Gatos

Como saber a idade de um gato? Veja 5 dicas aqui!

Você tem noção de como saber a idade de um gato? Pois saiba que existem diversas maneiras de descobrir. Confira aqui as principais formas!

Anúncios

Descubra como saber a idade de um gato 

como saber a idade de um gato
como saber a idade de um gato

Saber a idade de um gato é possível com algumas análises. Afinal, seus dentes, olhos, pelos e comportamento dão indícios sobre sua faixa etária. Aprenda, hoje, como descobrir!

Os gatos são animais que se desenvolvem rapidamente. Considere que a gestação das gatas dura apenas 02 meses. Com isso, rapidamente os felinos se multiplicam por aí. Não à toa, aliás, estão entre os animais domésticos que mais se encontram em situação de rua.

Mas não é apenas a gestação que é rápida. O gato em poucas semanas é capaz de começar a se virar sozinho. Além disso, a companhia materna já não é mais necessária mesmo antes de ele completar 03 meses.

Tudo isso, então, pode dificultar a descoberta da idade de um felino. Como saber se ele ainda é um filhote ou um adulto? Pois não se preocupe. Para isso existem diversos métodos de saber a idade do gato.

É possível saber a idade de um gato pelo tamanho?

Descubra como saber a idade de um gato
Descubra como saber a idade de um gato

Em geral isso é um pouco mais complicado. Em geral, isso é possível quando se está com o gato ainda filhote. Isso, pois, eles costumam estabilizar o tamanho entre os 08 meses de vida e 01 ano. Por isso, é possível observar quando ele para de crescer.

Por outro lado, descobrir a idade de um gato já adulto somente pelo tamanho é mais difícil. Dessa forma, essa é uma forma de identificação etária que se volta aos gatos filhotes ou em desenvolvimento.

Porém, existem diversas outras dicas que podem ajudar você a descobrir a idade do gato. Aliás, mesmo que ele for adulto. E você as confere nos itens abaixo, em detalhes. Não deixe de continuar sua leitura para ver tudo sobre a identificação da idade do gato!

Dentes dos gatos: como cuidar da melhor maneira?

Os dentes dos gatos merecem alguns cuidados. Afinal, eles influenciam na saúde do pet e também podem dizer muito sobre eles. Veja o que e como fazer!

5 dicas práticas para saber a idade do seu gato

como saber a idade de um gato
como saber a idade de um gato

Confira 05 formas especiais de conhecer mais sobre a idade do seu bichano. Dessa maneira você pode dar o melhor tratamento possível para ele. E, isso, de forma adequada à idade do gato!

Pela dentição

A dentição é um dos principais sinais etários dos gatos. Afinal, ela dá sinais na infância, vida adulta e velhice. Por isso, é ótimo para analisar os felinos, quaisquer sejam as idades deles! Veja, então, sinais típicos da dentição de gatos filhotes, adultos e idosos:

  • Filhotes: dentes permanentes e brancos indicam que o gatinho tem ao menos 04 meses de idade, quando os dentes de leite já não existem;
  • Adultos: reconhecer a idade do gato adulto por meio dos dentes ocorre pela presença de tártaro. Assim, os dentes começam a ficar levemente amarelos, embora ainda não estejam tomados por marcas;
  • Idosos: nessa idade os dentes já apresentam bastante tártaro. Embora a escovação dos dentes felinos seja algo essencial para a saúde deles, poucas pessoas o fazem. Por isso, olhe desde logo os dentes, independentemente do local de resgate do bichano. Da mesma forma, a falta de dentinhos também indica que a idade do gato é avançada.

Saiba a idade do gato analisando os pelos

Os pelos de filhotes são mais ralos e apresentam claro desenvolvimento das camadas. Por outro lado, os adultos costumam ter camadas de pelos bem definidas. Por fim, os gatos idosos apresentam pelos mais fracos e, também, com menos brilho.

Comportamento felino

O comportamento felino também diz muito sobre a idade do gato. Em primeiro lugar, o gato é totalmente dependente da mãe no primeiro mês de vida. Aliás, nas duas primeiras semanas ele sequer tem todos os sentidos.

