Gatos

Dentes dos gatos: como cuidar da melhor maneira?

Os dentes dos gatos merecem alguns cuidados. Afinal, eles influenciam na saúde do pet e também podem dizer muito sobre eles. Veja o que e como fazer!

Anúncios

Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos

Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos
Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos

Os dentes dos gatos, assim como o dos humanos, precisam de cuidados com a higiene. Isso evita uma série de doenças e permite o bem-estar do felino.

O gato é um animal bastante limpo por natureza. Isso fica claro com seus costumes de higienização diária, em que se dão longos banhos com uso da língua. Porém, o mesmo cuidado não consegue se repetir em relação aos dentes.

Então, é aí que o tutor entra. Cabe ao dono do felino aplicar os cuidados necessários com os dentes dos gatos. Isso se dá com escovações e limpezas. Também, com uma alimentação adequada. Ainda, com uso de lanches industriais que promovem a limpeza.

Tudo isso auxilia na manutenção da saúde felina. Em caso contrário, os animais desenvolvem mau hálito. Além disso, é claro, em risco de desenvolver doenças como gengivite ou reabsorção dos dentes que pode levar à perda deles.

Os dentes são essenciais para que seu gato se alimente da forma de vida. Por isso, merecem todo o cuidado, inclusive quando pertencerem a felinos. Mas como fazer isso? E, principalmente, como convencer um gato à escovação?

Não se preocupe. Hoje trouxemos um pequeno manual de cuidados essenciais com dentes dos gatos. Abaixo, você encontra dicas de hábitos diários. Igualmente, como cuidar da dentição felina sem montar um cenário de guerra com o bichano.

Anúncios

Quais são os cuidados com a higiene dos dentes do seu gato?

Os cuidados com os dentes felinos são, em verdade, bem simples. Eles são até mesmo intuitivos. Afinal, considere o que você considera um bom cuidado com seus próprios dentes.

Provavelmente pela sua cabeça passou a escovação após refeições. Também, idas ao dentista e observação de sinais.

Escovação

Pois saiba que com os gatos os cuidados são os mesmos. Isto é, seus dentes requerem higienização diária. Da mesma forma, idas ao veterinário, que sempre poderá analisar o estado das estruturas. Por fim, a observação de sinais de doenças ou alterações.

Primeiramente, quanto à escovação dos dentes dos gatos, existem materiais próprios. Ou seja, há escovas e pastas higiênicas exclusivas para eles. Assim, elas consideram a estrutura do organismo dos bichanos.

Anúncios

Visitas periódicas ao veterinário

Além disso, as visitas periódicas ao veterinário são importantes para a saúde geral felina. Em relação aos dentes, eles também não ficam de fora das análises nas consultas.

Dessa maneira, o veterinário pode verificar mudanças estruturais, perda de dentes ou sinais de gengivite.

Observe sinais e entenda se seu gato precisa de ajuda

Por fim, a observação de sinais nos dentes de gatos. É importante que você sempre observe mudanças de comportamento felino. Os dentes também dão sinais de doenças e de problemas. Veja quais são os principais deles:

  • Mau hálito felino;
  • Saliva em excesso;
  • Gengivas vermelhas, com sinais de inflamação;
  • Tártaro amarelo e em excesso sobre a dentição.

Além destes 03 passos essenciais no cuidados aos dentes dos gatos, também existem outras estratégias. Uma que se mostra bastante positiva se revela nos lanchinhos próprios para gatos com fins odontológicos.

Hoje existem diversos produtos alimentares para felinos que auxiliam na limpeza dos dentes. Por isso, não deixe de consultar ao veterinário sobre a possibilidade de adotá-los.

Ainda, impossível deixar de citar que uma alimentação em equilíbrio também ajuda na manutenção dos dentes felinos.

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

É preciso escovar os dentes dos gatos?

image

Sim! Da mesma maneira que os dentes humanos, os dos felinos também requerem higienização. E, para isso, deve-se escová-los. A escovação ideal ocorre todos os dias. Contudo, em razão da rotina corrida, 03 escovações semanais se tornam suficientes.

Isso garante que seu gato não acumulará sujeira e tártaros em seus dentes. Também, espanta o mau hálito e as chances de que ele desenvolva doenças em suas gengivas, dentes e língua.

Abaixo, veja como cuidar dos dentes dos gatos diariamente e como fazer a escovação dentária. Assim, você garante o bem-estar do seu felino.

Métodos para cuidar dos dentes dos gatos em casa!

image

Como falamos acima, existem alguns métodos que devem se apresentar para que haja a promoção da saúde bocal felina. Dentre eles estão a dieta em equilíbrio. Também, a higienização dos dentes e as visitas ao veterinário.

Aprenda, agora, dicas de como higienizar em casa os dentes do seu gato de forma simples!

