Animais
Gato Angorá: saiba tudo sobre essa raça aqui!
O gato angorá é um dos mais conhecidos no mundo. Mas você sabe como reconhecê-lo, seu comportamento e como cuidar dele? Continue lendo para conferir tudo isso e mais!
Anúncios
Descubra tudo sobre a raça gato Angorá
Dentre as raças de gatos que existem o gato angorá é um que se destaca. Famoso, ele é uma graça e encanta a quem o conhece. Veja, hoje, tudo sobre ele!
Esse é um gato de longos pelos que encanta pela personalidade e aparência. Natural da Turquia, hoje está presente no mundo todo, inclusive no Brasil. Assim, tornou-se uma das mais famosas raças de felinos domésticos.
Quer conhecer mais sobre esse gatinho? Então continue lendo. Abaixo você encontra tudo sobre ele. Confira como reconhecer essa raça, o valor do gato Angorá, seu porte e quais cuidados são indispensáveis na sua criação.
Proteger o gato de fugir: 8 dicas práticas
Proteger o gato de fugir é muito importante, para evitar que ele seja exposto a diversos riscos, inclusive de morrer! Por isso, veja aqui como protegê-lo!
Qual é o Gato Angorá?
O gato Angorá (também conhecido como gato Angorá Turco nos países de língua inglesa) é bastante conhecido. Ele tem registros desde o século XVII. Apesar disso, já sofreu muitas modificações genéticas desde então. Elas se deram pela busca de melhorias na pelagem, bem como por cruzamentos naturais.
Esse gato tem como característica principal sua pelagem farta e comprida. Contudo, ele não possui subpelos. Além disso, a cauda do gato Angorá é bastante cheia e chamativa. Apesar dos gatos mais famosos dessa raça serem brancos, também se apresentam em outras colorações. Dentre as principais, além da branca, estão os pretos azulados, lilás e casca de tartaruga.
Outro ponto interessante é que eles geralmente apresentam duas colorações de olhos, com um de cada cor, embora haja exceções. Quanto a isso, uma curiosidade: gatos angorás brancos de olhos azuis são surdos. Isso se deve a uma questão genética.
Além disso, quando eles possuem um olho azul e outro de outra cor (como amarelado ou verde) o ouvido do mesmo lado do olho azulado costuma ter deficiência auditiva.
Ainda, o gato Angorá possui algumas características comportamentais. Ele é bastante carinhoso e tem muito apego ao seu dono. Apesar disso, pode apresentar certa teimosia, o que se deve em muito ao seu alto grau de inteligência.
Outro ponto muito interessante sobre seu comportamento é o amor por água. Ou seja, os gatos do tipo Angorá não apenas gostam de brincar com água, como também se animam com banhos, diferentemente da maioria dos felinos.
Quanto custa um Gato Angorá?
O valor dos gatos dessa raça variam muito. Em geral, é possível encontrar um gatinho angorá entre R$ 400 e R$ 1000. Contudo, lembre-se sempre de verificar se o criadouro tem certificação de procriação dessa raça. Igualmente, que despende bons tratamentos aos animais, tanto aos procriadores quanto aos filhotes.
Qual tamanho chega e quanto vive?
O gato Angorá é um animal de porte médio. Assim, ele costuma pesar entre 5 e 7 quilos ao atingir a idade adulta. Já a sua altura varia entre 40 e 50 centímetros.
No que diz respeito à longevidade do Angorá, a média de tempo de vida é de 12 a 18 anos. Portanto, veja que esse é um pet que pode lhe acompanhar por um longo momento da sua vida, especialmente quando se tomam os cuidados necessários com a sua saúde. Abaixo, veja dicas de como criar e cuidar do seu gato Angorá para garantir o máximo de vida possível com a melhor qualidade e bem-estar.
Como criar um Gato Angorá?
Abaixo, por fim, confira algumas dicas de como criar seu Angorá com toda a atenção e o cuidado que ele merece. Com isso, você garante a felicidade e o bem-estar do seu pet e a longevidade dele.
