Cachorro

Lhasa apso: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça lhasa apso é uma das mais comumente encontradas nos lares brasileiros. Confira, hoje, tudo sobre os cães da raça e como cuidá-los!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 06/09/2021

Descubra tudo sobre a raça Lhasa apso 

Lhasa apso
Lhasa apso

O lhasa apso é um dos cães de raça mais populares no Brasil. E isso não se deve a pouco, pois o rostinho angelical deles é extremamente convincente. Conheça mais sobre ele!

Essa é uma raça de origem tibetana e ela está envolta em lendas. Com isso, além de ser um ótimo companheiro e esbanjar fofura, o cão lhasa apso também traz consigo misticismo e sinais de sorte. Assim, tê-lo por perto pode refletir boa aventurança.

Conheça mais, hoje, sobre esses cães. Confira curiosidades, características físicas, necessidades especiais e valor. Assim, saia desse artigo como uma verdadeira expert em cães dessa raça. Você com certeza vai se encantar com eles a cada linha.

Spitz Alemão: saiba tudo sobre essa raça

O spitz alemão é um cão que voltou a conquistar fãs no Brasil. Se você é um deles, não deixe de continuar lendo para conhecer mais sobre a raça!

Anúncios

Qual é o cachorro Lhasa apso?

O lhasa apso é um cão de pequeno porte. Ele, apesar de passar a imagem de ser frágil, é bastante genioso e esbanja personalidade. Contudo, o reconhecimento dele se dá pelas características físicas e não, necessariamente, pelo comportamento.

Então, quando estamos falando de um cão dessa raça nos referimos a um pequeno animal de pelos densos, compridos e sedosos. A cor tradicional desses cães é a branca com dourado. Contudo, também podem se apresentar em cores mel, cinza e preto.

Além disso, eles possuem orelhas finas, um bigode charmoso e marcado e, ainda, olhinhos redondos que se destacam no meio da densa pelagem.

Como é o comportamento do cachorro Lhasa Apso?

Lhasa apso
Lhasa apso

Os cães dessa raça podem enganar muito com seu rostinho angelical e inocente. O que acontece, em verdade, é que eles realmente são ótimos companheiros e têm muito apego aos donos. Contudo, são desconfiados com estranhos. Além disso, também tem tendência a latir e muita energia.

Isso, entretanto, não gera qualquer perda de pontos aos cãezinhos dessa raça. Eles são ótimas companhias e, ainda, gostam de passar tempo com seus tutores. Aliás, seus ataques de latidos e rosnados geralmente se apresentam apenas quando ele acreditar que seu tutor está em perigo. Isso ocorre, então, na presença de estranhos.

Por outro lado, ele é o melhor amigo da criançada. Além de se dar bem com os pequenos, também tem alta capacidade de desenvolver um bom relacionamento com outros animais. Com isso, ele é perfeito para conviver com outros pets.

O lhasa apso é bastante inteligente. Contudo, ele não é o mais concentrado dos animais. Por isso, ensinar truques pode requerer bastante tempo e paciência, com algumas repetições de exercícios a mais do que normalmente ocorreria.

Anúncios

Qual a diferença de Lhasa Apso e Shih Tzu?

É muito comum que as pessoas confundam ambas as raças. Enquanto o lhasa apso veio do Tibete, o Shih-Tzu é um cãozinho chinês. Eles realmente têm algumas semelhanças, como os pelos compridos, os olhinhos redondos e em destaque no meio dos fios e porte.

Além disso, até 150 anos atrás eles eram ainda mais parecidos, acredite! Assim, passaram a se diferenciar a partir de alguns novos cruzamentos que criaram algumas características próprias para cada raça, a fim de diferenciá-las.

Mas como, então, saber qual é o shih tzu e qual é o lhasa apso? Pois bem. Os cães da raça lhasa possuem o focinho mais alongado. Outro ponto, então, se refere aos pelos. O Shih Tzu tem fios mais finos, enquanto os lhasa possuem pelagem mais grossa.

Qual a diferença da origem do Lhasa Apso?

