para lhe ajudar e dar instruções.

Hoje existem várias que se dedicam aos gatos e que estão em todas as regiões do Brasil.

Proteger o gato de fugir: como fazer?

Proteger o gato de fugir é algo essencial para a segurança do pet. E, também, para sua tranquilidade! Então, confira aqui algumas dicas práticas.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Costura Básica Eduk: veja as técnicas!

O curso de costura básica Eduk é ideal para quem quer aprender as técnicas de costura básica. A método Eduk de aprendizado é simples!

Continue lendo
content

Descubra qual é a hora certa de servir seu felino!

Existe o momento correto para que você possa servir seu felino, evitando criar maus hábitos e costumes inadequados de alimentação. Veja!

Continue lendo
content

Curso online de dog walker: como funciona e onde fazer?

Se você está procurando uma nova profissão, e que está tendo boa procura no mercado, você precisa fazer o curso online de dog walker. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar cruzeiro na LogiTravel?

A LogiTravel surgiu na Espanha em 2004 e hoje já é uma das principais agências de turismo no mundo. No Brasil, ela é especializada na venda de cruzeiros. Então, veja como comprar seu cruzeiro com a LogiTravel para aproveitar suas próximas férias!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Sunset Trips?

Com preços justos e roteiros únicos, a Sunset Trips é a escolha ideal para quem deseja conhecer novos lugares e pessoas. A empresa facilita o pagamento para que todos acessem os pacotes, então veja aqui como comprar!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Trips e Trips Viagens?

A Trips e Trips Viagens procura facilitar a forma de pagamento para seus clientes, aceitando as principais bandeiras de cartão de crédito. Além disso, você também pode escolher parcelar os pacotes em até 12 vezes!

Continue lendo