Gatos

Dentes dos gatos: como cuidar da melhor maneira?

Os dentes dos gatos merecem alguns cuidados. Afinal, eles influenciam na saúde do pet e também podem dizer muito sobre eles. Veja o que e como fazer!

Anúncios

por Aline Mesquita

02/06/2021 | Atualizado em 03/06/2021

Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos

Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos
Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos

Os dentes dos gatos, assim como o dos humanos, precisam de cuidados com a higiene. Isso evita uma série de doenças e permite o bem-estar do felino.

O gato é um animal bastante limpo por natureza. Isso fica claro com seus costumes de higienização diária, em que se dão longos banhos com uso da língua. Porém, o mesmo cuidado não consegue se repetir em relação aos dentes.

Então, é aí que o tutor entra. Cabe ao dono do felino aplicar os cuidados necessários com os dentes dos gatos. Isso se dá com escovações e limpezas. Também, com uma alimentação adequada. Ainda, com uso de lanches industriais que promovem a limpeza.

Tudo isso auxilia na manutenção da saúde felina. Em caso contrário, os animais desenvolvem mau hálito. Além disso, é claro, em risco de desenvolver doenças como gengivite ou reabsorção dos dentes que pode levar à perda deles.

Os dentes são essenciais para que seu gato se alimente da forma de vida. Por isso, merecem todo o cuidado, inclusive quando pertencerem a felinos. Mas como fazer isso? E, principalmente, como convencer um gato à escovação?

Não se preocupe. Hoje trouxemos um pequeno manual de cuidados essenciais com dentes dos gatos. Abaixo, você encontra dicas de hábitos diários. Igualmente, como cuidar da dentição felina sem montar um cenário de guerra com o bichano.

Anúncios

Quais são os cuidados com a higiene dos dentes do seu gato?

Os cuidados com os dentes felinos são, em verdade, bem simples. Eles são até mesmo intuitivos. Afinal, considere o que você considera um bom cuidado com seus próprios dentes.

Provavelmente pela sua cabeça passou a escovação após refeições. Também, idas ao dentista e observação de sinais.

Escovação

Pois saiba que com os gatos os cuidados são os mesmos. Isto é, seus dentes requerem higienização diária. Da mesma forma, idas ao veterinário, que sempre poderá analisar o estado das estruturas. Por fim, a observação de sinais de doenças ou alterações.

Primeiramente, quanto à escovação dos dentes dos gatos, existem materiais próprios. Ou seja, há escovas e pastas higiênicas exclusivas para eles. Assim, elas consideram a estrutura do organismo dos bichanos.

Anúncios

Visitas periódicas ao veterinário

Além disso, as visitas periódicas ao veterinário são importantes para a saúde geral felina. Em relação aos dentes, eles também não ficam de fora das análises nas consultas.

Dessa maneira, o veterinário pode verificar mudanças estruturais, perda de dentes ou sinais de gengivite.

Observe sinais e entenda se seu gato precisa de ajuda

Por fim, a observação de sinais nos dentes de gatos. É importante que você sempre observe mudanças de comportamento felino. Os dentes também dão sinais de doenças e de problemas. Veja quais são os principais deles:

  • Mau hálito felino;
  • Saliva em excesso;
  • Gengivas vermelhas, com sinais de inflamação;
  • Tártaro amarelo e em excesso sobre a dentição.

Além destes 03 passos essenciais no cuidados aos dentes dos gatos, também existem outras estratégias. Uma que se mostra bastante positiva se revela nos lanchinhos próprios para gatos com fins odontológicos.

Hoje existem diversos produtos alimentares para felinos que auxiliam na limpeza dos dentes. Por isso, não deixe de consultar ao veterinário sobre a possibilidade de adotá-los.

Ainda, impossível deixar de citar que uma alimentação em equilíbrio também ajuda na manutenção dos dentes felinos.

Idade humana do seu gato: como descobrir?

Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!

É preciso escovar os dentes dos gatos?

image

Sim! Da mesma maneira que os dentes humanos, os dos felinos também requerem higienização. E, para isso, deve-se escová-los. A escovação ideal ocorre todos os dias. Contudo, em razão da rotina corrida, 03 escovações semanais se tornam suficientes.