Acostume seu gato com a escovação

Acostume os seus pets, o quanto antes, aos cuidados com os dentes de gatos. Portanto, caso você tenha um filhote em casa, comece desde já a escovar seus dentinhos. O mesmo deve ser feito para gatos mais velhos, embora eles demorem mais para acostumar;

Todavia, transforme a escovação em um ato de carinho. Escolha, para isso, um local tranquilo para fazê-la. Também, inicie acariciando o pet e deixando-o tranquilo e relaxado. Somente quando isso ocorrer, comece a escovação;

Você pode segurar a boca do seu gato aberta colocando os dedos nas laterais. Outra forma é segurá-lo pelo cangote, com a mão, simulando o transporte do qual as mamães gatas usam em relação aos seus filhotes;

Use sempre uma escova de dente própria para gatos. Da mesma forma, use a pasta dental própria para felinos. Assim você garante a segurança do bichano, conforto e bem-estar;

Nunca escove os dentes com força. Em caso de inflamação, como gengivite, isso causará dor. Também, provocará sangramentos;

Utilize métodos alternativos para manter a limpeza da região

Por fim, use de forma complementar, lanches próprios para a limpeza de dentes. São vários, geralmente com sabor menta. Eles auxiliam na promoção da higiene das presas.

Contudo, use isso de forma complementar e não exclusiva. Por fim, tenha cuidado com a idade do gato, uma vez que a maioria desses produtos se indica para felinos adultos (com 01 ano de vida ou mais).

Com essas dicas você dará conta dos cuidados com os dentes dos gatos. Ainda, é claro, lembre-se de combiná-los às visitas ao veterinário, periodicamente. Também, comunique-o de qualquer mudança ou perda de dente pelo gato já na idade adulta.

Dessa forma, você aplica cuidados preventivos que farão toda a diferença na saúde do seu gato.

Você escova os dentes do seu gato?

Você sabia que gatos precisam escovar os dentes? Um ato de higiene que não se fala muito! Entenda mais aqui

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Os 15 animais fofos que podem matar: até parecem doces, mas têm comportamentos assustadores!

Você sabe quais são os animais fofos que podem matar? Se não, então é bom ler o nosso texto e descobrir para saber quando deve fugir.

Continue lendo
content

Curso de baby sitter online: veja 6 opções incríveis!

O curso de baby sitter online é ideal para quem está buscando profissionalização na área e quer aprender um novo ofício. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Gatos

Adoção de gatos: conheça 15 ONGs para adotar

A adoção de gatos é uma das melhores formas de dar e receber amor de um pet, e ainda estará salvando uma vida! Quer saber mais? Veja aqui!

Porque procurar por uma adoção de gatos?

A verdade é que sempre precisamos de alguém ao nosso lado, seja para cuidar de nós ou para nós cuidarmos desse alguém. Só que, não precisa necessariamente ser uma pessoa. E nesse momento, porque não procurar uma adoção de gatos?

Pode ser um cachorro. Um animal divertido, extrovertido, que dá mais trabalho, mas ainda assim, consegue animar qualquer pessoal e qualquer ambiente.

Pode se tratar também de adoção de gatos. Esse animal, para que possamos cuidar – ou cuidar da gente, é uma possibilidade – pode ser um gato, mais quieto, mais na dele, dá menos trabalho, ainda que precise dos mesmos cuidados que qualquer outro animal tenha.

Problemas de saúde felina

Quem tem um gato não pode perder nossas dicas sobre problemas de saúde felina. Com elas, você previne doenças e garante o bem-estar do bichano!

Qual é o melhor momento para procurar uma adoção de gatos?

Gatos são ótimos companheiros para aqueles que querem uma companhia em casa, mas que não tem muito tempo para cuidar, seja por causa do trabalho ou por qualquer outro compromisso na vida pessoal.

Isso porque um gato não precisa de atenção a todo momento, ele gosta do espaço dele, portanto que tenha água e comida em suas tigelas e algum brinquedo para passar o tempo.

Infelizmente, existem muitos animais nas ruas esperando e precisando de um lar, principalmente os gatos.

Por sorte, existem inúmeras ONGs prontas para isso, trabalhando com adoção de gatos da forma mais profissional possível, porque, adotar um gato, não é simplesmente adotar um pronto. Você precisa se fazer as seguintes perguntas:

  • Você gosta de animal?
  • Consegue se dar bem com um gato?
  • Tem tempo para cuidar dele?
  • A sua casa tem espaço para esse tipo de situação?

Muitos dizem que adotar um gato é como ter um filho, e é verdade. Isso serve para qualquer tipo de animal.

De fato, é como ter um filho, com menos trabalho e menos despesas, claro, mas, mesmo assim, é uma situação semelhante, porque quando falamos sobre adoção de gatos se trata de dinheiro, cuidado, atenção e muito mais.

Na realidade, muitas pessoas querem ter um gato ou qualquer outro animal, mas há muitos empecilhos antes disso dar finalmente certo.

Algumas famílias não gostam de ter gatos em casa, outras são alérgicas, há também o fato da situação financeira que deve estar confortável, afinal, as despesas não são poucas. Há o médico, a comida, um brinquedo aqui e outro ali, a caixa de areia, a vacina etc.

Por sorte, tudo isso é superado através do carinho que você recebe do seu bichinho.

Como encontrar uma ONG para adoção de gatos?

