Animais
Gestação felina: tudo que você precisa saber!
A gestação felina causa muitas dúvidas. Sabendo disso, separamos hoje todas as principais informações sobre o período e cuidados. Veja quais são, abaixo.
Anúncios
Entenda a gestação felina e os cuidados necessários
Quanto tempo dura a gestação felina? Há necessidade de intervenção no parto? Como reconhecer que minha gata está prenha? Veja todas essas respostas, hoje.
O desenvolvimento dos gatos é muito rápido. E isso não se refere apenas ao crescimento ao longo da vida. A gestação deles é igualmente rápida. Por isso, muitas vezes a descoberta dela ocorre já ao final do período.
Além disso, as gatas entram no cio, período reprodutivo, inúmeras vezes ao ano. É normal que ele ocorra por 10 dias a cada 02 meses. Isso explica, então, as ninhadas constantes. Também, infelizmente, a quantidade de felinos em abandono nas ruas.
Por isso, é preciso muita atenção. Especialmente se a gatinha tem acesso à rua ou, então, conviva com outros gatos não castrados. A gestação felina necessita de alguns cuidados que garantem o bem estar da mamãe gata e o desenvolvimento dos filhotes.
Dessa forma, não deixe de conhecer, hoje, tudo sobre a gestação de gatos. Com isso, você pode tomar os cuidados necessários ao reconhecer a gravidez da sua gatinha. Ou, então, saberá o que fazer ao final da gestação e para prevenir esse tipo de situação.
Como identificar a gestação felina?
As gatas dão vários sinais de que uma gestação está em curso. Alguns são mais sutis, enquanto outros são gritantes. Veja as principais formas, então, de identificar se a gata está prenha:
- Sinais mamários: dentre os principais sinais da gestação felina estão aqueles que ocorrem nas mamas da gata. Ao redor delas aparece uma pelagem fina. Além disso, elas ficam maiores e adquirem cor rósea;
- Comportamento: as gatas têm aumento de apetite no início da gestação, principalmente no primeiro mês. Também, ficam mais carentes e tem necessidade de atenção e proximidade humana. Ainda, fica mais arisca com outros animais, em uma espécie de prévia do instinto materno;
- Peso: somente a partir de 04 semanas de gestação é que há um aumento de volume e peso. Primeiramente ele ocorre na região atrás das costelas, expandindo-se ao restante do corpo depois.
Para confirmar o estado gravídico da gata, não deixe de consultar um veterinário. Com um ultrassom você rapidamente confirma se suas desconfianças têm embasamento ou não. Além disso, é esse o profissional que pode lhe preparar para dar o melhor conforto à gata durante a gestação felina.
Alimentação natural felina
A alimentação natural felina garante ao seu bichano a ingestão de todos os nutrientes dos quais ele precisa. Veja como introduzi-la!
Como saber que a gatinha vai parir? Entenda os sinais
Para saber se os gatinhos filhotes estão para nascer, observe esses sinais:
- Isolamento da felina em um local confortável e quente;
- Lambidas constantes na genitália e descarga vaginal de um fluído (tampão mucoso);
- Queda da temperatura corporal da felina (37,8ºC a 38ºC);
- Contrações.
Principais dúvidas e respostas sobre a gestação felina
Veja, ainda, as respostas para as principais dúvidas sobre a gestação de gatos. Com isso você se prepara para receber filhotinhos lindos e encantadores.
Quanto tempo dura a gestação felina?
A gestação felina é muito rápida. Ela tem duração média de 02 meses, ou seja, 08 semanas! Com isso, em apenas 60 dias nascem gatinhos pra lá de fofos.
Quantos filhotes nascem por vez?
Geralmente cada gestação felina gera entre 04 e 06 filhotes. Contudo, isso varia, podendo até mesmo ser demais ou menos gatinhos. Quando nasce apenas um filhote, dá-se o nome de feto-único. Ele tende a nascer bastante grande.
Afinal, ele conta com todos os nutrientes apenas para si. Não há outros embriões com quem dividi-los. Com isso, ganha peso ainda no útero. Entretanto, isso pode causar problemas à mamãe, que precisa lidar com todo esse peso.
