Gatos

Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos: saiba como evitar!

Problemas com pulgas, carrapatos e parasitas em gatos? Então aprenda hoje como reconhecer esses parasitas e como proteger seu pet!

Anúncios

Descubra qual a melhor forma de evitar pulgas, carrapatos e parasitas em gatos!

Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos
Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos

Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos podem ser grandes problemas. Além do desconforto aos felinos, também desencadeiam doenças. Veja como evitá-los.

Esses são parasitas que, infelizmente, são comuns no mundo animal. E eles não afetam apenas aos gatos, mas também aos cães e outros peludos. Dessa forma, a presença deles está mais para regra do que para exceção.

E isso se deve a inúmeros motivos. Primeiramente, pela facilidade de infecção. Também, pelo fato de que esses são pequenos organismos que podem passar em branco ao olho nu. Ainda, pela falta de alguns cuidados que fazem toda a diferença.

Por exemplo, muitas pessoas deixam seus pets com livre circulação, fora e dentro de casa. E isso é uma porta de entrada para pulgas, carrapatos e parasitas em gatos. Não só para isso, cabe dizer, mas também para a própria integridade física do bichano.

Ao circular livremente, o pet entra em contato com outros animais que podem estar infectados. E quando o assunto é a transmissão de parasitas, saiba que isso é muito rápido. Além disso, ele também circula por ambientes infectados.

Com isso, crescem as tendências não somente de se infectar, mas também de desenvolver doenças. Afinal, esses parasitas ao mesmo tempo causam desconforto e são vetores de alguns tipos de doenças.

Veja hoje, então, como evitar essas infecções. Também, confira algumas dicas para tratar o seu pet em caso de pulgas e carrapatos. Com esses cuidados o seu bichano fica em segurança e goza de todo o bem-estar do qual merece.

Então, vamos lá!

Por que os carrapatos e pulgas podem ser um problema para a saúde dos animais?

Como evitar pulgas, carrapatos e outros parasitas?
Como evitar pulgas, carrapatos e outros parasitas?

Carrapatos e pulgas são pequenos animais. Muitas vezes passam despercebidos ao olho nu. Com isso, podem, também, parecer inofensivos. Mas eles não são! Além do desconforto, eles também podem causar doenças.

Por exemplo, a ingestão dos parasitas, após se coçar, leva ao desenvolvimento de um verme intestinal. Ele causa diarréia, desnutrição e desidratação. Leva à perda de peso e pode prejudicar bastante o seu felino.

Igualmente, as pulgas transmitem tifo endêmico (murino), que causa anemia, dermatites, estresse e viroses. Já os carrapatos transmitem mais de 60 tipos de doenças. Dessa forma, tanto uns quanto os outros merecem atenção.

Problemas de saúde felina

Quem tem um gato não pode perder nossas dicas sobre problemas de saúde felina. Com elas, você previne doenças e garante o bem-estar do bichano!

Como evitar pulgas e carrapatos em gatos?

Existem algumas questões básicas que fazem toda a diferença no tratamento do seu pet contra parasitas. Quanto a isso, lembre-se: são cuidados constantes. Eles incluem a prevenção e o tratamento contra esses parasitas.

Primeiramente, evite deixar que seu pet circule livremente às ruas. Isso evita pulgas, carrapatos e outros parasitas. Igualmente, acidentes de atropelamento, brigas com outros animais e outros perigos inerentes.

Por isso, para começar a prevenção é essencial que você restrinja a circulação dele. Castrá-lo e fazer uso de telas e portões já é um bom começo. Isso diminui as impulsões para escapadelas.

Ainda, outro ponto essencial para evitar pulgas e carrapatos e outros parasitas em gatos se refere ao acompanhamento veterinário. É crucial que você tenha o acompanhamento recorrente de um profissional da área.

Ele analisa o seu companheiro de 04 patas em relação todos os aspectos que possam afetar sua saúde. Inclusive, então, em relação aos parasitas. Assim, você consegue as melhores orientações para preveni-los.

Ainda, lembre-se de que o seu pet precisa tomar antipulgas e outros remédios contra parasitas periodicamente.

Contudo, alguns desses remédios são de aplicação semestral, enquanto outros são anuais. Portanto, informa-se com o veterinário responsável pelo felino.

Como prevenir parasitas em animais?

Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos
Pulgas, carrapatos e parasitas em gatos

Veja, então, como prevenir pulgas, carrapatos e outros parasitas em gatos e outros pets:

  • Não deixe o seu gato ter livre acesso à rua;
  • Faça consultas regulares no veterinário;
  • Use produtos como carrapaticidas e anti-pulgas (com a orientação veterinária);
  • Faça uma inspeção no corpo do seu pet regularmente;
  • Escove os pelos do animal;
  • Mantenha o ambiente em que ele vive sempre limpo;
  • Cuidado com o contato com outros animais.

Veja 5 dicas de remédios caseiros para evitar pulgas, carrapatos e parasitas em gatos!

Existem algumas receitas caseiras que podem ajudar bastante na luta contra os parasitas. E nós listamos algumas delas aqui. Com isso, seu ambiente fica livre de parasitas que podem causar muita dor de cabeça.

Porém, cuidado! Somente aposte naqueles que se relacionam ao ambiente e aos cuidados diários. Jamais aplique misturas caseiras sobre o pelo ou pele do gato, uma vez que podem causar alergias, irritação e outras reações.

Vinagre de Maçã + Bicarbonato de sódio

A primeira receita caseira contra pulgas, carrapatos e outros parasitas de gatos se volta a todo o ambiente da casa. Ele ajuda a matar os parasitas e a deixar o seu lar livre deles. Com isso, consegue ter controle de infestações.

Misture:

  • 02 xícaras (chá) de vinagre;
  • 01 xícara (chá) de água
  • ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Todavia, borrife com um spray essa mistura por toda a casa, no chão e cantos, 02 a 03 vezes por dia.

Use vinagre puro

O vinagre, por si só, é ótimo contra os parasitas que ficam no ambiente. Então, você pode optar por usá-lo isoladamente, borrifando-o no ambiente ou espalhando-o com um pano.

Cravo da Índia + limão

O cravo normalmente repele é conhecido por repelir moscas e mosquitos. Contudo, também age contra pulgas, carrapatos e outros parasitas que atacam gatos. 

Assim, basta ferver alguns cravos (ou folha do cravo) em água com um limão cortado ao meio. Depois, borrife essa mistura pelo ambiente, especialmente no seu quintal.

Limão + água

Ademais, as frutas cítricas, no geral, espantam os parasitas. Assim, ferva 02 xícaras (chá) de água. Depois, adicione 02 limões em rodelas e ferva em fogo baixo por 01 hora. Novamente, borrife a mistura no ambiente.

Camomila

Para terminar nossa lista de remédios caseiros contra pulgas, carrapatos e parasitas de gatos, temos a camomila. Você pode usar o chá dessa planta como repelente para os pequenos animais nocivos.

Ferva água com a planta, como se fosse preparar o chá. Depois, borrife-o pela casa.

Receitas para gato

Veja como enriquecer a alimentação felina com receitas para gatos. Com elas você complementa as refeições e garante o bem-estar do pet.

Em Alta

content

Raças de cachorro raras: veja 20 mais raras do mundo!

Hoje não vamos falar sobre as raças mais conhecidas, vamos falar sobre as raças de cachorro raras de encontrar! Quer saber mais? Veja mais!

Continue lendo
content

Como fazer o curso online gratuito de Pigmentação de Sobrancelha da Up Cursos?

Veja como fazer o curso online gratuito de Pigmentação de Sobrancelha da Up Cursos e aprenda o básico sobre a área para ver se você gosta!

Continue lendo
content

App Yoga-Go: yoga para emagrecer!

Com o app Yoga-Go você faz yoga, pilates e outros exercícios físicos sem sair de casa. Emagreça e tonifique o seu corpo em pouco tempo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Por Aí Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Para aproveitar viagens bate e volta e passeios de excursões, a Por Aí Viagens oferece uma boa variedade de serviços de turismo. Além disso, é uma agência confiável que conta com funcionários experientes nesse mercado.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Sicredi Mastercard Black?

Se você quer um cartão que garanta atendimento exclusivo, além de concierge e seguros de viagem, precisa solicitar o cartão Sicredi Mastercard Black. Saiba como fazer isso!

Continue lendo
content

Ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha: veja como comprar

Se você está querendo fazer uma viagem e não tem companhia, então precisa conhecer o ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha de Lu Leal para se tornar independente e começar a organizar sua viagem imediatamente. Veja o passo a passo para adquirir o conteúdo!

Continue lendo