Siga nas Redes Sociais

Gatos

Entenda por que o seu gato mia de manhã cedo

Por

Senhor Gato 

| Publicado em

Como se não bastasse o despertador para atrapalhar seu precioso sono, alguns donos de gato possuem um alarme extra, um felino miando logo cedo. Podendo ser seguido de escaladas, arranhões na porta, patadas e os mais diversos comportamentos para chamar a atenção. E por que isto acontece?

Os gatos possuem ritmo biológico diferente em relação aos humanos, uma vez que são animais crepusculares. O que quer dizer que são naturalmente mais ativos no anoitecer e amanhecer. Seu gato reage à luz da manhã como sinal para despertar, e no caso, lhe acordar também. Dessa forma, miam para chamar atenção, ou para brincar ou pedir comida. Qualquer que seja o motivo, o ideal é deixar de responder o seu pedido aos poucos, pois este hábito pode se tornar um problema maior se seu animal perceber que as ações funcionam e você desperta toda vez para atendê-lo.

Fazer com que seu gato obtenha um comportamento matinal adequado não apenas exige que você o ignore, como também exige que o mesmo tenha uma rotina, alinhada com à do seu dono e não o contrário. Portanto, o ideal é procurar ter o hábito de dormir e acordar sempre por volta da mesma hora. Estebeleça horários para que o seu felino se alimente e faça com que ele gaste energia antes de dormir.

ALIMENTAÇÃO - A comida é fonte de energia para o seu animal. Dessa forma, disponibilizar comida todo o tempo fará com que o mesmo tenha energia constante. O mais adequado seria alimenta-lo no máximo duas vezes ao dia. Portanto, estabeleça o horário da última refeição para logo antes de dormir, garantindo que ele fique alimentado durante toda a noite e não acorde tão faminto.

HORÁRIO DE DORMIR - Uma rotina seguindo horários bem estabelecidos é muito importante para o seu gato, principalmente quando se trata de dormir e acordar. A rotina noturna dele deve ser organizada de maneira que permita o seu descanso. Cerca de 2h antes de dormir, separe um tempo para gastar a energia do seu bichinho, brinque e o mantenha entretido. Quanto mais cansado você deixa-lo, melhor!

Logo depois de gastar as energias é hora de comer, seguindo o horário escolhido para a última refeição. Com o estômago cheio, chega o momento de deixar seu gato relaxado, de tal maneira que ele esteja pronto para descansar, ao mesmo tempo em que você se prepara para fazer o mesmo.

DESVIAR A ATENÇÃO - Um dos motivos pelo qual seu gato pode estar miando de manhã pode se dar pela falta de estímulos na área de lazer dele. Considere disponibilizar brinquedos e acessórios que o estimule e o mantenha entretido, enriquecendo o ambiente em que ele fica e desviando a atenção do seu quarto.

Por fim, como estes felinos têm a tendência de acordar com os primeiros sinais da manhã, utilize cortinas mais escuras ou grossas no espaço onde seu gato dorme, dificultando a entrada da luz do sol, a fim de que ele demore a percebar que amanheceu, o suficiente para que você levante primeiro.

Importante ressaltar que a pior maneira de resolver o problema é por meio de repreensão ou até mesmo com a utilização de petiscos. Seguindo estas dicas, em torno de 10 a 15 dias o seu gato vai estar apto à assimilar a rotina e seu dono apto à dormir bem. Caso não se perceba melhora, o indicado é tentar buscar ajuda de um profissional especializado no comportamento animal.

ANÚNCIOS

Siga no Facebook

Em Alta