Siga nas Redes Sociais

Animais

Os animais transparentes que provam que nosso planeta é cheio de mistérios

Por

Priscila B. 

| Publicado em

A natureza é tão magnífica que ela sempre está nos surpreendendo de diversas formas. Uma delas, por exemplo, é o fato de existir entre nós animais transparentes, trazendo ainda mais beleza e pluralidade ao nosso mundo.

Que a natureza é cheia de mistérios, isto ninguém tem dúvidas. No entanto, dentre todas as suas coisas que mais intrigam a humanidade, uma delas é, com certeza, a existência dos animais transparentes.

Dentre todas as coisas da natureza que mais intrigam a humanidade, uma delas é, com certeza, a existência dos animais transparentes.

É bem provável que você já tenha pensado na água-viva, mas saiba que existem ainda outros seres vivos com esta mesma característica.

E não se engane:

Embora a grande maioria seja animal aquático, há sempre aquela exceção à regra para nos surpreender.

Ficou curioso para saber mais sobre estes animais transparentes? Então leia o nosso texto e descubra!

ANÚNCIOS

10. Camarão-fantasma

O primeiro animal da nossa lista de animais transparentes é o camarão-fantasma.

Conhecido também como camarão-de-vidro, este animal transparente vive em água-doce e é um excelente limpador.

Aliás, por conta desta sua qualidade, muitos destes animais são cultivados em aquários porque eles se alimentam de detritos e limpam o tanque.

O primeiro animal da nossa lista de animais transparentes é o camarão-fantasma, também conhecido como camarão-de-vidro,

Sobre a sua transparência, a razão desta característica e bem mais simples do que se imagina: é para não serem vistos pelos seus predadores.

O animal é tão claro que só adquire cor depois de comer alguma refeição colorida, que geralmente é à base de plantas e, portanto, verde.

ANÚNCIOS

09. Sapo de vidro

O sapo é, sem sombra de dúvidas, um dos animais que mais causam pavor e asco nas pessoas. C

aso se depare com este bicho em sua frente, é bem provável que você ou alguma pessoa que esteja ao seu redor saia gritando desesperado.

Mas será que isto aconteceria se o sapo que encontrou fosse o de vidro?

Afinal, a curiosidade de ver de perto um bicho tão diferente poderia ser maior do que o próprio medo de tombá-lo.

Os sapos de vidro são, na verdade, os anfíbios da família Centrolenidae e possuem este nome por conta de sua pele abdominal, que é altamente transparente.

Mas vamos ao que interessa: o que seriam, então os sapos de vidro? São, na verdade, os anfíbios da família Centrolenidae e possuem este nome por conta de sua pele abdominal, que é altamente transparente.

Como pode perceber na foto acima, visualizar estes animais por baixo é como olhar para uma ressonância magnética, pois muitos de seus órgãos, como o coração, o fígado e o trato gastrointestinal, são visíveis a olho nu.

ANÚNCIOS

08. Polvo transparente

Com certeza, o polvo transparente é um dos animais mais belos desta nossa lista.

Diferentemente da espécie que é utilizada na gastronomia mediterrânea, este polvo é tão fantasmagórico e incomum que é dono de sua própria família, Vitreledonellidae.

Também chamado em inglês de polvo-de-vidro, este animal é uma das criaturas mais misteriosas do mundo.

Diferentemente da espécie que é utilizada na gastronomia mediterrânea, o polvo transparente é tão fantasmagórico e incomum que é dono de sua própria família, Vitreledonellidae.

Trata-se de uma espécie elusiva, que vive nas águas tropicais e subtropicais de todo o mundo e que fica praticamente invisível dentro d'água, sendo apenas seus órgãos digestivos e olhos opacos.

Graças à sua pele transparente, os cientistas sabem que seu sentido da visão é muito bom.

E só! Sem mais informações deste intrigante animal.

ANÚNCIOS

07. Borboleta transparente

Se o polvo transparente é um dos animais mais belos da nossa lista, o que diríamos, então, a respeito da borboleta transparante?

Afinal, este animal, por si só, já é um dos mais lindos da nossa natureza sem dúvida alguma, imagine ele com esta característica singular. Encantador, para dizer o mínimo!

Se o polvo transparente é um dos animais mais belos da nossa lista, o que diríamos, então, a respeito da borboleta transparante?

Chamadas de borboletas asas-de-vidro, por possuírem asas quase que totalmente transparentes, elas são nativas da Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Com seu corpo fino, passam despercebidas ao olhar de boa parte dos predadores, mas não aos nossos que ficam encantados com tamanha beleza.

ANÚNCIOS

06. Peixe ocelado

Como deve imaginar, o peixe ocelado é um dos animais transparentes existentes no mundo.

No entanto, há uma informação interessante a respeito destes predadores da Antártida:

É o único vertebrado com sangue transparente - e é justamente esta a razão de sua aparência única no que tange à cor (ou à falta dela) de sua pele.

