Gatos

Proteger o gato de fugir: 8 dicas práticas!

Proteger o gato de fugir é algo essencial para a segurança do pet. E, também, para sua tranqüilidade! Então, confira aqui algumas dicas práticas.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 26/07/2021

Descubra como proteger o gato de fugir para a rua

Proteger o gato de fugir
Proteger o gato de fugir

Seu gatinho é fujão? Apesar de isso ser natural, é preciso proteger o gato de fugir. Afinal, essas escapadelas podem ter graves consequências. Hoje, veja como evitá-las.

As fugas dos gatos são estimuladas por inúmeros fatores. Primeiramente, os gatos são naturalmente curiosos. Além disso, eles possuem instinto caçador e muita energia. Soma-se a isso o interesse que eles possuem em explorar ambientes e conquistar territórios.

Dessa forma, o gato tende a fugir. Também têm influência sobre isso feromônios. Porém, para além da natureza felina, também existem questões humanas que podem influenciar nisso. Por exemplo, a falta de conforto ou segurança. Ou de espaço adequado.

Por isso, é muito importante saber como proteger o gato de fugir. Em caso contrário o seu companheirinho poderá enfrentar grandes perigos. Eles se oferecem à integridade física e mesmo à vida do pet. 

Abaixo, então, confira dicas de como evitar que o seu gato fuja.

Dessa forma, mantenha-o em segurança e cuide do seu bichano como ele merece. Afinal, ser tutor de um pet, qualquer que seja ele, requer cuidados. E no caso dos gatos isso exige o controle de circulação.

Anúncios

Como evitar que o gato fuja?

Proteger o gato de fugir
Proteger o gato de fugir

Proteger o gato de fugir exige alguns cuidados em relação ao espaço e às medidas de segurança. Por exemplo, evitar a saída à rua requer que portas e janelas estejam sempre fechadas. Também, que o gato tenha à disposição o que ele precisa.

Em caso contrário, ele tende a procurar que não tem em casa na natureza. Além disso, mesmo que você aplique todo o carinho do mundo no dia a dia, existem cuidados cruciais. Sem eles seus demais esforços para o bem estar felino serão em vão.

5 dicas para criar um gato em apartamento

Dos muitos mitos que as pessoas falam sobre gatos, um dos que deixa a gente mais triste é sobre apartamentos. o que isso significa?

8 dicas para você proteger o gato de fugir e se machucar na rua

Proteger o gato de fugir
Proteger o gato de fugir

Separamos abaixo 08 dicas para que você possa evitar as fugas felinas. Assim, garanta que o seu gato esteja sempre na segurança do lar e que, ali, tenha à disposição tudo o que ele precisa. Portanto, continue lendo e confira tudo o que fazer para lidar com um gato fujão!

Anúncios

Castre seu gato

Em primeiro lugar, a castração é essencial para que o proteger gato de fugir. Em caso contrário, você nunca poderá barrar a natureza e os instintos dele. A castração inibe a produção de alguns hormônios.

Quando ela não ocorre, o cio de uma gatinha será fatal aos seus cuidados. Isto é, uma gata no cio tende a fugir. Além disso, tende a atrair os gatinhos machos da região. Quando a castração ocorre, contudo, esse problema acaba.

Ainda, existem inúmeros motivos para se investir na castração. Ela evita que os gatos desenvolvam doenças como câncer de útero e próstata. Igualmente, torna os pets mais sociáveis e menos agressivos.

Mantenha telas nas janelas

Nossa segunda dica é manter telas nas janelas. Isso é imprescindível quando estamos falando de apartamento. Afinal, aqui você está lidando com a precaução à fuga. Ao mesmo tempo, com elementos de prevenção aos acidentes.

Ainda, em casas as telas também são importantes. Você pode usá-las no portão, nas janelas ou em outros locais de saída. Com isso, evita que o gato (capaz de passar em locais minúsculos) fuja. Portanto, não deixe de investir em um bom sistema de telagem.

Não o acostume com pequenas escapadelas

Outro ponto muito importante para proteger gato de fugir de casa é não acostumá-lo a escapar. Muitas pessoas deixam, em alguns momentos, seus gatos passearem livremente. Contudo, isso oferece inúmeros perigos a ele.

