Gatos

Feromônio para gatos: o que é e quando usar?

Feromônio para gatos é uma forma interessante de se comunicar com ele e direcionar comportamentos. Veja, hoje, como funciona e como usá-los!

Anúncios

Descubra tudo sobre o uso de feromônio para gatos

Feromônio para gatos
Feromônio para gatos

Os felinos se comunicam de várias formas. O feromônio para gatos é uma delas, e eles correspondem a cheiros naturais que eles exalam.

Com isso, eles deixam sinais para outros gatos. Muitas vezes são para marcar território, uma vez que os felinos são, sim, territorialistas. Entretanto, não apenas nesse caso. Agressividade e outras questões são demonstradas pelos feromônios.

Mas você pode usar o feromônio para gato a seu favor e para se comunicar com ele. Isso ocorre com o uso de substâncias sintéticas que replicam, para o felino, odores. Eles funcionam para o gatinho como uma mensagem. Por isso, são ótimas formas de lidar com várias situações.

Abaixo, então, conheça mais sobre esses odores e suas mensagens. Também, confira como é possível usá-los para melhorar o convívio com o felino. Igualmente, para evitar comportamentos indesejáveis.

O que é um feromônio para gatos?

Entenda mais sobre feromônio para gatos
Entenda mais sobre feromônio para gatos

Eles são compostos químicos naturais que os felinos possuem e que emanam odores. Estes são reconhecíveis por outros animais e não pelos humanos. Os feromônios, então, estão presentes em secreções. Dentre elas, urina e saliva.

Assim, esses feromônios transmitem mensagens. Eles servem para inúmeras coisas e podem se relacionar com inúmeros fins. Existem vários tipos deles. Geralmente, contudo, dizem respeito à demarcação de território para demonstrar quem manda ali.

Mas não só isso. Eles também marcam territórios para demonstrar que esse é um lugar seguro. Da mesma forma, também existem os feromônios sexuais. Eles são liberados pelas gatas fêmeas durante o cio, para atrair os machos e permitir a reprodução.

Cuidados com gatos filhotes: O que você deve saber

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

Entenda um pouco mais sobre esse assunto

E, saiba, cada ação do seu gato pode liberar 05 feromônios diferentes. Muitas vezes todos servem para a mesma coisa, embora possam demonstrar que aquele lugar tem dono e que é seguro, ao mesmo tempo.

Pois bem. Esses são os odores naturais. O que ocorre é que hoje existe produto sintético de feromônio para gato. Isto é, ele mimetiza um odor que somente o felino reconhece e que lhe sinaliza algo.

Ou seja, é uma forma de o tutor usar a mesma linguagem do gato para comunicar-se com ele. Ou, da mesma forma, para manipulá-lo de alguma maneira. Por exemplo, ao invés de demarcar um local com urina, ele pode sentir o feromônio sintético e entender que ele já demarcou essa parte da casa.

Percebe como o uso de feromônio para gato pode ajudar em muito? Ele também encontra aplicação para diminuir a ansiedade e o estresse felino. Igualmente, para melhorar a relação entre gatinhos que convivem no mesmo lar.

Como usá-los e em quais situações os feromônios sintéticos podem ser seus aliados, continue lendo. Separamos, abaixo, algumas dicas especiais que farão toda a diferença na sua relação com seu pet!

Para que serve o uso de feromônios nos felinos?

Feromônio para gatos
Feromônio para gatos

Existem vários tipos de feromônios para gatos, como dissemos acima. Entretanto, antes de passar a usar um sintético, lembre-se sempre de conversar com o veterinário. Afinal, é ele quem poderá orientar qual é o melhor produto para você.

Não só isso, mas qual é o feromônio indicado para consertar um mau comportamento. Ou, ainda, para ajudar seu gatinho contra a ansiedade. Por isso, tenha a orientação adequada. Com isso, você tem mais chances de obter sucesso com o uso desses produtos.

Abaixo, então, confira algumas situações em que feromônio para gato pode ser a resposta.

