Gatos

Gato precisa passear? Tire suas dúvidas aqui!

É comum vermos cães passeando com os donos. Mas e os felinos? Gato precisa passear? Veja a resposta para essa pergunta hoje.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 02/08/2021

Descubra se o seu gato precisa sair para passear e como fazer isso

Gato precisa passear
Gato precisa passear

O gato precisa passear? Essa é uma pergunta muito comum entre tutores de gatos. Especialmente para aqueles de primeira viagem ou até então acostumados com cães.

Essa pergunta ainda divide os veterinários. Enquanto alguns acreditam que o passeio de gatos dá abertura para benefícios à saúde deles, outros se posicionam de forma contrária. Mas, então, o que é correto? Meu gato precisa ou não de passeios?

Para conferir essas respostas, continue lendo. Abaixo você encontra todas as informações sobre os cuidados que eles precisam e se os passeios estão entre eles.

Anúncios

Um gato precisa ir passear na rua?

Gato precisa passear
Gato precisa passear

Precisar, não precisa. Isto é, o passeio não é uma necessidade no sentido estrito da palavra. Embora os gatos precisem se movimentar e sejam caçadores e exploradores por natureza, você pode fazer com que eles acessem espaço dentro de casa.

Mesmo uma casa ou apartamento pequeno pode ser equipado com materiais que permitam ao felino se divertir e gastar energia. Por exemplo, usar o espaço vertical e as paredes é uma ótima forma de entretê-lo.

Ao instalar nichos, redes, passarelas e outras ferramentas para “gatificar” a sua casa, seu gato passa a não ter qualquer necessidade de sair. Portanto, gato não precisa sair passear. Mas não precisar não quer dizer que não pode, certo?

Pois bem, embora não precise sair passear o gato pode se valer de passeios. Entretanto, ele jamais deve ter acesso livre à parte externa da sua casa. Ou seja, jamais deve sair sozinho, sendo que pato precisa passear sempre com o tutor.

Abaixo, então, veja algumas dicas, cuidados e truques para sair com seu gato!

Criar gato de rua: como fazer? Veja 8 dicas

Criar um gato de rua requer alguns cuidados específicos. Afinal, é preciso checar sua saúde, garantir sua adaptação e lhe dar tempo. Confira dicas!

Dicas práticas para passear com seu gato 

Gato precisa passear
Gato precisa passear

Nós separamos para você algumas dicas que dizem respeito aos cuidados imprescindíveis ao passear com gatos. Além disso, alguns truques práticos que você pode utilizar para ajudar o seu pet a sair de casa e se aproveitar de um bom passeio.

Anúncios

Somente saia com o animal vacinado

O gato precisa passear sempre vacinado! Isto é, jamais saia de casa sem que o seu felino esteja com todas as vacinas em dia. Cada idade requer vacinas específicas. Por isso, siga corretamente o calendário e as orientações veterinárias.

Saiba que a rua está repleta de riscos para o seu pet. A maioria, aliás, é invisível, aos olhos nus. Ele pode entrar em contato com bactérias, vírus e ouros microorganismos nocivos. Portanto, para evitar qualquer contaminação, mantenha as vacinas em dia.

Redobre os cuidados com o antipulgas

Além disso, você também deve tomar muito cuidado com outros pequenos parasitas: as pulgas. Em verdade, elas, vermes e carrapatos. Por isso, é essencial que o seu gato esteja sempre que o antipulgas em dia.

Consulte o veterinário do seu felino para entender qual é a melhor freqüência para medicá-lo e qual é o melhor produto. Com isso, você garante toda a segurança e a proteção do seu felino.

Sempre use coleira

O gato precisa passear sempre de coleira. Isto é, jamais sequer considere sair com ele à rua, parque ou outro lugar aberto sem que ele esteja com essa proteção. Os gatos são muito ariscos e, também, tímidos.

Com isso, podem se assustar rapidamente na rua. Afinal, considere o enorme volume de sons diferentes, pessoas circulando perto dele e cheiros diversos. Tudo isso pode deixar o gato alerta e propenso à fuga.