Banhos quinzenais
Em razão da espessa pelagem e da ausência de subpelos, o gato Angorá requer banhos quinzenais. Para isso, deve-se ter à disposição xampu próprio para felinos. Igualmente, tenha cuidado para secá-lo bem para evitar situações de hipotermia. Ainda, aqui as chances de resistência ao banho são baixas, pois eles amam água.
Escovação diária dos pelos
Outro cuidado necessário com o gato Angorá é a escovação diária. Novamente isso se dá em razão dos pelos fartos que têm predisposição a formar nós. E eles, por sua vez, podem causar dor no felino. Igualmente, a escovação é indispensável para manter a beleza dos fios e para deixá-los sempre limpos e longe de poeira e microrganismos nocivos.
Alimentação equilibrada
Assim como outros felinos, o gato Angorá requer uma alimentação especial e equilibrada. Com isso, garantem-se os nutrientes essenciais para ele, evita-se excesso de sódio e de conservantes. Não deixe de consultar o veterinário quanto à melhor opção para seu pet.
Brinquedos e distrações
O gato Angorá é cheio de energia e um grande explorador. Por isso, mesmo que se adapte bem em apartamentos e casas pequenas, ele requer brincadeiras e distrações. Dessa forma, lembre-se de adaptar o espaço para ele e oferecer brinquedos.
Por exemplo, ótimas opções são arranhadores verticais que possuam mais de um nível. Utilizar o espaço vertical da sua casa é perfeito para gatos, especialmente para os Angorás. Além disso, não esqueça de ter brinquedos como bolinhas, varinhas e outros próprios para felinos domésticos.
Telas e grades
Por fim, como vimos acima o gato Angorá se mostra como um exímio explorador. Por isso, é natural que ele tente explorar o espaço e a região. Contudo, é imprescindível que você impeça ele de sair de casa. Afinal, isso impõe diversos riscos, como perda, brigas com outros animais, infecções por doenças e até mesmo atropelamentos.
Portanto, invista em telas. Nos apartamentos elas já são indispensáveis para a segurança do pet, mas também são interessantes em casas. Lembre-se de verificar seu quintal, caso o gato tenha acesso a ele, para tomar providências que impeçam suas fugas.
Com esses cuidados, então, você garante a segurança, bem-estar e a longevidade do seu gato Angorá, com acesso dele a tudo o que ele necessita para ser feliz e saudável.
Gato de pelo curto inglês: tudo sobre essa raça
O gato de pelo curto inglês, também conhecido como British Shorthair, é uma raça de gatos com coloração de tons de cinza e marrom, veja aqui!
Em Alta
Viajar sem seu animal: Pet Hotel ou Pet Sitter
Garanta o bem-estar do seu pet enquanto viaja! Descubra as vantagens do Pet Hotel e do Pet Sitter. Deixe seu animalzinho em boas mãos.
Continue lendoVeja 10 comportamentos que os gatos detestam!
Olhares diretos, carinhos na barriga, muito barulho e comida fria são alguns comportamentos que gatos detestam. Veja outros aqui!
Continue lendoCursos online gratuitos Portal IDEA: mais de 3 mil opções!
Quer conhecer o portal IDEA e seus cursos online e gratuitos? Clique aqui e descubra todas as informações para impulsionar seus estudos!
Continue lendoVocê também pode gostar
5 cartões para conseguir milhas: acumule para viajar!
Acumular milhas pode ser mais fácil do que muitos imaginam. Nesse sentido, existem cartões de crédito acessíveis com programas de pontos excelentes para quem quer viajar de avião sem pagar nada pelas passagens.
Continue lendoViajar para a Coréia do Sul: o que precisa e quanto custa?
Ainda que não seja muito popular para os ocidentais, a Coreia do Sul está sendo cada vez mais desejada por turistas. Veja aqui como aproveitar esse país repleto de história e cultura que vai te render uma viagem surpreendente!
Continue lendoComo cancelar e remarcar passagens com a Submarino Viagens?
Confira aqui o passo a passo de como cancelar passagem da Submarino Viagens. Aqui você vai saber como entrar em contato com a empresa, além de descobrir como remarcar a passagem aérea.
Continue lendo