Livre-se do xixi fora do lugar

Se você já passou por uma situação de xixi fora do lugar com gatos, sabe o quanto é incômodo. Em geral, os felinos são muito limpos e higiênicos. Por isso, é natural para eles fazer as necessidades fisiológicas na caixinha de areia.

Contudo, algumas situações podem fazê-lo mudar de comportamento. Por exemplo, a chegada de outro animal ou de um novo membro humano da família. Igualmente, mudanças. 

Nesse caso, o xixi geralmente tem duas funções: demarcar o território como seu. Também, para demonstrar para si mesmo que aquele é um local seguro. Afinal, tem o cheiro do felino. Para isso, o gato usa um jato de urina diferente, horizontal, curto e forte. Ele serve justamente para soltar o feromônio do gato.

Mas, então, como usar o feromônio sintético nesse caso? Você pode espirrá-lo pela casa, em móveis e em cantos. Com isso, o gato sentirá o cheiro nesses locais. Dessa forma, entende que ali é seguro (ou seu) e que já está demarcado.

Portanto, é uma forma de se livrar dos xixis indesejados e fora do lugar. Com o tempo, ele volta ao seu comportamento normal. Afinal, entenderá que toda a casa é segura.

Trate o comportamento agressivo felino com feromônio para gatos

Ainda, comportamentos agressivos podem ser tratados com feromônios. Nesse caso, é muito comum que as ações negativas do felino decorram da simples insegurança. Portanto, ao usar um feromônio sintético você pode fazer com que o gato perceba que está em segurança.

Isso ajuda, também, nos momentos em que o felino está se acostumando com outros animais. Por isso, veja com o uso de feromônio para gatos é diverso e pode ajudar em inúmeras situações!

Ajude seu gatinho contra a ansiedade

Outra forma de usar o feromônio para gatos é quando o seu gatinho passa por períodos de ansiedade. Não só para os felinos ansiosos, mas também os que sofrem de estresse ou insegurança.

Os feromônios ajudam com que o gato, mais uma vez, sinta-se seguro. Isso o ajuda a se acalmar e tende a ficar mais fácil deixá-lo tranquilo. Essa solução ajuda, em muito, em mudanças de casa, chegada de novos membros familiares e outras situações.

Por isso, considere os feromônios para gato como ótimos aliados. Eles podem melhorar a qualidade de vida do bichano. Igualmente, deixam-no mais tranqüilo e, por isso, mais sociáveis com humanos e com outros animais.

Ainda, com o uso dessas substâncias você pode ajudar o seu felino a retomar o bom comportamento. Para isso, entretanto, lembre-se de sempre contar com a orientação veterinária.

Gato ansioso? Entenda o que fazer!

Um gato ansioso pode ter comportamentos bem diferentes. Hoje, veja o que causa a ansiedade em gatos, como reconhecer e o tratamento.

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Quer assistir filmes de graça? Dê adeus aos streamings!

Quer assistir filmes de graça no seu celular? Existem plataformas disponíveis para assistir de graça, em boa qualidade e até pela SmartTV!

Continue lendo
content

Cachorro Pastor dos Pirineus: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor dos Pirineus é uma das raças de cão pastor mais antigas e remotas do mundo. Confira tudo sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Entre mordidas e arranhões: como lidar com um gato ansioso?

Descubra como lidar com um gato ansioso com nossas dicas e técnicas para acalmar seu felino e torná-lo mais relaxado.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Elite Platinum?

Se você costuma viajar com frequência e quer ter uma experiência mais prática e confortável, então veja como solicitar o cartão Santander Elite Platinum e comece a aproveitar os benefícios o quanto antes. Confira!

Continue lendo
content

Aplicativo Takeasy: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Takeasy você tem acesso a serviços simultâneos de tradução com pessoas fluentes na língua. Assim, você pode ter mais segurança na hora de se comunicar com as pessoas nativas!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Vou de Trip Viagens?

Com uma plataforma simples e segura, você poderá filtrar suas buscas e encontrar excursões, viagens curtas e bate e volta que atendem suas preferências. O pagamento é facilitado e dá para dividir em 12 vezes no cartão!

Continue lendo