Como é o nascimento dos gatinhos?
A gata encontra um local tranqüilo para parir, e quente. Por isso, fica mais quieta e em isolamento. Quando suas contrações começam, ela expele um tampão mucoso. Após, passa a expelir os gatinhos, o que acontece naturalmente com as contrações.
O nascimento de cada um deles varia entre 30 a 60 minutos, embora possa ser mais rápido Os filhotes são expelidos em sacos amnióticos e com o cordão umbilical. A gata, então, estoura esse saco e corta o cordão com os dentes.
Depois, lambe o filhote para limpá-lo e, também, para estimulá-lo a respirar. Veja só como a gata é bastante auto-suficiente!
A gata precisa de intervenção durante o parto?
Geralmente não precisa. Ela consegue expelir os animais, ajuda-os a se livrar da bolsa amniótica e os limpa, ajudando os gatinhos a respirar. Além disso, é ela quem solta o cordão, com mordidas.
Portanto, a gata sabe exatamente o que está fazendo. Seus instintos lhe auxiliam a direcionar rapidamente cada ação necessária. Isso ocorre antes, durante e depois do nascimento dos filhotes.
Contudo, caso algum filhote fique preso não deixe de contatar um veterinário. A mesma coisa deve acontecer quando:
- O parto superar 24 horas;
- Contrações não forem seguidas do expelir de filhotes;
- Tampão mucoso preto ou com cor de sangue;
- Da mesma forma, em qualquer sinalização de dificuldade pela felina.
Quais são os cuidados principais na gestação felina?
A gata precisa de uma alimentação especial durante a gestação. Afinal, ela estará gastando muito mais energia no desenvolvimento dos filhotes. Além disso, esses precisam de alguns nutrientes essenciais para que se desenvolvam corretamente.
Portanto, sua gata deve ter uma alimentação rica. Confira com o veterinário qual é a melhor opção caso sua pet esteja passando por uma gestação felina.
Como são os filhotes nos primeiros dias?
Nos primeiros dias após o nascimento os gatos são muito dependentes. Por exemplo, eles somente abrem os olhos aos 15 dias. Ainda, eles começam a ouvir apenas aos 09 dias. Assim, ao nascerem eles estão completamente alheios a alguns estímulos externos.
Após um mês e meio eles se tornam capazes de começar a se alimentar de forma independente. Até então ficam dependentes da mamãe gata. Esta, aliás, somente dará atenção a eles durante esse período inicial em que eles dependem integralmente dela.
Problemas de saúde felina
Quem tem um gato não pode perder nossas dicas sobre problemas de saúde felina. Com elas, você previne doenças e garante o bem-estar do bichano!
Em Alta
Leptospirose em gatos e cachorros: veja tudo sobre isso!
A leptospirose em gatos e cachorros é muito preocupante e precisa ser evitada pelos seus tutores. Por isso, veja como prevenir aqui!
Continue lendoCachorro Pastor Alemão: saiba tudo sobre essa raça aqui!
O Pastor Alemão é uma ótima raça de cachorro para quem tem tempo e energia! Venha conhecer mais sobre esse animal dócil, fiel e inteligente!
Continue lendo10 dicas para fazer o seu cabelo crescer mais rápido!
Existem várias formas de fazer o cabelo crescer mais rápido! Como não dormir com ele molhado e beber água regularmente. Veja nossas 10 dicas!
Continue lendoVocê também pode gostar
Alerta de preços Skyscanner: Como ativar para receber as melhores ofertas
Conheça o alerta de preços da Skyscanner e explore destinos incríveis a preços acessíveis! Veja como funciona e como utilizar a ferramenta para economizar ainda mais em suas viagens.
Continue lendoQual país ir visitar primeiro na América Latina?
A América Latina é uma região que engloba países diversificados em gastronomia, cultura e riquezas naturais. Descubra opções para conhecer praias paradisíacas, ou fazer um turismo gastronômico.
Continue lendoAplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!
Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!
Continue lendo