Isso garante que seu gato não acumulará sujeira e tártaros em seus dentes. Também, espanta o mau hálito e as chances de que ele desenvolva doenças em suas gengivas, dentes e língua.

Abaixo, veja como cuidar dos dentes dos gatos diariamente e como fazer a escovação dentária. Assim, você garante o bem-estar do seu felino.

Métodos para cuidar dos dentes dos gatos em casa!

image

Como falamos acima, existem alguns métodos que devem se apresentar para que haja a promoção da saúde bocal felina. Dentre eles estão a dieta em equilíbrio. Também, a higienização dos dentes e as visitas ao veterinário.

Aprenda, agora, dicas de como higienizar em casa os dentes do seu gato de forma simples!

Acostume seu gato com a escovação

Acostume os seus pets, o quanto antes, aos cuidados com os dentes de gatos. Portanto, caso você tenha um filhote em casa, comece desde já a escovar seus dentinhos. O mesmo deve ser feito para gatos mais velhos, embora eles demorem mais para acostumar;

Todavia, transforme a escovação em um ato de carinho. Escolha, para isso, um local tranquilo para fazê-la. Também, inicie acariciando o pet e deixando-o tranquilo e relaxado. Somente quando isso ocorrer, comece a escovação;

Você pode segurar a boca do seu gato aberta colocando os dedos nas laterais. Outra forma é segurá-lo pelo cangote, com a mão, simulando o transporte do qual as mamães gatas usam em relação aos seus filhotes;

Use sempre uma escova de dente própria para gatos. Da mesma forma, use a pasta dental própria para felinos. Assim você garante a segurança do bichano, conforto e bem-estar;

Nunca escove os dentes com força. Em caso de inflamação, como gengivite, isso causará dor. Também, provocará sangramentos;

Utilize métodos alternativos para manter a limpeza da região

Por fim, use de forma complementar, lanches próprios para a limpeza de dentes. São vários, geralmente com sabor menta. Eles auxiliam na promoção da higiene das presas.

Contudo, use isso de forma complementar e não exclusiva. Por fim, tenha cuidado com a idade do gato, uma vez que a maioria desses produtos se indica para felinos adultos (com 01 ano de vida ou mais).

Com essas dicas você dará conta dos cuidados com os dentes dos gatos. Ainda, é claro, lembre-se de combiná-los às visitas ao veterinário, periodicamente. Também, comunique-o de qualquer mudança ou perda de dente pelo gato já na idade adulta.

Dessa forma, você aplica cuidados preventivos que farão toda a diferença na saúde do seu gato.

Você escova os dentes do seu gato?

Você sabia que gatos precisam escovar os dentes? Um ato de higiene que não se fala muito! Entenda mais aqui

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Curso Kit de Lingerie Eduk!

O Curso Kit de Lingerie para o Dia dos Namorados Eduk é um dos melhores cursos do mercado! Quer conhecer mais sobre ele? Clique aqui e veja.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com cosméticos naturais?

Para aprender como ganhar dinheiro com cosméticos naturais criamos um artigo especial, para aprender o uso das redes sociais e muito mais!

Continue lendo
content

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz CIEE 2022?

Inscreva-se no Programa Jovem Aprendiz CIEE 2022 e ingresse no mercado de trabalho! Veja como se cadastrar às diversas vagas disponíveis.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Mundi?

A Mundi é um site buscador com centenas de empresas parceiras. Assim, a plataforma procura e compara os preços de serviços de turismo para encontrar o melhor para você! Veja o passo a passo de como funciona.

Continue lendo
content

Angulo Travel é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Angulo Travel é uma agência de viagens com guia de turismo em um só lugar. Com mais de 20 anos de experiência, ela oferece excursões rodoviárias e aéreas para diversos destinos. Entenda como funciona!

Continue lendo
content

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Uma forma de turismo muito comum no Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é uma opção incrível para quem quer mergulhar nas tradições do local de destino. Portanto, confira aqui algumas dicas de como aproveitar ao máximo a gastronomia local quando for viajar!

Continue lendo