Ao completar cerca de 02 meses o gato começa a sua interação com outros animais. Começa a demonstrar instintos de caça e de brincadeiras. Ainda, é nessa fase que ele aprende a usar a caixa de areia, imitando o comportamento dos outros felinos.

Da mesma forma, é nessa fase que eles começam a demonstrar noções de higiene. Por isso, essa primeira fase dá muitos indícios sobre a faixa etária felina.

Mas não é apenas na idade tenra que o comportamento sinaliza a idade do gato. Em verdade isso acontece durante toda a vida do felino. Por exemplo, os idosos tendem a ser mais quietos e carentes. Por isso, gostam de lugares quentes, colo e muita atenção.

Olhos também dão indícios da idade do gato

Observar os olhos é uma ótima maneira de saber a idade do gato. E isso em diversas fases da vida deles. Em primeiro lugar, os gatinhos filhotes não abrem os olhos até completarem cerca de 14 dias. Por isso, caso ele estejam com os olhinhos fechados, saiba que se trata de um recém-nascido.

Além disso, todos os gatos nascem com olhos azuis bem claros. Essa cor permanece até que eles completem seis a oito semanas de vida. Portanto, os olhos bem clarinhos e azuis são um sinal de que o felino tem menos de 02 meses de vida. Já a mudança indica que ele está alcançando essa idade.

Outra questão interessante para saber a idade do gato, que envolve olhos, é na velhice. Os gatos idosos tendem a ficar com a íris mais fina. Por isso, surgem manchinhas escuras. Igualmente, é possível que se forma uma névoa nos olhos.

Apetite

Por fim, o apetite felino é outro fator que ajuda na descoberta da idade do gato. Quando eles são filhotes, comem menores porções que vão crescendo junto com ele. Já na idade adulta, costumam ter refeições notáveis. Isso é necessário para a energia para brincadeiras e caças.

Contudo, o gato idoso apresenta menor apetite, geralmente. Isso acontece porque o gatinho passa a desenvolver dificuldade em sentir cheiros e gostos. Ou seja, com o paladar e olfato afetados, a comida se torna menos atrativa.

Com isso, é possível que o felino que diminui suas porções de alimentação esteja em uma idade de gato já considerada idosa. Nesse caso, ele teria 07 anos ou mais.

Sinais de gato envelhecendo

Você reconhece os sinais de gato envelhecendo? Pois saiba que isso é necessário para adaptar a vida do seu pet. Veja como perceber e o que fazer.

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

As 10 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas

Se você mora em apartamento ou casa pequena e quer ter um amigo peludo, confira aqui dicas de raças de cachorro pequeno populares e fofas!

Continue lendo
content

App Yoga-Go: yoga para emagrecer!

Com o app Yoga-Go você faz yoga, pilates e outros exercícios físicos sem sair de casa. Emagreça e tonifique o seu corpo em pouco tempo!

Continue lendo
content

Gatos precisam tomar banho? Saiba tudo sobre higiene felina!

Você sabe qual é a forma correta de dar banho no seu gato? Não? Então, confira as nossas dicas e aprenda a cuidar da higiene felina!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Clickbus: veja como funciona e se é confiável!

A Clickbus está presente no digital com mais de 200 companhias rodoviárias parceiras. Assim, ela oferece itinerários para destinos em todo o Brasil. Veja como a plataforma funciona e se é confiável para comprar suas passagens!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Decolar Visa Platinum?

É possível solicitar o cartão Santander Decolar Visa Platinum através da agência Decolar ou preenchendo o formulário do site do banco. O processo é fácil e prático e você nem precisa sair de casa para pedir o seu!

Continue lendo
content

Viajar pelo interior de São Paulo: 7 dicas imperdíveis!

Se você quer sair de férias e visitar destinos acessíveis, que tal conhecer mais cidades do interior de São Paulo? São dezenas de opções com Resorts, festivais culturais e muita gastronomia!

Continue lendo