Gatos

Dar banho em gatos é mesmo necessário?

É realmente necessário dar banho em gatos? Veja aqui a resposta definitiva para essa questão polêmica e como tratar seu pet.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 08/07/2021

Descubra tudo sobre banho em gatos e sua necessidade

Banho em gatos
Banho em gatos

O banho em gatos é uma questão controversa. Alguns juram de pés juntos ser desnecessário. Outros, então, que é algo dispensável. Mas, afinal, qual a verdade?

Isso é o que veremos, hoje, nesse artigo. Os gatos são conhecidos como seres “auto limpantes”. Isso se deve ao costume felino de lamber o próprio pelo e pele para retirada de sujeiras. Contudo, será que isso é suficiente?

Continue lendo para conferir, na sequência, tudo sobre o banho em felinos. Assim, veja se essa é uma boa ideia ou não!

Anúncios

É recomendado dar banho em gato?

Entenda se é necessário dar banho em gatos
Entenda se é necessário dar banho em gatos

Pois bem. Isso não é um consenso sequer entre os veterinários. Alguns contraindicam essa solução. Segundo quem é contra o banho felino com água e produtos, eles ficam estressados nessas condições.

Por outro lado, existem muitos profissionais veterinários que defendem a necessidade de lavar o gatinho. O argumento é que o “auto-banho” dos gatos não seria suficiente para retirar todas sujeiras e microorganismos do pet.

Mas, então, o que fazer? A nossa dica é confiar na higiene que seu gato possui. Contudo, reforçá-la periodicamente para que se garanta sua completa limpeza. Para isso, entretanto, é necessário parcimônia e cuidado.

Em primeiro lugar, os banhos em gato devem ser muito menos freqüentes do que em cães. Em caso contrário isso poderá prejudicar a pele dos bichanos. Também, seus pelos. Ainda, causar estresse desnecessário.

Outra questão importante está no uso de produtos para limpeza, que devem ser específicos. Ainda, é interessante delimitar as situações em que o pet deve passar pelo banho com água.

Por exemplo, caso ele fuja, encontre com outros gatos, role na terra e outros desses comportamentos, o banho será necessário. Caso ele seja um gato restrito ao ambiente de casa, contudo, é possível manter uma freqüência baixa.

O banho em gatos a cada 01 a 03 meses, nesse caso, pode ser suficiente. É possível manter esse prazo alto, ainda, com alguns cuidados específicos prévios. Eles mantêm seu pet limpo e dispensam a necessidade de banhos constantes. Veja:

  • Mantenha a casa sempre limpa;
  • Lembre-se de todos os dias retirar os rejeitos da caixinha de areia, bem como trocar toda a areia com freqüência;
  • Escove seu gato todos os dias ou, então, alternando com dia sim e dia não;
  • Não o deixe sair para a rua e ficar em contato com gatos que não moram na sua casa;
  • Mantenha o antipulgas e o vermífugo em dia.

Agora, para as situações em que o banho realmente é necessário (seja pelas situações que citamos ou para limpezas periódicas), siga nossas dicas. Elas podem tornar o momentto do banho felino bem menos dramático.

Cuidados com pelo do gato

Felinos de pelagem requerem cuidados com o pelo do gato. Por isso, não deixe de conferir como deixar seu gato com os pelos em dia!

Qual a melhor forma de dar banho em gatos?

banho em gatos
banho em gatos

Listamos algumas dicas incríveis para ajudar a dar banho no gato. Com elas esse momento pode se tornar mais fácil e simples. Por isso, continue lendo e veja o que fazer nos momentos em que seu pet precisa ser lavado.

Anúncios

Use produtos próprios para felinos

Em primeiro lugar, jamais use produtos próprios para cabelos e pele humana no banho do gato. É imprescindível que você use apenas produtos próprios para os felinos. Em caso contrário, poderá causar alergias e reações na pele.

Da mesma forma, o cheiro dos produtos humanos podem incomodá-lo. E isso, então, pode estressá-lo, o que é bastante desagradável.

Mantenha a ordem dos produtos e ações

O banho em gatos deve respeitar uma ordem específica de fatores, produtos e ações. Inicie, então, umedecendo os pelos felinos. Logo depois, aplique delicadamente o xampu neutro, próprio para gatos. Aqui, tenha muito cuidado com orelhas, nariz e olhos.