O peixe ocelado é o único vertebrado com sangue transparente - e é justamente esta a razão de sua aparência única no que tange à cor (ou à falta dela) de sua pele.

O fato de terem o sangue "invisível" significa que o peixe ocelado não possui a hemoglobina, a proteína no sangue que transporta o oxigênio.

Com esta característica, os peixes sobrevivem graças às temperaturas abaixo de zero do oceano onde vivem, já que a água fria tem um teor de oxigênio dissolvido muito maior do que a água mais quente.

ANÚNCIOS

05. Salpas

No top 5 dos animais transparantes da nossa lista, temos as salpas.

Este animal é bastante peculiar, pois possui mecanismos que intrigam os cientistas até hoje.

Por exemplo: seria ele um peixe transparente? Ou apenas um camarão?

No top 5 dos animais transparantes da nossa lista, temos as salpas. Este animal é bastante peculiar, pois possui mecanismos que intrigam os cientistas até hoje.

À introdução: as salpas, diferentes de águas-vivas, são tunicados flutuantes transparentes que se alimentam de plâncton, os quais são ingeridos ao mesmo tempo em que bombeiam a água pelo corpo para locomoção.

Apesar de existirem em todos os oceanos, as salpas são mais comuns no Oceano Antártico, onde formam enormes enxames transparentes.

ANÚNCIOS

04. Pepino do mar transparente

Se você olhar a foto abaixo, vai até achar que é um personagem do desenho japonês Pokémon, mas não é!

Recentemente descoberto por pesquisadores do Censo da Vida Marinha, o pepino do mar é tão transparente que seu aparelho digestivo fica em exibição. Veja que estranho!

Recentemente descoberto por pesquisadores do Censo da Vida Marinha, o pepino do mar é tão transparente que seu aparelho digestivo fica em exibição.

Encontrado em uma profundidade de 2.750 metros, os pepinos-do-mar-transparente são animais marinhos aparentados com as estrelas-do-mar e com os ouriços-do-mar.

E cuidado:

Eles nada têm a ver com os pepinos-do-mar ou holotúrias, apesar de seus nomes coincidirem. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, está bem?

ANÚNCIOS

03. Lula de vidro

Quem não gosta de uma lula frita na hora com molho tártaro, não é mesmo?

Esta iguaria presente em grande parte do litoral brasileiro, principalmente, nada tem a ver com este que é mais um dos animais transparentes da nossa lista: a lula de vidro.

Para quem não sabe, há cerca de 60 espécies de lulas de vidro e elas são completamente transparentes para se esconderem de seus predadores.

Para quem não sabe, há cerca de 60 espécies de lulas de vidro.

Elas, que são completamente transparentes, possuem esta característica para se esconderem de seus predadores, já que passam grande parte de suas vidas em águas rasas parcialmente iluminadas pelo sol.

Um fato curioso é que, como sua glândula digestiva pode ser vista através da pele transparente, é comum que a lula de vidro fique numa posição vertical para reduzir a sua visibilidade.

ANÚNCIOS

02. Anfípode transparente

Pouco conhecido por nós, o anfípode transparente, também chamado de Phronima, refere-se a pequenos crustáceos aquáticos da família Phronimidae.

Localizado na zona pelágica do oceano, isto é, na zona onde vivem normalmente seres vivos que não dependem dos fundos marinhos, este animal pode ser encontrado em quaisquer mares ao redor do mundo, exceto nas regiões polares.

Pouco conhecido por nós, o anfípode transparente, também chamado de Phronima, refere-se a pequenos crustáceos aquáticos da família Phronimidae.

Com o corpo semitransparente, estes anfípodes, embora sejam conhecidos como parasitas, são, na verdade, parasitóides.

Isto significa que se trata de insetos bem pequenos que vivem parte de sua vida dentro de um hospedeiro, que, geralmente, é um outro inseto (normalmente a praga da cultura).

Este, por sua vez, acaba morrendo devido ao parasitismo. Interessante, não?!

ANÚNCIOS

01. Água-viva

Por fim, dentre todos os animais transparentes, temos em primeiro lugar o mais conhecido por nós: a água-viva.

Pertencente ao filo dos cnidários, ela possui um corpo composto de uma substância gelatinosa em forma de sino que envolve sua estrutura interna, da qual os saem vários tentáculos.

Por fim, dentre todos os animais transparentes, temos em primeiro lugar o mais conhecido por nós: a água-viva.

Embora seja um dos animais mais bonitos dos mares, é de conhecimento geral que a água-viva é extremamente perigosa para os seres humanos.

Isto porque suas picadas são bem dolorosas e algumas delas podem ser até mortais.

Então, já saiba: se nunca foi picado por uma água-viva, então você tem muita sorte.

Com ela, encerramos, então, o nosso texto sobre os animais transparentes existentes no mundo. E aí, gostou?

Se sim, então fique ligado no nosso blog porque há ainda outras publicações que podem ser bem interessantes a você! Até mais!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta