Dicas

Como cuidar dos materiais de manicure corretamente?

Os materiais de manicure são bastante diversos. Cada um deles requer cuidados específicos para a segurança e longevidade. Conheça quais são!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 13/05/2021

Saiba como cuidar dos seus materiais de trabalho como manicure é essencial para seu sucesso

image

Uma profissional responsável pelo cuidado das unhas deve contar com diversos materiais de manicure. Todos eles se prestam a um fim importante e requerem cautelas.

Esse zelo com os materiais são importantes por motivos inúmeros. Primeiramente, é ele que garante que você está prestando um serviço de acordo com as leis de vigilância sanitária. Ou seja, que o seu negócio e prestação de trabalhos é legal.

Além disso, cuidar dos materiais de manicure garante a segurança das suas clientes. Afinal, considere que ao usá-los você está em contato com a pele, as unhas e mucosas. Ainda, não importa o quão experiente você seja: não está livre de acidentes.

Um acidente com um dos materiais, como com alicate para cutículas, leva a cortes e sangramentos. Portanto, considere que se o seu alicate não estiver devidamente limpo, ela poderá conter microorganismos. Eles, então, podem causar infecções e até doenças.

Fica claro, com isso, que a higienização dos materiais de manicure é essencial. Igualmente, ela garante a sua própria segurança. Por isso, é um assunto que não pode fugir da atenção de uma manicure. Isso permite alcançar sucesso e conquistar cada vez mais clientes.

Quanto a isso, aliás, saiba que é um ponto de atenção das clientes. É comum que elas dêem preferências para locais limpos. Não só isso, mas também para estabelecimentos e profissionais que deixam à vista estufas de esterilização, por exemplo. Dessa forma, não economize nos cuidados!

Abaixo, então, veja quais são os cuidados essenciais com os materiais de manicure. Com eles você garante uma boa impressão às clientes e serviços de qualidade.

Anúncios

Como cuidar dos materiais de manicure corretamente?

Veja as fases essenciais ao cuidado com as ferramentas de manicure. Basta, então, segui-las. Com isso seus materiais estarão sempre em dia com a higiene. Consequentemente, suas clientes estarão em segurança e contarão com ótimos serviços.

Descarte

Para começar, separe as ferramentas reutilizáveis das descartáveis. No primeiro grupo estão alicates e espátulas de metal, por exemplo. No segundo estão as lixas, palito, algodão utilizado no atendimento e lenços úmidos. Assim, descarte-os, pois eles não são compartilháveis.

Por fim, separe a toalha do atendimento para lavagem posterior com as demais do dia. Isso deve acontecer com água e sabão, com lavagem manual ou na máquina de lavar.

Anúncios

Limpeza

Logo após o atendimento e o descarte, comece a limpeza dos materiais de manicure. Isso se refere às espátulas e aos alicates, que são materiais reutilizáveis. Para isso, utilize água corrente em abundância e sabão. 

Nesse momento, você retira apenas a sujeira superficial, como resquícios de pele e até sangue. Tenha cuidado e use luvas ao fazer essa lavagem. Logo depois, seque-os com papel toalha.

Desinfecção

Em terceiro lugar, parta à desinfecção. Aqui os materiais são mais diversos. Afinal, você precisa desinfectar tanto as ferramentas quanto a bancada, mesa e cadeira. Para isso, utilize álcool 70 e panos limpos e, de preferência, descartáveis.

Esterilização

O quarto e último passo se revela na esterilização. Os materiais de manicure que se destinam a esse processo são alicates e espátulas. Também, cortadores de unha e outros de metal e de compartilhamento.

Todavia, existem duas formas de fazê-lo. A primeira é com a estufa que faz uso do método “calor seco”. Ele demora 02 horas para terminar. Por outro lado, também existe a autoclave. Ela aplica o “calor úmido”, que leva apenas 30 minutos.

O que é preciso para fazer as unhas em casa?

Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.

Como a manicure deve trabalhar? Quais são os materiais da manicure?

image

Separamos algumas dicas que vão melhorar a sua organização e impressão aos clientes. Não deixe de conferir, mesmo que você já tome todos os cuidados que listamos acima. Aliás, não basta ser cuidadosa. Também é preciso transparecer tal zelo com a clientela.