Além disso, os gatos são muito rápidos e podem se exaltar. Por isso, não o deixe sem coleira. Na fuga, são inúmeros os perigos. Por exemplo, ele pode simplesmente se perder de você. Não só isso, mas fica propenso aos atropelamentos e até mesmo violência.

Com isso, o gato precisa passear com os materiais de segurança necessários. Em caso contrário o passeio será apenas uma oportunidade para riscos à saúde dele e à integridade.

Ajude seu gato a se adaptar à coleira

Uma dica prática para ajudar seu gato com os passeios diz respeito à adaptação. Aqui é preciso ter em mente que nem sempre será fácil levá-lo ao passeio. Não que ele não queira sair de casa. Afinal, os gatos são curiosos, exploradores e caçadores.

O que ocorre é que eles geralmente tem aversão à coleira. Ela pode estressá-los e deixá-los irritadiços. Mas o que fazer então, visto que o gato precisa de passeio com a coleira? Nesse caso, comece a acostumá-lo aos poucos.

Lembre-se de que gatos são animais rotineiros. E assim sendo, eles podem se acostumar às coisas, desde que você tenha paciência. 

Antes de colocar o acessório no felino, aliás, deixe-a à vista. Permita ao gato cheirá-la. Considere usar feromônios nela, para que ele se sinta a vontade. Para isso, consulte o veterinário para instruções de qual seria o melhor.

Depois, comece a colocar a coleira nele aos poucos, diariamente. Deixe-o ficar um pouco e a retire. Aumente o tempo progressivamente.

Comece aos poucos

Além de acostumar o seu gato com a coleira, comece os passeios aos poucos. Por exemplo, se você mora em apartamento, comece saindo com ele na parte do seu próprio andar. Depois, vá até o saguão.

Assim, progressivamente, aumente os locais e o tempo de passeio. Assim, comece a andar um pouco mais com o felino, sempre seguindo o ritmo dele. A qualquer sinal de cansaço, encerre o passeio.

Isto é, sempre respeite o ritmo dele. A interrupção do passeio também deve ocorrer quando ele se mostrar irritado ou com medo.

Aos poucos o gato pode passear com você, sempre com a proteção da coleira. Assim, ele pode adquirir inúmeros benefícios, como queimar calorias, desenvolver os músculos e melhorar a circulação de sangue e o bem-estar.

Com esses cuidados, portanto, seu gato pode passear de forma segura e sem se expor aos riscos da rua. Dessa forma, não deixe de seguir esses passos e todas essas precauções pra deixar seu gato ainda mais feliz!

Dog Walker: o que é? Veja dicas para se tornar um!

Você já pensou em se tornar um dog Walker? Pois saiba que essa profissão está em alta. Além disso, exige baixo investimento. Leia mais sobre!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de manicure Senac: conheça o curso e se profissionalize!

Com o Curso de Manicure SENAC, você vai aprender técnicas de esmaltação, esfoliação dos pés, entre outros assuntos relevantes. Confira!

Continue lendo
content

Conheça as principais raças de cachorros pequenos!

Existem raças de cachorros pequenos que são mais populares que outros, como o Lulu da Pomerânia, Shih Tzu, entre outros. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Cera perolada: saiba tudo sobre essa depilação

Você conhece a cera perolada para depilação? É uma tendência da área de beleza, na parte de depilação. Quer saber mais? Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Mulheres pelo Mundo Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência Mulheres pelo Mundo Viagens é voltada para mulheres que desejam viajar, mas não encontram companhia. Com mais de 5 mil mulheres cadastradas, ela conecta interesses similares e faz roteiros incríveis!

Continue lendo
content

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Quer viajar sem depender de outras pessoas? Então confira viagens para fazer sozinho com dicas incríveis para aproveitar suas férias de forma completa!

Continue lendo
content

Qual o melhor destino no Paraná para viajar em 2022? 8 dicas!

O estado do Paraná reserva belezas naturais, muita história, além de culinária riquíssima e diversos pontos turísticos. Portanto, confira nossa lista com lugares imperdíveis no Paraná para você visitar!

Continue lendo