Logo depois, enxagüe o bichano com água morna, delicadamente. Passe, assim, para o uso do condicionador felino. Ele deve ser passado em todas as pontas de pelos. Isso ajuda na escovação posterior.

Novamente, enxague o animal e o enrole em uma toalha limpa e seca. Retire o excesso de água dos pelos e depois passe ao secador. Abaixo, você vê em item específico como usá-lo. Por fim, escove os pelos do gato.

Cuidado com a temperatura da água

O banho de gatos deve ocorrer com a temperatura morna, sempre. Temperaturas baixas tendem a deixá-lo com hipotermia. Já as temperaturas maiores podem queimar a pele do bichano. Dessa forma, tenha muito cuidado. Isso é essencial ao bem-estar do gato e à sua segurança.

Use o secador de cabelos com cuidado

É muito importante primeiro secar o gato com uma tolha limpa e seca. Mas isso não é suficiente. Gatos possuem diversas camadas de pelos. E, caso eles fiquem molhados, eles tendem a ver a temperatura corporal cair. Isso, então, pode causar uma hipotermia.

Assim, seque os pelos com um secador. Deixe-o a uma boa distância do felino, ao menos 30 cm. Ainda, deixe-o em temperatura média. Aliás, prepare-se, também, para demonstrações de medo ao barulho do aparelho. Por isso, lembre-se: paciência.

Tenha auxílio de alguém na hora do banho em gatos

Quando o felino se mostra muito arisco, pedir ajudar de outra pessoa no banho do gato é crucial. Em duas pessoas é possível segurar o gato com firmeza, mas sem machucá-lo, é claro. Também, torna-se mais fácil o processo todo.

Ao final, o momento do banho se torna mais rápido e, por isso, menos traumatizante. Assim, sempre que necessário lembre-se de ter ajuda de alguém.

Além disso, para segurança de todos, duas dicas. Primeiramente, busque cortar as pontinhas da unha do gato antes do banho. Isso evita arranhões desesperados. Igualmente, busque usar mangas compridas ao lavá-lo. Segurança, afinal, é tudo!

Acostume o gato ao banho desde pequeno

Por fim, uma forma de facilitar o banho do felino é aplicando-o desde que ele é filhote. Isso o deixará acostumado com a situação. Ainda, ele tende a entender essa atividade como algo que faz parte da rotina. E, saiba, gatos amam rotina!

Dessa forma, faça com que ele entenda que essa atividade é rotineira. Dessa forma é possível evitar dramas no banho. Igualmente, ajuda-o a sequer desenvolver medo ou aversão à água.

Banho em gatos: quais os produtos ?

Banho em gatos causa polêmicas. Contudo, eles são necessários e existem maneiras certas de fazê-lo. Veja como banhá-lo de forma correta.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso online de confeitaria: conheça 5 opções!

O curso online de confeitaria é muito interessante para quem deseja atuar na área, ou já atua, e quer se profissionalizar. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Dicas para trabalhar com encomendas: comece seu negócio sem sair de casa!

Planejamento, organização e divisão de tarefas são algumas dicas para trabalhar com encomendas de casa. Saiba mais sobre isso aqui.

Continue lendo
content

Disney Plus: vale a pena assinar esse streaming?

O streaming Disney Plus vale a pena, para aqueles que querem ver e rever filmes, séries e tudo da Disney. Veja mais e saiba como assinar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Azul Viagens: saiba como funciona e se é confiável!

A Azul Viagens é uma operadora de turismo que pertence a Azul Linhas Aéreas. Desse modo, você pode encontrar diversos serviços em sua plataforma, todos com valor bastante acessível. Confira como a Azul Viagens funciona e se é confiável!

Continue lendo
content

Organização financeira para uma grande viagem: 10 dicas essenciais para aproveitar!

Para fazer uma viagem dos sonhos, o ideal é guardar um bom dinheiro para não entrar em dívidas antes mesmo de embarcar. Então, confira aqui 10 dicas imperdíveis para você se organizar financeiramente para fazer sua viagem!

Continue lendo
content

Decolar Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Decolar Viagens é confiável? Confira, hoje, a resposta e veja como garantir a compra de viagens segura e com a qualidade que o seu descanso exige!

Continue lendo