Voltando às ONGs que oferecem adoção de gatos, sim, existem várias, e é tudo feito com muito profissionalismo.

Não é apenas entregar o gato à pessoa, é preciso assinar documentos e muito mais. Adoção de gatos vale a pena, mas não é fácil, e faça apenas se você está mesmo disposto a ter mudanças na sua vida.

Confira uma lista de ONGS que são responsáveis por adoção de gatos:

  • Cão Viver
  • Quatro Patinhas
  • Confraria dos Miados e Latidos
  • AMPARA Animal
  • Patas Dadas
  • Move Institute
  • Projeto CEL
  • RockBicho
  • Arca Brasil
  • Projeto Acolher
  • ABPA
  • Mundo Gato
  • Projeto Mi & Au
  • Patinhas Unidas
  • SOS Animais de Rua

Descubra onde você pode fazer adoção de gatos facilmente

Sabemos que a adoção de gatos é muito importante. Na verdade, adotar animais em geral é um ato de amor que só quem ama animais entende.

Por causa da situação atual, as ruas estão repletas de animais que querem um lar, e mesmo que gatos tenham uma personalidade forte e gostem do próprio espaço, eles ainda precisam de um lar e de cuidados, de comida, de brinquedos, de uma casa, quando na rua é tudo muito perigoso e eles acabam recebendo maus tratos.

Há aqueles que querem adotar, mas há também aqueles que querem doar. Existem muitos exemplos quanto a isso e um deles é quando você tem uma gata e ela acaba tendo filhotes. Você não pode ficar e por isso precisar doar.

Às vezes, você acaba doando para o seu vizinho, para alguém da família, para qualquer pessoa, e, não é bem assim que deve funcionar a adoção de gatos.

É preciso saber se a pessoa está apta para criar um gato, e é por isso que as ONGs estão aí, para cuidar disso para você. É tudo muito mais fácil do que parece.

Para o azar dos gatinhos, muitas pessoas são cruéis e acabam fazendo maldades com esses bichinhos, jogando os filhotes nas ruas, dentro de sacolas, caixas, na chuva, sem comida, em lugares nada movimentados, e não é assim que deve ser.

Muitas pessoas por aí querem participar das adoção de gatos, seja através de ONGs ou apenas através de contatos de conhecidos, ainda que através de ONGs seja tudo mais cuidadoso e certo.

Conheça algumas instituições

Separamos uma lista de espaços que trabalham com adoção de gatos, lugares que servem tanto para adotar e doar. Dá uma olhada:

  • Matilha Cultural
  • Adote um Gatinho
  • Toca dos Gatinhos
  • Patinhas Unidas
  • Clube dos Vira-Latas
  • Centro de Controle de Zoonoses
  • AAPA – Associação Paulista de Auxílios aos Animais
  • Adote um Focinho
  • Amor aos Animais
  • Instituto Luisa Mell

Onde adotar um gatinho: veja 15 opções

Que precisamos de uma companhia, isso já é um fato, e é por isso que a adoção de gatos é tão necessária.

Algumas pessoas são muito ligadas em animais, principalmente aquelas que estão trabalhando em casa, ou aquelas que estão à procura de algo e se sentem sozinhas demais em um lugar quieto e vazio.

O gato, nessas horas, é importante para que não se sintam tão solitárias, sobretudo se for um filhote, porque são eles que alegram e são os mais divertidos.

Muitos não acreditam, mas ter um animal em casa faz toda a diferença. De alguma forma, através da adoção, você cria uma família, e família tem diversos significados. Família pode se tratar de pessoa e gato.

Por sorte, muitas ONGs existem para ajudar quem quer fazer o bem e quem precisa de ajuda. Escolhemos mais alguns lugares para aqueles que estão pensando em adoção de gatos com frequência e talvez, esse seja o pontapé para essa ideia ir para frente.  

  • Arca Brasil
  • Amigos de São Francisco
  • Projeto Acolher
  • Catland
  • Irmão Animal
  • Pata Voluntária
  • Anjos dos Bichos
  • Amor Vira-Lata
  • Viva Bicho
  • Gatópoles
  • Associação Quatro Patinhas
  • Abrigo Piccolina
  • Oito Vidas
  • Focinhos S. A.
  • ProAnima

10 dicas de como cuidar de um filhote de gato

Para você que adotou um gatinho filhote, veja algumas dicas especiais para criá-lo! Veja aqui

Você também pode gostar

content

Porque os gatos comem peixes? Saiba aqui!

Porque os gatos comem peixes? Essa é uma dúvida comum, principalmente pois é o que mostram desenhos e filmes. Mas qual o motivo? Saiba aqui!

Continue lendo
content

Curso Sobrancelhas Perfeitas: conheça o curso online!

O curso Sobrancelhas Perfeitas é um método único e simples que conta com 18 módulos capazes de garantir a agenda cheia! Veja tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Pinscher 0: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

A raça Pinscher 0 é uma das menores raças de cães que existem, eles são bem pequenos, e tem a fama de estressados, mas carinhosos! Veja.

Continue lendo