Dicas

Gato vomitando: saiba algumas possíveis causas!

Conheça as possíveis causas de um gato vomitando, e aprenda a analisar cores e texturas para identificar o que está acontecendo.

Anúncios

Entenda o que pode levar o gato a vomitar

Entenda o que pode levar o gato a vomitar
Entenda o que pode levar o gato a vomitar

Eles são seletos, alguns carinhosos, e outros até esnobes. São muitas as personalidades dos gatos, mas todas conquistam os corações humanos com um simples ronronar. Assim, vê-los doentes é sinônimo de preocupação e sofrimento. Então se você tem um gato vomitando em casa, fique de olho! Pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave.

Nesse sentido, é difícil ver nossos amiguinhos peludos sofrendo, ainda mais de uma forma tão desagradável. Entretanto, existem diferentes tipos de vômitos e características que devem ser informadas ao médico veterinário na hora da consulta.

Portanto, trouxemos um guia básico sobre vômitos em gatos para ajudar você a ajudar o seu bichano. Confira mais a seguir.

Vet Prev plano de saúde: como fazer para seu pet?

O plano de saúde Vet Prev possui ampla rede de cobertura nas principais capitais brasileiras, além de uma boa oferta de planos. Veja.

Anúncios

Quais as possíveis causas para um gato estar vomitando?

Antes de tudo, você já deve saber que os gatos são animais curiosos. Ainda que o vômito em gatos seja um pouco comum, suas causas podem ser fruto da sua curiosidade aguçada.

Portanto, um gato vomitando não é apenas sinal de bolas de pelo, como também pode indicar que o bichano engoliu algo que não devia. Além disso, o vômito pode ser sintoma de doenças. Então ao chegar ao consultório do veterinário, é importante que você informe o profissional tudo o que sabe sobre o sofrimento do seu bichinho.

Ademais, é importante que você saiba a diferença entre vômito e regurgitação. Nesse sentido, o vômito causa uma expulsão do conteúdo que está no estômago do seu bichinho. Portanto, ele causa uma forte contração dos músculos do gato.

Enquanto isso, a regurgitação é somente quando o gato expele a comida que está na boca ou no esôfago. Além do mais, ela é bastante comum logo após as refeições.

Então, se você tem um gato vomitando em casa, é importante que você analise o tipo de vômito do bichano. Assim, poderá ajudar o médico veterinário a identificar exatamente o que está acontecendo.

É importante prestar atenção aos tipos de secreção

É importante prestar atenção aos tipos de secreção
É importante prestar atenção aos tipos de secreção

Pois bem, ainda que um gato vomitando seja algo comum na vida dos donos de gatos, suas causas podem ser diversas. Assim sendo, os tipos de vômitos também podem variar em cor e textura.

Portanto, é importante observar não somente o aspecto do vômito do seu gato, como também a frequência em que acontecem. Dessa forma, você poderá informar o médico veterinário o que está acontecendo com seu pet, para que ele possa chegar a um diagnóstico exato.

Pensando nisso, separamos algumas principais características para que você possa analisar o vômito do seu pet. Veja mais a seguir.

Anúncios

Gato vomitando amarelo

Então, se você tem um gato vomitando um líquido amarelo em casa, isso pode significar que ele está expelindo bile. Nesse sentido, a bile é uma secreção produzida pelo fígado e que ajuda na digestão do felino.

Dessa forma, o vômito amarelado pode indicar que o bichano engoliu algo que não devia. Além disso, também pode indicar que ele está com algum parasita ou ainda que ele ficou em jejum tempo demais.

Assim, é importante que você leve seu pet a um veterinário para que ele possa realizar os exames necessários.

Vomitando espuma branca

Pois bem, já a espuma branca pode ser sinal de alguma irritação do sistema digestório do seu pet. Dessa forma, se você tem um gato vomitando espuma branca, fique de olho na frequência em que esses vômitos acontecem.

Além de irritação no estômago como a gastrite, o vômito pode ser sinal de insuficiência hepática ou diabetes, por exemplo. Portanto, não corra o risco de agravar ainda mais a condição do seu pet e leve-o a um veterinário.

Anúncios

Gato vomitando bola de pelo

Primeiramente, analise a consistência do vômito. Assim, as bolas de pelo são mais firmes e você pode facilmente identificar os pelos contidos ali. Aliás, gatos vomitando bolas de pelo são bastante comuns.

Contudo isso não significa que você não precisa fazer nada em relação a esse tipo de vômito. Dessa forma, as causas desse tipo de vômito são os banhos constantes que seu bichano dá em si mesmo.

Portanto, você pode ajudar com escovação constante para retirar o excesso de pelos. Além disso, ofereça rações e petiscos que ajudem na digestão dos pelos ingeridos.

Vomitando ração

Vomitando ração
Vomitando ração

Ainda que também seja um tipo comum, gato vomitando ração também pode significar doenças mais graves. Portanto, é importante ficar de olho na frequência com a qual esses vômitos acontecem.

Antes de tudo, fique atento se o gato está de fato vomitando, ou se é uma regurgitação da ração. Dessa forma, isso pode indicar que seu gato está comendo rápido demais, por exemplo. Aliás, também pode ser sinal de alergias ou interação medicamentosa, caso seu pet tenha tomado algum remédio.

Então, fique atento e leve ao veterinário caso o sintoma persista.

O que fazer ao perceber que o seu gato está vomitando?

Primeiramente, você deve observar o comportamento do seu gato. O gato vomitando pode apresentar outro sintoma que pode ou não ser sutil. Mas os donos de felinos conhecem muito bem suas rotinas e hábitos dentro de casa.

Ademais, examine o tipo de vômito, sua consistência e textura. Se possível você pode tirar uma foto da secreção para mostrar ao veterinário na hora da consulta. Assim, ele poderá pedir os exames necessários para cuidar do seu pet.

Aliás, caso seu gato apresente qualquer outra mudança comportamental, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Além disso, vômitos frequentes também não são normais. Assim, você deve buscar ajuda de um profissional para entender melhor o que está acontecendo com seu bichano.

Quais as melhores rações para gatos? Veja 15!

Saiba quais as melhores rações para gatos de acordo com preços, qual a idade e tamném a partir das necessidades do seu pet. Descubra aqui!

Em Alta

content

Melhor remédio para verme no cachorro: qual melhor?

Saber o melhor remédio para verme no cachorro é uma dúvida comum entre os tutores e é importante para garantir a saúde do seu pet. Veja aqui!

Continue lendo
content

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? Saiba aqui!

Com quantos dias gatos abrem os olhos? Essa é uma dúvida muito comum dos tutores que estão com gatos filhotes! Por isso, tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Como tirar pelo de gato da roupa? 8 dicas práticas!

Qual tutor não sofre com os pelos dos seus gatos? Por isso, vamos te ensinar como tirar pelo de gato da roupa, com passos simples! Veja.

Continue lendo