Animais
Entenda por que o seu gato mia de manhã cedo
Seu gato mia pela manhã e você não sabe o que fazer? Entenda aqui por que isso acontece!
Anúncios
Saiba aqui por que seu gato mia de manhã
Como se não bastasse o despertador para atrapalhar o sono, quem tem gato possui um alarme extra, um felino miando logo cedo. E isso pode ser seguido de escaladas, arranhões na porta, patadas e os mais diversos comportamentos para chamar a atenção. E por que o seu gato mia de manhã cedo?
Quantos anos vive um gato? Como ter saúde? Veja!
Você sabia que é possível aumentar quantos anos um gato vive? Para isso basta tomar alguns cuidados em relação à saúde do pet. Veja os principais.
O ritmo biológico dos gatos é diferente
Os gatos possuem ritmo biológico diferente em relação aos humanos, uma vez que são animais crepusculares. Isso quer dizer que são naturalmente mais ativos no anoitecer e amanhecer.
Seu gato reage à luz da manhã como sinal para despertar, e no caso, lhe acordar também. Dessa forma, mia para chamar atenção, para brincar ou pedir comida. Qualquer que seja o motivo, o ideal é você deixar de responder o pedido dele aos poucos, pois este hábito pode se tornar um problema maior se seu animal perceber que as ações funcionam e você desperta toda vez para atendê-lo.
Fazer com que seu gato obtenha comportamento matinal adequado não apenas exige que você o ignore, como também que ele tenha uma rotina alinhada com a sua, não o contrário. Portanto, o ideal é ter o hábito de dormir e acordar sempre por volta da mesma hora. Estabeleça também horários para que o seu felino se alimente e faça com que ele gaste energia antes de dormir.
Alimento é fonte de energia
A comida é fonte de energia para o seu animal. Dessa forma, disponibilizá-la todo o tempo fará com que ele tenha energia constante. E, se você já tem o hábito de oferecer alimento sempre, essa pode ser uma das razões do por que o seu gato mia de manhã cedo.
O mais adequado seria alimentá-lo no máximo duas vezes ao dia. Portanto, estabeleça o horário da última refeição para logo antes de dormir, garantindo que ele fique alimentado durante toda a noite e não acorde tão faminto.
Seu gato pode estar sem uma rotina noturna
Uma rotina seguindo horários bem estabelecidos é muito importante para o seu gato, principalmente quando se trata de dormir e acordar. A rotina noturna dele deve ser organizada de maneira que permita o seu descanso. Cerca de 2h antes de dormir, separe um tempo para gastar a energia do seu bichinho, brinque e o mantenha entretido. Quanto mais cansado você deixá-lo, melhor!
Logo depois de gastar as energias é hora de comer, seguindo o horário escolhido para a última refeição. Com o estômago cheio, chega o momento de deixar seu gato relaxado, de tal maneira que ele esteja pronto para descansar, ao mesmo tempo em que você se prepara para fazer o mesmo.
Ele também precisa de estímulos e brincadeiras
Um dos motivos pelo qual seu gato pode estar miando de manhã pode se dar pela falta de estímulos na área de lazer dele. Considere disponibilizar brinquedos e acessórios que o estimulem e o mantenham entretido, enriquecendo o ambiente em que ele fica e desviando a atenção do seu quarto.
Dica: escureça o ambiente
Por fim, como estes felinos têm a tendência de acordar com os primeiros sinais da manhã, utilize cortinas mais escuras ou grossas no espaço onde seu gato dorme, dificultando a entrada da luz do sol, a fim de que ele demore a perceber que amanheceu, o suficiente para que você levante primeiro.
Importante ressaltar que a pior maneira de resolver o problema é por meio de repreensão ou até mesmo com a utilização de petiscos. Seguindo estas dicas, em torno de 10 a 15 dias o seu gato vai estar apto à assimilar a rotina e seu dono apto à dormir bem. Caso não se perceba melhora, o indicado é tentar buscar ajuda de um profissional especializado no comportamento animal.
Se quiser conferir outras dicas de adestramento de gatos, dê uma olhada no conteúdo que preparamos sobre o assunto aqui embaixo!
6 dicas para adestrar seu gato
Adotou um gato recentemente e quer saber como adestrá-lo? Ensinar aos poucos e elogiar o bichinho são algumas dicas. Confira todas aqui!
Em Alta
Como cuidar de gatos com a pata amputada? 6 dicas essenciais
Ter paciência, readaptar a casa e cuidar da higiene são algumas dicas para cuidar de gato com a pata amputada. Veja outras aqui!
Continue lendoComo ganhar dinheiro com design de sobrancelhas?
Se você está querendo ganhar dinheiro com design de sobrancelhas é preciso saber ténicas, divulgação e materiais! Veja nossas dicas aqui.
Continue lendoComo fazer o plano de saúde Pet Comvet?
Descubra como assinar o plano pet Comvet, é fácil e sem burocracias! Escolha entre diferentes modalidades de plano e pague online!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o cartão American Express Platinum: acumule pontos ou milhas!
Se você é um viajante assíduo, então os benefícios do cartão American Express Platinum podem ser interessantes. Isso porque ele oferece descontos em hotéis e resorts parceiros, além de seguros e proteções valiosas para quem costuma viajar. Conheça mais!
Continue lendoViagens fora de pico: 7 ideias de roteiros nacionais fora de época
Quem não gosta de multidões e filas pode viajar durante a baixa temporada. Além de evitar aglomerações, essa é uma excelente forma de economizar, já que os serviços ficam mais baratos. Veja opções nacionais para escolher!
Continue lendoFlytour Viagens: saiba como funciona e se é confiável
Confira nosso conteúdo e conheça a terceira maior agência de viagens da América Latina, a Flytour Viagens. Assim você vai descobrir se ela é confiável e poderá aproveitar os pacotes incríveis que ela oferece!
Continue lendo