Lhasa apso
Lhasa apso

Essa é uma das questões mais interessantes sobre os cães dessa raça. A princípio eles eram encontrados apenas no Tibete. Ali, então, eram exclusivas companhias dos monges ou, então, da nobreza. Ainda, o cão dessa raça somente poderia sair do país caso fosse dado na condição de presente.

E é isso mesmo que a história indica ter ocorrido! Em 1933 o 13° Dalai Lama – líder religioso tibetano – presenteou o pesquisador Suydam Cutting com um casal de cães da raça lhasa apso. O norte-americano, então, passou a criá-los nos Estados Unidos.

Além disso, é aqui que entra boa parte do misticismo que envolve os cães dessa raça. Acredita-se que quando se recebe um deles de presente, em verdade está se recebendo sorte e prosperidade.

Quanto custa um cachorro da raça Lhasa apso?

O valor dos cães da raça varia de acordo com o local de venda e com o criadouro. Contudo, é normal que varie entre R$ 600 e R$ 2 mil.

Qual tamanho chega essa raça?

Os cães lhasa apso são de porte pequeno. Assim, é normal que a altura deles varie entre 15 a 25 centímetros. Ou seja, eles são bem pequeninos. Quanto ao peso, ele costuma variar entre 5 e 7 kg. Isso é o que permite, então, que eles sejam ótimos em apartamentos!

Como criá-lo?

Por fim, não deixe de conferir algumas dicas especiais que se voltam exclusivamente aos lhasa apso e às necessidades especiais desses cães. Primeiramente, os pelos deles requerem muitos cuidados. Afinal, são densos, grossos e crescem com rapidez.

Dessa forma, eles requerem uma lavagem constante, de frequência semanal ou quinzenal. Por outro lado, a escovação dos pelos dele ocorrer diariamente. Isso ajuda a eliminar fios soltos, impede o acúmulo de sujeira e microrganismos e a formação de nós.

Aliás, fique sabendo que nesse caso o desfazimento de nós não é apenas uma questão estética. Os cãezinhos da raça lhasa apso costumam sofrer com dor quando seus pelos apresentam nós. Assim, lembre-se de dar atenção diária para isso.

Além disso, os cães dessa raça têm muita energia. Apesar disso, não são tão adeptos aos exercícios intensos. Por isso, o melhor aqui é dar mais de uma caminhada curta ao dia. Igualmente, cansá-lo na base de brincadeiras caseiras.

Quanto ao espaço, eles não requerem grandes locais. Assim, é possível criá-los em apartamento. Para isso, é claro, deve-se dar atenção à limpeza e às saídas para que ele possa mexer as perninhas e gastar energia.

Por fim, ele requer tudo aquilo que outros cães necessitam. Ou seja, visitas ao veterinário, alimentação de qualidade e muito amor e carinho. Com isso, você pode criar um cãozinho feliz, dócil e saudável!

Raças mais dóceis de cachorro

Conheça, hoje, as raças mais dóceis de cachorro! Assim, encontre um companheiro verdadeiramente amoroso para seus dias!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

SmartBP: conheça esse aplicativo prático e gratuito!

Para medir constantemente sua pressão arterial, conheça o aplicativo SmartBP e veja se vale a pena! Ele te ajuda a organizar dados de saúde.

Continue lendo
content

Cachorro Foxhound Americano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Foxhound americano é um cão de ancestrais caçadores, mas que adora a companhia do seu dono. Confira tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Quais os materiais essenciais para manicure profissional?

Existe uma lista de materiais essenciais para manicure trabalhar, como lixas, alicates e esmaltes diversos. Leia aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo Yelp?

O aplicativo Yelp é uma plataforma gratuita disponível para aparelhos Android e iOS muito intuitiva de usar. Basta fazer o download para aproveitar os benefícios, então veja um passo a passo de como fazer!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito American Express Platinum?

Através do cartão American Express Platinum, você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Isso porque ele oferece benefícios exclusivos como concierge, pontos Livelo que nunca expiram, além de acesso a sala VIP em aeroportos. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente o Seguro Assist Trip?

O seguro Assist Trip é novo no mercado, mas está amparado pelas melhores seguradoras no mercado global, a Zurich e a AXA Seguros. Ele oferece cobertura completa e muitos benefícios. Conheça!

Continue lendo