  • Abra os materiais na frente das suas clientes: conforme dissemos acima, alguns materiais são descartáveis, de um único uso. Por isso, não deixe de abri-los em frente à cliente. Com isso, não restam dúvidas de que o material é novo e está limpo;
  • Use máscara durante o atendimento: isso é necessário não apenas em tempos de pandemia. Portanto, lembre-se de usá-las como equipamento de proteção individual. Isso evita infecções e até intoxicação com materiais de trabalho;
  • Mantenha o local de atendimento limpo: antes do atendimento, é essencial que todo o local dele seja devidamente limpo. Para isso, lixeiras devem estar vazias e com sacos descartáveis e vazios. Também, deve-se limpar o chão e superfícies dos móveis com um pano limpo e álcool.
  • Organização é crucial: certifique-se de que o seu local de trabalho está organizado. Lixeiras vazias, esmaltes de acordo com os tons. Também, verifique o que está sobre a mesa. Apenas devem constar materiais que realmente são necessários para o atendimento. Aliás, jamais deixe o celular (repleto de microorganismos) sobre a mesa de manicure.
  • Deixe o esterilizador à vista: é essencial que as clientes vejam que você tem as ferramentas adequadas aos cuidados dos materiais de manicure. Por isso, mantenha o esterilizador em local visível. Também, coloque os materiais esterilizáveis na máquina assim que terminar o atendimento.

Quais são os materiais de manicure para trabalhar?

image

Agora você já sabe todos os cuidados que os seus materiais de manicure necessitam. Assim, não deixe de conferir quais são as ferramentas do dia a dia de uma profissional dessa área.

Por fim, certifique-se de que tem todos os equipamentos.

Descartáveis

  • Lixas para unhas e para os pés;
  • Luvas e meias de plástico para hidratação e amolecer cutículas;
  • Palito de madeira;
  • Lenços úmidos;
  • Algodão;

Reutilizáveis mediante higienização

  • Alicate de cutículas;
  • Cortador ou alicate para cortar unhas;
  • Espátulas de metal;
  • Toalhas para pés e mãos;
  • Tesourinha;
  • Lava-pés.

Higienização dos materiais

  • Álcool 70;
  • Pó hemostático (para caso de acidentes);
  • Borrifador;
  • Panos limpos;
  • Sabão neutro.

Conheça o curso de Manicure e Pedicure Abeline

O curso de manicure e pedicure Abeline é uma oportunidade imperdível para quem quer se profissionalizar. Veja como fazê-lo de forma gratuita e online!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Alimentação crua para gatos: veja os riscos e benefícios!

A alimentação crua para gatos tem seus riscos, porém tem suas vantagens, e deve ser avaliado com o tutor e o veterinário responsável. Veja!

Continue lendo
content

Como fazer o Curso de Harmonização Facial Skincademy?

Aprenda agora mesmo como fazer sua inscrição no curso de pós em Harmonização Facial da Skincademy, o processo é online e simples! Saiba mais!

Continue lendo
content

Como divulgar um curso de automaquiagem? Veja!

Você sabe como divulgar um curso de automaquiagem, para gerar boas vendas e um bom engajamento? Pois não perca mais tempo e descubra aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

4 melhores agências de viagens exclusivas para mullheres: escolha a sua!

Cada vez mais populares no turismo, viagens exclusivas para mulheres têm atraído cada vez mais o público feminino. Nesse sentido, agências exclusivas para elas oferecem roteiros incríveis e seguros que valem a pena!

Continue lendo
content

Como transformar cashback em milhas? Vale a pena?

O cashback é um dos benefícios mais simples para o consumidor. Mas, para quem viaja com frequência, as milhas aéreas podem ser mais vantajosas. Veja como juntar cashback e confira se é possível transformá-lo em milhas!

Continue lendo
content

Aplicativo Hopper: veja como funciona e se vale a pena!

Além de prever com precisão os preços das passagens aéreas, o aplicativo Hopper ainda oferece ferramentas para reserva de hospedagem e aluguel de carros. Ou seja, planejar sua viagem nunca foi tão fácil! Veja como funciona!

Continue lendo