Não é porque o evento é raro que a sua segurança aumenta. Portanto, nada de fazer relações para ele entre a porta de saída, o ambiente externo e diversão.

Uma boa solução, aqui, pode ser acostumar o seu gato, desde pequeno, a passear com guia. Embora seja mais raro vermos gatos passeando com os tutores, eles também são capazes de desfilar por aí.

Para isso, lembre-se de sempre deixá-lo na guia, preso a você. Ainda, comece aos poucos. Primeiro vá até o jardim de casa ou próximo. Depois, comece com pequenas distâncias como uma quadra ou até menos. Aos poucos ele se acostuma e relaciona às saídas como um momento com você.

Tenha um gatil para proteger o gato de fugir

Uma opção para quem mora em casa e tem terreno à disposição é montar um gatil. Nesse caso, ele é feito com telas que dão espaço de movimentação ao felino sem que isso apresente risco de fuga.

Enriqueça o ambiente

Para proteger o gato de fugir é essencial que você enriqueça o ambiente. Isso se relaciona à disposição de objetos que realmente divirtam os felinos. Que chamem a atenção deles e, com isso, evitem a monotonia.

Dentre os instrumentos disponíveis para gatificar sua casa estão os arranhadores, nichos de parede, redes e escadas de gato. Também, pequenos brinquedos, como bolinhas ou ratinhos de pelúcia. Tudo isso ajuda seu gato a “caçar” em ambiente controlado.

Mantenha as caixas de areia limpas

Lembre-se de que se o gato não se sentir confortável em casa, ele procurará outros lugares. Nesse sentido, a caixa de areia também deve ser considerada. Os felinos são extremamente limpos e exigentes em relação a isso.

Portanto, é crucial ter ao menos 01 caixa de areia por gato. Se possível, mantenha uma extra. Especialmente se você fica longos períodos fora de casa, sem tempo para limpar a caixa ao longo do dia.

Entretenha seu gato

Ainda, entretenha o seu gatinho. Isso exige de você tempo para brincar com ele e lhe dar a atenção que merece. Gatos são cheios de energia e precisam gastá-la. Além disso, eles também amam passar um bom momento com o seu humano.

Cuidado com portas para proteger o gato de fugir

Por fim, é essencial que a sua casa siga uma política cuidadosa em relação às portas. Gatos são muito rápidos e espertos. Igualmente, extremamente curiosos. Então, certifique-se de que todos tomam cuidados ao abrir portas, sair e no tempo que demoram para fechá-las.

Da mesma forma, que sempre observem se algum gato não deu uma escapadela. Por fim, tente chamar a atenção do gato para outro local que não as portas.

Cuidados ao castrar o gato

A castração é muito importante para felinos. Igualmente, os cuidados ao castrar gato são indispensáveis. Conheça quais são e garanta a saúde do seu pet!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Prime Cursos gratuitos: é confiável e reconhecido pelo MEC?

Se você tem dúvidas se a Prime Cursos é reconhecida pelo MEC, veja aqui como a plataforma funciona, se é confiável e comece um curso online!

Continue lendo
content

Plano de saúde para animais Itaú Pet: veja quanto custa!

O plano de saúde para animais da Itaú Pet é um dos planos mais interessantes, já que os clientes do banco podem adquirir com mais facilidade.

Continue lendo
content

Cuidados ao castrar o gato: entenda quais são!

Existem vários cuidados ao castrar o gato que são necessários, principalmente para não ocorrer nenhum problema após o procedimento. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente pela Passaportes Tur BR?

Ao comprar os serviços da Passaportes Tur BR, você terá acesso a um processo simples, transparente e colaborativo para intermediar a obtenção do seu passaporte. Assim, você tem mais tempo para planejar sua viagem!

Continue lendo
content

Saldão de pacotes CVC: saiba como funciona e se é confiável

Há mais de 40 anos no mercado, a agência CVC oferece pacotes de viagens promocionais com valores incríveis! Ela faz um Saldão de pacotes CVC para que você tenha ainda mais descontos! Confira aqui como funciona!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Unlimited Visa Infinite?

Um produto destinado a um seleto grupo de pessoas, o cartão Santander Unlimited Visa Infinite é ideal para viajantes. Além de um programa de pontos incrível, ele oferece todos os benefícios de um Visa Infinite.

Continue lendo