Dicas

Como cuidar dos materiais de manicure corretamente?

Os materiais de manicure são bastante diversos. Cada um deles requer cuidados específicos para a segurança e longevidade. Conheça quais são!

Anúncios

Saiba como cuidar dos seus materiais de trabalho como manicure é essencial para seu sucesso

image

Uma profissional responsável pelo cuidado das unhas deve contar com diversos materiais de manicure. Todos eles se prestam a um fim importante e requerem cautelas.

Esse zelo com os materiais são importantes por motivos inúmeros. Primeiramente, é ele que garante que você está prestando um serviço de acordo com as leis de vigilância sanitária. Ou seja, que o seu negócio e prestação de trabalhos é legal.

Além disso, cuidar dos materiais de manicure garante a segurança das suas clientes. Afinal, considere que ao usá-los você está em contato com a pele, as unhas e mucosas. Ainda, não importa o quão experiente você seja: não está livre de acidentes.

Um acidente com um dos materiais, como com alicate para cutículas, leva a cortes e sangramentos. Portanto, considere que se o seu alicate não estiver devidamente limpo, ela poderá conter microorganismos. Eles, então, podem causar infecções e até doenças.

Fica claro, com isso, que a higienização dos materiais de manicure é essencial. Igualmente, ela garante a sua própria segurança. Por isso, é um assunto que não pode fugir da atenção de uma manicure. Isso permite alcançar sucesso e conquistar cada vez mais clientes.

Quanto a isso, aliás, saiba que é um ponto de atenção das clientes. É comum que elas dêem preferências para locais limpos. Não só isso, mas também para estabelecimentos e profissionais que deixam à vista estufas de esterilização, por exemplo. Dessa forma, não economize nos cuidados!

Abaixo, então, veja quais são os cuidados essenciais com os materiais de manicure. Com eles você garante uma boa impressão às clientes e serviços de qualidade.

Anúncios

Como cuidar dos materiais de manicure corretamente?

Veja as fases essenciais ao cuidado com as ferramentas de manicure. Basta, então, segui-las. Com isso seus materiais estarão sempre em dia com a higiene. Consequentemente, suas clientes estarão em segurança e contarão com ótimos serviços.

Descarte

Para começar, separe as ferramentas reutilizáveis das descartáveis. No primeiro grupo estão alicates e espátulas de metal, por exemplo. No segundo estão as lixas, palito, algodão utilizado no atendimento e lenços úmidos. Assim, descarte-os, pois eles não são compartilháveis.

Por fim, separe a toalha do atendimento para lavagem posterior com as demais do dia. Isso deve acontecer com água e sabão, com lavagem manual ou na máquina de lavar.

Anúncios

Limpeza

Logo após o atendimento e o descarte, comece a limpeza dos materiais de manicure. Isso se refere às espátulas e aos alicates, que são materiais reutilizáveis. Para isso, utilize água corrente em abundância e sabão. 

Nesse momento, você retira apenas a sujeira superficial, como resquícios de pele e até sangue. Tenha cuidado e use luvas ao fazer essa lavagem. Logo depois, seque-os com papel toalha.

Desinfecção

Em terceiro lugar, parta à desinfecção. Aqui os materiais são mais diversos. Afinal, você precisa desinfectar tanto as ferramentas quanto a bancada, mesa e cadeira. Para isso, utilize álcool 70 e panos limpos e, de preferência, descartáveis.

Esterilização

O quarto e último passo se revela na esterilização. Os materiais de manicure que se destinam a esse processo são alicates e espátulas. Também, cortadores de unha e outros de metal e de compartilhamento.

Todavia, existem duas formas de fazê-lo. A primeira é com a estufa que faz uso do método “calor seco”. Ele demora 02 horas para terminar. Por outro lado, também existe a autoclave. Ela aplica o “calor úmido”, que leva apenas 30 minutos.

O que é preciso para fazer as unhas em casa?

Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.

Como a manicure deve trabalhar? Quais são os materiais da manicure?

image

Separamos algumas dicas que vão melhorar a sua organização e impressão aos clientes. Não deixe de conferir, mesmo que você já tome todos os cuidados que listamos acima. Aliás, não basta ser cuidadosa. Também é preciso transparecer tal zelo com a clientela.

  • Abra os materiais na frente das suas clientes: conforme dissemos acima, alguns materiais são descartáveis, de um único uso. Por isso, não deixe de abri-los em frente à cliente. Com isso, não restam dúvidas de que o material é novo e está limpo;
  • Use máscara durante o atendimento: isso é necessário não apenas em tempos de pandemia. Portanto, lembre-se de usá-las como equipamento de proteção individual. Isso evita infecções e até intoxicação com materiais de trabalho;
  • Mantenha o local de atendimento limpo: antes do atendimento, é essencial que todo o local dele seja devidamente limpo. Para isso, lixeiras devem estar vazias e com sacos descartáveis e vazios. Também, deve-se limpar o chão e superfícies dos móveis com um pano limpo e álcool.
  • Organização é crucial: certifique-se de que o seu local de trabalho está organizado. Lixeiras vazias, esmaltes de acordo com os tons. Também, verifique o que está sobre a mesa. Apenas devem constar materiais que realmente são necessários para o atendimento. Aliás, jamais deixe o celular (repleto de microorganismos) sobre a mesa de manicure.
  • Deixe o esterilizador à vista: é essencial que as clientes vejam que você tem as ferramentas adequadas aos cuidados dos materiais de manicure. Por isso, mantenha o esterilizador em local visível. Também, coloque os materiais esterilizáveis na máquina assim que terminar o atendimento.

Quais são os materiais de manicure para trabalhar?

image

Agora você já sabe todos os cuidados que os seus materiais de manicure necessitam. Assim, não deixe de conferir quais são as ferramentas do dia a dia de uma profissional dessa área.

Por fim, certifique-se de que tem todos os equipamentos.

Descartáveis

  • Lixas para unhas e para os pés;
  • Luvas e meias de plástico para hidratação e amolecer cutículas;
  • Palito de madeira;
  • Lenços úmidos;
  • Algodão;

Reutilizáveis mediante higienização

  • Alicate de cutículas;
  • Cortador ou alicate para cortar unhas;
  • Espátulas de metal;
  • Toalhas para pés e mãos;
  • Tesourinha;
  • Lava-pés.

Higienização dos materiais

  • Álcool 70;
  • Pó hemostático (para caso de acidentes);
  • Borrifador;
  • Panos limpos;
  • Sabão neutro.

Conheça o curso de Manicure e Pedicure Abeline

O curso de manicure e pedicure Abeline é uma oportunidade imperdível para quem quer se profissionalizar. Veja como fazê-lo de forma gratuita e online!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Esmaltação em gel: o que toda manicure precisa saber?

A esmaltação em gel tem uma fixação diferenciada, além de ter as cores muito mais vivas! Quer saber mais? Veja aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo
content

Como montar um curso de yoga online: 4 dicas incríveis!

Você não sabe como montar um curso de yoga online? Não se preocupe, aqui você encontra um material completo para montar e começar a vender!

Continue lendo
content

Curso de design de sobrancelha online: veja 4 dúvidas!

O curso de design de sobrancelha é uma opção interessante para quem está buscando se profissionalizar! Confira respostas às maiores dúvidas.

Continue lendo

Cursos

Curso de bijuterias: tudo sobre + 5 opções para fazer!

O curso de bijuterias ensina como fazer acessórios com diferentes técnicas e materiais. Ele é uma ótima forma de se profissionalizar. Saiba mais, hoje.

Saiba onde fazer curso de bijuterias para iniciantes

Um curso de bijuterias ensina, ao longo de sua duração, como fabricar acessórios. Eles podem ser colares, brincos, pulseiras ou anéis. Seja como for, pode ser uma fonte de lucro.

Isso, pois, os acessórios fazem parte da moda. Dessa maneira, eles ajudam a compor looks e combinações. Estão presentes em desfiles, na televisão e nas telas do cinema. Ainda, estão nas fotos das influenciadoras e celebridades.

Mas não se engane! Não são apenas os acessórios de materiais sobres, como pedras preciosas, ouro e prata, que importam. Em verdade, as bijuterias fazem muito sucesso e permitem transformar um look.

Elas fazem uso de materiais metálicos, bem como de plástico, tecidos e resinas. Igualmente, pode aplicar pedras semi-preciosas e metais. As possibilidades são inúmeras, da mesma forma como os resultados podem ser diversos.

Um curso de bijuterias, então, ensina o ofício de produzir esses acessórios. Com isso, você pode se tornar sua própria patroa e ter seu próprio negócio. Aliás, pode abri-lo sem sequer ter um estabelecimento presencial, mas apostando no e-commerce.

Seja como for, essa é uma ótima oportunidade de aprender um ofício. Igualmente, de vender peças que realmente têm procura. Quanto a isso, saiba que atualmente estão em alta as peças no início dos anos 2000, justamente repletas de miçangas.

Ou seja, as próprias bijuterias estão em alta. Assim, não vai deixar essa oportunidade passar em branco, certo? Continue lendo e confira tudo sobre o curso de bijuterias. Informe-se e se prepare para seguir um rumo profissional de sucesso.

O que precisa para começar a fazer bijuterias?

Existem alguns requisitos para que você faça bijuterias. Primeiramente, quanto aos materiais. Dentre eles estão, por exemplo:

  • Alicates;
  • Agulhas;
  • Organizadores;
  • Linhas e fios;
  • Tesoura;
  • Martelo;
  • Torcedor de arame;
  • Cola;
  • Fechos.

Além disso, você precisa saber manipular esses materiais e usá-los conjuntamente. Para isso, um bom curso de bijuterias lhe ensina o ofício e como usar as ferramentas que tem em mãos.

Você pode fazer um curso online, sem sair de casa. Com a repetição de exercícios e a prática você se especializa. Assim, suas peças saem cada vez mais perfeitas e você pode iniciar um negócio de sucesso, com produção própria!

Quais os tipos de materiais para fazer bijuterias?

Existem diversos tipos de materiais para produzir acessórios e, aliás, presentes no curso de bijuterias. Veja os principais deles e como a arte de produzir bijuterias é rica:

  • Miçangas: são objetos que possuem um orifício no meio. Assim, podem ser de materiais diversos, como plástico e vidro ou até mesmo madeira e pedras. Igualmente, possuem cores e formatos com bastantes variações;
  • Pérolas: são as esfera peroladas, que possuem cores diversas;
  • Vidrilhos: possuem formato cilíndrico, de tubo;
  • Contas de cristais: possuem cores e formatos diversos;
  • Balões de cristais: possuem o formato de balões de São João;
  • Strass: são pequenos brilhantes, dentre outros.

Opções de curso de sobrancelha online e gratuito

Um bom curso de sobrancelha online e gratuito pode dar grandes oportunidades profissionais. Veja aqui como escolher o melhor!

Como é um curso de bijuterias?

O curso de bijuterias se dedica a lhe ensinar como fazer lindos acessórios. Assim, apresenta técnicas diversas. Por exemplo, para a aplicação de pedras ou de cristais. Igualmente, quanto aos tipos de acessórios.

Além disso, é possível encontrar, também, cursos mais específicos. Embora os melhores para iniciantes sejam os que abarcam inúmeras técnicas, esses são bons para quem já em experiência. Com isso, pode apresentar técnicas específicas e mais aprofundadas.

Em geral, os cursos funcionam da mesma maneira. A aluna encontra ensinamentos que partem dos primeiros passos. Assim, não importa se não tem experiência na área. As aulas, então, ensinam como manusear as ferramentas e como combinar as peças.

Da mesma forma, você aprende algumas peças com base em modelos prévios. Depois, pode usar as técnicas que aprendeu para criar suas próprias peças. Ou seja, não se preocupe: você terá espaço para usar a sua imaginação.

Aliás, aqui há uma oportunidade de se tornar uma estilista de jóias com produção artesanal. Saiba que esse tipo de peça tem cada vez mais procura pelo público. Por isso, não deixe de usar essa oportunidade para lucrar. Conheça, abaixo, as melhores opções de curso de bijuterias.

Conheça 5 opções de curso para aprender sobre bijuterias

Veja como é possível aprender como fazer bijuterias sem sair de casa. Confira esses cursos online e aprenda como fazer peças incríveis e lucre!

01 – Bijuterias para Iniciantes – Cursou

A primeira opção de curso de bijuterias é da Cursou. Nessa plataforma você encontra 38 aulas. Nelas você aprende como usar materiais, como colas e alicates. Também, como fazer diferentes tipos de acessórios. 

E o melhor de tudo é que esse curso, além de online, é gratuito. Assim, você aprende um ofício sem gastar ou sair de casa.

02 – Bijuterias passo a passo – Leandcafe  

O segundo curso de bijuterias que trouxemos também é gratuito. Ele apresenta 17 horas que somam 44 aulas online. Contudo, para obter certificado é preciso pagar R$ 29,96. Aliás, não há obrigatoriedade disso.

03 – Criação e técnicas de montagem em bijuterias – WR Educacional

Outro curso grátis é este, da WR Educacional. Aqui, existem 03 opções de cursos, sendo um de 10 horas, outro de 20 horas e, por fim, um de 30 horas. Cabe lembrar que quanto maior a duração, maior o número de aulas e técnicas. Novamente, o diploma não é gratuito. Ele custa R$ 79,90 e não é obrigatório.

04 – Fabricação de semi jóias e bijuterias – WR Educacional

Outro curso da WR Educacional. Assim, é gratuito e, mais uma vez, possui 03 versões com 10, 20 ou 30 horas-aula. O certificado ainda é pago e não obrigatório. 

05 – Curso online de Bijuterias – Instituto Universal

Por fim, fecha a nossa lista temos o curso do Instituto Universal. Diferentemente dos outros, ele não é gratuito. Contudo, você pode receber o material para fazer as peças do curso por R$ 247,50, que permite pagamento em 06 parcelas sem juros.

Curso de estilo online: 4 opções para fazer!

A imagem pessoal é algo muito importante. Por isso, um curso de estilo online pode ser perfeito para realmente passar a imagem que se deseja.

Você também pode gostar

content

Saiba tudo sobre as opções de curso de pedicure online e gratuito

Um curso de pedicure online e gratuito poderá facilitar a sua profissionalização e ensinar técnicas sem você sair de casa. Conheça mais aqui!

Continue lendo
content

Maquiagem perfeita: veja 8 dicas incríveis!

Como fazer a maquiagem perfeita? Veja aqui as dicas e toda a preparação necessária para você conseguir uma make incrível!

Continue lendo
content

Doenças que os cachorros podem ter: veja 10 mais comuns

Existem várias doenças que os cachorros podem ter, mas é possível prevenir e evitar que eles contraiam! Por isso, clique aqui e veja mais.

Continue lendo