Animais

Quantas raças de cachorros existem? Saiba aqui!

Para saber quantas raças de cachorro existem, confira nossa lista com os principais tipos e os mais conhecidos, como Beagle e o Dálmata.

Anúncios

Descubra quantas raças de cachorros existem

Raças de cachorros
Raças de cachorros

Quantas raças de cachorros existem? A resposta supera 3 centenas. E ela envolve várias raças diferentes e provenientes do mundo todo. Hoje, leia mais sobre isso!

Os cães são famosos no Brasil e no mundo. E eles se apresentam em variados tamanhos, personalidades, tipos de pelagem e comportamento. Além disso, alguns são mais adaptáveis a uns climas e outros a tipos diversos.

Outro ponto interessante é que existem raças de cães que estão presentes no mundo há séculos. Várias delas, aliás, não têm intervenção humana. Interessante, não é mesmo? Nesse caso a seleção natural foi claramente gentil aos caninos.

Abaixo, então, conheça mais sobre quantas raças de cachorro existem no mundo. Assim, veja como elas se dividem em classes, quais são os seus representantes e algumas curiosidades interessantes!

Spitz Alemão: tudo sobre essa raça de cachorro

O Spitz Alemão é uma raça de cão com pelagem longa e pode variar entre as cores de caramelo, preto e branco. Veja mais sobre a raça aqui!

Anúncios

Quantas raças de cães existem no Brasil?

Raças de cachorros
Raças de cachorros

O Brasil é um dos países que mais conta com cães nos lares. Porém, é basicamente impossível responder quantas raças já chegaram aqui. Afinal, a exportação de raças é comum, de forma que elas chegam ao mundo todo.

Por exemplo, considere que o Poodle, cão com registro francês, mas origem provavelmente alemã, é famosíssimo aqui. O mesmo ocorre com o Lulu da Pomerânia, de origem alemã. Ou, então, dos buldogues  e Yorkshires que vieram da Inglaterra.

Esse é um fator, portanto, que faz com que os cães de raças diversas estejam hoje no mundo todo. As exceções se devem aos cães mais raros, como aqueles específicos de uma região, como é o caso do pastor do Tibete.

Assim, é possível afirmar que existem centenas de raças de cachorros mesmo no Brasil! Algumas delas têm origem brasileira, como é o caso destes tipos:

  • Fifa-brasileiro;
  • Dogue brasileiro;
  • Ovelheiro gaúcho;
  • Terrier brasileiro;
  • Rastreador brasileiro;
  • Veadeiro pampeano e outros.

Assim como nós importamos muitas das raças de cachorro que existem no mundo, também as exportamos. Abaixo, conheça mais sobre os tipos de cães que existem no mundo e como eles se classificam.

Quantas raças de cães existem no mundo?

Raças de cachorros
Raças de cachorros

Conforme dados da Fédération Cynologique Internationale (FCI) uma das principais organizações internacionais que se voltam á classificação e reconhecimento de raças de cães, hoje existem 339 raças de cachorros no mundo todo. 

E, saiba, aqui não se consideram várias raças. Por exemplo, apesar do ovelheiro gaúcho ser reconhecido por órgãos brasileiros como uma raça própria, a FCI ainda não o reconheceu. Isso se repete em vários outros países em relação a várias outras raças.

Conheça, abaixo, as 10 classes de cães que existem no mundo e se surpreenda!

Anúncios

Cães de pastoreio e boiadeiros

Dentro do número de raças de cachorro que existem estão os de pastoreio e boiadeiros. Eles eram usados em pastoreio de gatos diversos. Além disso, têm origem, em sua maioria, na Europa. Dentre os representantes estão o Pastor Alemão, Boiadeiro Australiano e Border Collie.

Pinscher e Schnauzer, molossos, cães de montanha e boiadeiros suíços

Seguindo a nossa lista de raças de cachorros que existem no mundo, temos os shnauzer, molossos e cães de montanha. Aqui também entram os boiadeiros suíços. Sua criação se deu voltada à guarda e proteção.
São representantes dessa modalidade o Boxer, Terra-Nova, São Bernardo e o Mastim Tibetano.

Anúncios

Terriers

Já os Terriers são a modalidade de cachorros que existem no mundo que são caçadores de animais de toca. Isto é, de coelhos e lebres. Assim, aqui temos algumas raças que hoje são vistas como de companhia, como o Yorkshire e o Bull Terrier.

Dachshunds

Aqui temos uma modalidade bem interessante! Afinal, aqui está apenas uma das raças de cachorros que existem no mundo. Essa é a categoria dos cães de raça de mesmo nome, dashchunds. Ele nada mais é do que o famoso salsichinha. Eles são cães de dorso comprido e pequenas patinhas.

Spitz e tipos primitivos

A quinta categoria que compõe quantas raças de cachorros existem no mundo são os Spitz e primitivos. Aqui temos os cães que resguardam características de séculos atrás e têm antigos registros. Eles contam com alguns traços comuns e mais semelhantes aos lobos. Por exemplo, focinho comprido.

São representantes dessa modalidade o Husly Siberiano, Spitz e Chow Chow.

Cães farejadores e raças semelhantes

Outra modalidade com algumas das raças de cachorros que existem são os farejadores. Eles foram desenvolvidos para ajudar nas caças e investigações e possuem olfato muito aguçado. Dentre as raças que aqui se encontram estão o Dálmata e o Beagle.

Cães apontadores

Os cães apontadores contam com as raças de cachorros que existem no mundo que têm comportamento peculiar. Eles param em posição que aponte, estaticamente, a direção em que uma presa se encontra. Eles são representados pelo Setter Irlandês, dentre outros.

Retrievers, levantadores e cães de água

Aqui temos algumas das raças de cachorros que existem no mundo mais fofas e encantadoras! Os retrievers, levantadores e cães de água são resistentes aos ambientes aquáticos. Antes de se tornarem cães domésticos, eram usados em caças para assustá-las.

Aqui se encontram, por exemplo, os labradores e o Golden Retriever.

Cães de companhia

Os cães de companhia são aqueles cujas raças foram desenvolvidas justamente para fazer companhia aos humanos. Por isso, têm pequeno porte e comportamento amigável. Dentre os mais conhecidos estão o Maltês, Chihuahua e Bulldog Francês.

Galgos

Ainda, fecham as modalidades que somam quantas raças de cachorros existem no mundo os Galgos. Esses são cães esguios e que são normalmente usados em corridas. Afinal, alcançam altas velocidades, o que é possível pelo formato do corpo.

Existem diversos tipos deles, como o Lebréu Irlandês e o Greyhound. Assim como as modalidades anteriores, existem hoje vários dos representantes da modalidade em terras brasileiras.

Por isso, veja como existem centenas de raças de cachorros no mundo e uma delas com certeza é perfeita para você!

Raças de gatos preferidas pelos brasileiros

Existem várias raças de gatos espalhadas pelo mundo, mas existem algumas que são mais comuns no Brasil. Conheça algumas agora aqui!

Em Alta

content

Curso de snacks naturais para pets: veja 5 opções!

O curso de snacks naturais para pets é perfeito para você que quer aprender como proporcionar uma alimentação mais natural ao seu pet! Veja.

Continue lendo
content

Curso de maquiagem da Quem disse Berenice: como é?

O curso de maquiagem da quem disse berenice é um curso maravilhoso, com várias técnicas e material de qualidade para aprender! Veja mais aqui

Continue lendo